Nos dias de hoje, ter uma forte presença online é fundamental para qualquer loja – ou negócio.
A internet é acessível e tem a capacidade de alcançar um público muito maior que os meios físicos.
Não somente para o lojista, mas também os clientes.
Uma vez que é possível oferecer comodidade, preços mais atrativos… E a melhor parte: a possibilidade de comprar sem sair de casa, 24 horas por dia.
Mas, para construir uma loja virtual de sucesso, você precisa de uma plataforma de e-commerce que ofereça os recursos necessários para gerenciar e escalar o seu negócio online.
Se você pensa em abrir um negócio e está em busca de ferramentas que te ajudarão nessa empreitada, está no lugar certo.
Neste artigo, você vai entender como funciona a plataforma Tray e entender como ela pode ser útil em várias etapas da sua jornada empreendedora, desde o início até o sucesso do seu negócio online.
História da plataforma Tray
A Tray foi criada há 21 anos, ela nasceu como a primeira integradora do Mercado Livre, com o intuito de ajudar o lojista a organizar suas vendas, produtos e estoque.
Rapidamente evoluiu para uma plataforma de e-commerce, mantendo a missão de facilitar o dia a dia do lojista que quer vender online.
Ao longo desses anos, a Tray se tornou uma das plataformas mais completas do mercado quando o assunto é recursos.
Conhecendo de perto as necessidades dos lojistas e todas, a plataforma vem criando soluções para facilitar o dia a dia e ajudá-los a vender cada vez mais.
A seguir você vai conferir as principais funcionalidades da plataforma para loja virtual, e verá que a Tray pode te ajudar em muito mais.
Plataforma Tray: um ponto na rua mais movimentada do mundo, a internet
Assim como uma loja física precisa de um ponto, a loja virtual também precisa.
A sua loja virtual é o seu ponto na rua mais movimentada do mundo: a internet.
Para colocar a sua loja na internet é simples, basta configurar o seu domínio na Tray.
E não precisa se preocupar com a hospedagem do site, já que ela é feita pela própria plataforma.
No modelo “faça você mesmo”, na plataforma Tray em poucos passos você vai configurando a loja e outros aplicativos necessários para a sua operação e, pronto.
Depois de tudo configurado é só inaugurar e começar a vender. Sem a necessidade de programador e sem muito conhecimento técnico é possível montar o site da sua loja.
Configurações essenciais da sua loja virtual
Layout da loja virtual
O layout, ou tema, da sua loja é a sua vitrine.
Um layout não é apenas a parte visual da sua loja, ele pode ter recursos específicos para o seu nicho e disposições totalmente diferentes um do outro.
Na Tray você conta com mais de 40 layouts gratuitos e mais de 400 opções na loja de temas.
Lembrando que a customização de cada layout é super fácil.
É possível alterar cor, subir a logo da sua empresa e alterar os banners da loja.
A Tray preza pela autonomia do lojista.
Por isso, dispõe de uma ferramenta usual, que permite ao lojista alterar o que for necessário, no momento que precisar – sem depender de terceiro para simples ajustes, como equipe ou agência.
Meios de Pagamento
Oferecer uma experiência de compra simples e segura é essencial para manter os clientes satisfeitos.
A Tray fornece um checkout transparente, permitindo que os clientes concluam a compra sem sair de seu site.
O checkout transparente da Tray é com a Vindi.
Porém, se quiser usar outra solução de pagamento, pode conferir as integrações disponíveis.
E se você faz promoções, lançamentos ou live shops, não se preocupe!
O sistema é estável e com tecnologia robusta para pico de vendas. Ele não cai!
Soluções logísticas
Depois que a venda é concluída, é hora de entregar os produtos aos clientes.
A Tray oferece integração com diversas soluções logísticas, incluindo o Frete Fácil, um contrato exclusivo com os Correios e com a JadLog.
No Frete Fácil você tem opções com até 53% de desconto e escolhe se quer repassar o desconto ao cliente ou abater nos custos da sua loja para obter maior margem de lucro.
Além disso, a plataforma se integra a outras soluções logísticas, como Melhor Envio, Kangoo e grandes do mercado.
Atração de clientes
Após colocar o seu site no ar, você precisa atrair visitantes.
A Tray oferece várias maneiras de direcionar tráfego para sua loja.
Você pode optar por estratégias de tráfego pago, com integração com o Google, Meta (incluindo Instagram e Facebook) e TikTok.
A plataforma também oferece recursos de otimização de mecanismos de busca (SEO) e integração com a Sacolinha do Instagram para atrair visitantes de forma orgânica.
Atendimento ao Cliente
Garantir um bom atendimento ao cliente é fundamental para uma loja virtual de sucesso.
A compra online oferece diversos benefícios, mas sem a experiência física de compra, você precisa ter um atendimento de primeira para ter um diferencial competitivo.
A Tray oferece opções de integração com aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, para atendimento manual e automático, incluindo mensagens de recuperação de carrinho.
Para quem vende online, o e-mail também desempenha um papel importante na comunicação com os clientes.
Permitindo o envio de promoções, atualizações de pedidos e outras comunicações fundamentais para manter um relacionamento a longo prazo.
Vendas em Marketplaces
Além do seu site próprio, vender em marketplaces é uma estratégia fundamental para expandir suas vendas.
Eles são verdadeiros multiplicadores de vitrine!
A Tray oferece integração com mais de 30 marketplaces, permitindo que você gerencie todas as suas vendas em um único painel.
Isso simplifica o acompanhamento de vendas, impressão de etiquetas e participação em promoções de forma prática e rápida.
Gerenciamento Simplificado
Para gerenciar todas essas funções e canais de vendas, você precisa de uma ferramenta que facilite o seu dia a dia.
Na plataforma Tray, você gerencia tudo de um único painel.
O painel da Tray te acompanha desde o cadastro de produtos, acompanhamentos de vendas, gestão de estoque, impressão de etiquetas, acompanhamento das campanhas de tráfego…
Sem a necessidade de ficar abrindo diversas abas no seu navegador, oferecendo uma gestão é 100% centralizada.
Outras Funcionalidades da Tray
A Tray oferece uma ampla gama de recursos, incluindo dropshipping nacional e internacional, opções para vendas no atacado e varejo na mesma loja, integração com sistemas de gestão empresarial (ERPs) e muito mais.
Tudo projetado para facilitar o dia a dia dos lojistas e ajudar a impulsionar as vendas.
Crie sua loja hoje mesmo na Tray
Agora que você já sabe como a Tray funciona, o próximo passo é conhecer os planos.
A plataforma oferece diversas opções de planos, a fim de atender desde o pequeno empreendedor até grandes operações.
E se você tiver dúvidas ou precisar de orientação, os consultores da Tray estão disponíveis para ajudá-lo a escolher o plano que melhor atende o seu negócio.
Não deixe para depois, comece hoje mesmo a usar a Tray!