Pesquisar
Close this search box.

Marketing digital para empreendedores: como começar essa estratégia no seu negócio

Através das ações e estratégias de marketing digital as pequenas empresas podem segmentar o público e estreitar ainda mais as relações. Além de poder mensurar se as ações estão dando certo ou não. Outro benefício do marketing digital para empreendedores é construir autoridade de marca, gerar confiança e se fazer presente na cabeça dos consumidores de maneira positiva. Aumentando ainda mais as vendas.
marketing digital para empreendedores

Principais tópicos

Conhecer as estratégias de marketing digital para empreendedores faz diferença principalmente para quem quer abrir um negócio ou é iniciante nessa área.

Assim, dá para direcionar de uma maneira assertiva as iniciativas, a fim de atrair consumidores e garantir mais vendas.

Para ajudar você nesse sentido, explicamos a seguir o que é marketing digital e alguns dos conceitos mais importantes.

Também detalhamos a importância do marketing digital para empreendedores e citamos algumas dicas para aplicar no seu negócio. 

O que é marketing digital

O marketing digital pode ser definido como a soma de estratégias usadas para vender os seus produtos ou serviços em ambientes digitais.

Essa tática pode ser utilizada por pessoas, empreendedores, empresas de vários portes, instituições e governos.

Do mesmo modo, essas estratégias podem se concentrar em diferentes canais digitais, a exemplo de sites, blogs, redes sociais, e-mail, entre outros.

A escolha desses meios depende dos objetivos de cada empresa, bem como do público que deseja atingir.

Principais conceitos de marketing digital

Dentro dessa área, há alguns conceitos que contribuem para a implementação das estratégias. Confira!

Persona

A persona corresponde a um perfil de cliente ideal, com características e necessidades específicas. Para entender melhor esse termo, consideremos o exemplo de uma loja online de lingerie.

Ao definir as suas personas, você pode chegar ao perfil de Joana, de 33 anos, que adora moda e usa as redes sociais para se informar.

Além de conhecer as tendências para se vestir bem, ela também prioriza o conforto das peças que usa.

Funil de vendas

Já o funil de vendas corresponde ao caminho que o consumidor percorre durante o processo de aquisição do seu produto ou serviço.

Com isso, o topo do funil leva em conta a descoberta de um problema.

O meio corresponde ao reconhecimento e à consideração. Já o fundo do funil consiste na decisão final de compra.

Leads

Leads são consumidores em potencial.

Representam os contatos que demonstraram interesse no que a sua empresa vende.

Por meio de uma estratégia de marketing, é possível iniciar um relacionamento com esse possível cliente até atraí-lo para uma oportunidade de negócio.

Benefícios do marketing digital para empreendedores

É comum que, quando um empreendedor ainda está abrindo um negócio, não tenha conhecimento de como vender e como atrair os compradores.

No entanto, é fundamental aprender sobre marketing digital para se inteirar das necessidades da sua audiência e planejar ações que correspondam às suas preferências.

Essas estratégias auxiliam a não perder tempo e recursos com iniciativas que não estão relacionadas com o seu público.

Veja outros benefícios:

Permite saber se os resultados estão dando certo

Todas as ações de marketing são mensuráveis, ou seja, é possível medir a performance das ações executadas pelo seu negócio e melhorar a experiência dos consumidores para garantir a fidelização.

Permite a segmentação do seu público

Quando falamos em vendas na internet, não existe essa de vender para todo mundo.

É preciso saber exatamente para quem você quer vender.

Dessa forma, você irá segmentar seu público-alvo e conhecer ainda mais o que ele espera da sua empresa.

E isso vai te ajudar muito na hora de criar estratégias de vendas e promoções.

Constrói autoridade de marca

Se o seu negócio estiver presente nos meios digitais através das ações de marketing, sua empresa irá se consolidar no mercado como uma autoridade.

O que constrói essa autoridade de marca é o quanto sua marca é lembrada e o quanto os consumidores gostam e indicam seu produto.

Como turbinar as vendas do seu negócio com o marketing digital para empreendedores

Defina a sua persona

Inicialmente, é bom fazer uma pesquisa nas redes sociais para entender algumas questões relacionadas à sua persona.

