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Erros em sua loja virtual que afetam os seus lucros: descubra quais são e como evitá-los!

Aqui estão alguns erros para não cometer na sua loja online: não se atentar a satisfação do cliente, não vender mais de uma vez para a mesma pessoa, não traçar metas para reduzir custos e não ter diferenciais competitivos.

Principais tópicos

Uma loja virtual bem-sucedida depende de uma combinação de fatores, como um bom produto, estratégias de marketing eficientes e uma plataforma de e-commerce bem projetada. 

No entanto, muitas vezes, erros podem ocorrer e afetar diretamente os lucros de uma loja virtual. 

Neste artigo, abordaremos alguns erros comuns que podem prejudicar o desempenho financeiro de um e-commerce e forneceremos dicas sobre como evitá-los no seu negócio.

Erros comuns que impactam na conversão de um e-commerce:

Aqui estão alguns fatores que impactam diretamente na experiência de compra online:

– Não se atentar a satisfação do cliente;

– Baixa taxa de Conversão de vendas;

– Não vender mais de uma vez para o mesmo cliente;

– Não ter diferenciais competitivos no negócio;

– Não traçar metas para a redução de custos.

A seguir, explicaremos detalhadamente cada um dos fatores:

Não se atentar a Satisfação do cliente

Pensar na experiência do cliente ao projetar sua loja virtual é primordial. Feito isso, é importante garantir que sua loja seja 100% profissional.

Com banners em alta resolução, vitrines que saiam de algo padrão como “DESTAQUES” e “LANÇAMENTOS” preços, títulos e toda informação necessária, para que o usuário não tenha dúvidas na hora de finalizar a compra.

Tanto no ambiente desktop e principalmente mobile.

Baixa taxa de Conversão de vendas

Se o processo de compra for desgastante para o cliente, a compra ficará pela metade e a taxa de conversão da sua loja virtual ficará bem baixa. Gerando um grande sinal de alerta.

Para isso não acontecer forneça uma experiência do usuário bem planejada e otimizada, para que o cliente compre com poucos cliques, aumentando assim as taxas de conversão de vendas. 

Se o processo de compra for simples, intuitivo e confiável, os usuários terão mais propensão a concluir as transações e finalizar as compras. 

Não vender mais de uma vez para o mesmo cliente

A experiência do usuário impacta diretamente a retenção de clientes em uma loja virtual. 

Quando os usuários têm uma experiência positiva e agradável, eles têm mais chances de retornar e fazer compras novamente. 

Além disso, uma boa experiência pode contribuir para a construção de relacionamentos duradouros com os clientes, o que é valioso para o crescimento e a estabilidade do negócio.

Não ter diferenciais competitivos no negócio;

Em um mercado online cada vez mais saturado, a experiência do usuário pode ser um fator-chave para diferenciar uma loja virtual das demais. 

Se os usuários tiverem uma experiência única, personalizada e memorável, eles serão mais propensos a escolher essa loja em detrimento de outras opções disponíveis. 

Isso pode ser alcançado por meio de recursos como design atraente, funcionalidades avançadas, conteúdo relevante e suporte ao cliente eficiente.

Não traçar metas para a redução de custos

Uma boa experiência do usuário pode ajudar a reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência da loja virtual. 

Por exemplo, se a navegação for intuitiva e o processo de compra simplificado, haverá menos chamadas de suporte ou consultas relacionadas a problemas técnicos.

Além disso, uma experiência do usuário bem planejada pode facilitar a localização de produtos, reduzindo o tempo gasto pelos usuários e aumentando a eficiência das operações.

Descubra a seguir fatores que inspiram confiança nos clientes

Banners para Vitrine

Existem diversos tipos de banners que podem ser usados em uma loja virtual para chamar a atenção dos usuários e promover produtos, promoções ou informações importantes.

Alguns modelos de banners para loja virtual são:

– Destaque;

– Promoções;

– Categoria;

– Lançamentos;

– Frete grátis;

– Data sazonais.

Se atente sempre com a dimensão correta e com o CTA utilizado!

Feedbacks de clientes

Os feedbacks desempenham um papel crucial em uma loja virtual. 

Eles fornecem informações valiosas sobre a experiência do cliente, ajudando os proprietários da loja a entender o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado.

Pontos cruciais:

– Melhoria contínua;

– Identificação de algum problema;

– Gerar mais confiança e credibilidade;

– Ajudar na retenção dos clientes.

Segurança da loja virtual

A segurança e o certificado SSL (Secure Socket Layer) são fundamentais para uma loja virtual por várias razões:

– Proteção de dados;

– Confiança do cliente;

– Proteção contra fraudes;

– Melhor posicionamento orgânico.

É importante buscar parceiros com o E-bit, Confi, YourViews e também contratar um e-mail profissional com o nome da sua empresa. Isso trará maior credibilidade a sua marca. 

Políticas da Loja

As principais políticas de uma loja virtual podem variar dependendo do tipo de negócio, setor e localização geográfica.

Sua loja virtual não pode ficar sem essas páginas:

– Privacidade (LGPD);

– Segurança;

– Devolução e reembolso;

– Trocas;

– Entrega;

– Pagamento;

– Garantia.

Página de anúncio

– Até 80 caracteres;

– Descrição completa com dúvidas e objeções que seu cliente poderia ter sobre o produto;

– Utilize um FAQ com perguntas e respostas relacionados ao produto;

– Use uma formatação padrão para todos os cadastros;

– No mínimo 2 imagens por anúncio e pelo 1000px de altura e largura;

– Fotos padronizadas, ambientadas ou “still” (fundo branco);

– Informar o tempo de garantia;

– CTA de comprar e cálculo do frete.

Formas de pagamento

Negocie taxas e tarifas com seu intermediador e jamais anuncie algo “com juros”

Tenha um intermediador de pagamento com sistema antifraude, e nesse caso eu recomendo a VINDI.

Se por acaso você utiliza outro intermediador que não possua anti-fraude, contrate a ClearSale para fazer toda verificação em suas vendas.

Ofereça parcelamento sem juros e pagamentos com descontos a vista.

Frete e envio

Se não possuir contrato com correios ou transportadoras, recomendo utilizar o Frete Fácil Tray ou o Melhor Envio.

Não se esqueça de preencher com atenção os dados corretos de peso e dimensões da embalagem do produto e abuse da criatividade. 

Você pode criar kits diferenciados de produtos para baratear ainda mais o frete.

Tipos de campanhas de frete

Existem vários tipos de campanhas de frete que podem ser implementadas em uma loja virtual:

– Frete grátis;

– Frete fixo;

– Desconto no frete;

– Frete por região;

– Motoboy;

– Retirar pessoalmente.

Marketing

Faça um planejamento para o tráfego pago de sua loja.

Separe uma verba mensal para investir principalmente no Google e Face/Insta ADS.

E utilize bastante as redes sociais, Instagram, YouTube, tiktok, etc.

Para atrair o público de maneira orgânica e mostrar que você tem total conhecimento.

Evitar erros em sua loja virtual é fundamental para manter seus lucros em crescimento constante. 

Certifique-se de ter um design atraente, uma experiência de usuário intuitiva, descrições de produtos detalhadas, um site de carregamento rápido, uma versão responsiva para dispositivos móveis e um atendimento ao cliente eficiente. 

Ao evitar esses erros comuns, você estará bem encaminhado para aumentar seus lucros e alcançar o sucesso no e-commerce.

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