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Como utilizar o StreamYard para fazer lives de maneira estratégica? Aprenda agora

O StreamYard é uma ferramenta virtual que funciona basicamente como um estúdio online. Essa ferramenta é utilizada para transmitir lives pelas redes sociais e outras plataformas, simultaneamente. Para utilizar o StreamYard é necessário realizar um cadastro prévio e optar pela versão gratuita ou paga. As principais funcionalidades do StreamYard são: personalização de layout da Live, botões na tela com CTA'S interatividade e acompanhemento de métricas em tempo real.
a imagem mostra uma lojista online realizando uma live commerce. Provavelmente ela está utilizando o StreamYard para transmitir as lives.

Principais tópicos

Na pandemia, as lives ganharam uma enorme força e o sucesso continuou mesmo depois daquele período.

Nesse sentido, muitas lojas virtuais e até lojas físicas, passaram a se utilizar as lives para divulgar os seus produtos, anunciar ofertas, potencializar o engajamento e vender seus produtos por meio das tranmissões ao vivo.

O que chamamos hoje de Live commerce.

A partir daí, muitas soluções foram surgindo para facilitar esse trabalho, entre elas, o StreamYard.

Uma ferramenta de transmissão de lives que possui diversas funcionalidades, ajudando as marcas a se destacarem em um mercado tão concorrido.

Pensando nisso, criamos este artigo que mostrará a você como usar o StreamYard de maneira estratégica.

O que é o StreamYard?

O StreamYard é uma ferramenta virtual que funciona basicamente como um estúdio online.

Capaz de auxiliar o usuário no trabalho de realizar e transmitir lives pelas redes sociais e outras plataformas simultaneamente.

Para tanto, não é preciso realizar o download do aplicativo, pois ele funciona diretamente do navegador por meio do acesso ao site oficial.

Entretanto, é necessário realizar um cadastro prévio, sendo facultado ao usuário optar por algum plano pago ou pela versão gratuita.

Entre as diversas funcionalidades do StreamYard, está a possibilidade de adicionar até dez pessoas à transmissão, sem que para isso seja preciso elas estarem no mesmo lugar físico.

Essa opção oferece mais dinamismo e criatividade à live, algo fundamental quando se trata de conteúdo online.

História e Origem

O StreamYard foi desenvolvido pelos então estudantes Geige Vandentop e Dan Briggs, que faziam parte do programa de engenharia da University of Victoria (Canadá).

Amigos na universidade, passaram a criar diversas soluções em conjunto.

Para Geige e Dan, as transmissões ao vivo, são um instrumento poderoso para criar narrativas e compartilhar histórias.

E, mesmo que o usuário seja uma pessoa comum, um criador de conteúdo ou profissional de marketing de uma grande marca, as lives são um excelente meio de divulgar uma mensagem.

Facilitando os processos

Mesmo entendendo que as transmissões ao vivo podem oferecer diversas vantagens a todos.

Os desenvolvedores do StreamYard entendiam que as ferramentas para a realização desse trabalho eram complexas.

Exigindo também um grande investimento em dinheiro.

E, percebendo que isso poderia criar barreiras para a criação de conteúdo, esses profissionais resolveram criar uma ferramenta de fácil uso e que fosse, ao mesmo tempo, divertida.

Isso possibilitou a criação do StreamYard, que é desenvolvido sob três pilares: simplicidade, estabilidade e fluxos profissionais.

Por isso, a ferramenta não exige do usuário um conhecimento aprofundado de tecnologia para melhor experiência possível para a sua audiência.

Pra que serve o StreamYard?

Como já foi mencionado, o StreamYard é, sobretudo, uma ferramenta de produção de conteúdo.

Voltado para todo o tipo de público, devido a sua fácil usabilidade e possibilidade de transmissão simultânea em outras plataformas.

O software é uma ótima solução para impulsionar a visibilidade de uma marca e fortalecer a sua relação com o público.

Por se tratar de uma ferramenta bastante versátil, o StreamYard pode ser utilizado em diversas situações práticas.

