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Primeira compra: quais benefícios oferecer ao comprador para que ele retorne?

Existem alguns benefícios que podem ser oferecidos ao cliente durante a primeira compra sendo eles: cupom de desconto, frete grátis e brindes na hora da entrega. A estratégia é bastante popular e pode ajudar na recompra dos consumidores.
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Encantar o cliente logo na primeira compra é uma estratégia que precisa ser muito bem trabalhada pelas empresas de e-commerce.

Mas pode ter certeza de que, se você conseguir encantá-lo logo de cara, os resultados a médio e longo prazo serão incríveis.

Uma boa estratégia para isso é conceder um benefício de “boas-vindas” para que ele seja bem recebido logo no primeiro contato com seu negócio.

Mas quais são as melhores opções para isso? Continue lendo e você descobrirá ótimos insights para isso. Boa leitura!

Por que oferecer benefícios na primeira compra?

A primeira compra é um momento importante, e deve ser gerenciado adequadamente pelos profissionais do seu e-commerce.

Assim, é possível proporcionar benefícios que poderão render frutos a longo prazo para seu negócio.

Os principais resultados positivos que podem vir a partir de uma ótima experiência de primeira compra são:

  • Encantar o cliente logo de cara;
  • A possibilidade de que a pessoa divulgue sua empresa nas redes sociais, mostrando como foi a experiência dela (por exemplo, fazendo um vídeo de unboxing);
  • Estimula o retorno ao site (principalmente se o benefício incentivar uma nova compra, como um cupom de desconto para a próxima compra);
  • Atrai novos compradores, que vão querer contar com os benefícios oferecidos para ter o primeiro contato com a sua empresa.

Quais benefícios oferecer na primeira compra?

Há diversas possibilidades que podem ser utilizadas nas estratégias de benefícios para primeira compra. A seguir, conheça os principais deles e como funcionam.

Cupom de desconto na primeira compra

Essa é a estratégia mais utilizada, principalmente, por ser uma das mais eficientes.

A possibilidade de ter uma primeira compra com valores reduzidos motiva a pessoa a fechar o carrinho e concretizar a sua aquisição.

O cupom primeira compra pode, inclusive, ajudar a aumentar o ticket médio, já que quanto maior o valor do carrinho, maior será o benefício.

Eles podem ser comunicados, principalmente, em pop-up na abertura do seu e-commerce, em todas as páginas e, também, na página de finalização.

Cupom de desconto na próxima compra

A estratégia de desconto na próxima compra é uma possibilidade de incentivar não só que a pessoa faça a primeira aquisição (para poder ter acesso ao próximo benefício).

Ele ajuda, também, na fidelização, garantindo novas aquisições.

Seu negócio pode conceder o cupom de desconto, por exemplo, no e-mail de confirmação de compra ou notificação na página de conclusão da compra, para que ela se sinta ainda mais motivada a fechar o carrinho.

Frete grátis

Você pode oferecer, também, a opção de frete grátis para o cliente.

Isso porque o alto valor relacionado com a entrega pode ser um dos fatores que afasta a pessoa de concretizar a compra.

Dessa forma, zerar o valor do frete pode ser uma questão decisiva na hora do checkout.

Para sua realização, pode ser interessante contar com duas possibilidades:

  • Ter uma boa parceria com empresas de transporte;
  • Oferecer o benefício a partir de determinado valor de compra.

Envio de cupom especial na entrega do produto

Torne a experiência ainda mais incrível pela surpresa: encante o cliente com um cupom que ele só descobrirá na entrega do produto. Insira um adesivo ou uma tag, comunicando o código do benefício.

Com isso, a pessoa terá um benefício que não esperava e o elemento surpresa pode potencializar ainda mais a sua experiência, motivando-a a fazer uma próxima compra.

Brindes na primeira compra

Além dos descontos, seus clientes gostam de se sentirem importantes para o negócio.

Por isso, conceder brindes pode ajudar, também, a potencializar a experiência e proporcionar uma maior divulgação do seu negócio (por exemplo, compartilhando registros em redes sociais).

Quais marcas utilizam a estratégia de desconto na primeira compra?

Muitos players importantes do mercado de e-commerce trabalham com estratégias de descontos na primeira compra. Confira alguns cases interessantes a seguir.

Zattini

A loja voltada para o mercado de vestuário e calçados é destaque no cenário nacional e oferece 10% de desconto na primeira compra.

O Boticário

A empresa é uma das lideranças nacionais de perfumaria e cosméticos. Sua estratégia é oferecer 35% de desconto para o cliente na primeira compra.

Hering

Uma das maiores marcas de vendas de itens de vestuário do país. Sua estratégia e oferecer 15% de desconto na primeira compra.

Renner

Outra gigante do mercado de vestuário, com comercialização de roupas, sapatos e acessórios. Oferece 10% off na primeira compra.

Marisa

Outra loja de departamento com forte presença no e-commerce. Concede 10% off na primeira compra.

Adidas

A marca de vestuário esportivo e casual é uma das queridinhas do Brasil. Oferece 15% off na primeira compra para os clientes.

Época Cosméticos

A loja que vende maquiagens, perfumes e cosméticos oferece como benefício para seu cliente 20% off ou brinde na primeira compra.

[Bônus] O que considerar antes de dar um desconto ao cliente?

Para você que chegou até aqui, separamos um bônus neste conteúdo para ajudar a tornar isso mais estratégico.

Afinal, a concessão de benefícios no desconto ao cliente não pode prejudicar o seu fluxo de caixa, não é mesmo?

Mas o que considerar nesse momento? Confira a seguir alguns pontos que ajudarão nisso:

  • Nicho de mercado: quais as características do mercado em que está inserido e quais políticas de desconto são mais atrativas. Por exemplo, se a sua área tende a ter uma flutuação maior e redução das possibilidades de recompra, não adianta conceder descontos para a próxima compra, pois provavelmente ela demorará a acontecer;
  • Fluxo de caixa: identifique o lucro necessário para manter o seu fluxo de caixa positivo e defina as margens seguras de desconto que podem ser concedidas;
  • Objetivo da campanha: qual a intenção com o desconto? De que forma isso está alinhado com os objetivos da empresa? Tudo isso deve ser levado em consideração neste momento;
  • Concorrência: de que forma os descontos ajudam a sair a frente dos concorrentes? Por exemplo, os benefícios são diferenciados? As margens de desconto são maiores do que a de outros players do mercado?

Os cupons de desconto para primeira compra são estratégias fundamentais para causar uma boa primeira impressão.

E acredite, isso pode fazer toda a diferença quando falamos sobre estratégias de crescimento do seu negócio no mercado.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a definir planos de ação mais eficientes.

E aí, preparado para adotar as melhores estratégias para encantar o seu cliente no primeiro contato?

Conteúdos para você:
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