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Pop-up Store: conheça a estratégia do varejo que encanta e impulsiona negócios

Também conhecida como loja temporária, a pop-up store é um modelo de varejo no qual ocorre a abertura de uma loja física por um período determinado. Essa é uma das diferenças entre as pop-up stores e as lojas físicas. Ao contrário do modelo de loja física tradicional, a pop-up store não tem uma presença permanente. Elas são criadas com o propósito de oferecerem uma experiência mais exclusiva para os consumidores.

Principais tópicos

Uma estratégia que está sendo usada por marcas diversas e conquistando excelentes resultados é a loja pop-up store.

Esse é um modelo de loja temporária que pode ser usada em diferentes ocasiões e gerar resultados significativos para os negócios.

Ainda assim, esse é um modelo que pode gerar muitas dúvidas sobre como funciona, como vender com ele e como planejar a sua loja.

Se esses são questionamentos que você tem, não se preocupe.

Neste artigo, vamos explicar tudo o que é preciso saber sobre as pop-up stores e como esse pode ser um conceito ideal para o seu negócio.

Confira este artigo até o final e não tenha mais dúvidas.

O que é pop-up store?

Também conhecida como uma loja temporária, a pop-up store é um modelo de varejo no qual ocorre a abertura de uma loja física por um período determinado.

Essa é uma das diferenças entre as pop-up stores e as lojas físicas tradicionais.

Ao contrário do modelo de loja física tradicional, a pop-up store não tem uma presença física permanente.

E, geralmente, são criadas com o propósito de oferecerem uma experiência mais exclusiva para os consumidores.

O próprio termo que dá nome ao modelo de varejo, “pop up”, diz respeito a alguma coisa que aparece repentinamente.

É exatamente do que se trata essas lojas, já que surgem em espaços estratégicos, como shoppings, galerias, ruas movimentadas ou locais que tenham uma visibilidade de larga escala.

Esse tipo de loja é projetado para chamar a atenção de um público específico para criar um senso de urgência e aproveitar ao máximo o fator de exclusividade que elas conferem para determinada ação.

Outra importante característica das pop-up stores é justamente a divulgação de alguma ação, como um evento, um lançamento de produto, a chegada da marca em uma região, uma parceria momentânea, entre outras.

Qual o objetivo de abrir uma loja pop-up store?

São muitas as ocasiões em que uma pop-up pode ser tida como uma excelente estratégia para marcas diversas.

Veja, abaixo, alguns dos objetivos que podem ser alcançados com o uso dessas lojas temporárias. Acompanhe!

Lançamento de um produto

Um importante objetivo para abrir uma pop-up store é o lançamento de um novo produto.

Com o uso dessas estratégias, as marcas podem criar experiências totalmente focadas em um único produto ou coleção.

Essa pode ser uma experiência imersiva capaz de gerar bastante expectativa nos consumidores, além de chamar muito a atenção.

Isso porque os esforços e a dedicação da empresa podem ser focados completamente no produto, possibilitando que os clientes o experimentem, tirem dúvidas a respeito dele e até mesmo adquiram os seus de forma exclusiva.

Evento relacionado com o seu nicho de mercado

As pop-up stores são muito eficientes quando uma marca deseja aproveitar um evento específico, relacionado ao seu nicho de atuação.

Como evento, podemos incluir os festivais, conferências, semanas de moda, exposições, eventos corporativos e tudo o mais que fizer sentido para o negócio.

Ao abrir uma loja temporária em eventos como estes, a empresa consegue se conectar com um público muito segmentado e aproveitar o alto fluxo de pessoas para aumentar a visibilidade da marca.

Data especial

Outro momento valioso para investir em uma pop-up store são datas especiais, como feriados, temporadas de compra e datas sazonais.

Esses períodos conferem toda uma atmosfera especial e propícia para ações que tenham alto potencial de conversão de vendas.

São ocasiões muito valiosas porque é possível criar experiências personalizadas, com decorações específicas, promoções exclusivas, entre outras ações.

Colaboração pontual entre marcas

Esse modelo de loja também é muito usado quando duas empresas relacionadas firmam algum tipo de parceria.

Nesses casos, quando a colaboração acontece, essas empresas se unem em torno dessa loja temporária compartilhada, para criar experiências únicas para seus clientes.

