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11 Dicas para se tornar a mulher de negócios que você sempre sonhou

Um mulher de negócios precisa: estudar o mercado, criar um plano de negócios, fazer um planejamento estratégico, separar as finanças pessoais e empresariais, ser autêntica, ter metas claras e objetivas, além de buscar inspiração em outras mulheres empreendedoras.
mulher de negócios

Principais tópicos

Para quem sempre sonhou em se tornar uma mulher de negócios, é fundamental entender que essa é uma jornada que demanda bastante esforço, mas que também é muito gratificante para quem alcança o sucesso.

Isso porque existem muitos obstáculos que uma mulher de negócios deve enfrentar, mas que podem ser superados com algumas habilidades adquiridas ao longo da caminhada empreendedora.

Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa para se tornar uma mulher de negócios.

Entenda quais habilidades desenvolver, quais são os desafios mais comuns, como encontrar inspiração e ainda daremos algumas dicas para conquistar bons resultados online no seu empreendimento.

Incrível não é mesmo? Por isso não deixe de conferir este artigo antes de começar seu próprio negócio.

Como se tornar uma mulher de negócios com 11 dicas simples

A jornada empreendedora pode ser um caminho bem desafiador, apesar de contar com diversas vantagens.

Mas, para que fique mais fácil alcançar o sucesso como uma mulher de negócios, separamos 11 dicas para ajudar nesse momento. Confira a seguir!

1. Estude o mercado

Antes de iniciar um empreendimento, é muito importante entender o mercado no qual você pretende se inserir. Para isso, dedique tempo e esforço para coletar o máximo de informações.

Invista em pesquisas detalhadas, identifique tendências e conheça muito bem seus concorrentes e quais ações fazem parte dos processos que eles realizam.

É também indispensável, pesquisar sobre o seu público-alvo. Entender quais as suas necessidades, desejos e demandas, por exemplo.

Com um bom conhecimento sobre seus clientes, você poderá direcionar seus esforços para oferecer exatamente o que eles estão procurando.

É nessa etapa que você encontrará um nicho de mercado que seja compatível com as suas habilidades para exercer uma atividade empreendedora prazerosa.

2. Crie um plano de negócios

Para começar um negócio, é essencial ter um plano de negócios.

Ele é um documento que detalhará todo o processo empresarial, como seus objetivos, metas, estratégias de marketing, análises financeiras e tudo o mais que é necessário para tirar a sua ideia do papel.

Com um bom plano de negócios, você conseguirá ter uma visão ampla sobre os desafios e as oportunidades que serão encontrados no percurso.

É com ele que as principais decisões poderão ser tomadas, com base em pesquisa, dados e informações reais.

Mas é muito importante entender que esse não é um documento engessado, já que será preciso fazer ajustes ao longo do caminho percorrido.

3. Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico vai além do seu plano de negócios, já que é responsável por definir as suas ações a curto, médio e longo prazo.

É uma excelente maneira de auxiliar na concretização das metas que você estabeleceu.

Para o planejamento estratégico, defina indicadores de desempenho e metas que possam ser alcançadas, para que o progresso possa ser acompanhado em todas as etapas.

É muito importante estar preparada para os diferentes cenários que envolvem a atividade empreendedora, e o planejamento estratégico é fundamental para isso.

4. Separe bem suas finanças

O correto gerenciamento das suas finanças também é muito importante para o sucesso do seu negócio.

Saiba fazer a correta separação das finanças e gastos pessoais e nunca misture-os com as finanças da sua empresa.

Além de manter uma conta bancária separada para a empresa e outra para fins pessoais, estabeleça um orçamento detalhado com um controle rigoroso das suas despesas.

Saber exatamente quais são os recursos financeiros disponíveis e onde eles estão sendo investidos é fundamental para poder tomar decisões financeiras com o máximo de eficiência.

5. Seja autêntica

Uma importante característica do empreendedorismo é que, em muitos casos, a empreendedora está oferecendo algo único e de valor.

É essa individualidade e autenticidade que fazem com que o negócio seja algo realmente especial.

Portanto, não tenha medo de ser verdadeira e transmitir a sua autenticidade nos produtos ou serviços que a sua marca oferece.

A autenticidade pode ser um fator de conexão muito valioso com o seu público, fazendo com que a sua marca seja percebida como única no mercado, o que se mostra como um importante diferencial competitivo.

6. Tenha metas claras e objetivas

Metas claras e objetivas também são ferramentas que não podem faltar nas habilidades da mulher de negócios.

A definição de metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais é o que fará com que você consiga estabelecer metas reais para o sucesso do seu negócio.

Esse é um modelo de metas focado na técnica SMART, que ajuda a desmembrar as metas principais em metas menores para serem acompanhadas com regularidade em direção aos objetivos que você estabeleceu para a sua empresa.

