Pesquisar
Close this search box.

Estratégias de SEO: o guia completo para otimizar o seu site de um jeito fácil

estratégias de seo

Principais tópicos

Para os empreendedores de e-commerce, boas estratégias de SEO são indispensáveis para melhorar os resultados de vendas e alcançar mais potenciais clientes online.

Contudo, essa pode não ser uma tarefa muito simples, já que existem diversas estratégias de otimização de motores de busca.

Afinal, ter estratégias de SEO eficientes para o seu site ou loja virtual fará toda a diferença para aumentar o alcance e autoridade da sua marca.

Neste texto, você entenderá quais as principais etapas para a elaboração de um plano de otimização eficiente.

Explicaremos desde como identificar o seu público-alvo até como fazer uma análise contínua dos seus resultados. Vamos lá?

O que são estratégias de SEO?

Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para motores de busca, é a maneira de otimizar os conteúdos, páginas e sites para que os principais buscadores, como o Google e o Bing, possam identificar o seu site ou e-commerce como o ideal para sanar as necessidades que um usuário.

Portanto, quando um usuário ou potencial cliente realizar uma pesquisa nessas ferramentas, o mecanismo de busca vai entender que as soluções que você oferece no seu site ou e-commerce é a resposta para aquele usuário.

Isso faz com que a sua página seja encontrada mais fácil e rapidamente, e esteja entre as primeiras posições de resposta do Google, por exemplo.

Logo, um conjunto de técnicas que sejam coordenadas para melhorar e otimizar a página, blog ou e-commerce para um determinado buscador, com objetivos definidos é o que chamamos de estratégias de SEO.

Qual a importância das estratégias de SEO?

Uma boa estratégia de SEO ajuda o e-commerce a atingir os seus objetivos.

Normalmente, o principal objetivo de uma loja virtual é alavancar vendas e converter potenciais clientes em consumidores efetivos e defensores da marca.

Contudo, para ser feito da maneira correta, é preciso levar em consideração a jornada de compra de uma persona.

Nos primeiros momentos da jornada de compras, quando o potencial cliente ainda está na fase de descoberta, é preciso criar estratégias para o momento da descoberta.

Com isso, é necessário realizar otimizações que façam com que o e-commerce apareça nas primeiras posições dos principais motores de busca, correto?

Os elementos que devem ser considerados para uma boa estratégia de SEO envolvem ações dentro e fora da página, otimizações relacionadas ao conteúdo e ações de programação.

Esse conjunto de ações fará com que os mecanismos de busca indiquem o seu negócio quando houver uma pesquisa online relacionada às soluções que você oferece.

Confira a seguir algumas das principais estratégias para otimizar o seu e-commerce para os principais motores de busca. Vamos lá!

Como definir as melhores estratégias de SEO para o seu negócio?

Existem algumas práticas que podem ajudar uma empresa a definir melhor sua estratégia de SEO conheça as principais abaixo:

Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para criar estratégias de SEO eficientes é entender qual é o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que devem encontrar a sua página e os seus conteúdos.

Essa é uma informação importante, pois permite que você atue de maneira mais precisa.

Mas afinal, o que seria um “público-alvo”? Esse é o termo utilizado para definir um grupo específico de clientes de uma empresa.

Uma representação de quem seria o cliente perfeito para o seu produto ou serviço.

Para definir a sua audiência, é preciso fazer uma análise de informações relacionadas aos seus potenciais consumidores, como sexo, localização geográfica, renda, hobbies, entre outras informações que auxiliem na elaboração de estratégias de marketing eficientes.

É importante ter em mente que uma mesma empresa pode ter mais de um público-alvo, além da possibilidade dele se modificar com o tempo, então sempre reavalie se a sua comunicação está alinhada com a realidade dos seus consumidores atuais.


Faça pesquisa de palavras-chave

Com o seu público já definido, é preciso identificar quais são as palavras-chave que o seu público mais utiliza na hora de pesquisar informações nos mecanismos de busca.