É uma estratégia muito oportuna para alcançar um novo público-alvo, compartilhar os custos operacionais da pop-up store e promover a imagem de parceria.

Loja virtual que queira oferecer uma experiência presencial temporária

Para quem tem negócio exclusivamente em ambiente online, como um e-commerce, a pop-up store também pode ser uma oportunidade interessante de oferecer aos clientes uma experiência presencial, mesmo que por um período limitado.

É uma maneira de conquistar uma parcela de clientes que não esteja acostumada a fazer compras exclusivamente online.

Em todos os casos, as pop-up stores possibilitam que os consumidores dos e-commerces testem os produtos, recebam orientações dos vendedores e tenham uma vivência presencial com a marca.

Como funciona na prática uma pop-up store?

Esse modelo de loja física se difere bastante das lojas tradicionais e conta com algumas características próprias.

Veja, a seguir, como funciona de fato uma pop-up store!

Escolha do local

A primeira atividade para ter sucesso é definir o local onde a pop-up store será montada.

Deve ser um ponto estratégico, pensado especificamente para esse tipo de negócio.

Alguns locais comuns são shoppings centers, espaços comerciais compartilhados, espaços alugados em áreas de grande movimento e estruturas móveis.

Mas é muito importante, na hora de definir o local, levar em consideração:

  • o público-alvo da empresa;
  • a visibilidade do local;
  • o acesso;
  • a adequação ao tipo de produto.

Período de atividade

Uma característica marcante desse modelo é o período de funcionamento.

Trata-se de um intervalo que pode ser de dias ou até mesmo semanas, mas tem uma data certa para acabar.

Logo, o tempo de duração deve ser pensado cuidadosamente para que seja tirado o máximo de proveito dessa estratégia.

Montagem da loja

Com data e períodos definidos, é o momento de fazer a montagem da pop-up store.

Toda a estrutura deve ser bem planejada, incluindo a definição da identidade visual, a disposição dos produtos, a sinalização, a criação de uma atmosfera adequada e a garantia de que o consumidor terá uma experiência única com a marca.

Não é possível ignorar toda a infraestrutura necessária, como o ponto de vendas, a iluminação, o balcão de atendimento, os provadores, entre outros.

Estoque e abastecimento

Para garantir o melhor proveito, o gerenciamento de estoque deve ter total atenção.

Desse modo, com o estoque adequado, garante-se que o planejamento seja efetivado e obtenham-se os resultados esperados.

Essa etapa envolve a definição da quantidade de produtos, como será feito o abastecimento e a real capacidade de atender à demanda.

O correto controle do estoque é que definirá se a ação contou com excesso ou com a falta de produtos, o que, nos dois casos, pode gerar prejuízos.

Atração dos clientes

Uma pop-up store deve ser planejada para atrair e envolver os consumidores.

Logo, é imprescindível desenvolver ações estratégicas, como marketing eficiente, uso das mídias sociais, anúncios pagos, influenciadores e muito mais.

O ideal é criar um buzz em torno da pop-up store para despertar o interesse dos clientes e fazer com que se sintam motivados para irem até a loja.

Experiência do cliente

Durante todo o período de funcionamento da pop-up store, a experiência que os consumidores terão é mais que fundamental para o sucesso da ação.

Portanto, invista no treinamento da equipe de vendas para que forneçam um atendimento personalizado, ofereçam informações relevantes sobre os produtos, criem interações humanizadas, conectem-se bem com os clientes e promovam uma experiência realmente única.

Coleta de dados

Todo funcionamento da pop-up store deve ser analisado, do momento da abertura até o encerramento.

É preciso planejar quais são as informações mais relevantes para a marca.

Como dados sobre vendas realizadas, clientes, feedbacks, retorno sobre o investimento e tudo mais que puder ajudar a otimizar os resultados de uma próxima ação.

Com a correta análise, a marca terá métricas importantes sobre a loja, como:

  • taxa de conversão;
  • ticket médio;
  • número de visitantes;
  • engajamento nas mídias sociais, entre outras possíveis.

Desmontagem e encerramento

Após a realização da ação, é hora de encerrar e começar a desmontagem da loja.

Para esse momento, é preciso desmontar a estrutura física, fazer um inventário do estoque restante, avaliar as vendas finais e definir os próximos passos.

Como vender em uma pop-up store?

