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Como atrair clientes para loja física? 12 dicas que funcionam

Para atrair clientes para a sua loja física você precisa: ter uma vitrine impecável, oferecer promoções atrativas, treinar muito bem os seus vendedores, manter a loja limpa e organizada, além, de criar uma experiência de compra diferenciada.
como atrair clientes para a loja física

Principais tópicos

Mesmo com o crescimento das compras pela internet, as lojas físicas ainda são uma grande opção entre os consumidores e disso não temos dúvidas, mas a questão é: como atrair clientes para loja física?

Afinal, o consumidor está cada vez mais exigente e esperando uma experiência unificada entre os canais de vendas.

Por isso, é muito importante aprimorar as técnicas voltadas para a atração, conquista e fidelização de clientes por meio de um atendimento de excelência e das ações de marketing, tanto no ambiente físico, quanto no virtual.

Pensando nisso, criamos este artigo que apresentará a você algumas dicas de como atrair mais clientes para a loja física. Confira a seguir!

Por que ainda vale a pena investir na loja física?

A popularização dos e-commerces, principalmente depois da pandemia, faz com que muitas pessoas optem por desenvolverem negócios exclusivamente virtuais.

No entanto, as lojas físicas ainda fazem sucesso entre os consumidores e oferecem algumas vantagens que as lojas online (pela sua configuração) não podem ofertar. Veja algumas delas:

Experiência de compra

Comprar é, para muitas pessoas, um momento de lazer.

Ir até a loja, conversar com o atendente sobre as suas preferências e dúvidas, entrar em contato com o produto, poder experimentar, tudo isso faz parte da sua experiência de compra.

Além disso, quando vamos a um estabelecimento, aguçamos alguns sentidos e isso pode favorecer a decisão de compra.

Ou seja, uma loja com uma iluminação interessante, perfumada, com vendedores gentis e com uma arquitetura diferente convida o cliente a experimentar.

Confiança

Outro ponto crucial que diferencia a experiência online da presencial é a confiança.

O crescimento dos e-commerces também oportunizou o surgimento de falsas empresas que praticam atos ilícitos e fraudes diversas.

Outro ponto é que, muitas vezes as empresas não possuem uma boa infraestrutura ou boa gerência e acaba atrasando o envio, ou entregando produtos de qualidade duvidosa.

Na loja física, o contato direto com o vendedor fortalece a confiança e protege os dados sensíveis do cliente.

Possibilidade de negociação

Outro aspecto que diferencia positivamente a loja física do ambiente virtual é a possibilidade de negociação de descontos e outras condições especiais para o consumidor.

Muitas vezes, o que impede alguém de comprar algo é a inexistência de facilidade de pagamento, por exemplo.

Assim, uma conversa amistosa com o cliente, flexibilizando o número de parcelas, ou disponibilizando ofertas, brindes e abatimentos nas compras à vista podem fazer toda a diferença.

Atendimento personalizado

Quando o consumidor vai até um estabelecimento físico, pode expor as suas dúvidas e demandas para o atendente, que poderá desenvolver um atendimento voltado para as suas particularidades.

Essa ação ajuda a desenvolver um ambiente seguro e acolhedor para o cliente, que guardará uma boa imagem da loja, podendo voltar a fazer negócio.

É importante lembrar que um atendimento diferenciado é crucial para a solidez de uma marca frente ao mercado e aos seus clientes.

Entrega imediata

Para muita gente, comprar pela internet não é muito favorável pelo tempo de espera do produto e pelos riscos (embora pequenos) de extravio, envio equivocado e avarias devido ao manejo do item no trajeto até o destino.

Isso já não é um problema para quem consome em lojas físicas e pode sair da loja com o item em suas mãos, de modo seguro e sem atrasos.

como integrar uma loja física e virtual

Como atrair clientes para loja física?

As lojas físicas continuam sendo um excelente modelo de negócio, mas, para que um empreendimento conquiste os seus clientes, mantendo a casa sempre movimentada, é preciso muito trabalho e empenho.

Veja algumas estratégias para conquistar esse objetivo:

Tenha uma vitrine impecável

A vitrine é a primeira impressão que o consumidor tem com a loja, podendo, a partir desse momento, entrar ou não.

Por isso, é muito importante escolher criteriosamente quais itens ficarão expostos e a maneira que serão organizados.

Outro ponto interessante é usar cores e luzes de maneira intencional, evitando o seu uso aleatório.