Inseri-las em suas páginas e textos permitirá com que eles sejam encontrados mais facilmente pelos seus potenciais clientes.

Veja a seguir algumas vantagens de investir na utilização de palavras-chave:

Melhora a classificação nos mecanismos de busca

Apostar em boas palavras-chave fará com que os seus artigos alcancem as primeiras posições nos mecanismos ao pesquisar por esses termos.


Atrai tráfego direcionado

Além disso, essa estratégia atrai para o seu site pessoas que estarão mais propensas a comprar os produtos e serviços oferecidos pela sua loja, visto que elas já se interessam pelo conteúdo publicado e, provavelmente, tenham alguma dor ou necessidade em relação a esse tema.


Aumenta a conversão

Com o aumento de potenciais clientes acessando o seu site, logicamente o número de conversões e vendas dos seus produtos e serviços também aumentará, uma vez que os seus artigos estão alinhados com as intenções de pesquisa desses usuários.

Pesquisa de palavras-chave e análise de concorrência: como fazer

Para fazer a pesquisa de palavras-chave, primeiramente é preciso descobrir quais são os termos mais relevantes para o seu negócio.

Você pode usar ferramentas como SEMrush e o Google Keyword Planner para lhe ajudar nessa missão.

Para identificar as palavras-chave ideais, se coloque no lugar do seu cliente em potencial e pense em como você pesquisaria assuntos relacionados a sua área de atuação.

Além disso, também é importante verificar se esses termos têm um bom equilíbrio entre relevância e volume de buscas.

Também é importante ficar de olho na concorrência para conhecer quais os seus pontos fortes e fracos, bem como os diferenciais que a sua loja virtual pode explorar para se diferenciar.

Para isso, verifique como estão os seus sites, produtos e serviços e quais as estratégias de SEO adotadas por eles.

As ferramentas de palavras-chave podem mostrar quais são os termos que os seus concorrentes estão segmentando e qual a sua posição nos mecanismos de busca.

Dessa maneira, você poderá produzir conteúdos mais completos, buscando tomar as primeiras posições dessas expressões também.


Faça a otimização de Conteúdo

A otimização de artigos é uma das estratégias de SEO que visam melhorar as páginas e conteúdos já publicados em seu site.

Dessa maneira, é possível aproveitar a autoridade já existente e direcioná-los melhor para os mecanismos de busca.

A otimização pode trazer diversos benefícios para o seu site, como:

Aumentar a visibilidade

Melhorar a posição do seu site nos mecanismos de busca fará com que ele tenha uma melhor visibilidade quando o usuário pesquisar as palavras-chave que estão presentes nele.

Segundo uma pesquisa feita pelo Baclinko, 27% das pessoas são atraídas pelo primeiro resultado da busca, porcentagem que cai para menos de 4% a partir do sétimo resultado mostrado.

Atrair tráfego qualificado

A otimização de artigos permite um direcionamento melhor das páginas e conteúdos visualizados pelos usuários. Assim, o seu tráfego será maior entre pessoas que são potenciais clientes do seu negócio.

Aumentar a credibilidade e confiança

Outra vantagem da otimização de artigos é que ela aumenta as chances do seu site aparecer nos primeiros resultados de busca.

Para o usuário, os primeiros resultados são de empresas com credibilidade, aumentando a sua confiança na marca.


Otimize o seu site

Se você já tem conteúdos e páginas publicadas em seu site, vale a pena fazer uma otimização do seu artigo para garantir que ele esteja sempre relevante e atualizado para os usuários que o acessarem.

Veja abaixo algumas formas de fazer essa otimização:

Pesquisa de palavras-chave

Identifique quais são as palavras-chave relevantes para a sua audiência. Veja se elas estão presentes em conteúdos e páginas do seu blog que abordam o assunto, e se a sua inserção foi feita de maneira natural.

Produção de conteúdo relevante

Os artigos publicados no blog da sua loja virtual precisam ser relevantes, informativos e bem escritos, para que os leitores possam realmente tirar as suas dúvidas e verem a sua marca como uma autoridade em seu mercado.