7. Busque inspiração em outras mulheres

Como já mencionamos, existem muitos desafios ao longo da jornada empreendedora.

Logo, é muito valioso encontrar fontes de inspiração para superar esses desafios e ter insights com exemplos de outras mulheres de negócios.

Para tanto, busque informações do mercado e de outras mulheres, leia livros, participe de palestras, workshops e feiras para encontrar outras mulheres que também estão nessa jornada.

Encontre mentoras e participe de grupos e comunidades voltados para mulheres empreendedoras, onde você pode trocar experiências e receber apoio.

É uma das melhores maneiras de saber que você não está enfrentando os desafios sozinha.

8. Venda suas ideias

Como em todos os negócios, é muito importante conhecer as técnicas de vendas e desenvolver as habilidades necessárias para fechar negócios promissores e fazer a empresa crescer.

Aprenda a se comunicar de maneira persuasiva sobre os benefícios do produto ou serviço que você está oferecendo.

Conhecer o seu público ajuda muito nessa etapa, já que você conseguirá adaptar a sua comunicação para atender às necessidades reais dos seus potenciais clientes.

Acredite no seu produto e transmita essa confiança aos seus clientes em potencial.

É preciso ser persistente e aprender a lidar com as possíveis objeções, para que se convertam em vendas concretas e clientes satisfeitos.

9. Faça o que você ama

A persistência e dedicação são fatores indispensáveis para a mulher de negócios, mas se não houver paixão no que está sendo feito, as chances de sucesso podem diminuir drasticamente.

Portanto, busque desenvolver uma atividade que você seja apaixonada e que a motive a superar os obstáculos com motivação e dedicação.

Ao longo do planejamento, faça uma análise sobre os seus interesses, as suas habilidades e o que a motiva a empreender.

Exercer uma atividade que você ama ajuda a tornar todo o trabalho mais prazeroso para enfrentar os desafios de forma mais facilitada.

10. Divulgue seu negócio

Com um negócio já estruturado, não é possível esperar que os clientes venham até você, é preciso investir em estratégias de divulgação.

Assim, você precisa conhecer as principais técnicas de marketing digital para aplicá-las no seu negócio.

Com o uso das redes sociais, marketing de conteúdo, SEO, e-mail marketing, entre outras, você conseguirá criar um bom posicionamento online para ser encontrada por milhares de potenciais clientes.

Assim, no momento certo eles entrarão em contato com a sua empresa para utilizar a solução que você oferece.

Mas, para encontrar a melhor forma de divulgar o seu negócio, é necessário fazer isso com planejamento e conhecimento do seu público-alvo.

Estar presente nos canais onde o seu público está é indispensável para criar uma identidade de marca sólida e promissora.

11. Não desista na primeira dificuldade

É muito comum que mulheres de negócios de sucesso tenham enfrentado diversos desafios, não só no primeiro obstáculo, mas ao longo de toda a carreira empreendedora.

Portanto, saiba enfrentar os desafios que vão aparecer. Com planejamento estratégico, certamente você estará mais preparada para os momentos de dificuldade no seu negócio.

Principais desafios encontrados por uma mulher de negócios

Agora, para que você comece a sua jornada ainda mais preparada, vamos mostrar alguns dos principais desafios que a mulher de negócios enfrenta ao longo da sua trajetória. Não deixe de conferir!

Networking

A dificuldade de fazer networking é um dos grandes desafios da mulher que inicia seu próprio negócio. Esse é um mercado ainda predominantemente masculino, o que tende a dificultar a criação de uma rede sólida de contatos e o acesso a novas oportunidades de negócios.

Mas esse é um obstáculo que deve ser superado. Para isso, frequente eventos e conferências que fazem parte do seu nicho de mercado e que sejam voltados para ações empreendedoras.

Workshops, feiras e buscar por parcerias também são excelentes maneiras de fazer networking e conhecer outras empreendedoras que estão iniciando suas operações ou expandindo seus negócios.

A utilização dos canais digitais, como as redes sociais e outras plataformas online, também ajuda muito a divulgar seu negócio e a encontrar outras mulheres que estão na mesma jornada e que podem gerar conexões de negócios promissoras.

Falta de apoio

Uma mulher de negócios muitas vezes pode não contar com o apoio necessário, como o de amigos, familiares e pessoas próximas.

É possível que haja falta de compreensão em relação aos desafios e demandas que o mundo dos negócios gera.

Como consequência, a mulher empreendedora pode se sentir desanimada e desmotivada.

Por isso, é tão importante contar com uma boa rede de apoio, participar de comunidades empreendedoras e grupos de suporte.

