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Conheça as principais estratégias de Marketing Digital do mercado

As principais estratégias de marketing digital são: marketing de conteúdo, SEO, e-mail marketing, marketing de influência, marketing de busca paga e marketing de conteúdo interativo. Cada um deles possui um objetivo diferente, entenda o que a sua empresa precisa.
estratégias de marketing digital

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Investir na divulgação da sua empresa é fundamental para se destacar dos seus concorrentes, ainda mais se você tiver estratégias de marketing digital alinhadas com as tendências do mercado.

Isso porque esse é um segmento do marketing que só cresce, com 94% das empresas dando preferência à atuação na internet em relação ao marketing tradicional.

Contudo, o amadorismo nessa área pode prejudicar demais o funcionamento de uma empresa, afetando para sempre a reputação dela no mercado.

Para evitar isso, é preciso entender de verdade quais são as melhores estratégias de marketing digital e como utilizá-las para atrair e fidelizar clientes com consistência.

Quer aprender a fazer isso? Continue a leitura e veja tudo que preparamos para você!

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que se concentra na criação, distribuição e promoção de conteúdo relevante e valioso para atrair, envolver e reter um público-alvo específico.

Em vez de se concentrar apenas na promoção direta de um produto ou serviço, a ideia aqui é fornecer informações úteis, educativas, inspiradoras ou entretenimento para os consumidores.

Dessa forma, sua empresa pode ser reconhecida como uma autoridade no assunto por estar sempre focada em trazer novidades e assuntos que realmente interessam o consumidor.

Então, quando surgir o momento da compra, ele certamente lembrará da confiança que tem em você para adquirir um produto.

Cabe dizer, no entanto, que o marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo, que pode demorar a dar resultados positivos.

Quando bem-feita e distribuida nos locais certos, suas publicações podem atrair público mais rapidamente, mas isso não significa que deva ser algo pontual.

É preciso ter constância no marketing de conteúdo, com regularidade nas publicações, textos revisados, escritos por quem realmente entende dos assuntos abordados e uma estratégia de SEO eficaz.

Você deve produzir blogposts, vídeos, infográficos, e-books, enviar e-mails e fazer qualquer outro tipo de conteúdo que faça sentido para o seu público.

Quanto mais você se tornar relevante, mais terá chances de conquistar a fidelidade do público.

2. SEO

Falando em marketing de conteúdo, o SEO (Search Engine Optimization) é um dos pilares mais importantes para que essa estratégia de marketing digital realmente funcione.

Ele consiste em otimizar seu conteúdo para que ele fique mais bem posicionado nos mecanismos de busca, como o Google, Bing, YouTube e outros.

Isso inclui uma boa escolha de palavras-chave, uso adequado de imagens, tags específicas de descrição, uso de hiperlinks, escrita humanizada e de qualidade, além de outros parâmetros que esses motores de busca utilizam para definir quem ficará nas primeiras posições da SERP — a página que exibe os resultados de uma busca.

A partir dele, você poderá atrair tráfego para a sua página de maneira orgânica, ou seja, sem a necessidade de pagar anúncios no Google, por exemplo.

Portanto, foque em desenvolver conteúdo de qualidade e garanta que os parâmetros mais modernos do algoritmo que determina esse posicionamento sejam devidamente atendidos.

3. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que utiliza o e-mail como canal de comunicação para enviar mensagens comerciais, promocionais, informativas ou de relacionamento para uma audiência específica.

Ele é eficaz para estabelecer e manter relacionamentos com clientes, divulgar produtos ou serviços, e nutrir leads (potenciais clientes) ao longo do funil de vendas (separação dos clientes por estágios de interesse em comprar).

Esta é uma ótima ferramenta para empresas que querem manter contato com o cliente em diferentes momentos do ciclo de vida dele com a marca.

É possível, por exemplo, programar disparos dos e-mails de acordo com cada ação que um consumidor cadastrado na sua base faça.

É dessa forma que você pode lembrar que um carrinho foi abandonado no site ou que suas promoções estão próximas de acabar.

A principal dica aqui é dosar bem a comunicação para não parecer invasivo ou insistente demais.

Pense bem em cada mensagem e faça a segmentação de acordo com as necessidades do cliente em primeiro lugar.

Enviar e-mails apenas para falar de vendas é o caminho mais curto para perder boa parte do público.

4. Marketing de influenciadores

No marketing de influenciadores temos a divulgação feita por meio de pessoas com alta relevância na internet ou em comunidades locais — de bairros a grupos sociais enormes, como fãs de um cantor ou atriz.

Esses influenciadores, que têm uma audiência significativa e engajada em plataformas como Instagram, YouTube, TikTok, Twitter, entre outras, são capazes de impactar as decisões de compra de seus seguidores devido à confiança e autenticidade que conquistaram.

Eles ajudam a passar uma mensagem menos comercial e mais autêntica, como se fossem um amigo ou pessoa que sirva de referência indicando algo que usa e gosta.

