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Marketing de moda: acompanhe as melhores estratégias na conquista de clientes!

O marketing de moda é voltado para o setor e tem como objetivo criar técnicas e estratégias para divulgação de um item de moda. Além disso, as ações também visam valorizar e dar destaque para determinada marca, otimizando as suas vendas.
marketing de moda

Principais tópicos

O marketing de moda é o canal utilizado pelas marcas e empresas para gerenciar campanhas publicitárias e promoções, visando a rápida comercialização dos produtos mais recentes no mercado, ao mesmo tempo em que cultivam uma base de potenciais clientes fiéis.

Embora muitas vezes associemos a moda diretamente ao design, é importante reconhecer que há diversos processos envolvidos para que as últimas tendências cheguem aos consumidores finais, que as adotarão em seu dia a dia.

No entanto, caso você não esteja familiarizado com o funcionamento do marketing na indústria da moda, não há motivo para preocupação.

Neste post, forneceremos insights valiosos sobre esse tema, abordando desde as questões mais fundamentais, como elaborar uma estratégia eficaz, até dicas de como fidelizar clientes nesse segmento. Boa leitura!

O que é marketing digital?

O marketing online, também conhecido como marketing digital, compreende as ações realizadas na internet por empresas ou indivíduos com o propósito de atrair potenciais clientes, estabelecer vínculos e fortalecer a imagem de uma marca.

Entre suas estratégias mais proeminentes, encontram-se a otimização para mecanismos de busca (SEO), o marketing de atração (Inbound Marketing) e a criação de conteúdo voltado para o público-alvo.

Philip Kotler, renomado como o pioneiro do Marketing, define marketing como “o processo social pelo qual indivíduos e grupos satisfazem suas necessidades e desejos por meio da criação, oferta e troca livre de produtos e serviços de valor com outros”.

As empresas empregam canais digitais, como blogs, websites, mecanismos de busca, redes sociais, e-mails, entre outros, para abordar as necessidades e desejos de seus clientes e potenciais clientes.

Por que investir em marketing para loja de roupas?

O sucesso no marketing de moda é praticamente inatingível sem uma compreensão sólida do seu público.

Portanto, para adentrarmos neste universo, é crucial compreender a evolução da comunicação e das estratégias no segmento.

Isso implica entender profundamente o comportamento e as interações dos potenciais clientes.

Atualmente, o simples apelo estético e a conformidade legal já não são suficientes para alcançar resultados satisfatórios.

Torna-se essencial realizar uma análise detalhada da persona e implementar iniciativas direcionadas para atrair e fidelizar os clientes.

Quais são os benefícios no segmento?

O cenário do marketing de moda apresenta uma variedade de vantagens e oportunidades exclusivas. Destacam-se

  • melhor interação com o público: ele proporciona às lojas de roupas uma oportunidade de estabelecerem uma comunicação direta com seu público-alvo. Por meio das redes sociais e blogs, é possível obter retorno, esclarecer dúvidas e construir uma conexão mais próxima com os clientes;
  • avaliação detalhada dos resultados: ele proporciona métricas precisas e recursos analíticos. Isso permite monitorar o progresso das campanhas instantaneamente e adaptar as estratégias com embasamento nos dados obtidos;
  • segmentação eficiente: ao utilizar informações demográficas, interesses e comportamentos online, pode-se adaptar as mensagens e ofertas, o que amplia a pertinência para os consumidores;
  • alcance mundial: o marketing de moda permite alcançar uma audiência consideravelmente mais vasta, sem limitações geográficas. Com mídias sociais, websites e e-commerce, será viável atingir consumidores em diversas regiões do globo.

Como evidenciado, as suas vantagens são várias e o que verdadeiramente influencia os seus efeitos são suas ações e a mentalidade empreendedora.

É crucial encará-lo como uma ferramenta adicional para aprimorar os resultados.

Afinal, não se pode conceber ideias sem primeiro compreender plenamente a relevância dessa estratégia no contexto global atual.

Como elaborar uma estratégia para lojas do segmento de moda?

Separamos um guia completo para ser levado em consideração na hora de elaborar seu marketing de moda. Acompanhe.

Identificação do público-alvo e criação da marca

Para obter um retorno satisfatório ao investir em marketing de moda, é imprescindível compreender o seu público-alvo.