Nesses lugares, as experiências são compartilhadas e os envolvidos sabem fornecer o apoio necessário para dar continuidade ao empreendimento.

Mas as pessoas próximas, como parceiros, filhos e outros familiares, também desempenham um papel de apoio fundamental quando são informados e educados sobre o desafio que é iniciar um negócio próprio.

Conciliação de tarefas

Outro desafio muito comum na vida da mulher de negócios é a conciliação entre a vida profissional e a vida pessoal.

Não é incomum que a mulher empreendedora encontre dificuldade para gerenciar a vida pessoal, profissional e familiar.

Logo, é muito importante saber estabelecer limites e constituir uma rotina onde sejam dedicados esforços e o tempo necessário para cada uma dessas tarefas.

Outro fator que pode ser decisivo é delegar tarefas para outras pessoas, para conseguir ter mais tempo e ser mais produtiva em cada uma das tarefas diárias.

O autocuidado também deve fazer parte da sua rotina, sempre que possível, reservando momentos de descanso, lazer e usufruindo de atividades que repõem as suas energias.

Preconceito

Infelizmente, o preconceito ainda é muito enfrentado pelas mulheres que estão no mundo dos negócios.

Isso porque a mulher ainda pode ser subestimada, questionada em suas habilidades e enfrentar estereótipos de gênero com maior frequência.

É muito importante encontrar forças para superar essas barreiras. Algumas atividades e práticas ajudam nesse momento, como conhecimentos específicos e capacitações.

Autoconfiança

Com barreiras diversas, como as apresentadas neste tópico, é possível que a mulher de negócios não se sinta autoconfiante em muitos momentos.

Logo, é imprescindível trabalhar o desenvolvimento pessoal e profissional, buscar experiências e outras técnicas que fortaleçam a confiança em si mesma.

Além disso, é muito valioso buscar estar perto de pessoas que reconhecem o seu potencial, que compartilham experiências similares e sabem valorizar o seu potencial e esforço empreendedor.

10 frases inspiradoras para você se tornar uma mulher de negócios

Separamos algumas frases importantes de mulheres de negócios que superaram os diversos desafios e conquistaram posições de destaque no mundo dos negócios.

  1. “Uma mulher deve ser duas coisas: quem e o que ela quiser.” (Coco Chanel)
  2. “A coragem é como um músculo. Fica mais forte conforme a usamos.” (Ruth Gordon)
  3. “Nunca um fracasso, sempre uma lição.” (Rihanna)
  4. “Encare os obstáculos como uma oportunidade para começar o seu negócio.” (Denise Campos)
  5. “Encare as críticas com seriedade, mas não leve nada para o lado pessoal. Se existe alguma verdade ou mérito na crítica, tente aprender com ela.” (Hillary Clinton)
  6. “Empreendedorismo, para mim, é fazer acontecer, independentemente do cenário, das opiniões ou das estatísticas.” (Luiza Helena Trajano)
  7. “É impossível viver sem fracassar em algo, a não ser que você viva tomando tanto cuidado com tudo que você simplesmente não viva.” (J.K. Rowling)
  8. “Você pode ir tão longe quanto a sua mente permite. Acredite, você pode alcançar.” (Mary Kay Ash)
  9. “Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento.” (Eleanor Roosevelt)
  10. “Dar o seu melhor neste exato momento vai colocá-lo no melhor lugar possível no momento seguinte.” (Oprah Winfrey)

9 maneiras de construir uma presença online

Agora que você já sabe como se tornar uma mulher de negócios, é muito importante conhecer algumas técnicas para aumentar a sua presença online, divulgar os seus produtos e conquistar cada vez mais clientes.

É isso que você verá neste tópico. Vamos lá!

Crie um site profissional

Criar um site com profissionalismo é muito importante para construir uma presença consolidada e ter maiores chances de se tornar uma mulher de negócios.

Afinal, os consumidores já estão acostumados a buscar marcas nos canais online. Um site bem projetado vai ajudar a transmitir uma imagem profissional e de credibilidade no mercado.

Garanta que o site ofereça uma boa navegação, tenha um design atraente e carregue rapidamente.

Não se esqueça de incluir as principais informações sobre a empresa e seus produtos e serviços.

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Faça otimizações de SEO

Para tornar o site, blog e outras plataformas digitais mais atraentes para os mecanismos de busca, bem como para os usuários, invista em estratégias de SEO.

Realize pesquisas estratégicas para encontrar as melhores palavras-chave para o seu nicho e utilize-as de maneira estratégica nas suas páginas e conteúdos.

Otimize os seus títulos, meta descrições, URLs e imagens para tornar o seu site mais amigável para os motores de busca, como o Google.

