Pesquisar
Close this search box.

O que é Marketplace: Entenda como funciona esse modelo de negócio, vantagens e desafios

Marketplace é um modelo de negócio online que reúne vários lojistas em um mesmo ambiente de vendas. Eles funcionam como um shopping virtual: em um só lugar, os usuários podem pesquisar e comprar produtos de diferentes lojas. Em troca desse espaço para vendas, os marketplaces costumam cobrar taxas e comissões sobre os pedidos. Em contrapartida, oferecem uma infraestrutura de marketing robusta, promovendo uma ampla visibilidade dos produtos e ampliando as oportunidades de venda online.
marketplace

Principais tópicos

Se você trabalha com vendas pela internet, costuma comprar pela internet ou está planejando tirar seu sonho de empreender do papel, já deve ter ouvido falar em marketplace.

Mas, você sabe realmente como esse modelo de negócio funciona?

Neste artigo, vamos falar tudo sobre marketplace: o que é, como funciona, vantagens e desafios.

Confira!

O que é Marketplace?

Marketplace é um modelo de negócio online que reúne vários lojistas em um mesmo ambiente de vendas.

Como você já deve ter ouvido por aí, o marketplace funciona como um shopping virtual: em um só lugar, os usuários podem pesquisar e comprar produtos de diferentes lojas.

Em troca desse espaço para vendas, os marketplaces costumam cobrar taxas e comissões sobre os pedidos.

Dessa maneira, todos os envolvidos saem ganhando.

Esse modelo de vendas na internet é usado por gigantes do e-commerce, como Amazon, Shein, Shopee, AliExpress, Mercado Livre, Americanas e Magazine Luiza.

📹 Assista:

Quando surgiu o marketplace?

De acordo com os primeiros registros, na década de 90 com a chegada da Amazon o conceito de marketplace começou a ser desenhado no mundo.

Posteriormente nos EUA, houve a chegada do eBay, um site que funcionava como um leilão de colecionáveis e que logo se tornou o primeiro marketplace online a atingir volume.

No Brasil e América Latina, os primeiros registros de marketplaces se deram em de 1999 com o início das operações do Mercado Livre no Brasil.

Diferença entre Marketplace, Loja Virtual e E-commerce

Marketplace, loja virtual e e-commerce são conceitos do universo do comércio eletrônico.

E, embora tenham significados diferentes, muitas vezes eles são usados como sinônimos.

Entenda a seguir, as diferenças entre cada um dos conceitos.

E-commerce

E-commerce é todo tipo de comércio eletrônico, que acontece à distância, por meio de dispositivos conectados.

Dentro do e-commerce, existem diversos canais de vendas, entre eles as lojas virtuais, os aplicativos, as redes sociais e os próprios marketplaces.

Marketplace:

Como você já deve ter ouvido por aí, o Marketplace é como se fosse um shopping online, onde você “aluga” seu espaço naquele grande centro de compras. 

Loja Virtual

Enquanto a loja virtual é um canal de vendas de um único lojista, no marketplace existe uma infinidade de vendedores oferecendo seus produtos no mesmo ambiente. 

Os donos dos marketplaces geralmente cobram uma porcentagem em cima das vendas feitas na plataforma.

Em contrapartida, os marketplaces já oferecem uma infraestrutura de marketing que garante uma alta visibilidade da plataforma.

Já na loja virtual, o vendedor cria a sua própria loja e pode administrar como bem entender, trabalhar a sua identidade visual, organizar suas vitrines e inserir seus produtos.

Compreendeu a diferença?

Existem vantagens e desvantagens tanto nos marketplaces quanto nas lojas virtuais.

Então, é preciso avaliar quais canais de vendas são mais relevantes para o seu negócio.

Mas nada impede de criar uma loja virtual e também vender seus produtos em marketplaces, sabia?

Aliás, existem plataformas de e-commerce que facilitam essa integração entre os canais.

Assim, você pode alcançar mais pessoas e conquistar mais vendas.

📌 Veja também: como funciona a integração com marketplace

Como funciona um Marketplace?

O modelo de marketplace funciona como uma parceria entre uma plataforma e os lojistas.

Para que a parceria funcione, existe uma divisão de tarefas.

Os marketplaces são responsáveis por oferecer o ambiente de vendas e garantir a segurança das transações.

Além disso, eles investem fortemente em marketing (redes sociais, anúncios, envios de e-mail marketing, etc.) para garantir o que os vendedores mais desejam em suas plataformas: tráfego de clientes.

Os lojistas, por sua vez, devem inserir seus produtos na plataforma, com imagens e informações completas, e receber os pedidos dos clientes.

Depois que eles fazem uma compra, é o vendedor quem separa o produto no estoque, embala, emite a nota fiscal e faz o envio pela transportadora.