Para ter sucesso com as pop-up stores, conhecer as boas práticas ajudam a otimizar as vendas durante o funcionamento da loja. São essas práticas que você verá agora.

Acompanhe!

Conheça seu público

O entendimento do público-alvo do negócio também é indispensável para o sucesso da sua pop-up store.

Ainda mais quando é necessário segmentar quais clientes pertencem ao seu público e têm maiores chances de ir até a loja temporária.

Somente assim será possível adaptar a oferta de produtos, a comunicação e as estratégias de vendas a ele e oferecer uma experiência memorável.

Planeje a oferta de produtos

Não se esqueça de selecionar cuidadosamente os produtos que serão comercializados durante o funcionamento da sua pop-up store.

Portanto, considere a demanda do público, a sazonalidade, as tendências do mercado, os produtos com maior exclusividade ou os lançamentos mais relevantes.

Crie experiências únicas

Um dos grandes diferenciais de uma pop-up store é justamente a experiência que ela pode oferecer aos seus clientes.

Crie uma atmosfera atraente, invista em elementos visuais, pense em uma música ambiente, escolha a fragrância do espaço e avalie todos os detalhes que podem melhorar a percepção dos consumidores.

Invista em visual merchandising

A maneira como os produtos serão apresentados desempenhará um papel decisivo no resultado das vendas.

Com o uso de técnicas de visual merchandising você conseguirá destacar produtos, criar vitrines atraentes, otimizar a iluminação e dispor os seus produtos com uma organização agradável aos olhos.

Ofereça promoções exclusivas

É muito importante, também, usar estratégias que estimulem as vendas, como as promoções exclusivas para a ocasião.

Nesse caso, pense em descontos especiais, brindes, pacotes promocionais e todo tipo de oferta que seja viável e desperte a intenção de compras dos seus potenciais clientes.

Integre a experiência online e offline

Para as marcas online, como um e-commerce, crie um espaço onde o ambiente online esteja integrado com o offline.

Existem muitas formas de fazer isso, como divulgações nas plataformas da marca — criando um ambiente propício para o compartilhamento da experiência física nas redes sociais —, opções de compra online para produtos não disponíveis na loja e estratégias omnichannel.

Exemplos de pop-up store

Para ajudar no momento de saber como fazer uma pop-up store de sucesso, vamos mostrar alguns exemplos.

Acompanhe!

Nike Lab

Essa gigante do universo esportivo criou uma série de lojas pop-ups com o nome de Nike Lab em diferentes cidades ao redor do mundo.

Com o propósito de oferecer uma experiência exclusiva aos clientes, elas apresentaram lançamentos inovadores e colaborações especiais para otimizar seus resultados.

Target Wonderland

Essa foi uma ação da rede de varejo Target, que criou pop-up stores temáticas, voltadas para as compras de fim de ano, e visava oferecer uma experiência mágica aos seus consumidores, além de produtos exclusivos, espaços temáticos e oportunidade de conhecer o papai Noel.

Google Pop-Up Doughnut Shop

O Goolge criou um pop-up store na cidade de Nova York que se chama Google Pop-Up Doughnut Shop.

Usando uma estratégia colaborativa com a Donuts, os clientes que visitavam a loja temporária podiam testar os produtos da marca e ainda recebiam amostras gratuitas de Donuts.

Chanel Beauty House

Essa marca de luxo criou, em Los Angeles, uma pop-up store chamada Chanel Beauty House com foco exclusivo nos produtos da marca, possibilitando a quem visitasse a loja experimentar alguns dos produtos, receber dicas de beleza e ainda participar de workshops exclusivos.

As pop-up stores são excelentes oportunidades para potencializar os resultados de uma marca, tanto os de vendas, como os de marketing.

As empresas que souberem como utilizar essa estratégia podem contar com diversas vantagens.

Existem muitos motivos que justificam o uso da estratégia de pop-up store, como o lançamento de produtos, eventos do nicho de mercado da empresa, datas comemorativas, parcerias estratégicas e muito mais.

É fundamental ter bom conhecimento do público-alvo da empresa, saber planejar, criar experiências únicas e investir no processo que envolve a realização da ação de pop-up store.

Se as dicas e os exemplos que demos neste artigo para potencializar os seus resultados.

Ainda não está convencido da importância dessa estratégia tão relevante?

Então, confira agora as principais vantagens de usar uma pop-up store na sua estratégia.

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