Pesquisar
Close this search box.

Influenciadores digitais: como encontrar os melhores para a sua marca?

Para encontrar os melhores influenciadores para a sua marca é preciso: considerar o público-alvo da sua marca, definir o orçamento para a ação, analisar o perfil dos influenciadores e utilizar plataformas de marketing de influência para encontrar variados tipos de influenciadores (de acordo com a sua necessidade).
influenciadores digitais - jovem influenciadora gravando conteúdo

Principais tópicos

Como você escolhe seus produtos hoje? Provavelmente, passa por algum tipo de indicação de alguém de confiança não é mesmo? Seus clientes agem da mesma forma e isso mostra a força dos influenciadores digitais.

O poder dessas pessoas é altíssimo. Muitas delas são referências de indicações sinceras de áreas com forte expressão no mercado.

Por isso, se você quer desfrutar dos benefícios que o marketing de influência pode proporcionar, vem com a gente.

Entenda tudo sobre influenciadores digitais, porque é interessante contratá-los, quais os tipos de influenciadores e como mensurar os resultados desse tipo de estratégias. Vamos lá?

O que é o marketing de influência?

Em primeiro lugar, vamos entender melhor o que é o marketing de influência. Essa é uma estratégia que visa incentivar o conhecimento e a aquisição de produtos ou serviços da sua marca por meio de pessoas capazes de influenciar o poder de compra do seu público.

Essa é uma estratégia que pode ser formada com o acionamento de gatilhos mentais, que ajudam a potencializar as tomadas de decisões do público, com colaboração entre seu negócio e influencer.

Isso pode ser feito por meio de:

  •  Envio de produtos ou prestação de serviços para o influenciador. A reação, neste caso, não sendo combinada, pode ser totalmente espontânea e se ele não gostar do que encontrar, o efeito pode ser o oposto do desejado;
  • Parcerias entre influenciador e empresa, sem que seja combinado como a divulgação do serviço ou do produto será feita;
  • Realização de posts de publicidade (as famosas “publi”), ou seja, é como se o seu negócio “alugasse” o espaço de visibilidade nas redes sociais do influenciador. Nesse caso, publicação, texto e imagens são combinados entre as partes.

O que são influenciadores digitais?

Os influenciadores digitais são pessoas que, seja pelo seu conhecimento, trabalho expressivo nas redes sociais, confiança que possui do seu público, entre outros, conseguiram alcançar um patamar de influência sobre seus seguidores.

Algumas das características de seu trabalho são:

  • Publicações que viralizam com facilidade;
  • Pessoas que podem aparecer constantemente na mídia;
  • São, muitas vezes, autoridades nos assuntos que abordam em suas redes sociais (por exemplo, possuem uma formação específica naquela área, ou dominam bem as técnicas de um setor, entre outras possibilidades);
  • Possuem capacidade de influenciar o comportamento dos seus seguidores;
  • Sabem como se comunicar e gerar conexão com seus seguidores de forma natural;
  • Podem formar opiniões em outras áreas para além daquela na qual atuam. Por exemplo, influenciadores de moda podem, também, gerar interesse dos seus seguidores por dicas de estilo de vida, saúde e bem-estar;
  • Geram admiração e confiança em seus seguidores, o que pode ser explorado de forma positiva pela sua marca para ter maior sucesso.

Por que contratar influenciadores digitais para sua marca?

Em primeiro lugar, os influenciadores digitais aumentam o campo de alcance da sua marca. Seguindo pesquisa da Opinion Box, 67% dos usuários do Instagram seguem algum influenciador digital.

E, na mesma pesquisa, outro dado interessante: 55% dos participantes da pesquisa já compraram algum produto indicado por essas pessoas.

Ou seja, ser indicado por eles pode dar um up incrível em seu negócio.

Só isso já seria um bom motivo para incorporar o marketing de influência em seu negócio. Mas as vantagens vão além disso.

Confira a seguir alguns dos benefícios do marketing de influência.

Aumento da credibilidade da marca

Colaborar com influenciadores confiáveis e autênticos pode potencializar a credibilidade da sua marca junto ao seu público.

Isso porque os seguidores confiam nas recomendações dos seus ídolos, ajudando a fortalecer a percepção positiva da marca.