Depois da entrega, o vendedor recebe o valor da venda, já com a comissão da plataforma descontada.

Algumas plataformas também podem fazer o envio de pedidos, dependendo da sua estrutura logística.

Se tiver um centro de distribuição, por exemplo, pode oferecer o fulfillment, que engloba os processos de separação dos pedidos até a entrega aos clientes.

Se houver qualquer problema no pedido, como trocas e devoluções, é o vendedor que resolve a necessidade do cliente.

Porém, como a intermediação da venda é responsabilidade do marketplace, as plataformas costumam mediar esses procedimentos para garantir segurança para a loja e para os clientes.

Os compradores, porém, podem não saber diferenciar quando estão comprando em um marketplace ou em uma loja virtual de uma marca.

Afinal, muitas plataformas conciliam a venda dos seus produtos, que elas próprias vendem e entregam, com espaços para outros lojistas.

Porém, os consumidores podem identificar quando a venda acontece no modelo de marketplace: as plataformas informam, na página do produto, que aquele item é “vendido e entregue por X”.

Assim, é possível saber qual lojista é responsável pela venda e pelo envio daquele produto, o que traz mais transparência para a transação.

Panorama sobre os Marketplaces no Brasil

O mercado de marketplaces não para de crescer.

Plataformas que surgiram nos últimos anos estão se tornando gigantes da internet, e grandes varejistas estão inserindo esse modelo nos seus negócios.

E para comprovar essa tese, trouxemos alguns numeros dos maiores marketplaces do Brasil, que mostram um crescimento exorbitante desses grandes centros de compra.

Em 2022, segundo divulgado pelo portal Ecommerce Brasil, os 5 maiores marketplaces do Brasil representaram 78% das vendas online do país.

Quando consideramos os grandes players do mercado, como Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, Via e Amazon, podemos ver que se trata de um número expressivo.

Todos faturaram juntos cerca de R$ 203,4 bilhões em 2022, de acordo com a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).

Em 2023, segundo um relatório recente da Conversion, o Mercado Livre se manteve na liderança e foi o marketplace mais acessado pelos brasileiros, com mais de 300 milhões de visitas online por mês.

A seguir, veja quantas visitas online cada marketplace recebeu em 2023:

  • Mercado Livre: Líder absoluto, com mais de 300 milhões de visitas por mês.
  • Amazon: Seguindo de perto, com uma média de 200 milhões de visitas mensais.
  • Shopee: Conquistando o terceiro lugar, com cerca de 160 milhões de visitantes por mês.
  • Magazine Luiza: aparece em quarto lugar, com uma média de 120 milhões de visitas mensais.

Quais as vantagens de um Marketplace?

Marketplaces trazem vantagens para todos os envolvidos: os vendedores, que ganham visibilidade, credibilidade e vendas.

Os compradores, que podem pesquisar produtos de vários lojistas em um lugar só, encontrar preços competitivos e comprar com confiança; e as plataformas, que ganham com a intermediação de milhares de transações.

A seguir, vamos detalhar as vantagens do modelo de marketplace para os vendedores parceiros da plataforma, para você entender a importância de trabalhar com esse canal de vendas.

Confira:

Visibilidade

O principal benefício que os vendedores buscam em marketplaces é a visibilidade.

Nessas plataformas, eles podem alcançar muitos clientes que talvez nunca conhecessem a sua loja virtual.

Os marketplaces têm um público enorme, investem em marketing, aparecem nas primeiras posições do Google e, assim, contribuem para a divulgação dos lojistas.

Credibilidade

Marketplaces geralmente são grandes plataformas, com marcas robustas.

Os clientes já conhecem a marca, já compraram outras vezes na plataforma e já tiveram uma boa experiência de compra.

Então, eles têm uma credibilidade que é transmitida para os vendedores.

Se tivessem apenas uma loja virtual própria, eles demorariam mais tempo para construir sua reputação e ganhar a confiança dos clientes.

Oportunidade de vendas

Com mais visibilidade e credibilidade, os lojistas tendem a vender muito mais.

O marketplace oferece um espaço privilegiado de vendas e passa a ser um dos principais canais de aquisição de clientes.

Já que sempre estão surgindo novos consumidores e novas oportunidades de divulgar seus produtos.

Infraestrutura pronta

Os marketplaces oferecem toda a estrutura que os vendedores precisam para anunciar seus produtos, atender os clientes e receber os pagamentos.

Como são marcas poderosas, elas investem constantemente em desenvolvimento e melhorias das suas plataformas, que são confiáveis e oferecem uma boa experiência ao cliente.

Quais são os desafios de vender em marketplace?

Marketplaces oferecem grandes oportunidades.

Mas é preciso avaliar algumas desvantagens que esse tipo de e-commerce traz e analisar se realmente vale a pena para a sua loja.

