Pesquisar
Close this search box.

Temas para loja virtual: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Para escolher um tema para loja virtual você precisa: estar atento a qualidade do design, escolher conforme a sua identidade de marca, cuidar da legibilidade e navegação, além de escolher um tema que seja leve com uma boa velocidade de carregamento.
temas para loja virtual

Principais tópicos

O comércio virtual é uma das atividades comuns hoje em dia, pois há cada vez mais pessoas com acesso a internet e interessadas em fazer suas compras online.

Além disso, é muito mais fácil vender online, pois as ferramentas são bem mais acessíveis.

Em vez de montar um site do zero, você pode escolher um entre vários temas para loja virtual, por exemplo.

Se você quer montar a sua própria loja online, a escolha do tema certo é bastante importante.

Afinal, ele afeta diretamente a experiência do usuário, o que também influencia o sucesso das suas vendas.

Para ajudar a fazer a melhor escolha, vamos falar um pouco mais sobre os temas para loja virtual, sua importância, como escolher o tema ideal para sua loja, entre outras questões. Acompanhe.

Qual é a diferença entre tema e layout?

Antes de começar, vale a pena distinguir entre tema e layout. Apesar de servirem a funções similares, eles representam elementos diferentes dentro do seu site.

Um layout é a disposição dos elementos dentro do site, incluindo tanto os componentes virtuais e caixas de texto quanto código-fonte usado em sua organização.

Um tema, também chamado de template, é um layout pré-definido, ou seja, é uma estrutura já pronta, a qual você pode usar como seu site.

Isso não significa que um tema serve para apenas um tipo de site. Você pode começar com esse modelo pré-pronto e mudar cada elemento, como imagens de fundo, banners, criar novas páginas e links etc.

Quais são as vantagens de usar um tema para loja virtual?

Escolher um tema para sua loja traz uma série de vantagens, especialmente para quem está começando um negócio. Conheça alguns dos principais benefícios.

Visual mais atraente e prático

Um design amigável aos olhos é sempre o ideal em qualquer site. Trata-se de uma vitrine na sua loja virtual e faz toda a diferença na hora de atrair um público maior

Porém, para aqueles que não são designers profissionais, pode ser difícil alcançar uma boa harmonia entre todos os elementos começando sua loja virtual do zero.

Com o uso de um tema pré-pronto, você diminui bastante essa dificuldade, pois a maior parte dos elementos já estão em uma disposição adequada para a navegação.

Isso significa que seu site será bem mais limpo, prático e visualmente agradável logo de cara. Algo importante para transmitir mais confiança ao público.

Mais acessível para novos negócios

Para negócios maiores, os quais têm demandas específicas de otimização de conteúdo para suas lojas virtuais, vale a pena contratar um designer profissional para montar o site.

Porém, o mesmo não é possível para novos empreendedores ou negócios de pequeno porte, já que o custo total aqui pode ser alto demais para o seu orçamento inicial.

Felizmente, os temas para loja virtual são bem acessíveis. Muitos são oferecidos gratuitamente pela plataforma onde você cria a loja ou têm custo bem menor do que montar um layout do zero.

Ideal para qualquer empreendimento que precisa usar seus recursos de forma eficiente, mas sem abrir mão da melhor qualidade em seu site.

Facilita a navegação

A qualidade visual de um site não é importante apenas pela aparência. É também uma forma de atrair o público e guiar o seu olhar, facilitando o processo de compra.

Bons temas ajudam o cliente a encontrar o que busca em poucos cliques, levando-o diretamente aos produtos e serviços mais importantes, além de oferecer informações claras.

Se o layout da página fosse muito confuso ou excessivamente complexo, os usuários teriam mais dificuldade para encontrar o produto que realmente precisam.

E quanto maior for o esforço para alcançar o resultado desejado, maiores são as chances de que esse potencial cliente desista da compra e seja direcionado para o site de um concorrente.

Ainda há espaço para personalização

Quando você monta uma loja virtual, é importante que ela seja bem distinta de qualquer outra, especialmente no mesmo ramo.

Quanto mais única for a sua imagem, mais fácil será para o público identificar sua marca. Algo que fica mais difícil se você usar apenas um modelo pré-pronto para elaborar seu site, não é?

Ao contrário do que muitos acreditam, a grande maioria dos temas usados em lojas virtuais é altamente flexível.

É possível usá-los como ponto de partida e elaborar vários designs únicos, seja personalizando cores, adicionando imagens ou trocando vários desses elementos de lugar.

Com um pouco de experimentação, você também consegue um resultado bem mais distinto.

Evitar bugs

O código base usado em um tema para loja virtual é tão importante quanto o resultado visível na tela.