Isso se deve ao fato de que os anúncios e iniciativas devem ser direcionados para indivíduos com potencial real de se tornarem seus clientes.

Essa abordagem é conhecida como segmentação: o processo de categorização dos potenciais clientes com base em seus perfis, visando personalizar suas estratégias de marketing. 

Afinal, os consumidores apresentam uma diversidade de características, tais como gênero, faixa etária, classe social e padrões de consumo.

Elabore personas

Para compreender seu público-alvo de forma mais precisa, pode-se elaborar personas – representações fictícias de seus clientes ideais. 

Ao invés de se basear em um público-alvo genérico, como “mulheres entre 25 e 40 anos que moram no Rio de Janeiro”, você pode elaborar perfis detalhados como o seguinte exemplo:

“Ana, 28 anos, mora no Rio de Janeiro e é empreendedora. Entusiasta do mundo da moda, sempre busca estar atualizada sobre as últimas tendências. Nos fins de semana, gosta de explorar novos cafés na cidade e participar de eventos de networking sobre empreendedorismo

Seu estilo é moderno, descontraído e prefere peças que combinem conforto com um toque de sofisticação, adequadas tanto para o ambiente de trabalho quanto para saídas informais com amigos.”

Essa abordagem auxilia na identificação mais precisa dos potenciais clientes e na focalização correta ao lançar suas campanhas de marketing de moda. 

Para uma loja de roupas, é fundamental direcionar os esforços para consumidores que possuam um estilo alinhado com a proposta da marca, pois isso pode fazer toda a diferença no sucesso das campanhas.

Faça testes e avalie os resultados

Antes de lançar campanhas pagas em plataformas como Facebook, Google Ads ou Instagram, é importante proceder com cautela.

O ideal é iniciar investindo de forma moderada nessas plataformas, o que permite testar a receptividade do público em relação ao seu produto ou serviço.

Por exemplo, ao executar uma campanha no Facebook Ads e obter resultados promissores, será viável considerar aumentar o investimento.

No entanto, para avaliar adequadamente o impacto dessas campanhas, é essencial monitorar os resultados. Como realizar essa avaliação?

Embora as próprias ferramentas de anúncios ofereçam relatórios analíticos, recomenda-se configurar o Google Analytics em sua loja para uma análise mais abrangente.

Conheça sobre e-mail marketing

O ponto de partida essencial no contexto do e-mail marketing é estabelecer uma base de dados confiável. 

Em seguida, é necessário dedicar atenção à redação de títulos atraentes, manter a comunicação objetiva, identificar os momentos ideais para o envio e, evidentemente, evitar ser classificado como spam.

Estratégias de precificação

Para isso, utilize comparadores de preço. Isso porque os indivíduos que acessam um comparador estão consideravelmente mais propensos a efetuar uma compra do que aqueles que clicam em anúncios do Google após uma pesquisa por palavra-chave.

Muitos comparadores de preço exigem que você tenha uma loja online e opere com uma estrutura de pagamento por clique no anúncio (CPC), semelhante ao modelo utilizado pelo Google e pelo Facebook. 

Ou seja, você só incorrerá em custos quando alguém clicar na sua oferta dentro do site.

Análise da concorrência

A análise da concorrência é essencial para atrair clientes e demonstrar sua posição no mercado. 

Essa prática fornece insights valiosos sobre as estratégias a serem adotadas e os locais ideais para implementar seu plano de marketing, além de qualquer outro planejamento estratégico para sua loja.

Além disso, promove o crescimento e destaque da sua empresa, permitindo que você e sua equipe desenvolvam um diferencial competitivo

Em um mercado em que cada detalhe se faz necessário para se destacar e proporcionar uma experiência agradável ao cliente, a análise da concorrência se torna crucial.

Selecionar Mix de produtos

O mix de produtos é a coleção de itens oferecidos por uma empresa para venda.

Este conceito abrange a diversidade de produtos da marca, os quais devem ser selecionados para atender às demandas e preferências dos seus clientes-alvo.

O alcance da empresa está intimamente ligado à sua variedade de produtos.

O objetivo é que o negócio consiga alcançar todos os segmentos desejados, oferecendo soluções que sejam relevantes para cada um deles.