Utilize as redes sociais de forma estratégica

Quando estiver planejando as ações online para o seu negócio, identifique quais são as plataformas de mídias sociais mais relevantes para se posicionar e criar uma presença ativa nelas.

Quando identificar as melhores redes sociais, compartilhe conteúdos relevantes e úteis para a sua audiência, promova seus produtos ou serviços, construa um relacionamento sólido e invista no engajamento com os seus seguidores.

Ofereça conteúdo de qualidade

O conteúdo relevante, de qualidade e útil para o usuário, como o usado na estratégia de marketing de conteúdo, é fundamental para atrair e converter clientes.

Considere a criação de um blog em seu site para compartilhar artigos, tutoriais, guias, e-books, infográficos e tudo o mais que fizer sentido para educar os seus usuários e conduzi-los pelo funil de vendas.

Esse caminho é essencial para que eles se tornem compradores efetivos da sua empresa.

Se for identificado como uma ação valiosa, também inclua outros formatos de conteúdo, como vídeos, podcasts e o que mais fizer sentido para a sua estratégia de marketing digital.

Mantenha sua audiência engajada

As redes sociais são ferramentas de interação entre a marca e a empresa, o que faz com que seja fundamental investir nesse engajamento.

Portanto, realize as ações que ajudam na construção de um relacionamento duradouro e no fortalecimento da sua marca.

Responda aos comentários, mensagens e perguntas que os usuários fizerem nas suas mídias digitais, com autenticidade e sinceridade.

Tenha interesse real pelas opiniões e interações que as pessoas fazem na sua rede, pois elas podem fornecer insights muito valiosos sobre a marca, os processos e os produtos da sua empresa.

Faça parcerias com influenciadores

A ação dos influenciadores já é muito valiosa para atrair, encantar e converter os usuários das redes.

Portanto, busque identificar quais são os influenciadores mais relevantes para a sua marca e para o seu nicho de atuação.

Existem muitas ações que podem ser construídas em parceria com influenciadores, de curto ou longo prazo.

Como parcerias, é possível realizar entrevistas conjuntas, colaborações, apresentação de produtos, patrocínio e muito mais.

É muito importante lembrar que os influenciadores podem impactar diretamente nos resultados da sua estratégia de redes sociais e não precisam contar com milhares de seguidores.

Os micro ou nano influenciadores já contam com uma boa percepção dos seguidores e são tidos como autoridades nos assuntos que abordam nas redes.

Invista no marketing de conteúdo

Como ação voltada para o inbound marketing, o marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficiente para oferecer conteúdos e materiais ricos que tenham a capacidade de atrair, engajar e converter potenciais clientes em clientes efetivos da sua marca.

Ao oferecer informações úteis e valiosas, bem como ao demonstrar sua expertise em um nicho específico, fica muito mais fácil consolidar uma presença de autoridade e mostrar aos potenciais clientes da sua empresa que você é a solução que eles estavam buscando para uma determinada necessidade.

Aproveite o poder do vídeo

O vídeo é cada vez mais um dos formatos mais procurados por usuários de diferentes plataformas para criar conexão com o público e transmitir suas mensagens de maneira transparente e envolvente.

Crie vídeos com as técnicas de marketing de conteúdo para que sejam informativos, inspiradores, entretenham o público e ajudem a conduzir sua audiência pelo funil de vendas da sua empresa.

Com o formato de vídeo, você pode compartilhar tutoriais, demonstrações de produtos, depoimentos de clientes, insights do setor e muito mais.

É claro que os vídeos não são para todas as plataformas, mas se fizerem sentido para o seu negócio, o vídeo é muito bem-vindo para o YouTube, Instagram Reels e TikTok, por exemplo.

Monitore a sua reputação online

O monitoramento deve ser focado em entender como a sua marca está sendo mencionada na internet.

Portanto, crie alertas de menção da sua marca e faça o monitoramento regular para responder às interações que estão sendo feitas com você.

Assim, sempre que identificar uma interação, responda aos comentários, aos feedbacks e às avaliações para criar interações genuínas.

Tornar-se uma mulher de negócios é uma atividade muito gratificante, mas que demanda esforço, dedicação e persistência.

Como vimos, existem algumas boas práticas que são fundamentais para alcançar bons resultados como empreendedora.

É preciso estudar o mercado, criar um plano de negócios sólido, saber enfrentar os desafios com autoconfiança e encontrar inspiração em outras mulheres que já percorreram esse caminho e obtiveram sucesso.

Além disso, é muito valioso investir em uma presença online consolidada para atrair clientes que estão realmente interessados nas soluções que você tem a oferecer.

Aprenda ainda mais sobre como ser uma mulher empreendedora com este artigo que fala tudo sobre o empreendedorismo feminino.

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