Na prática, o marketing de influenciadores é uma das melhroes ferramentas para construir uma boa reputação para a marca, que será sempre associada à imagem daquela pessoa.

Para que a ação seja realmente eficaz, no entanto, é fundamental escolher uma persona que tenha realmente a ver com os valores da sua empresa.

Assim você pode conseguir o engajamento que deseja sem correr o risco de que seu público crie aversão à mensagem.

5. Marketing de busca paga (SEM)

Diferentemente do SEO, no qual as posições nos resultados de pesquisa são conquistadas gratuitamente, de maneira orgânica, o SEM envolve o pagamento por anúncios para aparecer em posições destacadas ou segmentadas nas páginas de resultados.

Essa rede de anúncios tende a alcançar muito mais pessoas devido ao patrocínio e os valores iniciais das campanhas são bastante acessíveis, permitindo que qualquer empresa, independentemente do porte, consiga seu espaço quando alguém procurar por um termo nos motores de busca.

Cabe dizer que ele deve ser utilizado em parceria com o marketing de conteúdo e o SEO para a ampliação dos resultados, garantindo que a estratégia seja eficiente e bem alinhada aos objetivos da empresa.

Então, foque em anunciar os termos que são mais relevantes para o consumidor, evitando gastos desnecessários.

6. Marketing de conteúdo interativo

Aqui, no marketing de conteúdo interativo, você tem a opção de trabalhar o conteúdo de forma (como o nome sugere) interativa.

Isso significa o uso de quizzes, vídeos interativos, enquetes, realidade aumentada ou virtual, mapas dinâmicos e até pesquisas ou questionários digitais.

Essa é uma ótima forma de prender a atenção do usuário por mais tempo, aumentando seus índices de engajamento.

A experiência proporcionada cria um diferencial enorme da concorrência por ser diferente dos padrões de conteúdo que são encontrados na internet.

Se aliado a outras estratégias que citamos ao longo do texto, como o e-mail marketing, os resultados podem ser potencializados.

Contudo, você deve ter muito cuidado ao desenvolver esse tipo de estratégia de marketing digital para que o tiro não saia pela culatra. Qualquer erro de usabilidade pode afastar o cliente para sempre.

7. Remarketing

Remarketing, conhecido também como retargeting, é uma estratégia de marketing digital voltada para o alcance de usuários que visitaram um site, mas que não finalizaram uma compra ou não fizeram uma ação desejada, como um cadastro.

Esta técnica permite que você exiba  anúncios específicos, mantendo a marca em sua consciência e incentivando a conclusão da conversão.

Esse recurso é altamente importante para aumentar o número de visitantes em um site, reforçar uma promoção e instigar o gatilho de escassez em um cliente.

Outra grande vantagem é a possibilidade de segmentar a mensagem especificamente para um cliente, colocando links e imagem daquilo que você quer que ele compre ou interaja.

Esteja atento ao tempo entre a interação dele na sua página e o envio da mensagem para não afastar o consumidor.

Lembre-se sempre de ser discreto e não invasivo em toda a comunicação que fizer com o seu público.

8. Chatbots e atendimento ao cliente online

Chatbots são programas de computador projetados para simular conversas humanas.

Eles são frequentemente usados em atendimento ao cliente online para fornecer suporte a consumidores, responder a perguntas e resolver problemas.

O grande diferencial da ferramenta em relação a um serviço de SAC comum está, além de ele funcionar automaticamente por 24 horas, na possibilidade de personalização.

Eles servem principalmente para triar a mensagens que o consumidor envia, resolvendo boa parte dos problemas antes que seja necessária uma intervenção humana.

Assim, você pode ter menos pessoas responsáveis pelo atendimento, economizando bastante com folhas de pagamento e focando em outras estratégias de marketing digital.

Cabe dizer, no entanto, que um bom chatbot exige uma quantidade significativa de ajustes para que possa ficar mais humanizado.

Se ele for muito robótico, dificultar o acesso a humanos ou ineficiente, seus consumidores se sentirão frustrados e provavelmente abrirão reclamações em sites como o Reclame Aqui. Tome cuidado com isso.

9. Marketing de afiliados

De maneira resumida, o marketing de afiliados é um modelo de marketing no qual uma empresa, chamada de anunciante, paga a uma outra empresa ou pessoa, chamada de afiliado, para promover seus produtos ou serviços.

O afiliado recebe uma comissão por cada venda ou lead gerado pelo seu marketing.

Abaixo, explicamos com mais detalhes como ele funciona para que você não tenha dúvidas:

  • o anunciante cria um programa de afiliados.
  • o afiliado se inscreve no programa de afiliados.
  • o afiliado recebe um link de rastreamento exclusivo para o produto ou serviço do anunciante.
  • o afiliado promove o produto ou serviço do anunciante por meio de seu próprio site, blog, redes sociais ou outros canais.
  • quando um visitante clica no link de rastreamento do afiliado e realiza uma compra ou gera um lead, o afiliado recebe uma comissão.