Veja algumas delas:

Transmissões ao vivo de eventos, webinars e conferências

As transmissões de eventos, webinars e conferências são facilitados pelo StreamYard que permite a transmissão por meio de diversas plataformas simultaneamente.

Além da participação de diversos palestrantes na live.

O que é fundamental para esses tipos de encontros virtuais.

Entrevistas e bate-papos com convidados

Entrevistas e bate-papo são excelentes formatos de produção de conteúdos, muito utilizados principalmente pela sua dinâmica.

Como StreamYard, é possível a conversa com vários participantes, permitindo a multiplicidade de perspectivas sobre um determinado assunto.

Demonstração de produtos e tutoriais

A demonstração de produtos e seus modos de utilização por meio de tutoriais é um trabalho imprescindível para quem trabalha com e-commerce.

Como a audiência não tem acesso físico ao produto, esse tipo de transmissão permite que se conheça melhor sobre ele.

E a realização de lives é ideal para esse trabalho, pois possibilita que os espectadores tirem suas dúvidas.

Transmissões de jogos e conteúdo de entretenimento

Outro modo de fazer uso do StreamYard é realizando a transmissão de jogos e conteúdos de entretenimento.

Esse modelo de live é bastante popular, pois a transmissão é acompanhada dos comentários do administrador, tornando-a mais dinâmica.

Quais são as principais funcionalidades dessa ferramenta?

Para que o StreamYard cumpra com a proposta dos seus criadores — de ser uma ferramenta facilitadora de produção e transmissão de lives por qualquer pessoa —, ele conta com diversas funcionalidades.

Veja!

Layout personalizado

A personalização é uma forte característica desse software. Isso significa que o usuário pode modificar o layout para ajustá-lo às suas preferências pessoais e profissionais.

Na prática, é possível escolher a maneira que os convidados ficarão dispostos na tela, além da possibilidade de manipular os recursos visuais, como a inserção de banner, logomarca, gifs, entre outros.

É possível também o compartilhamento de tela, algo fundamental quando desejamos apresentar slides ou outras informações constantes no visor do apresentador.

Botões na tela

Os botões na tela são muito úteis, principalmente para quem tem ecommerce, entre as principais funções, estão os CTAs (Call to Actions).

Que oferecem à audiência o convite para realizar uma ação, como baixar arquivos, se inscrever nas newslatter ou conhecer produtos.

Assim, caso seja utilizado nas estratégias de marketing digital, os botões são capazes de fazer com que o público interaja com a marca, aumentando o seu engajamento.

E, consequentemente, ampliando o seu destaque nas redes.

Adição de palestrantes

A adição de palestrantes nas lives é uma ótima maneira de dinamizá-las.

Além disso, trazer profissionais atuantes do ramo no qual se deseja discutir, oferece autoridade e profundidade ao conteúdo.

Não podemos esquecer que, atualmente, a informação é um importante aspecto no processo de compra e, antes de fechar negócio, o cliente busca conhecimento a respeito do serviço ou produto.

Assim, oferecer conteúdo de qualidade ajudará a reduzir as dúvidas do público e, ao mesmo tempo, ajuda a construir com ele uma relação sólida de confiança.

Por isso, o StreamYard oferece a oportunidade de se adicionar diversos palestrantes em sua live, deixando-a mais atrativa.

Mensagens privadas

As mensagens privadas são muito úteis quando uma live é aberta.

Além dos participantes, fazem parte desse trabalho também os administradores da transmissão.

Portanto, essa funcionalidade é crucial para que uma comunicação efetiva entre essas pessoas aconteça.

Dessa forma, enquanto a live acontece, é possível realizar a troca de mensagens, facilitando o alinhamento das discussões, ou a redução de possíveis falhas.

Gravação de conteúdo

O StreamYard também é capaz de gravar o conteúdo da live, além de transmiti-lo.

Assim, quando um usuário não puder assistir à apresentação, terá oportunidade de fazê-lo em outro momento.

