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Dicas para escolher o melhor ponto comercial da cidade!

Para escolher o melhor ponto comercial e não cair em ciladas, você precisa: ler atentamente o contrato de locação, conferir se o local está visível para os transeuntes, considerar o potencial de crescimento da região, verificar se o valor do imóvel é acessível, optar por lugares com menos ruídos, faça uma análise da concorrência, priorize locais com boa infraestrutura e preze por segurança.
Como escolher um ponto comercial

Principais tópicos

O ponto comercial é algo muito importante para quem deseja empreender por meio de uma loja física.

Nele estarão dispostos os produtos e prateleiras que serão responsáveis por proporcionar ao cliente uma experiência de compra mais interessante.

Nesse sentido, a escolha do ponto comercial deve levar em consideração inúmeros fatores, como localização, infraestrutura e segurança, visando tanto a atração do público quanto o fortalecimento da reputação de uma empresa.

Pensando nisso, criamos este artigo que explicará a importância e como escolher um ponto comercial ideal para o seu negócio. Confira a seguir!

O que é ponto comercial e qual a sua importância?

O ponto comercial é o espaço físico em que se situará um determinado estabelecimento. É também onde o cliente reconhecerá e se familiarizará com o negócio.

Ou seja, o ponto comercial é muito mais que um mero local, ele é um instrumento de construção e fortalecimento da imagem de uma organização, fazendo com que ela se torne uma referência no mercado e possa atender o cliente da melhor maneira possível.

Por isso é tão importante escolher um ponto que consiga respeitar as particularidades e suprir as necessidades do negócio. A seguir, veremos como fazer isso de maneira estratégica. Confira!

Como escolher um ponto comercial?

A escolha do ponto comercial deve levar em consideração diversos critérios, como tipo de empreendimento, público-alvo, tamanho da empresa, necessidade do estoque dentro do local, segurança, entre outros.

Veja alguns pontos fundamentais a se considerar no momento dessa decisão!

Leia atentamente o contrato de locação

O contrato de locação é um documento de extrema importância para quem deseja alugar um ponto comercial.

Nas suas cláusulas contém todos os direitos e deveres, tanto do inquilino quanto do proprietário, por isso, a sua leitura deve ser feita de modo integral e cuidadoso.

Caso você tenha certa dificuldade de compreensão do texto do contrato, vale a consulta de um profissional da área do direito para elucidar todos os pontos.

O contrato deve ser cumprido estritamente por todas as partes envolvidas

Certifique-se de que o local seja visível para as pessoas

“O que não é visto, não é lembrado”, já dizia a máxima muito utilizada pelos profissionais de marketing.

Por essa razão, um dos fatores que devem ser levados em conta quando escolhemos um ponto comercial é a visibilidade do negócio.

Quando um ponto se localiza em um local mais exposto, podemos explorar o potencial das vitrines e chamar atenção para o interior da loja.

Além disso, sempre que um transeunte passar por ela, vai saber do que se trata, podendo indicar para outras pessoas.

Considere o potencial de crescimento da região

As cidades estão sempre em expansão, por isso, estudar o potencial de desenvolvimento de determinada região pode fazer com que o seu negócio se valorize ainda mais no futuro.

Por exemplo, se em um lugar existe projeto para construção de praças ou estação de metrô, aquele pode ser considerado um local com potencial de crescimento, mudando radicalmente a sua dinâmica e, consequentemente, trazendo mais clientes para o comércio atuante.

Verifique se o valor o imóvel está acessível

O valor do imóvel é um dos principais aspectos a se considerar no momento da locação de um espaço para a sua loja.

O empreendimento pode estar localizado em um ótimo local, com uma excelente infraestrutura, mas, se extrapolar o orçamento do dono, ele pode ir à falência.

Portanto, realize um planejamento financeiro a fim de descobrir o quanto você pode investir com a locação, avaliando o capital disponível, a previsão de lucros e os prazos para pagamento.

Após essa análise, será possível identificar o melhor custo-benefício.

Opte por lugares mais silenciosos

Entender a dinâmica sonora da região em que se localiza a sua loja é muito importante.

Isso porque, se sua vizinhança for muito barulhenta, pode interferir na sua comunicação com o cliente, atrapalhando as vendas.

Além disso, o barulho constante atrapalha a concentração e rotina de trabalho, gerando estresse e desmotivação nos funcionários e gestores do negócio.