É recomendado também destacar os produtos em promoção, colocando em locais mais visíveis, mas sem exageros, para que a vitrine não fique sobrecarregada de informações.

Ofereça promoções atrativas

Todo consumidor gosta de ter a sensação que realizou um bom negócio quando faz uma compra.

Por isso, oferecer descontos, além de promover essa sensação, dá ao consumidor um sentimento de urgência.

Entretanto, para que isso aconteça de modo favorável para a loja, é necessário se valer de algumas táticas, como aproveitar estoque parado, oferecer desconto na compra de um segundo produto, entre outras.

Treine bem seus vendedores

O vendedor é aquela pessoa que entra em contato direto com o cliente e, por meio dele, são transmitidos os valores e a imagem de uma empresa.

Dessa forma, é crucial que ele receba treinamento constante para aprender e aprimorar estratégias de venda, comprometa-se a tratar o cliente com cordialidade e consiga exprimir a cultura da loja para os seus visitantes.

Mantenha a loja limpa e organizada

O ambiente da loja deve ser mantido limpo e organizado para que as pessoas se sintam seguras em consumir ali.

Um local personalizado, ordenado, higienizado, cheiroso, com a atmosfera que inspire confiança e tranquilidade é imprescindível para que o cliente encontre o que necessita e saia da loja com uma excelente impressão.

Utilize o marketing sensorial dentro da loja

Marketing sensorial, como o próprio nome sugere, é aquele voltado para aguçar determinadas sensações no consumidor, estimulando os seus sentidos.

E, embora vemos muitas técnicas focadas em aspectos mais visuais, não podemos menosprezar o olfato e a audição.

Assim, um cheiro marcante na loja, ou uma música ambiente, podem promover sensações positivas capazes de fazer com que as pessoas desejem permanecer naquele lugar.

E, para que essa prática seja efetiva, é crucial conhecer as preferências do público-alvo, realizando testes e pesquisas.

Crie uma experiência de compra diferenciada

Uma experiência de compra positiva é aquela que consegue suprir as necessidades do cliente de maneira eficiente do início ao fim do processo de compra (que vai desde o surgimento da demanda até o pós-venda).

Estar presente em todos esses estágios, sanando dúvidas, oferecendo suporte, fornecendo as opções que melhor se adapte às particularidades de cada um, e, por fim, estar presente mesmo depois da compra ser realizada são ações que garantem uma experiência de compra diferenciada.

Promover o encantamento do cliente por meio de um atendimento cuidadoso (inclusive com o oferecimento de brindes, por exemplo), é essencial para a conquista da sua fidelização e do destaque da loja em um mercado altamente competitivo.

Divulgue a loja na internet

O fato de uma loja ser física não exclui a sua presença no ambiente, pelo contrário.

A utilização das redes sociais, sites, blogs faz parte das estratégias de atração, conquista e fidelização com os clientes e deve ser feita de maneira estratégica.

Hoje, a presença ostensiva das pessoas nas redes impõem às marcas a sua presença no universo online e as ajudam a conhecer melhor seu público, divulgar os seus produtos amplamente e aprimorar as técnicas de marketing disponíveis.

Venda pela internet e seja um ponto de retirada na loja

A praticidade da compra pela internet é um fator determinante para que alguns consumidores escolham esse canal.

Nesse sentido, as lojas podem unir o útil ao agradável, disponibilizando os seus produtos nas lojas online e oferecendo a retirada no estabelecimento físico.

Desse modo, o cliente aproveitará a facilidade que a internet oferece, com a agilidade na entrega e ainda poupa os gastos com possíveis cobranças de frete.

Ofereça benefícios exclusivos na loja

Outra forma de aumentar o número de clientes em uma loja física é oferecer condições especiais para quem comprar no local.

Esses benefícios podem ser diversos, desde a participação em sorteio, até brindes e descontos diferenciados.

É importante lembrar que essas condições não se resumem a oferta de promoções.

A loja pode focar em promover experiências e soluções que estão indisponíveis no ambiente virtual, como o pagamento em dinheiro, por exemplo.

Replique a experiência do online no mundo físico

O universo digital oferece uma infinidade de possibilidades para que uma loja aumente o número de clientes.

Por isso, devemos explorar ao máximo as suas potencialidades, integrando esses dois ambientes com o intuito de oferecer para o cliente uma experiência única.

Assim, podemos fazer uso das técnicas como o omnichannel.