O processo de gravação é simples e mantém a qualidade dos arquivos, preservando vídeo e áudio.

Outra vantagem dessa funcionalidade é a venda do conteúdo, após divulgação de trechos da apresentação nas redes sociais.

Ou disponibilizá-lo gratuitamente nas comunidades do Facebook, LinkedIn e WhatsApp por meio de links para download.

Interatividade

Interagir com a audiência é muito importante durante a live.

É importante para as pessoas se sentirem notadas pela marca, que deve levar em consideração o que as pessoas estão comentando durante a transmissão.

Assim, o StreamYard possibilita essa dinâmica de comunicação, permitindo aos participantes comentarem e aos transmissores escolherem os melhores comentários para interagir ou dar destaque.

Análise de dados

Toda estratégia deve contar com a etapa de controle.

Nele, devemos avaliar os números e comparar com os objetivos previamente definidos.

Por isso, o StreamYard vem com a função de compartilhamento de métricas em tempo real.

Oferecendo diversos dados, como: retenção do público, nível de interação e tempo de exibição.

Essas informações estarão disponível para os administradores da transmissão, que poderão desenvolver táticas para melhorar esses indicadores.

Como a realização de sorteios para quem ficar presente até o fim da apresentação.

Chroma Key

Chroma Key é um recurso utilizado nas produções audiovisuais que insere um cenário virtual sobre um fundo de cor sólida.

Esse mecanismo é muito utilizado em filmes, publicidade e jornalismo, mas o seu acesso tem sido facilitado ao longo dos anos e hoje, podemos fazer esse trabalho do celular.

O StreamYard oferece ao usuário que personalize a sua exibição colocando fundos diversos, como fotografias de sua preferência, banners, logomarca ou qualquer outra imagem da sua preferência.

Edição dos detalhes da transmissão

Pelo StreamYard, o usuário é capaz de realizar edições na transmissão, no momento em que ela acontece.

Para tanto, ele deve acessar o menu de edição e fazer as modificações desejadas.

Ainda é possível optar por outras ferramentas para realizar o compartilhamento de conteúdo.

Mesmo sem configuração prévia para que isso ocorra no momento da transmissão.

Multitransmissão

Para as marcas, a funcionalidade da Multitransmissão é fundamental, dada a importância da sua presença em diversos canais.

Dessa forma, o StreamYard possibilita a transmissão simultânea em diversas plataformas, como no Youtube e na Even3 ao mesmo tempo.

Essa estratégia é capaz de ampliar o alcance da marca e promover lives mais criativas (como o fornecimento de certificado para quem assiste das plataformas pagas.

Sem privar o público não pagante do acesso). Entretanto, essa é uma funcionalidade paga.

Quais as vantagens da utilização do StreamYard?

Além das diversas possibilidades disponíveis, que facilitará o trabalho de transmissão de live, o StreamYard possui diversas outras vantagens, confira!

  • Organização: o processo de organização é facilitado, pois não há necessidade de fazer download de nenhum programa, uma vez que ele funciona diretamente do navegador;
  • Transmissões simultâneas: o StreamYard possibilita a transmissão da live por diversas plataformas, como Facebook, YouTube e LinkedIn, alcançando um público maior;
  • Diversos participantes: até 10 pessoas podem participar da live, entre elas, 6 podem aparecer na tela;
  • Criação de banners: o StreamYard oferece a opção de criação de banners com o tema da live, deixando-a mais criativa e personalizada;
  • Exibição de comentários: durante a live, os administradores poderão selecionar alguns comentários do seu interesse para exibi-los em tela.
  • Compartilhamento de tela: essa função deixa a apresentação mais dinâmica e didática, sendo ideal para trabalhos acadêmicos e mesmo lives de venda, cujo o objetivo seja apresentar produtos em um site.

Como usar o StreamYard?

O StreamYard foi desenvolvido para que as transmissões de live acontecessem de maneira simples, intuitiva e até divertida para os produtores de conteúdo.

No entanto, para que ele seja utilizado corretamente é necessário seguir alguns passos.