Considere a acessibilidade

A acessibilidade é um fator que engloba diversas ações. Um lugar acessível é aquele que dispõe de espaço para estacionamento, rampas e portas mais largas para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, entre outros.

Priorizar a acessibilidade comunica ao público que o negócio se importa com o bem-estar de todos, algo que fortalece a imagem da empresa.

Além disso, locais pouco acessíveis pode acarretar perda de vendas.

Conheça o seu público-alvo

Conhecer o público-alvo permite a sua loja criar inúmeras estratégias de venda focadas nas preferências de quem realmente interessa.

Para o ponto de venda, essas informações são fundamentais, pois a partir dela, podemos identificar onde o cliente se situa e oferecer a ele o melhor.

Por exemplos, se você tem uma empresa de roupas fitness, ter um ponto próximo a academias fará com que as chances de venda aumentem.

Analise a concorrência

Ao contrário do que muita gente imagina, escolher um ponto comercial próximo de concorrentes pode influenciar positivamente os resultados.

Isso porque, caso um consumidor esteja procurando pela proposta mais vantajosa, é comum que ele visite diversos locais antes de tomar sua decisão.

No entanto, apesar dessa proximidade ter pontos positivos, é preciso realizar uma análise cuidadosa a fim de identificar o momento do seu negócio.

Caso sua empresa esteja começando, pode não ser vantajoso estar próximo de concorrentes estabelecidos no mercado.

Priorize locais com boa infraestrutura

Uma boa infraestrutura é algo básico para qualquer ponto de venda. Esse fator influencia, inclusive, na reputação da empresa.

Ninguém deseja consumir em locais precários, com falta de iluminação, sem ventilação e com espaços muito limitados.

Portanto, procure um ponto comercial quem possa oferecer estacionamento, esteja próximo a pontos de ônibus e ruas iluminadas, isso passa segurança para o cliente e permite que ele realize as suas compras em um local confortável.

Preze por segurança

A segurança é um aspecto fundamental para qualquer pessoa.

Escolher um ponto de vendas em um local seguro beneficia tanto o seu negócio — que estará mais protegido de saques, assaltos e outros transtornos — quando ao seu cliente, que se sentirá a vontade no local.

Assim, avalie o bairro onde situará a sua loja, a rua deve ser movimentada, com boa infraestrutura e histórico de tranquilidade para a vizinhança.

Quais as vantagens de escolher um ponto comercial?

Escolher um bom ponto comercial ajuda a valorizar o seu negócio, torna-o mais conhecido e é uma ótima oportunidade para entrar em contato direto com o seu público, compreender as suas preferências e opiniões.

Confira outras vantagens:

Localização

Escolher uma localização estratégica, em locais seguros e movimentados permite que mais pessoas frequentem a sua loja.

Isso se reverterá em bons resultados e no sucesso só empreendimento. Dessa forma, os custos com investimento poderão ser supridos.

Visibilidade

O ponto físico oferece uma visibilidade significativa ao negócio.

Muitas vezes, o consumidor está apenas passeando, mas, ao se deparar com determinada loja, decide entrar pela atratividade da vitrine, por exemplo.

Comércios que atraem clientes para o seu negócio

Ter um ponto comercial próximo a outros, pode atrair mais clientes para o seu negócio.

Uma lanchonete próximo a lojas diversas é uma oportunidade de negócio, pois ela poderá ser frequentada tanto pelos funcionários das outras empresas, quanto pelos seus clientes.

Quais são os principais erros na hora de escolher o ponto comercial ideal?

Alguns erros são muito comuns na hora de escolher o ponto comercial e devemos estar atentos para não cometê-los e colocar o negócio em risco. Confira os principais deles:

Adaptar o negócio para o ponto

Na hora de escolher um ponto comercial, um dos fatores que devemos levar em consideração são as especificidades do nosso empreendimento.

Ou seja, o local escolhido deve estar adequado para o tipo de negócio e para os objetivos previamente escolhidos.

O erro que muita gente comete é fazer justamente o contrário: tentar adaptar o negócio às particularidades do ponto escolhido.

Permitir que a pressa e ansiedade atrapalhem a negociação

No momento da escolha do ponto, é preciso contar com mais de uma opção (preferencialmente 4 ou 5) Isso porque, durante o processo, devem ser apresentadas propostas e contra propostas até que ambas as partes concordem em realizar o contrato.