Veja agora quais são elas:

Limitações da plataforma

Nos marketplaces, os lojistas precisam lidar com as definições e limitações das plataformas.

São elas que ditam as regras, os percentuais de comissão, a experiência de navegação, as campanhas de marketing, as formas de pagamento e outros diversos pontos.

Se o marketplace resolve fechar ou aumentar taxas e comissões, não há muito o que fazer.

O vendedor não tem poder de barganha diante de plataformas poderosas como essas.

Perda de identidade da marca

Marketplaces oferecem pouca liberdade para customizar as páginas de venda.

Existe uma identidade visual padrão para todos os vendedores, que não conseguem desenvolver o seu branding ali.

Portanto, há uma perda de identidade de marca, que é essencial para se diferenciar dos concorrentes e despertar a identificação dos consumidores.

📌 Aprenda como criar uma marca de sucesso

Alta concorrência

Marketplaces reúnem milhares de vendedores, de todos os cantos do Brasil e até do mundo.

Por isso, a concorrência tende a ser alta.

Você precisa encontrar nichos que não estão sendo bem atendidos ou praticar preços competitivos para conseguir lucrar.

Margem de lucro

Nos marketplaces, a margem de lucro tende a ser reduzida.

A alta concorrência pressiona os preços para baixo, enquanto as taxas, comissões e mensalidades representam custos que você não teria com um e-commerce próprio.

Portanto, a lucratividade dos vendedores no marketplace depende do volume de vendas.

Tipos de Marketplace que existem no mercado

Quando se fala em marketplace, a maioria das pessoas deve pensar logo em nomes como Amazon, Mercado Livre e Americanas.

Porém, existem muitos outros tipos de marketplace que vão além do varejo.

Vamos ver agora alguns outros tipos:

Marketplace de produtos físicos: Amazon, Magalu, Netshoes

Esse é o tipo de marketplace provavelmente mais conhecido.

Refere-se ao varejo de produtos físicos pela internet, no modelo clássico de um shopping online.

Pode vender categorias diversas, como Amazon e Americanas, ou segmentadas, como Netshoes (esporte), Mobly (móveis) e Enjoei (itens usados).

📌 Confira aqui: Como vender ítens usados no Enjoei

Marketplace de serviços: Uber e Ifood

Os marketplaces de serviços provavelmente também fazem parte do seu dia a dia.

Uber e iFood são exemplos de plataformas bastante conhecidas, mas também existem marketplaces de profissionais freelancers, diaristas e outros diversos prestadores de serviços.

Marketplace de aluguel: Airbnb e QuintoAndar

Marketplaces também podem oferecer aluguel de apartamentos, hospedagens, carros e outros diversos produtos e serviços.

Airbnb, Booking, Decolar e QuintoAndar são exemplos desse tipo de marketplace.

Marketplace de agendamento: SuperProf

Outra possibilidade são os marketplaces de agendamento.

Eles são um pouco mais específicos e geralmente reúnem profissionais liberais, como médicos, dentistas e psicólogos.

Um exemplo é a plataforma Doctoralia.

Marketplace de anúncio: Facebook Marketplace

Nesse tipo de marketplace, os anunciantes apenas divulgam seus produtos.

A plataforma, nesse caso, não faz a intermediação da venda, apenas oferece o espaço de divulgação. OLX, Google Shopping e Facebook Marketplace, por exemplo, atuam dessa forma.

Marketplace de Produtos Digitais: Apple Store e Google Play

Aqui estão dois exemplos de lojas de produtos digitais.

Elas conectam desenvolvedores de aplicativos para celular com usuários do Android e iOS.

📌Veja também: Marketplace de nicho: como escolher o nicho vendedor

Principais Marketplaces para vender no Brasil

Existem diversos marketplaces em atuação no Brasil, tanto plataformas brasileiras quanto estrangeiras.

Vamos conhecer agora quais são os principais marketplaces em que você pode vender:

Mercado Livre

Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina.

No ranking do E-commerce Brasil, aparece no 1º lugar em número de pedidos.

A plataforma é argentina, mas logo que foi lançada, em 1999, já começou a operar no Brasil.

Atualmente opera em 18 países, com mais de 12 milhões de vendedores parceiros na América Latina.

Confira também: 5 passos para aumentar suas vendas no Mercado Livre agora

Shopee

Shopee é uma plataforma de Singapura. Criado em 2015, o marketplace expandiu sua atuação em países asiáticos e, em 2019, chegou ao Brasil.

A partir daí, investiu fortemente em marketing para conquistar o consumidor brasileiro, com anúncios de TV, cupons de desconto e frete grátis.

Embora não seja do Brasil, a Shopee começou a integrar lojistas brasileiros logo que passou a operar no país, além dos vendedores internacionais.