Esta é uma das estratégias de marketing digital mais eficaz para que empresas de todos os tamanhos alcancem um público mais amplo e gerarem vendas.

É também uma maneira de gerar lucro para afiliados, que conseguem gerar tráfego qualificado para os anunciantes. Portanto, é uma situação ganha-ganha para ambos os lados.

10. Mobile marketing

O mobile marketing é o conjunto de estratégias de marketing digital direcionadas especificamente para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Com o crescente uso desses aparelhos e a maior parte do acesso à internet acontecendo por meio deles, é muito importante que seu negócio consiga se comunicar adequadamente no formato que o público mais está acostumado.

As táticas de mobile marketing são diversas e abrangem desde o envio de SMS até campanhas publicitárias em aplicativos e redes sociais.

Um dos seus principais diferenciais está na quantidade massiva de pessoas que ele pode alcançar ao mesmo tempo. Porém, sozinho ele é pouco capaz de gerar resultados realmente bons.

Outra dica importante sobre o mobile marketing é voltar a atenção para suas inúmeras mudanças, que acontecem quase que semanalmente.

Esteja atento para as técnicas mais novas para garantir a abertura da mensagens e o aumento das chances de conversão.

11. Vídeo marketing

Temos aqui o uso de vídeos para divulgar produtos, serviços ou marcas, com grande potencial de viralização e um alcance muito mais expressivo que os posts de texto, por exemplo.

As mensagens passadas nesse formato tendem a permanecer mais tempo na cabeça do consumidor, gerando até mesmo apego emocional dependendo do tom utilizado.

É com base nisso que grandes marcas fizeram propagandas icônicas ao longo da história, como “Pipoca e Guaraná”, “Mamíferos Parmalat” e “Compre Baton”.

Certamente você se lembra desses comerciais e pode até ter algum tipo de relação afetiva com eles, mas dificilmente sente o mesmo por um blogpost ou e-mail marketing.

Sendo assim, é interessante investir nesse formato sempre que o objetivo for passar uma mensagem mais longa, conceitual e que trate de valores presentes no cerne da sua marca.

12 .Gestão de reputação online

A gestão de reputação online é o processo de monitoramento, análise e gerenciamento da imagem de uma empresa ou indivíduo na internet.

É uma estratégia extremamente importante para qualquer empresa que queira ter sucesso duradouro nos ambientes digitais.

Afinal, a percepção que as pessoas têm de uma empresa ou indivíduo na internet é  influenciada por uma variedade de fatores, incluindo o conteúdo publicado nas redes sociais, os comentários nos sites de avaliação, as notícias e a capacidade de ser lembrada pelo público de uma maneira positiva.

Quanto melhor for sua reputação, maiores as chances de converter leads em clientes. Isso sem falar na geração de marketing boca a boca, que é importantíssimo para aumentar as vendas.

13. Webinars e eventos online

Por fim, mas não menos importante, temos a produção de eventos online, seja para treinamento ou apenas para interação do público com a marca.

Além de ser uma ótima forma de educar os clientes sobre o uso do produto, por exemplo, você pode utilizar esse formato para conquistar relevância nas plataformas, que geralmente notificam seus seguidores quando um perfil fica online.

Essa interação em tempo real aumenta bastante o engajamento e se tornou muito popular durante a pandemia de Covid-19. Se você não sabe bem como fazer um evento desse tipo, siga as nossas dicas abaixo.

  • Defina seus objetivos: quais são as metas que você deseja alcançar com seu webinar ou evento online? Aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads, impulsionar vendas?
  • Conheça bem seu público-alvo: quais são os interesses e necessidades do público que você deseja atingir?
  • Crie conteúdo relevante e de alta qualidade: o conteúdo do seu webinar ou evento online é realmente interessante e informativo para captar a atenção do público?
  • Promova nos locais certos: divulgue seu webinar ou evento online nos canais online mais adequados para atingir seu público-alvo.
  • Analise bem os resultados: monitore o desempenho e faça ajustes baseados nos dados coletados.

Seguindo estas dicas, seu evento terá mais chances de se conectar com o público e aumentar o engajamento a longo prazo.

Chegamos ao fim deste conteúdo com a certeza de que você está mais bem preparado para lidar com os desafios do mercado atual.

Independentemente de você ter uma loja física ou virtual, as estratégias de marketing digital que apresentamos vão auxiliar o seu negócio a se tornar cada vez mais relevante para o seu público.

Não se esqueça de que todas as dicas aqui podem ser utilizadas em conjunto, o que fortalece a presença da empresa em todas as frentes do ambiente digital.

Portanto, não deixe de continuar se atualizando e investindo em recursos que melhorem a qualidade da percepção da sua marca.

Por fim, se podemos dar uma dica final é a de utilizar softwares que permitam a integração das operações da sua loja com essas estratégias.

Dessa forma, você ter recursos para avaliar necessidades de mudança, facilitando o desenvolvimento de outras ações para aumentar seu faturamento.

Essa integração é fundamental, sendo um importante diferencial competitivo que traz inúmeros benefícios a longo prazo.

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