Nesse sentido, dispor de tantas alternativas requer tempo e muita paciência.

No entanto, quando temos apenas uma opção, menor será a nossa chance de barganhar e poder investir em um bom ponto com o custo-benefício interessante.

Considerar apenas o custo do aluguel

Outro erro comum de se cometer no processo de escolha do ponto comercial é considerar apenas o preço do aluguel.

Vimos até aqui quem inúmeros aspectos devem ser considerados nesse momento e o valor do aluguel não deve ser determinante para essa escolha.

O custo da locação é muito importante, mas devemos considerar outros pontos que influenciará no sucesso do negócio.

Portanto, o ideal é investir em um local que seja financeiramente acessível, e, ao mesmo tempo, não deixe de lado a qualidade e a segurança do ponto e do seu entorno.

Esquecer de avaliar o ramo de atuação e vizinhança

Outro erro bastante comum de acontecer é deixar de considerar como o ramo de atuação da sua empresa pode ser impactado pela vizinhança e vice-versa.

Dessa forma, é importante avaliar em qual região do bairro o seu tipo de negócio tem mais chance de ser aceito e consumido.

Portanto, verificar quais lojas são as concorrentes e quais podem complementar o seu negócio ajudará a trazer mais clientes e a potencializar os resultados.

Deixar o medo de arriscar falar mais alto

O risco é inerente a qualquer negócio, por isso, não podemos deixar se dominar pelo medo de arriscar.

Muitas vezes encontramos um ponto cuja estrutura foge aos padrões das lojas físicas do nosso ramo de atuação e a insegurança pode falar mais alto.

O ideal nesses momentos é deixar o medo de lado e analisar friamente a situação.

Muitas vezes um local mais moderno, com novidades arquitetônicas, mas que seja bem localizado, pode ajudar a atrair clientes, que ficarão curiosos para conhecer a sua loja.

Não avaliar o modo como os clientes chegam até o negócio

Avaliar a maneira como os clientes chegam até o ponto comercial possibilita que seu negócio crie estratégias para melhor recebê-lo.

Caso a sua loja se situe em um calçadão, por exemplo, os principais clientes serão os transeuntes que passam por lá.

Dessa forma investir na vitrine e em outros recursos para que eles se interessem em entrar na loja pode ser uma ótima tática.

Mas, caso o seu ponto seja localizado em uma avenida movimentada, é comum que os clientes cheguem até o negócio utilizando automóveis.

Assim, será preciso disponibilizar vagas de estacionamento e profissionais de segurança para fazer a vigilância.

Qual a diferença entre ponto comercial e estabelecimento?

Muita gente faz uma confusão com esses dois conceitos, mas eles não se confundem.

Enquanto ponto comercial se trata do local físico em que a atividade será realizada, o estabelecimento empresarial se refere a todos os bens responsáveis por fazerem o negócio funcionar.

Ou seja, o ponto comercial é a localização propriamente dita do negócio, já o estabelecimento é o que nele contém para que o empreendimento funcione.

Assim, uma empresa pode ter um único estabelecimento espalhado em inúmeros pontos.

O que diz a lei sobre contratos de locação de pontos comerciais?

Outro aspecto fundamental no processo de escolha do ponto comercial ideal é o cumprimento da legislação (tanto para o locador, quanto para o locatário).

Todas as partes envolvidas possuem direitos e obrigações e segui-las é essencial para a reputação e saúde financeira do negócio.

A seguir, veremos alguns pontos importantes que a Lei do inquilinato traz sobre esse assunto:

Informações que precisam conter no contrato de aluguel comercial

Em um contrato de locação de ponto comercial deverão contidas inúmeras informações sobre o acordo estabelecido entre as partes.

No entanto, informações que são fundamentais e devem estar presentes em qualquer contrato desse tipo. Veja:

  • Dados do locador ou locatário (que pode ser pessoa física ou jurídica);
  • Discriminação dos bens que serão alugados;
  • Especificação do tempo de duração do contrato e da utilização do imóvel;
  • Prazos, formas de pagamento e condições para reajustes do aluguel;
  • Garantias, calções e outros pagamentos não inclusos no valor do aluguel.

Renovação compulsória do contrato de aluguel

Segundo a legislação vigente, o inquilino do tem direito de renovar o contrato, se assim desejar.

Essa renovação é de cunho compulsório e tem como principal objetivo proteger o empreendimento e garante ao empreendedor a permanência do local.