É importante ressaltar que, apesar de poder ser usado gratuitamente, o StreamYard disponibiliza diversos planos com funcionalidades aprimoradas.

Que devem ser escolhidos conforme as necessidades do usuário.

Confira, a seguir, como usar a plataforma.

Realize a inscrição no StreamYard

O primeiro passo para a utilização dessa ferramenta é a realização do registro, uma etapa muito simples em comparação a outros softwares de transmissão de lives.

Nesse momento, é preciso fazer o cadastro usando um e-mail válido.

Em seguida, um código de acesso será enviado para o e-mail informado a fim de que o usuário confirme o registro.

Aqui, é preciso agilidade, já que o código tem validade de 15 minutos, expirado em seguida.

Uma das grandes vantagens do StramYard é a sua conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados pessoais (Lei nº 13.709).

A princípio ele não solicita nome, endereço e dados de pagamento, sendo o login realizado por meio do acesso ao código.

A ferramenta não armazena qualquer dado que tenha natureza confidencial, o que é um diferencial, ao compararmos com outras plataformas de transmissão de live.

Conecte o StreamYard a outras plataformas

Após a etapa de inscrição será necessário conectar o StreamYard a outras plataformas, como o YouTube e as redes sociais compatíveis com ele.

É possível conectar várias contas ao mesmo tempo, ou grupos diversos a partir de um mesmo canal.

Assim, para que cada um dessas plataformas sejam conectadas ao StreamYard, é necessário acessar a conta responsável pelo compartilhamento da transmissão.

Agende uma sessão

Após a conexão de todos os canais, será possível realizar o agendamento da live.

No entanto, a plataforma permite essa ação apenas se o agendamento ocorrer até 7 dias antes da transmissão.

Para tanto, é preciso acessar a opção “Broadcast” e clicar em “Create Broadcast”.

Em seguida, o usuário deve escolher os locais que deseja transmitir a live.

Dependendo do plano escolhido, é possível se conectar em até 8 contas simultâneas.

Escolha um título e uma descrição

A escolha do título deve ser criteriosa, capaz de chamar atenção da sua audiência e, ao mesmo tempo, ser explicativo, anunciando o seu assunto.

Caso uma boa ideia não surja nesse momento, o título pode ser modificado ao longo da transmissão.

A descrição, por sua vez, deve ser mais detalhada, contendo as principais informações que serão abordadas na live (inclusive links para compra ou contato).

A apresentação deve acontecer em até 10 minutos após do horário agendado, sob risco de cancelamento da transmissão.

Transmita sem agendamento prévio

A transmissão de lives também pode acontecer sem agendamento prévio e acontece de maneira ainda mais simples.

É preciso, antes de começar, fazer a escolha dos canais em que a live será exibida, acessando o ícone localizado na parte superior da página inicial.

Após essa ação, basta escolher o título e a descrição e dar início a transmissão.

Verifique planos e preços

O StreamYard foi desenvolvido para tornar mais acessível à transmissão de lives para qualquer pessoa, e por esse motivo, conta com um plano gratuito, que contém as funcionalidades mais básicas.

Podendo ser utilizado por qualquer usuário.

No entanto, para quem deseja investir em soluções mais completas, a plataforma traz o plano Basic e o Professional.

Confira:

Versão gratuita

A versão gratuita, apesar de permitir a transmissão e algumas personalizações, conta com algumas limitações, como:

  • A exibição da logo do StreamYard na tela em todas as lives;
  • Transmissões limitadas a 20h meses;
  • A transmissão só pode ser feita em apenas uma plataforma (no Facebook ou no YouTube, por exemplo).

Versão paga

A versão paga é dividida no plano Basic e Professional.

O Basic requer um pagamento de 20 dólares mensais e conta com vários benefícios, como:

  • A versão paga é dividida no plano Basic e Plus. O Basic requer um pagamento de 20 dólares mensais e conta com vários benefícios, como:
  • Realização de lives por tempo ilimitado;
  • Inserção de logomarcas personalizadas na tela;
  • Possibilidade de personalização do fundo da tela;
  • Gravação de até 4h de live;
  • Transmissão simultânea em até 2 plataformas distintas.

