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O que é podcast: entenda a estratégia e descubra se ela pode ser interessante para a sua marca

Podcast é um tipo de conteúdo em áudio, realizado através de um streaming, semelhante ao rádio. O interessante é que o conteúdo fica disponível todo tempo, facilitando a escuta do usuário. Além disso, o conteúdo costuma ser criado por demanda.
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Principais tópicos

Vivemos em um momento marcado pela produção de conteúdo para a web, que se tornou uma grande tendência, tanto para quem o produz quanto para quem o consome.

Nesse cenário o podcast — que não é exatamente uma novidade — vem ganhando muito espaço nos últimos anos, promovendo informação e entretenimento para a sua audiência, além de ser um tipo de negócio que pode ser bastante rentável.

Pensando nisso, criamos este artigo que mostrará a você o que é podcast, quais seus tipos, quando surgiu, quais as plataformas que disponibilizam, como criar um e muito mais! Confira a seguir!

O que é podcast?

O conceito de podcast é bastante similar ao conceito de programa de rádio, mas eles não se confundem.

Ambos disponibilizam conteúdo em formato de áudio e podem tratar de temas variados, desde pautas jornalísticas a humorísticas, ou ainda ficcionais e documentais, por exemplo.

No entanto, a principal diferença entre eles é que no podcast só podemos ouvir o seu conteúdo com conexão à internet (ao contrário do que acontece no rádio) e estando disponível para que o usuário acesse quando quiser.

Ou seja, não se trata de programas ao vivo.

Outro ponto interessante de observar é que o podcast se utiliza do conceito de áudio de marketing, apresentando-se como uma excelente alternativa de negócio e comunicação com o público, que pode consumi-lo em diversas plataformas digitais.

Para que serve um podcast?

Um podcast é uma maneira de compartilhar informações sobre uma variedade muito grande de temas.

Por isso, pode servir a diversos propósitos. Veja, a seguir, alguns objetivos possíveis de serem alcançados com esses programas:

Compartilhamento conteúdo

Em suma, a utilidade final de um podcast é o compartilhamento de conteúdo para a internet de modo simples e com baixo custo.

A sua grande vantagem é que o usuário pode ouvir a qualquer momento do dia, realizando alguma tarefa cotidiana, por exemplo.

Assim, o seu criador escolhe qual será o foco dos programas e, em cada episódio, desenvolve um roteiro para falar sobre algum assunto que se relacione com o tema principal.

Os podcasts também são excelentes ferramentas de produção de Marketing de Conteúdo, principalmente em um momento de muita exigência do consumidor, que sempre pesquisa bastante antes de consumir uma marca ou produto.

Investir em novas maneiras de compartilhar conhecimento

A informação se tornou um ativo essencial para a sociedade, principalmente na era da internet.

Hoje, literalmente, todo tipo de informação nós podemos encontrar na rede e, nesse contexto, o podcast se torna um instrumento de disseminação de conhecimento.

Assim, para quem tem um negócio, a criação de um podcast poderá servir para fortalecer a sua reputação, por meio do compartilhamento de informações sobre a sua área de atuação e as principais dúvidas que as pessoas têm sobre ela.

Oferecer entretenimento para as pessoas

Junto à informação, o entretenimento é também um dos grandes objetivos de quem consome conteúdo na web.

E, com rotinas cada vez mais intensas e estressantes, oferecer entretenimento pode ser aquele respiro entre uma e outra atividade para o visitante do podcast.

Por isso, investir em programas mais leves, que traga diversão e, ao mesmo tempo, informa a audiência de maneira criativa ajudará a sua empresa a cativar os ouvintes.

Como surgiu o podcast?

Apesar de ser muito popular atualmente, o podcast foi criado em 2004, por Adam Curry, um apresentador de rádio e televisão.

Naquele ano, Adam resolveu inovar e colocar no ar um programa muito parecido com aqueles encontrados nas rádios, mas disponível apenas em dispositivos digitais.