Elas se baseiam na concentração de todos os canais utilizados por uma empresa e oferece ao consumidor uma sensação de unidade, como se o mundo online e o offline não se diferenciassem.

Ou seja, caso um cliente já compre na loja virtual, o cadastro dele servirá também para as lojas físicas, pois se encontram em um mesmo sistema, tornando o processo de compra mais ágil.

Outro fator que essa estratégia aprimora é a incorporação da identidade visual, linguagem e qualidade do atendimento em todos os canais, oferecendo uma jornada única em todos eles.

Invista em um bom pós-venda

O contato com o cliente não deve acabar no momento da realização da compra.

O pós-venda é um momento crucial em que a loja deve se colocar à disposição para sanar qualquer dúvida ou problema que, por ventura venha ocorrer.

Além disso, o pós-venda é a oportunidade ideal para que a loja conheça as impressões do cliente e possa melhorar as suas abordagens, conforme o caso.

Isso pode acontecer por meio de ligações telefônicas ou por contato via e-mail.

Quando a loja se mostra preocupada em sua melhoria contínua a partir da opinião do consumidor, passa uma imagem positiva e poderá ser indicada para outras pessoas, aumentando a sua base de clientes de modo significativo.

Planeje bem suas ações de marketing

Atualmente, temos disponível uma infinidade de ações de marketing que podem alavancar os resultados de qualquer empreendimento.

Porém, se elas forem realizadas sem planejamento, correm o risco de serem pouco efetivas.

Assim, planejar as estratégias com base em dados, sabendo-se em que patamar a loja se encontra e o local em que se deseja chegar é fundamental para traçar as metas e conquistar o objetivo proposto.

Para esse trabalho, contar com uma equipe especializada pode fazer toda diferença.

Como usar o Marketing Digital pode ajudar sua loja física?

O marketing digital é um ramo do marketing focado no ambiente virtual, utilizando todas as ferramentas disponíveis.

Hoje, é crucial que as empresas desenvolvam sua presença virtual, alcançando cada vez mais um número significativo de pessoas.

Um dos grandes ganhos do marketing digital é que ele não conta com limites geográficos, como o marketing tradicional e isso faz com que uma loja possa ser conhecida por um potencial cliente em qualquer parte do mundo.

Confira como ele pode ajudar a sua loja física:

Tenha um blog ou site

Há uma área no marketing digital chamada marketing de conteúdo, que consiste em oferecer ao público informações relevantes sobre seus produtos ou sobre o ramo de atuação do seu negócio.

Sabemos que com o advento da internet, muitas pessoas antes de consumir determinado item costumam pesquisar bastante até chegar naquele que mais se aproxima das suas preferências.

Por isso, oferecer conteúdo de qualidade que ajudem os consumidores nesse momento inicial em que surgem as dúvidas é tão importante.

Para tanto, é preciso desenvolver um blog ou site com informações exclusivas e capazes de despertarem no potencial cliente o interesse em sua loja.

Entenda de SEO

SEO é uma sigla em inglês para a expressão Otimização para Mecanismos de Busca.

Trata-se de um conjunto de estratégias que, quando corretamente utilizadas, faz com que uma página fique em evidência nos principais sites de pesquisa, como o Google.

Aparecer entre os primeiros resultados fará com que a sua página ganhe mais visitantes, aumentando a chance de conquista dos clientes. Algumas dessas práticas envolve:

  • Evitar copiar conteúdo de outras páginas;
  • Utilizar as palavras-chave corretas no texto (incluindo as das legendas das fotos);
  • Produzir textos com boa escaneabilidade para facilitar a leitura, deixando mais fluida;
  • Investir em conteúdo relevante e original;
  • Desenvolver páginas que sejam rápidas de carregar e se adaptem a variedade de telas disponíveis;
  • Evitar fazer uso de imagens pesadas, que aumento o tempo de resposta da página.

Escolha as redes sociais certas

Atualmente podemos contar com uma gama de possibilidades quando o assunto é rede social e o ideal é que a loja estabeleça uma presença nas principais: Instagram, Facebook, TikTok, WhatsApp e LinkedIn.

Para realizar a escolha da rede ideal é muito importante que a loja conheça quem é seu público e onde há maior presença dele.

A partir dessa ação, será necessário adequar a linguagem à plataforma e criar mensagens com mais poder de convencimento.

Anúncios pagos

Os anúncios pagos são importantes ferramentas para a divulgação de uma marca e, consequentemente, a ampliação da sua base de clientes.