Pense em como você busca, por exemplo, um médico para seus exames de rotina: provavelmente pede indicações a amigos e familiares que confia e tende a ir nesses profissionais.

Esse tipo de relação acontece em diferentes áreas.

Os influenciadores têm essa capacidade de serem esse ente de confiança, no qual as pessoas vão buscar recomendações para comprar um item ou contratar um serviço.

E seu negócio pode ser uma das opções apontadas por eles.

Alcançar de fato o seu público-alvo

Quando o trabalho de segmentação dos influenciadores é bem-feito, você alcança, de fato, aqueles que estão mais alinhados com o interesse e perfil do seu público-alvo.

Por isso, boas escolhas permitem que possa alcançar as pessoas certas e potencializar a eficácia da campanha.

Aumento de engajamento

Uma das principais características do marketing de influência é o aumento de engajamento.

Os influenciadores são conhecidos, justamente, por criarem conteúdo envolvente que atrai a atenção e incentiva a interação dos seguidores.

Isso pode se traduzir em mais curtidas, comentários e compartilhamentos. E, também, em aumentos reais de vendas para seu negócio.

Campanhas com conteúdo autêntico

Os influenciadores são experts em criar conteúdo autêntico que atrai ressoa com seus seguidores.

Ao colaborar com eles, você obtém acesso a um tipo de conteúdo genuíno e menos intrusivo que pode ser mais eficaz do que anúncios tradicionais.

Com isso, é possível ter uma atração mais orgânica e encante o seguidor, motivando-o a conhecer sua marca. Isso pode favorecer bastante a imagem do seu negócio.

Tipos de influenciadores digitais

Mas afinal, quem deve ter atenção do seu negócio para uma ação de divulgação nas redes sociais? É importante conhecer quais são os tipos de influenciadores digitais. Saiba mais a seguir.

Nano

Os Nanoinfluenciadores são aqueles cujas rede sociais podem variar, em número de seguidores, entre mil a 10 mil seguidores.

Micro

São aqueles que já possuem um número maior de abrangência. Seu número varia entre 10 mil a 50 mil seguidores.

Inter

São os influenciadores de nível intermediário. O número de seguidores varia entre 50 mil a 100 mil seguidores.

Macro

Nessa categoria, temos os influenciadores digitais que tenham entre 100 mil a 1 milhão de seguidores em suas redes sociais.

Mega

Aqui estamos falando de quem já é considerado, de fato, uma celebridade, com mais de 1 milhão de seguidores.

Top

Aqui temos os influenciadores que já ultrapassaram a barreira digital e também ocupam outros espaços midiáticos, como participações em programas de TV, séries, entre outras possibilidades.

Normalmente são influenciadores que criam conteúdos gerais e que podem ajudar no awareness e reconhecimento do seu negócio, mas talvez não seja a melhor opção para indicações do seu negócio para vendas.

Fit celeb

O Fit Celeb é um influenciador que também possui um alto volume de seguidores, mas tende a especializar-se em um segmento específico.

Por exemplo, é o caso dos booksters, que tem seus conteúdos voltados ao mercado literário.

Focar em influenciadores de nicho pode ser uma ótima forma de proporcionar um crescimento do awareness do seu negócio com quem realmente tem interesse na sua área de atuação.

Quer ver um exemplo?

Uma Fit Celeb muito conhecida é a Karen Bachini, influenciadora digital que há 16 anos faz reviews de produtos da área de beleza e é considerada uma das fontes mais confiáveis sobre o assunto pela sua sinceridade.

Se você é um empreendedor da área, ter seu produto avaliado por ela pode dar uma grande visibilidade. Afinal, o conteúdo poderá ser visto por mais de 1,3 milhão de seguidores.

Dicas para encontrar os melhores influenciadores digitais

Para ter uma estratégia de marketing de influência que realmente seja eficiente, é preciso levar em consideração que ela se baseia em conexão.

Então, é preciso escolher os melhores influenciadores que são capazes de promover isso em seu negócio com o seu público.

Em um mercado com tanta expansão (temos mais de 10,5 milhões de influenciadores no Brasil, segundo pesquisa da Nielsen, de 2022), é preciso saber bem como direcionar o esforço de forma adequada, evitando “gastar munição com o alvo errado”.