O podcast ainda não tinha essa nomenclatura, mas no mesmo ano de 2004, um britânico chamado Ben Hammersley resolveu dar um nome para a prática e uniu os termos “iPod” (tocador de mp3 da Apple) com “broadcast” (que significa transmissão ou radiodifusão).

O formato ganhou mais relevância nos últimos anos — principalmente depois da pandemia, em que pudemos presenciar um verdadeiro boom de novos podcasts em todo mundo — e até hoje é bastante popular.

Quais os principais tipos de podcast?

Nas principais plataformas de áudio é possível encontrar uma quantidade infinita de podcasts.

Cada um com sua área de interesse e público-alvo definidos. A seguir, veremos os principais tipos e as suas características.

Podcast de entrevista

Os podcasts de entrevista são aqueles com convidados chamados para debater algum tema, ou bater um papo sobre assuntos variados.

O formato de entrevista é interessante para aprofundarmos nosso conhecimento em alguma área ou apenas nos entreter enquanto as pessoas conversam entre si.

Os podcasts maiores podem contar com a presença de grandes celebridades ou personalidades da política e ciência, por exemplo, tornando o conteúdo mais atrativo para o grande público.

Podcast informativo

Os podcasts informativos são aqueles que trazem para o ouvinte as principais notícias do país e do mundo. São parecidos com os telejornais, mas em áudio.

Inclusive, hoje, podemos perceber diversas adaptações de programas que já existem na TV para esse formato.

Os podcasts informativos são ótimas alternativas para quem deseja estar por dentro da sua realidade, mas tem uma rotina mais agitada.

Podcast educacional

Esses podcasts são focados em oferecer conteúdo de cunho educacional para o usuário, mas de um modo mais inovador.

Nesse sentido, podem se desenvolver em forma de cursos, ou destinar cada episódio para um tema específico, ligado a uma área do conhecimento (filosofia, língua portuguesa, dicas para provas do Enem, por exemplo).

Não podemos esquecer que, diariamente, a nossa atenção é disputada por diversos estímulos, principalmente na internet.

E, como esse tipo de informação pode ser um pouco mais densa, o ideal é que ela seja passada de modo dinâmico, criativo e didático.

Podcast de storytelling

Esse tipo de podcast faz bastante sucesso e costumam capturar a atenção da audiência com mais facilidade.

Os podcasts de storytelling desenvolvem narrativas baseadas em histórias reais ou fictícias que são contadas de modo envolvente em primeira ou terceira pessoa.

Na prática, cada episódio corresponde a um capítulo da história e o ouvinte pode ir acompanhando do modo que desejar, no trânsito ou realizando alguma tarefa doméstica.

Quais as principais plataformas que disponibilizam podcast?

Podemos ouvir podcasts nas mais diversas plataformas de áudio disponíveis na internet, podendo ser pagas ou gratuitas. Confira as principais delas:

Spotify

O Spotify é considerado a maior plataforma de streaming do mundo e nele podemos encontrar os mais diversos podcasts do Brasil e do mundo.

As opções de acesso são por meio do próprio aplicativo ou no navegador de internet de um computador pessoal.

Na sua versão gratuita, o Spotify permite que o usuário tenha acesso às músicas e aos programas, no entanto, terá que ouvir os anúncios que aparecem com uma certa frequência entre um conteúdo e outro.

Deezer

O Deezer é muito popular no Brasil, principalmente pelas suas parcerias com as empresas de telefonia.

Assim, para conhecer o conteúdo disponibilizado pela plataforma, o usuário pode contratar serviços de operadoras com acesso gratuito ao Deezer.

Nele também encontramos a infinidade de podcasts que existem no mundo inteiro, funcionando de modo similar ao Spotify.

Castbox

O Castbox, como o próprio nome sugere, tem o foco mais voltado à transmissão de podcasts.

Lá, o usuário pode realizar a busca de um desses programas fazendo a pesquisa por temas, o que é um grande diferencial.

Essa plataforma oferece o seu serviço totalmente gratuito, podendo ser acessado pelo aplicativo ou Browser.