Organização e estruturação do texto

Principalmente em conteúdos de blog, é preciso verificar se os artigos contam com uma boa estruturação (títulos, subtítulos, informações em lista…).

Isso facilitará a leitura do usuário, melhorando a sua experiência com o seu site.


Defina Metas Claras

Tão importante quanto colocar uma estratégia de otimização em ação é saber quais resultados você espera alcançar com ela.

Por isso, é interessante que você defina metas claras, considerando a realidade atual do seu site.

Veja a seguir alguns exemplos de metas que podem ser utilizadas na otimização da sua loja virtual:


Aumento no tráfego orgânico

Uma das metas que podem ser definidas é o aumento do tráfego orgânico para o seu site.

Você pode definir que as suas páginas tenham um aumento de X% nas visitas em até 6 meses ou um ano, por exemplo.

Melhoria nas classificações de palavras-chave

Se você tem palavras-chave que já estão relativamente bem ranqueadas nos mecanismos de busca, você pode definir uma meta para que ele aumente posições em um determinado período de tempo, como ir da 6ª para a 3ª posição.

Aumento na taxa de conversão

Outra meta interessante de se trabalhar é o aumento da taxa de conversão, ou seja, o número de pessoas que, de visitantes, passaram a ser clientes da sua marca.

É possível definir esse objetivo tanto para as vendas em geral quanto para produtos ou serviços específicos.


Crie um Calendário de Conteúdo

Além de pensar e inserir palavras-chave, também é preciso planejar quais serão os artigos publicados em seu site, bem como a frequência com a qual eles serão postados.

Isso pode ser feito por meio da elaboração de um calendário editorial.

Veja como fazê-lo a seguir:

Escolha os canais

O primeiro passo é definir quais são os canais em que você publicará e divulgará o conteúdo, priorizando os mais utilizados pelo seu público-alvo.

Você poderá criar artigos para o blog da sua loja virtual, mas também poderá criar conteúdos para o YouTube ou Instagram, por exemplo.


Crie um cronograma

Tão importante quanto onde é quando esse artigo será publicado, pois ter uma periodicidade ajuda os seus leitores e seguidores a saberem quando terão publicações novas da sua marca.

Além disso, postagens mais frequentes aumentam as chances do seu conteúdo ser visto pelos usuários.

Gere ideias de conteúdo

Também é preciso pensar sobre que tipo de post será postado nos seus canais de comunicação.

Os temas precisam condizer com as intenções de busca e consumo dos usuários e também com os produtos e serviços oferecidos pela sua marca.


Acompanhe e meça seu progresso

Para saber se as suas estratégias de SEO estão dando certo, é importante analisar métricas e resultados periodicamente.

Essa também é uma maneira de verificar se os seus investimentos em otimização estão dando um bom retorno.

Outro grande motivo para fazer uma análise de métricas das suas estratégias de SEO é permitir uma melhoria contínua nesse processo, uma vez que você poderá identificar pontos de melhoria ou avaliar como novidades e mudanças na área estão impactando o seu site.

Para tornar a medição do seu progresso mais fácil, temos algumas dicas:

Ferramentas de análise

Existem diversas ferramentas (gratuitas e pagas) que auxiliam na análise de estratégias de SEO, como o próprio Google Analytics.

Outras opções são o SEMrush, Ahrefs e Moz Pro. Teste diversas opções e escolha a que melhor se adapta as suas necessidades.

Monitoramento de classificações

Também vale a pena acompanhar o posicionamento das suas palavras-chave nos mecanismos de busca.

Você pode fazer isso tanto ao pesquisar pelo termo em uma aba anônima ou utilizar ferramentas que fazem esse processo automaticamente.


Crie Topic Clusters

Os topic clusters são uma das estratégias de SEO avançado na qual é criado um conteúdo bastante aprofundado sobre um tema específico.