Para escolher os melhores influenciadores digitais, separamos algumas dicas que ajudarão nessa jornada.

Confira a seguir.

Considere o público-alvo da sua marca

O primeiro ponto é sempre ter em mente quem é o público-alvo da sua marca e se o influenciador também possui seguidores alinhados com esses dados.

Afinal, não adianta ser uma pessoa com um alto alcance no mercado, mas não falar com o público do seu negócio.

Vamos supor que o target do seu negócio sejam mulheres, entre 18-30 anos, com um perfil mais descolado e que gosta de se comunicar com uma linguagem mais informal.

Você pode encontrar um perfil de influenciador com um alto número de seguidores, mas que tenha um perfil de seguidores mulheres entre 35-45 anos e que tenham um perfil mais tradicional.

A campanha poderá ter um ótimo alcance, mas não converterá os resultados esperados.

Isso acontecerá porque o público alcançado não se conectará com a sua marca. Com as informações de público-alvo em mãos, é possível reduzir as chances de erros.

Defina o orçamento para a ação

Outro ponto importante é definir previamente qual será o orçamento disponível para a campanha.

Afinal, claro que você gostaria de poder fazer campanha com os maiores influenciadores, mas o valor cobrado por eles pode estar acima do que seu negócio pode arcar.

Com o orçamento em mãos, fica mais fácil já ir em busca dos influenciadores que estão mais alinhados com o perfil do seu negócio, evitando gastar tempo de prospecção com profissionais que estão acima do seu teto de investimento.

Analise o perfil dos influenciadores segundo o tripé da influência

O tripé da influência pode ajudar você a entender se um influenciador é capaz, de fato, de influenciar a decisão do público da sua área. Mas como é composto esse tripé?

  • Alcance: o influenciador consegue alcançar quantas pessoas com o conteúdo produzido?
  • Relevância: o influenciador consegue, de fato, engajar e influenciar o seu público no poder de compra?
  • Ressonância: as ações desse influenciador podem gerar um efeito cascata? Por exemplo, os seguidores tendem a repassar a mensagem do influenciador para sua rede e aumentar a extensão da campanha.

O ideal é que o influenciador escolhido seja capaz de atender bem esses três pontos, de forma equilibrada. Então fique atento a isso.

Invista em fit celeb e em generalistas

O que é melhor? Escolher um fit celeb, ou seja, que trabalha mais alinhado com o seu nicho ou com influenciadores que trabalham com diferentes áreas? A resposta é: ambos.

Cada um poderá ter uma finalidade específica. Os generalistas podem atuar com aumento do conhecimento sobre seu negócio, produtos e trazer mais pessoas para conhecer a marca.

Já as fit celebs podem ser interessantes para aumentar as vendas de fato, com a indicação de um produto ou serviço específico, já que sua ação será direcionada a quem tem interesse na área que você está presente.

Conte com plataformas de marketing de influência

Em um mar de tantos influenciadores, é importante conseguir encontrar quem realmente é capaz de proporcionar os benefícios que você deseja, não é mesmo? E, para isso, as plataformas de marketing de influência podem ajudar muito.

Algumas das principais que auxiliam no marketing de influência são:

  • Influency.me: auxilia na localização, mensuração e gestão dos influenciadores, além de oferecer toda a estrutura para o gerenciamento de campanha de marketing de influência;
  • Squid: é a empresa pioneira em marketing de influência e auxilia a conectar empresas e criadores de conteúdo em diferentes segmentos. Ela também auxilia em automatização de processos, gestão de campanhas e gestão de resultados;
  • Digital Influencers: a plataforma tem uma grande base de influenciadores e ajuda a encontrar aqueles que podem atuar em campanhas mais específicas e regionalizadas. Pode ser interessante para negócios com atuação local ou que desejem uma campanha pontual (como a abertura de uma loja física em uma cidade);
  • Airfluencers: também é um banco de influenciadores digitais mais abrangente e com um bom número de pessoas capazes de atender as mais diferentes estratégias de divulgação;
  •  Kuak: a plataforma oferece como diferencial a possibilidade de informações essenciais sobre os seguidores do influencer. Você poderá acompanhar gênero, idade e dados demográficos, que poderão tornar a escolha ainda mais efetiva segundo as necessidades da sua marca.