O nível de investimento dessa estratégia é relativo, devido à variedade de preços oferecidos e fazem toda diferença na conquista de resultados.

Com os anúncios pagos é possível criar campanhas mais segmentadas (filtrando pela localidade, gênero, idade, por exemplo) e de maior alcance, aumentando a possibilidade de adesão e de conversão.

Utilize o WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens muito utilizado para fins pessoais.

Entretanto, com o passar dos anos foi se tornando uma poderosa ferramenta de vendas, chegando a ganhar a sua versão Business.

Nela, é permitido enviar mensagens automáticas, expor produtos em uma vitrine virtual, realizar pesquisa de satisfação, entre outras possibilidades.

Um grande diferencial dessa rede é que as mensagens podem ser mais personalizadas e voltadas para a particularidade de cada cliente.

O uso da plataforma é gratuito e ajuda a loja a criar um relacionamento mais próximo com o consumidor.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, como evitar o disparo de mensagens de maneira indiscriminada e inconveniente.

Como vender na loja física e virtual de maneira integrada?

Até aqui ficou evidente que, em um mundo altamente conectado, é fundamental que um negócio busque atrair clientes tanto pelos meios físicos quanto pelos meios virtuais.

Esse trabalho pode e deve acontecer de maneira integrada visando um atendimento de qualidade e a satisfação plena dos seus clientes. Veja como realizar esse trabalho:

Seja multicanal

Integrar todos os canais de compra (redes sociais, site, e-mail, WhatsApp, telemarketing) é fundamental para que o cliente tenha as suas necessidades atendidas de modo ágil e preciso.

O mundo virtual é muito dinâmico e ninguém gosta de perder tempo tentando encontrar uma página.

Outra forma de integralizar esses espaços é por meio da disponibilização QR code nas lojas físicas que direcionem o consumidor para a loja online, ou para algum cupom de desconto.

A realização de lives nas redes sociais com estoque da loja física é também uma prática amplamente utilizada e gera bons resultados.

Possibilite a troca de produtos da loja online em loja física

A facilidade do processo de troca é uma das vantagens da integração entre loja física e virtual e não submete o cliente a uma nova espera do produto pela transportadora.

É importante destacar que a impossibilidade de provar o item pode deixar o consumidor hesitante na hora da compra e trazer facilidades nos processos de troca e devolução é crucial para que ele se sinta seguro em fazer negócio com alguma marca.

Portanto, disponibilize a opção da troca de produtos comprados na loja virtual em lojas físicas, onde o cliente poderá escolher com mais precisão o que deseja, de modo prático e seguro.

Divulgue todas as opções de canais de compra

Tão importante quanto disponibilizar multicanais de compra para os clientes, é divulgá-los.

Esse trabalho pode acontecer de diversas formas, sempre se atentando para a linguagem utilizada em cada canal e para as características do público-alvo.

Assim, é possível realizar a divulgação da loja virtual dentro da loja física, com banners, QR code, telas de led, entre outras.

O mesmo pode acontecer nos canais virtuais, por meio do envio de mensagens como “Conheça nosso espaço físico”, apresentando as suas vantagens.

A disponibilização de ofertas e cupons de descontos pode fazer com que essa prática seja ainda mais efetiva.

Disponibilize a localização da loja nos canais digitais

Outra ação importante para a integralização das lojas físicas e virtuais é a disponibilização, nas plataformas digitais, da localização do empreendimento.

Hoje, isso pode ser facilmente realizado por meio do Google Maps, que oferecerá o trajeto que o cliente deve fazer para chegar até o destino.

Para tanto, é preciso criar a localização do negócio na plataforma do Google e divulgar em todos os canais, como Instagram (por meio da bio, stories e publicações no feed), Whatsapp (no espaço reservado para a descrição da loja) e próprio site.

Assim, mesmo visitando o e-commerce, o cliente fica sabendo para onde ir, caso deseje ser atendido presencialmente.

Mesmo com o crescimento exponencial do comércio digital as lojas físicas ainda são grandes opções de consumo para as pessoas.

As possibilidades de experiência que esses lugares oferecem, aliadas a um atendimento mais diferenciado e que leva em consideração aspectos particulares dos clientes são algumas razões que fazem as pessoas preferirem comprar “à moda antiga”.

Por isso, é preciso entender como atrair clientes para loja física, promovendo experiências sensoriais, vendedores capacitados e produtos de qualidade.

Tudo isso despertará encantamento e faz com que eles retornem e indiquem a loja para outras pessoas.

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