SoundCloud

O serviço do SoundCloud também é gratuito e ele já foi um dos grandes responsáveis por popularizar artistas independentes.

No entanto, atualmente, não conseguimos encontrar muitas produções nacionais na plataforma.

Mas se você busca conteúdo internacional, pode encontrar uma gama mais variada de podcasts na plataforma.

Quais as vantagens de produzir conteúdo nesse formato?

Os podcasts são excelentes ferramentas de difusão de informação e pode trazer muitos benefícios para quem deseja alcançar o sucesso do negócio.

Veja algumas vantagens de se produzir conteúdos nesse formato:

  • Leads qualificados: o formato de áudio é capaz de desenvolver uma audiência mais segmentada e, a partir desse trabalho, entender as necessidades desse público;
  • Baixo custo: para desenvolver um podcast é preciso, em suma, um equipamento de captação de áudio, conteúdos relevantes e uma plataforma para colocá-lo no ar. Isso representa um investimento relativamente baixo.
  • Flexibilidade: as entrevistas e os bate-papos podem acontecer à distância por meio da internet, possibilitando que os episódios possam ser gravados de qualquer lugar (desde que silenciosos para não interferir na qualidade do áudio).
  • Publicidade: os podcasts são, potencialmente, fontes de recursos para uma empresa. Quando a sua marca conseguir captar uma audiência fiel, fica mais fácil vender espaços para anunciantes.

Vantagens em consumir esse tipo de conteúdo

Além das vantagens para quem produz, os podcasts também apesentam diversos benefícios para quem os consome. Veja:

  • Flexibilidade: podem ser ouvidos em qualquer lugar e hora, basta que o usuário esteja conectado à internet, ou tenha baixado o conteúdo previamente.
  • Gratuidade: os podcasts geralmente são gratuitos, os usuários pagam apenas pela assinatura da plataforma que os disponibilizam. Ainda assim, é possível ouvi-los com anúncios sem pagar nada.
  • Informação e entretenimento: os podcasts têm dinâmicas muito envolventes, pois precisam captar a atenção do ouvinte (que está geralmente envolvido em outras tarefas). Dessa forma, podemos nos informar e nos entreter.

Como tornar uma ideia de podcast rentável?

Para que um podcast seja economicamente rentável, é preciso adotar algumas estratégias e realizar o controle dos seus resultados. Confira algumas dicas:

Defina o tema do podcast

A definição do tema do podcast é um dos primeiros trabalhos a serem realizados quando queremos produzir um.

A partir da definição do tema, podemos delimitar o público, escolher a forma de nos comunicarmos com ele e desenvolver as ideias mais criativas para conquistar a audiência.

Desenvolva o planejamento de conteúdo

Após escolhido o tema geral do programa, é necessário criar um planejamento que norteie quais são os assuntos (relacionados ao tema), que o podcast desenvolverá ao longo do tempo (os episódios podem ser semanais, mensais ou quinzenais).

Escolha um formato de apresentação

O formato da apresentação é algo muito importante, pois, dependendo do tema que você escolheu, um formato pode ser melhor que outro.

É importante lembrarmos que para captar a atenção do ouvinte, precisamos passar o conteúdo com fluidez e criatividade.

Assim, caso o podcast trate sobre política, por exemplo, pode ser mais interessante desenvolver um podcast em formato de entrevista.

Assim, o conteúdo é passado em forma de uma conversa e não fica muito denso para a audiência.

Produza um roteiro

Mesmo que o seu podcast seja de tema livre, como um monólogo em que o apresentador trata sobre assuntos diversos, ou as principais notícias da semana, a produção de um roteiro é essencial para manter o foco.

Dessa forma, o roteiro não permite que os temas mais relevantes fiquem fora do episódio e, mesmo que haja uma certa dispersão, o apresentador pode voltar a tratar dos temas centrais ao longo do programa.

Edite a gravação do conteúdo

A edição do programa é fundamental para retirar os seus excessos (palavras repetidas, erros de gravação, informações irrelevantes), deixá-lo dentro do tempo proposto e adicionar alguns efeitos sonoros.