Como mensurar o resultado do marketing de influência?

O marketing de influência, como você viu ao longo deste artigo, tornou-se uma estratégia valiosa para as marcas.

Contudo, os resultados só virão se você realmente mensurar o seu impacto é essencial para determinar o retorno do investimento.

Confira a seguir algumas dicas que ajudarão nisso.

Defina objetivos claros

Antes de começar a mensurar, você precisa saber para onde está olhando. E, portanto, é fundamental definir objetivos claros em sua campanha de marketing de influência. O que você deseja?

  •  Aumentar reconhecimento da marca;
  • Gerar leads;
  • Impulsionar as vendas;
  • Realizar alinhamento de posicionamento no mercado.

Os objetivos precisam ser específicos, mensuráveis e alinhados com suas estratégias.

Acompanhe métricas de engajamento

Uma das maneiras mais simples de mensurar o impacto do marketing de influência é acompanhar as métricas de engajamento. Estão entre as principais delas:

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Visualizações.

Essas métricas indicam a interação do público com o conteúdo promovido pelos influenciadores e são fornecidos por eles ao final da campanha.

Mas lembre-se: nem sempre esses números representam que seus objetivos foram alcançados.

Conte com estratégias de rastreio para analisar resultados

Bons resultados nas redes sociais do influenciador com a campanha não necessariamente vão se converter em benefícios em seu negócio.

Para isso, estratégias de rastreamento de tráfego e compras vindos da campanha serão bons aliados.

Uma das mais utilizadas é o fornecimento de cupons que façam parte da campanha. Assim, quando uma compra for efetivada com ele, você saberá que a origem foi da ação de marketing de influência.

Outra é contar com URLs parametrizadas, que consigam, por meio de tag presente na URL, trazer o acompanhamento de quanto de tráfego veio da ação.

Isso pode ser monitorado diretamente no seu Google Analytics.

Calcule o ROI

Para dimensionar o valor do marketing de influência, é preciso realizar o cálculo do ROI.

Assim, é preciso ter registrado os custos totais da campanha e, também, rastrear o que realmente veio como ganho gerado da ação. Portanto, leve em consideração:

  • Vendas diretas;
  • Conversões;
  • Aumento de visibilidade da marca.

Conte com ferramentas de análise de dados

Hoje é muito mais fácil fazer monitoramento adequado de métricas e resultados. Isso porque temos diversas ferramentas de análise disponíveis que podem ajudar a simplificar os processos de mensuração.

Por exemplo, o Google Analytics e o Hootsuite podem oferecer insights importantes, a partir de URLs parametrizadas, sobre os resultados esperados e analisar o desempenho da sua campanha.

Lembra-se do que falamos sobre objetivos? Analise as métricas que estão relacionados com os pontos traçados anteriormente.

Os influenciadores digitais possuem uma forte capacidade de conseguirem trazer ótimos resultados no seu negócio, até mesmo a médio e longo prazo, indo além da duração da campanha.

Esperamos que, com este artigo, você tenha visto mais sobre como trazer as melhores estratégias para seu negócio, conseguir criar uma campanha de excelência e monitorar resultados de forma adequada.

Temos certeza de que, ao final dessa leitura, você está preparado para investir no universo dos influenciadores digitais! Esperamos que venham ótimos resultados no uso dessa estratégia.

Conteúdos que podem te interessar:

Propaganda de Produto: O que é, tipos e como fazer a melhor em 11 estratégias incríveis
Como montar uma loja de roupas? Confira quanto custa e dicas de fornecedores!
Loja virtual para iniciantes: Um Guia com tudo o que você precisa saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual
Plano 1
52
Economize R$144
Economize R$144
Economize R$84
R$ 624 por ano
Economize R$144
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2
94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 3
236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros
Plano 4
359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Plano 1

59

Melhor custo benefício

Plano 2

99

Melhor custo benefício

Melhor custo benefício

Melhor custo benefício

Plano 3

249

Plano 4

399

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!