Veja os perfis de concorrentes e confira quais são as dores dos consumidores atendidas pela concorrência e aquelas que ainda não são.

Também confira quais são os temas mais discutidos pelas empresas e quem são os clientes em sua maioria (idade, gênero, profissão etc.).

Você ainda pode verificar os principais objetivos e valores da sua persona.

Há ainda algumas ferramentas que podem ajudar a entender o seu público, como o GA4.

Produza conteúdo para o funil de vendas

Com as suas personas definidas, você pode começar a produzir conteúdo para as etapas do funil de vendas.

Para a primeira fase, que consiste na descoberta de um problema, o conteúdo deve ser mais amplo, destinado a quem ainda não tem conhecimento sobre um determinado assunto.

Desse modo, você pode produzir posts de blogs, infográficos, postagens em redes sociais, entre outros materiais.

No meio do funil, além dos posts de blog, os e-books são estratégias interessantes.

Por último, o fundo de funil pode envolver a criação de webinars e cases de sucesso.

Ofereça conteúdo relevante

Para oferecer um conteúdo de qualidade, faça uma pesquisa de mercado e compreenda de que modo a sua audiência busca informações.

Saiba também o tipo de linguagem que a sua persona usa, para que a comunicação da sua empresa funcione do jeito mais adequado.

Um conteúdo relevante também deve carregar a identidade da sua marca.

Planeje as ações

O planejamento é um dos principais pontos que levam ao sucesso das estratégias de marketing digital.

Sem isso, a sua empresa não garante a consistência necessária para colher os resultados dessas iniciativas.

Portanto, comece definindo os objetivos da sua marca e as prioridades dela.

Assim, você pode elaborar um calendário para a produção de conteúdo, conforme as necessidades do seu negócio. 

Acompanhe os dados

Não adianta planejar e executar ações de marketing digital sem acompanhar os resultados correspondentes.

Por meio desse acompanhamento, a sua empresa vai conhecer as iniciativas que estão no caminho certo e aquelas que precisam de ajustes. 

Esses números podem ser observados por meio de ferramentas das próprias redes sociais, por exemplo.

Assim, é possível medir métricas como o alcance de postagens, o engajamento e o crescimento do perfil.

Principais Métricas Para Acompanhar

ROI

Roi significa, em português, Retorno Sobre Investimento. Através do cálculo dessa métrica é possível saber quanto de lucro ou prejuízo uma empresa obteve referente a uma ação executada.

A fórmula é a seguinte:

ROI = (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento.

O valor do ROI consiste em indicar que investimentos são mais eficientes para a estratégia da empresa, otimizando as ações realizadas e melhorando os resultados significativamente.

CAC

Essa métrica mede o custo de aquisição de cada cliente que comprou na sua loja.

Para fazer o cálculo, você só precisa da seguinte fórmula:

CAC= Gastos com marketing, vendas e despesas gerais / número de novos clientes.

Basicamente, você vai somar os gastos que o seu negócio teve com marketing, vendas e despesas gerais.

Em seguida, dividir o total pelo número de clientes.

Tráfego

O tráfego de um site revela a quantidade de visitantes que estão chegando no site.

Através da plataforma do Google GA4, é possível visualizar exatamente a quantidade de visitantes que estão sendo gerados por meio das estratégias em redes sociais, blogs, busca orgânica nos motores de busca.

O resultado revela diretamente onde os esforços de atração de leads estão surtindo maior efeito.

Taxa de conversão

A taxa de conversão de vendas diz respeito à proporção de vendas realizadas em um determinado espaço de tempo.

É um importante indicador porque apresenta como está a saúde financeira de um qualquer negócio.

Taxa de Conversão= Taxa de conversão = Número de vendas / Número de visitas x 100.

Ticket Médio

Outra métrica importante é o ticket médio, que é quanto o consumidor gasta em média na sua loja.

Ticket médio = Valor total de vendas / Quantidade de vendas x 100.

Com base no que foi apresentado, você viu a importância de não deixar de lado as ações de marketing digital para empreendedores, a fim alavancar o seu negócio.

Conteúdos que podem te interessar:

Como definir o nicho de mercado do seu negócio;
O que é e-commerce e como montar o seu;
Como vender nos Marketplaces.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!