Se a construção de todos os componentes não for bem feita, pode ser que ocorram bugs visuais em certos computadores ou navegadores.

Em casos extremos, esses erros podem até anular algumas das funcionalidades do site.

A vantagem de utilizar um tema pronto aqui é poder testá-los mais facilmente.

Quase sempre eles passam por um controle de qualidade antes de serem disponibilizados para o público, o que garante que sua loja não terá bugs de qualquer tipo.

Contribui com o ranqueamento

SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de práticas na criação de sites para que ele fique o mais próximo possível da primeira posição nas pesquisas do Google.

Quanto melhor for o seu ranqueamento, maiores são as chances de que um potencial cliente encontre sua loja primeiro enquanto busca algum produto ou serviço.

A criação de um tema também envolve certas práticas de SEO, o que pode impactar no ranqueamento da sua página. Algo que envolve tanto o layout quanto elementos do código fonte.

Ou seja, essa escolha também influencia o quão fácil o cliente consegue encontrar a sua loja durante uma pesquisa.

Como escolher um tema para loja virtual?

Hoje em dia, há centenas de opções de temas para sites e lojas online. Tantos que pode ser bem difícil escolher o melhor para o seu negócio.

Veja aqui alguns critérios que você pode usar como base para tomar a melhor decisão.

Qualidade do design

Um bom ponto de partida para analisar diferentes temas para loja virtual é com o design.

A qualidade gráfica e harmonia visual são elementos importantes para assegurar que a sua loja seja mais atrativa para o público de forma geral.

Tenha em mente que, mesmo dentro deste tópico, há vários elementos menores que podem influenciar na qualidade do design.

Por exemplo, quantos desses componentes podem ser personalizados ou modificados durante o desenvolvimento. No geral, ter mais opções é o melhor caminho.

Alinhado com a identidade da marca

Se você pretende criar um negócio, qualquer que seja o seu nicho, também deve pensar em qual será a identidade visual da sua marca.

Isso inclui desde a definição de uma logo até a escolha de um esquema de cores. A ideia aqui é garantir que seu negócio seja facilmente reconhecido pelo público, mesmo apenas passando os olhos.

A escolha do seu tema também deve refletir essa identidade visual, contribuindo com o seu reconhecimento.

A forma como o layout dispõe certos elementos, por exemplo, pode ser usado para reforçar alguns padrões da sua marca, como uma forma geométrica específica, por exemplo.

Legibilidade e facilidade de navegação

A legibilidade de um site é o tipo de qualidade que, enquanto está funcionando, raramente é notada.

Porém, basta qualquer elemento estar fora do lugar e o usuário começa a sentir a diferença.

Esse é o caso de quem utiliza fontes muito pequenas ou símbolos pouco conhecidos para transmitir informação em sua página.

Em alguns casos, vale mais a pena utilizar imagens convencionais, que sejam fáceis de identificar.

E quando se trata das letras, é importante sempre priorizar a melhor legibilidade, usando fontes maiores e com distinção mais clara entre as diferentes letras.

Tema leve e fácil de carregar

Como mencionamos, se um usuário leva muito tempo para alcançar a solução que precisa, então é bem provável que abandone o site.

No caso das lojas virtuais, um dos elementos que podem afastar potenciais clientes é o tempo de carregamento da sua página.

Temas com muitos elementos gráficos de alta definição podem ser úteis para quem trabalha com produtos gráficos, mas também deixam a página muito pesada, o que a torna mais difícil de navegar.

O ideal é que não leve mais do que alguns segundos para processar o seu site por completo em qualquer rede de internet de qualidade padrão.

Modelo responsivo

A maior responsividade é outro elemento fundamental nos temas para loja virtual. Hoje em dia, a maior parte dos acessos à internet ocorrem através de aparelhos móveis, como celulares e tablets.

Aparelhos que possuem configurações de hardware e tamanhos de telas completamente diferentes uns dos outros. Ainda assim, sua loja precisa ser exibida corretamente em qualquer um deles.

A solução aqui é criar um site usando um tema responsivo, o qual seja capaz de se adaptar facilmente a todos os tipos de aparelhos, telas, navegadores e sistemas operacionais.

Com isso, você tem uma garantia maior de que seu site será exibido corretamente, independente da configuração do aparelho.

Avaliações de outros usuários

Mesmo um tema que pareça perfeitamente funcional à primeira vista pode não ser tão eficaz quando colocado em prática.

E, ao mesmo tempo, só há como comprovar sua qualidade depois de testado de forma mais extensiva. Algo que está fora de cogitação para um novo negócio.