Então, você também pode vender seus produtos nessa plataforma.

Amazon

Amazon fundada pelo popular Jeff Bezos, ficou mundialmente conhecida e se tornou um dos maiores marketplaces do mundo.

Com uma vasta opção de produtos e também serviços de música e vídeo, o marketplace é uma das melhores opções para os lojistas venderem para uma grande audiência.

Afinal, o alto número de visitantes pode trazer muitas vendas para quem usa a plataforma como vitrine online.

Shein

A Shein é um marketplace que se destaca por sua ampla variedade em categorias como moda — que abrange desde roupas, acessórios até calçados —, utensílios domésticos, itens para pets e produtos de decoração. Fundada em 2008.

A Shein começou a se tornar conhecida em 2011 e hoje é um dos maiores marketplaces de varejo atualmente, com mais de 5 milhões de downloads em todo o mundo.

Um dos maiores atrativos da Shein é a combinação única de produtos de alta qualidade a preços extremamente competitivos.

Lojas que optam por vender na Shein, não estão apenas escolhendo mais um canal de vendas, mas sim adentrando um mercado com potencial expansivo.

Magazine Luiza

Magazine Luiza é uma gigante do varejo brasileiro.

Foi fundada em 1957 e abriu lojas físicas em todo o Brasil.

Com a popularização do e-commerce, soube também digitalizar seus negócios e se tornou uma das maiores lojas online do Brasil.

Nos últimos anos, passou a atuar também como marketplace, com diversos lojistas parceiros. 

É hoje uma das plataformas mais seguras e confiáveis para vendas.

Americanas

Americanas faz parte da B2W que abrange mais dois populares sites no Brasil.

Pertencendo ao mesmo grupo da Submarino e Shoptime, o marketplace faz sucesso no Brasil.

Com uma publicidade bem pensada, a empresa se destaca toda Black Friday com a sua, já sua tradicional, Red Friday fazendo jus a cor predominante da sua marca.

Oferecendo inúmeras possibilidades ao consumidor, é possível encontrar vários tipos de produtos em seu site como: eletrônicos, eletrodomésticos, brinquedos, artigos para casa e muito mais.

Casas Bahia

As Casas Bahia também é muito popular no varejo brasileiro. Parecida com a Americanas, a empresa faz parte do Via Varejo que abrange outras marcas como: Extra, Loja HP e Ponto Frio.

O marketplace oferece variadas opções de produtos para casa, tecnologia e móveis com preços abaixo da média para conquistar os clientes.

Dafiti

Não só marketplaces de eletrodomésticos e eletroeletrônicos estão na nossa lista.

Dafiti também merece um lugar aqui, afinal a empresa faz parte do Global Fashion Group juntamente com marcas como: Tricae (que atende ao público infantil) e Kanui (focada em artigos esportivos).

O marketplace que é voltado para o mundo da moda, oferece as mais diversas peças e acessórios para o público feminino e masculino, além de marcas famosas.

Zattini

Zattini é uma loja online também do ramo de moda da Netshoes.

O marketplace oferece grande variedade de peças e acessórios para todos os públicos.

Dentro do site também é possível encontrar muitas marcas cobiçadas pelo público.

📌Conheça agora os maiores marketplaces de moda do Brasil

Facebook Marketplace

Facebook Marketplace foi criado para compra e venda entre usuários, especialmente de itens usados.

Mas, à medida que a plataforma cresceu, as empresas também puderam usar o marketplace para anunciar seus produtos e se conectar com os consumidores.

Porém, o Facebook ainda não oferece no Brasil um meio de pagamento.

Portanto, a plataforma funciona como um marketplace de anúncios apenas, sem intermediar as operações.

Como você viu, o marketplace é uma promessa ainda maior para os próximos anos, pois conseguiu conquistar muitos brasileiros.

Essas plataformas, estão cada vez mais em evidência e são uma ótima oportunidade para ampliar seu público, atrair mais clientes e aumentar suas vendas.

Tudo isso com uma estrutura pronta — é só se cadastrar e vender! Mas é importante seguir as melhores práticas de gestão que mostramos aqui.

Dessa forma, você pode ter muito mais sucesso nas vendas em marketplaces!

Conteúdos que podem te interessar:

  Marketplace Camicado: como começar a vender!
 ➞ Como fazer SEO no marketplace e aumentar as vendas;
18 melhores marketplaces para vender.

Adquira sua Loja Online em Minutos!

Vamos ajudar você a abrir sua loja virtual na Tray agora mesmo.

Preencha as informações abaixo e te ligamos em até 1 minuto.

Em 1 minuto mesmo! Preencha aqui que nós ligamos para você

A Tray tem tudo que você precisa para escalar seu negócio!

Abra sua loja na Tray

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!