Além disso, na edição podemos remover ruídos que atrapalha a comunicação, ou faça o ouvinte perder o interesse no conteúdo.

Publique e divulgue o podcast

Quando o conteúdo for publicado, é essencial haver um trabalho de divulgação capaz de fazer com que ele chegue a um público cada vez maior.

Para isso, basta utilizar as diversas estratégias de marketing digital (anúncios pagos, publicação nas redes sociais, entre outros).

Contar com equipes especializadas para esse trabalho pode fazer toda diferença, mas caso não haja investimento para tal, é possível aprender as diversas técnicas disponíveis para isso.

Analise os dados

A análise e controle de desempenho é fundamental para que você possa realizar as modificações necessárias para a melhoria dos resultados do seu podcast.

Essas métricas são disponibilizadas pelas próprias plataformas e mostram o desempenho de cada episódio.

Como criar e publicar um podcast?

Uma vez que você já seguiu todos os passos do tópico anterior, é chegada a hora de colocar o podcast no ar. Confira como fazer isso utilizando o Spotify!

Acesse a plataforma

A primeira tarefa é acessar a plataforma com o seu cadastro e, na opção “Inscrição de Podcast”, clique em “Seu painel”.

Aceite os termos

Em seguida, a plataforma apresentará para você os termos e condições de uso. É preciso lê-los atentamente, a fim de não arriscar cometer alguma violação no futuro.

Após aceitar os termos, clique em “Continue”.

Comece o processo de cadastro

Em “Seu Painel” informe o seu país e o agregador que você usa para publicar o podcast.

A partir daí, será possível escolher a categoria principal do seu programa (e mais duas como alternativa, cada uma dessas com até três subcategorias).

Insira o link RSS

Insira o link RSS — tecnologia de distribuição de conteúdo em tempo real — do seu podcast no espaço destinado ao “Link to RSS Feed”, após carregar, clique em “Next”.

Envie para análise

Após todos esses passos é preciso enviar a sua solicitação para a análise.

Antes de realizar essa ação, adicione fotos e a descrição do seu podcast. Além disso, verifique se todos os dados estão corretos e clique em “Submit”.

A etapa de análise pode levar algumas horas.

Quais os principais podcasts sobre negócio?

Como vimos, hoje existem podcast de temas diversos, cada um com a sua forma única de apresentação para cativar a audiência.

Separamos alguns mais populares, que tratam do universo do empreendedorismo para você aprender e se entreter.

Mente Empreendedora

Criado por um empreendedor responsável pela gestão de 4 empresas, “A mente empreendedora” oferece à audiência algumas dicas de como desenvolver uma mente que pensa sobre negócios de modo analítico e estratégico.

Assim, a cada episódio é possível encontrar dicas de como encontrar oportunidades nos momentos mais desafiadores e fazer nosso negócio prosperar.

Além disso, é possível aprender técnicas de meditação que ajudarão a manter o foco e tomar decisões mais racionais.

Startups de Alto Impacto

Startups de Alto Impacto” é um podcast voltado para quem deseja abrir uma startup.

Nele, o futuro empreendedor pode aprender a investir e começar um negócio, tirando as suas ideias do papel de maneira estratégica.

O apresentador é um empresário bem-sucedido com uma imagem estabelecida no mercado e criador de 4 startups de sucesso.

TED Talks Negócios

A “TED Talks Negócios” ganhou muita popularidade no Youtube devido às palestras do projeto TEDx (em que pessoas com alguma história interessante, ou de superação se apresentavam a um público, passando para eles as suas principais lições).

Nas plataformas de áudio, a “TED Talks Negócios” convida os principais empreendedores do país e do mundo para falar sobre as suas experiências, práticas e teorias que serão muito úteis para quem deseja ingressar nesse universo.

Podcasts são excelentes canais de comunicação com o público e também ferramentas de aquisição de conhecimento muito eficazes.

Saber o que é podcast é essencial para quem deseja se informar ou desenvolver o seu próprio programa, cativando uma audiência cada vez mais fiel e conquistando resultados positivos!

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