Além disso, é crucial que o desenvolvimento de produtos esteja alinhado com a identidade da marca e o branding, garantindo que não haja uma discrepância com a percepção que os consumidores têm da empresa ou com a mensagem que se deseja transmitir.

Canais de distribuição

Elaborar um plano de mídia é fundamental para qualquer e-commerce, pois é por meio dele que se possibilita que as pessoas tomem conhecimento da existência do seu negócio.

Existem diversos tipos de mídia que podem ser explorados. Confira os principais.

Banners na rede de display

A Rede de Display do Google é uma plataforma de anúncios que oferece espaços publicitários em diversos sites para os anunciantes. 

Esses sites são submetidos a uma análise rigorosa para integrar a rede e, após a aprovação, suas páginas ficam disponíveis para exibir anúncios de clientes de diferentes partes do mundo.

Remarketing

O remarketing, também conhecido como retargeting, é uma estratégia valiosa para proprietários de lojas online, pois permite “reconquistar” usuários que anteriormente visitaram o site, mas não concluíram uma compra por algum motivo. 

Você já deve ter notado que, após visitar um produto em um site, esse item passa a aparecer em anúncios enquanto você navega em outras páginas da internet.

Esse é justamente o funcionamento do remarketing.

Facebook Ads

O Facebook disponibiliza diversas alternativas de anúncios e é uma excelente escolha para lojas virtuais.

É possível direcionar investimentos tanto para aumentar o alcance de uma página de seguidores quanto para promover produtos específicos.

A decisão sobre qual estratégia adotar dependerá das necessidades específicas do seu negócio no momento.

Instagram Ads

Uma das principais vantagens de utilizar o Instagram para publicidade é a capacidade de realizar uma segmentação precisa do público-alvo desejado pelo anunciante.

Além disso, outra opção de anúncio é o Público Semelhante.

Essa estratégia permite que suas campanhas sejam exibidas para perfis que compartilham características similares com os usuários que já interagiram com seus anúncios e conteúdo na plataforma social.

Marketing de conteúdo

Sempre enfatizamos a importância do conteúdo de qualidade.

De fato, criar conteúdo por meio de um blog ou canal no YouTube pode aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca e influenciar potenciais clientes a realizar uma compra. 

Acompanhe algumas estratégias mais usadas nesse sentido.

Envie algum produto para ser usado como review

É possível ter a opção de encaminhar seus produtos para análise e avaliação por parte de sites e blogs especializados.

Essa tática também contribui para melhorar o SEO, pois ao realizar uma resenha do produto, o site incluirá um link para a sua loja online.

Escreva como convidado em um blog

Caso possua expertise em um assunto específico, considere contatar um blog relacionado a esse segmento e propor a redação de um artigo sobre o tema. 

Dentro do artigo, inclua links para o seu site, uma vez que essa estratégia, ao ser adotada em páginas de terceiros, pode impulsionar o SEO do seu e-commerce.

Essa colaboração será benéfica tanto para sua loja online, que ganhará mais visibilidade, quanto para o blog que o hospeda, devido ao conteúdo de qualidade fornecido por você.

Trabalhar com influenciadores

Um influenciador vai além de ser apenas um vendedor: ele é uma peça fundamental em uma estratégia de marketing. 

Quando um influenciador endossa um produto ou marca, o faz com autenticidade, tornando a mensagem mais confiável para sua audiência.

O conteúdo resultante dessas colaborações é simultaneamente autêntico e original, proporcionando uma posição única para as marcas em um mercado de moda altamente competitivo.

Organize eventos de moda

Esses eventos representam uma porta de entrada para diversas oportunidades comerciais, tais como identificar fornecedores de qualidade, ampliar as possibilidades de atrair potenciais clientes, promover a marca e/ou produto de forma mais eficaz, e conhecer outros empreendimentos concorrentes.

Existem elementos essenciais para o sucesso de um evento de moda, e entre eles, a presença da arara de roupas é fundamental.

Essas estruturas permitem uma exposição organizada das peças de roupa em todos os estandes, otimizando o espaço de exibição.

Além disso, as araras de roupas estão disponíveis em uma variedade de modelos, com diferentes ornamentos e formatos que podem ser adaptados à decoração do ambiente.