O plano Professional, por sua vez, custa 39 dólares mensais e, além de todas as possibilidades citadas, ainda oferece:

  • Realização de até 8h de gravação de live;
  • Transmissão simultânea em até cinco plataformas diferentes.

Quais as diferenças entre a versão gratuita e as versões pagas da ferramenta?

No StreamYard, o plano gratuito é capaz de atender as demandas mais elementares de produção de live.

Suas configurações são bastante similares às de outras plataformas de videoconferência, como o Zoom e o Google Meet.

No entanto, trata-se do plano com mais limitações, como vimos anteriormente, que pode não atrapalhar quem está começando, mas que causará certo incômodo no produtor de conteúdo mais experiente.

Para quem quer dar um toque mais profissional às lives pode optar pelo plano basic, que não tem a limitação das horas de exibição nem a marca d’água da plataforma.

Porém, ainda restringe a quantidade de participantes.

Nesse caso, para se livrar desse impedimento, o plano professional é o ideal.

Além de todos os benefícios já mencionados, o usuário tem a possibilidade de armazenar até 8h de live em full HD.

Como fazer Live Commerce pelo StreamYard?

A live shop é uma modalidade de live voltada para a venda de produtos.

Esse tipo de transmissão já era uma grande tendência quando passou a ficar muito popular durante a pandemia.

Hoje, as live shop são estratégias eficazes de campanhas voltadas para a divulgação de produtos novos ou queima de estoque, melhorando os resultados das marcas e o seu alcance nas redes.

A seguir, mostraremos como fazer esse trabalho!

Faça um roteiro

Embora as lives sejam feitas de muita improvisação, montar um roteiro para orientar a apresentação pode fazer toda diferença.

Dessa forma, organize em tópicos os assuntos a serem tratados e os produtos que serão exibidos, descrevendo as suas características e seus pontos fortes.

Essa etapa serve para ajudar na condução da live, o apresentador deve ser livre para, conforme for interagindo com o público, dar seu toque particular na transmissão.

O importante é que nenhum tópico considerado essencial fique de fora da transmissão.

Prepare-se para transmissões

Antes de começar a live, verifique se o seu equipamento técnico está funcionando (como microfone, luz, chroma key, conexão com a internet).

Essa etapa é fundamental para que a live aconteça sem intercorrências.

Não podemos esquecer que os usuários de internet estão constantemente recebendo estímulos diversos e, caso a live apresente problemas, eles podem não voltar a assistir.

Segurar a audiência até o fim é um dos sinais de sucesso de uma live shop.

Interaja com o público durante a transmissão

As pessoas que participam de uma live podem enviar comentários com dúvidas, elogios, sugestões, ou apenas saudações.

É importante realizar, por meio de um administrador, a seleção de alguns desses comentários para interagir com o público.

Essa atitude, além de esclarecer sobre dúvidas, mostra as pessoas que a marca se preocupa com elas e as nota. Isso é importante para que a relação com o público seja fortalecida.

Utilize recursos de branding para fortalecer a identidade visual da transmissão

As estratégias de branding são voltadas para mostrar às pessoas os valores e a cultura de uma marca.

Para isso, faz uso de diversos recursos diversos, capazes de expressar quem é a marca e qual o seu objetivo maior.

Nas lives no Streamyard, os usuários podem imprimir na tela a logomarca da empresa, banners ou fundo personalizado que fortalecem a identidade da marca.

Fazer uso dessas ferramentas é fundamental para fortalecer a identidade visual da transmissão.

A produção de conteúdo para internet é um aspecto relevante das estratégias de venda atualmente e é muito importante contar com soluções que facilitam e aprimoram o contato com o público.

Por isso, saber como usar o StreamYard faz toda a diferença no momento da transmissão e possibilita ao usuário explorar ao máximo as funcionalidades da plataforma.

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