Para evitar passar por essa dificuldade, você pode buscar avaliações de outros usuários que usam ou já usaram um determinado tema.

Além de ser uma confirmação mais eficaz das qualidades de cada tema, você também pode descobrir quais são as principais dificuldades, funções que estão presentes ou não, entre outros fatores que influenciam a sua escolha.

Escalabilidade das funções

A expectativa é que a sua loja virtual cresça no futuro, recebendo mais clientes e disponibilizando mais produtos.

Ao longo desse processo, pode ser necessário fazer modificações para ampliar a utilidade de cada página. É aí que entra a qualidade da escalabilidade.

Um bom tema tem flexibilidade o suficiente para se adaptar à medida que você inclui novos recursos em sua loja virtual.

Seja com a adição de novas páginas em sua loja ou inclusão de algum plugin.

Se, por outro lado, um tema não possui boa escalabilidade, então há sempre o risco de que, em algum momento, sua loja não possa crescer com a mesma facilidade.

Se destacar dos concorrentes

Outro ponto que vale a pena reforçar é o destaque da sua loja em relação aos seus concorrentes.

Se todos escolhessem o mesmo tema e não realizassem mudança alguma, então não seria possível distinguir uma loja virtual de outra.

Algo bem ruim para novas empresas que precisam conquistar clientes.

Sendo assim, antes de escolher um tema, garanta que você pode usá-lo para criar uma imagem única e separada de todos os seus concorrentes.

Não precisa ser algo extremamente complexo, apenas o suficiente para que qualquer usuário veja a diferença entre o seu site e as lojas de concorrentes.

Quais são os tipos de layouts mais comuns?

Existem dois tipos principais de temas para loja virtual: pagos e gratuitos. Os modelos gratuitos, como o nome diz, não exigem nenhum investimento inicial para serem usados, o que os torna mais acessíveis. 

Porém, suas funcionalidades tendem a ser bem limitadas. Investir em temas pagos, por outro lado, oferece mais versatilidade e eficiência em relação ao investimento.

Assim, é possível vender mais e alcançar alta lucratividade.

Escolher um bom tema melhora sua taxa de conversão?

O objetivo final na criação de uma loja virtual é conseguir fechar o maior número possível de vendas online.

E todos os elementos do site influenciam no cumprimento dessa meta, incluindo a escolha do seu tema.

Se a elaboração da sua loja virtual for bem feita, então é quase certo que ela terá uma taxa de conversão mais alta.

Como já mencionamos em alguns pontos até agora, cada tema possui vários elementos que influenciam no processo de venda, desde a facilidade de navegação até o destaque de certos elementos.

Como fazer a instalação de um tema em sua loja virtual?

Adicionar um tema à sua loja virtual é um processo bem fácil, mas não unificado.

Cada tema possui seu próprio processo de instalação e configuração, mas quase sempre eles seguem o mesmo princípio, então não é difícil se adaptar.

Na Tray, você encontra diversos temas para loja virtual, sendo que cada um vem um com passo a passo para realizar sua instalação.

Basta encontrar aquele que melhor se adéqua ao seu negócio e conferir as instruções.

Quer conhecer um pouco mais sobre a Tray e como ela pode ajudar na montagem do seu negócio online? Tire todas as suas dúvidas no video abaixo:

Quem tem uma loja virtual pode adquirir um novo tema?

Digamos que a sua loja começou a crescer rapidamente e o seu tema atual não acompanha o crescimento na variedade de produtos.

Ou talvez sua empresa esteja passando por uma mudança fundamental de identidade visual e o layout adequado não seja mais o ideal.

Nesses contextos, pode ser interessante mudar o tema da sua loja virtual para atender às suas novas demandas.

Se essa alteração estratégica será fácil, por outro lado, depende da plataforma que você usa para construir sua loja.

Na Tray, qualquer lojista pode fazer a troca do tema do seu site facilmente. Basta selecionar o novo modelo e fazer sua instalação.

Vimos, ao longo deste conteúdo, como é importante você ter um espaço virtual eficiente, responsivo, que agrade a seu público e facilite a jornada de compra.

Assim, haverá uma maior lucratividade, pois você terá um visual estratégico para auxiliar seus clientes e fidelizá-los com facilidade. 

Como você pode ver, a escolha dos melhores temas para loja virtual é fundamental para o sucesso do seu novo negócio.

Por isso vale a pena investir em um modelo bem estruturado e que esteja alinhado com as metas da empresa.

Dica do Antenor:

 Site responsivo: O que é, importância e como criar o seu de um jeito simples!
 Como divulgar uma loja virtual de maneira estratégica?
 Mobile commerce: O que é, importância e vantagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!