Além das araras, é fundamental contar com os seguintes elementos:

  • prateleiras para exposição;
  • palcos e estruturas de estandes.
  • mesas e cadeiras (especialmente para desfiles);
  • manequins;

Mostre os bastidores da sua loja

Seja física ou virtual, o conteúdo de bastidores para marcas de moda desempenha um papel crucial ao agregar valor, estimular o desejo, estabelecer uma perspectiva de negócio de moda robusto e organizado.

Além disso, deve-se criar conexões entre os colaboradores da empresa e os clientes finais, fortalecendo os laços entre eles.

Tenha fotos profissionais

Um dos principais equívocos que muitas marcas cometem ao ingressar nas redes sociais é a falta de  fotografias de qualidade.

Existem algumas razões fundamentais que justificam o investimento adicional em fotografias para sua marca. A primeira é que nas redes sociais, predominam as imagens e as mais detalhadas e atraentes captam mais atenção.

Esses motivos podem parecer triviais à primeira vista, mas são fundamentais e amplamente reconhecidos por profissionais de marketing digital.

Portanto, em vez de publicar imagens de baixa qualidade no feed da sua marca, lembre-se sempre de que os consumidores podem não se sentir atraídos e até mesmo deixar de seguir sua página por esse motivo.

Quais as melhores estratégias de engajamento do cliente?

Ter atenção à fidelização do seu público é fundamental para que seu marketing de moda tenha resultados de maneira consistente. Para isso, separamos as principais dicas.

Lembre-se do aniversário de seus clientes

Conforme dados de um estudo realizado pela Frost & Sullivan, comissionado pela NICE Latin America, constata-se que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar um preço mais elevado por uma experiência excepcional. 

Além disso, 65% dos entrevistados afirmam que a experiência do cliente possui um impacto mais significativo do que a publicidade em suas decisões de compra.

Portanto, o envio de uma mensagem personalizada no aniversário do cliente representa uma excelente oportunidade para fortalecer a fidelização do seu negócio por meio do marketing de relacionamento. 

Devido à natureza especial dessa data para o consumidor, a mensagem tende a ser recebida de forma especialmente positiva, aumentando assim o impacto e a eficácia dessa estratégia.

Nutra aqueles clientes que ainda não oferecem. 

Isso pode ser feito por meio de campanhas de e-mail marketing segmentadas, com conteúdos relevantes, descontos especiais ou até mesmo amostras grátis. 

Dessa maneira, ao manter contato regular com esses clientes potenciais e demonstrar o valor da sua marca, aumentam as chances de fidelizá-los futuramente.

Também confira: Como atrair clientes? Confira 17 estratégias que funcionam

Use o WhatsApp para engajar clientes

O WhatsApp oferece uma vantagem exclusiva em comparação com outras redes sociais: a comunicação direta e personalizada entre empresas e consumidores, com até mesmo catálogos

Essa característica é fundamental para engajar clientes e mantê-los em contato constante com o seu negócio no ambiente digital. Além disso:

  • o WhatsApp representa uma ferramenta crucial de marketing para a sua empresa;
  • ele aprimora o relacionamento com o cliente ao reduzir significativamente o tempo de resposta;
  • contribui para a diminuição das taxas de churn (cancelamento de compras), fortalecendo a fidelidade do cliente.

Tenha um blog

O blog é uma ferramenta com o potencial de auxiliar uma empresa a estabelecer autoridade, aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca e, consequentemente, impulsionar as vendas no marketing de moda. Isso ocorre porque ao produzir conteúdo sobre o seu mercado, produto ou serviço, demonstra-se expertise, fortalecendo a autoridade da sua empresa e impulsionando as vendas.

Um blog com conteúdo de qualidade, acompanhado de acessos e interações, evidencia o seu conhecimento sobre o tema, posicionando-o como uma fonte confiável e gerando credibilidade para o seu negócio.

Como se pode perceber, o marketing de moda desempenha um papel crucial ao unir a criatividade dos designers com as preferências dos consumidores. 

Afinal, sua capacidade de gerar tendências, construir identidades de marca e conectar indivíduos a um universo de estilo e autoexpressão é inegável. 

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