Nesse sentido, caso o locador não aceite a renovação, é possível entrar com um pedido na justiça desde que:

  • O aluguel tenha prazo determinado no contrato;
  • O contrato deve ter cumprimento de um tempo mínimo de 5 anos, mesmo que esse tempo tenha sido somado em mais de um contrato;
  • A atuação no ramo comercial deve ter duração de, no mínimo 3 anos. Se o locatário tem um supermercado e resolve transformá-lo em uma loja de calçados, o direito de renovação é extinto;
  • Para que a renovação compulsória aconteça, é preciso que ela seja solicitada em um ano e meio antes do término do contrato.

Reformas

Após um tempo em um ponto comercial, é comum que os empreendedores desejem realizar reformas para renovar ou transformar o local, tornando-o mais atrativo para os seus clientes.

No entanto, é preciso verificar o que a lei diz sobre essa situação.

Pequenas reformas com vistas a melhoria do ambiente deve ser autorizadas pelo proprietário e não devem ser destinadas a modificar a estrutura local.

Além disso, é necessário seguir as normas legais do município onde se encontra o ponto comercial

É importante que essas condições estejam expressas no contrato de aluguel.

Assim, nem o locador e nem o locatário precisarão entrar em conflito para resolver essas questões.

Em relação às reformas destinadas à manutenção (pintura, reparos, troca de portas ou janelas), o inquilino que é responsável.

Já nos casos de reformas em decorrência de problemas nas estruturas é de responsabilidade do locador, desde que isso não tenha sido ocasionado pelo mau uso do inquilino.

Ressarcimentos referente a reformas

Caso o contrato de locação não mencione a respeito de ressarcimentos de reformas, devemos verificar a Lei do inquilinato, que traz expressamente as situações que ensejarão a devolução dos valores. Veja:

  • Reparos voltados à conservação do imóvel ou para evitar que haja deterioração devem ser ressarcidos pelo locatário;
  • Melhorias que otimizam e trazem acessibilidade ao imóvel, como rampas de acesso, também precisam ser ressarcidas pelo proprietário;
  • Melhorias de cunho estético não obriga o proprietário à devolução dos valores investidos.

Geralmente o contrato de locação de ponto comercial vem com uma cláusula destinada à renúncia ao direito de indenização pelas melhorias.

Nesse caso, o proprietário deve ser comunicado de qualquer problema que venha surgir no local.

Deveres do inquilino comercial

Assim como é detentor de direitos, o inquilino de ponto comercial também possui deveres. Eles estão tanto na legislação quanto no contrato de aluguel. Veja os principais deles:

  • Efetuar o pagamento do aluguel em dias, bem como os encargos acordados no contrato;
  • Seguir o modo de utilização do imóvel como previamente definido em contrato;
  • Ao final do cumprimento do contrato, devolver o imóvel no mesmo estado em que o recebeu. Desgastes superficiais em razão do uso são tolerados;
  • Qualquer problema percebido no imóvel, como rachaduras e infiltrações, devem ser comunicados ao proprietário;
  • Caso ocorra algum problema em decorrência do uso do local, deve ser reparado pelo locador;
  • Qualquer tipo de modificação que se deseje realizar deve ser comunicada ao proprietário do imóvel;
  • Caso o ponto comercial esteja localizado em um condomínio, é obrigatório que o locatário respeite as suas regras;
  • Caso haja a exigência de garantias ou calções estabelecida pelo contrato, elas devem ser efetivamente padas.

É importante mencionar que um contrato de locação deve atender aos interesses dos envolvidos e todas as cláusulas devem ser respeitadas.

Entretanto, qualquer dúvida ou divergência devem ser sanadas por meio da Lei do inquilinato, que estabelece as normas gerais que norteiam o contrato.

Contratar uma imobiliária para intermediar o processo de locação e o cumprimento da lei e do contrato de locação pode ser uma excelente alternativa.

Saber como escolher o ponto comercial em que funcionará o seu negócio é uma parte importante para que ele consiga se estabelecer e trilhar o caminho do sucesso.

Essa escolha deve acontecer de maneira estratégica, priorizando o bem-estar e segurança dos clientes e funcionários.

Além disso, todo espaço físico deve ser pensado para cativar e atrair o público, por meio da decoração e disposição dos itens no espaço interno da loja.

Tudo isso influenciará no momento da compra e na prestação de um atendimento de qualidade.

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