De maneira prática, é a criação de um artigo-pilar que busca responder as principais dúvidas do seu público em relação a um assunto em apenas um post.

Por exemplo: você é dono de uma loja virtual de semijoias e pode criar um topic cluster para essa palavra-chave, explicando o que é uma semijoia, quais as diferenças de uma semijoia para uma joia, como escolher o melhor modelo, quais os principais tipos entre outras informações relevantes.

Como criar um topic cluster

Para criar um topic cluster, você deve encontrar um tópico amplo e relevante para o seu público (no exemplo acima, seria “semijoias”).

Você também deve escolher palavras-chave que fazem sentido com esse tema e que podem ser ranqueadas pelo seu site.

Com o seu tema definido, está na hora de escrever o texto de maneira aprofundada, respondendo todas as possíveis dúvidas do usuário em relação a esse assunto.

Não se esqueça de adicionar as palavras-chave ao conteúdo.


Encontre Palavras-Chave para conquistar Featured Snippets

Os featured snippets são trechos destacados de resultados nos mecanismos de busca, sendo uma forma de facilitar o leitor a encontrar a resposta para a sua dúvida.

Se trata de um trecho destacado que faz com que a pessoa visualize a resposta da sua pergunta sem mesmo precisar clicar em um conteúdo, conhecido também como resposta zero do Google.

Além disso, ter um featured snippet em seu site é ótimo para o seu site, já que a sua página ganhará um maior destaque nos resultados da pesquisa.

Como conseguir um featured snippet

Para conseguir featured snippets e otimizar as suas estratégias de SEO, é preciso identificar as palavras-chave mais relevantes para o seu público e, a partir delas, pensar em perguntas específicas relacionadas a elas.

Depois, é preciso criar um artigo direto e estruturado em um blogpost para que esse trecho possa ser destacado nos mecanismos de pesquisa.

Também não se esqueça de formatar o texto com destaque, como negritá-lo ou deixar a pergunta como um H2 ou H3.

Em um mesmo conteúdo, você poderá conquistar diferentes featured snippets, porém é importante se certificar de que eles estejam na estrutura adequada e respondam às dúvidas do usuário de maneira direta.


Melhore o SEO On-Page

Podemos dividir as estratégias de SEO em dois grandes grupos: SEO on-page (otimizações feitas diretamente em uma página) e off-page (feitas em outros sites)

Veja a seguir algumas maneiras de melhorar a otimização on-page do seu site:


Crie Meta Tags precisas

É importante que as meta tags do seu site tenham precisão e sejam bem elaboradas.

Os títulos precisam ser concisos e chamar a atenção, enquanto as meta descrições devem mostrar uma prévia do artigo da página e incentivar os usuários a acessá-lo.


Aposte em URLs Amigáveis

As URLs de um site devem fazer sentido com o conteúdo da página e, quando possível, ter a palavra-chave principal do artigo.

Evite criar URLs muito longas, complexas ou cheias de números e letras aleatórias.


Preste atenção na estrutura do seu site

A estrutura do seu site também precisa de um cuidado especial: é importante que ela tenha um rápido carregamento e tenha uma navegação intuitiva, guiando naturalmente o leitor para encontrar o que ele busca.


Velocidade de carregamento

Existem algumas maneiras de acelerar o carregamento das suas páginas, como comprimir imagens, escolher um bom servidor de hospedagem para a sua página e retirar scripts desnecessários.

Essas ações melhorarão consideravelmente a experiência do usuário.

Links Internos Relevantes

Dentro dos seus conteúdos, busque fazer linkagens internas para outras postagens do seu site que tenham relação com o assunto falando no texto principal.

Dessa maneira, o usuário passará mais tempo em seu blog, aumentando a sua relação com a marca.


Encontre e corrija problemas de SEO técnico

Que tal dar uma olhada geral em seu site e corrigir possíveis problemas que podem estar atrapalhando as suas estratégias de SEO?

Fizemos abaixo um checklist para que você faça uma análise completa em seu site:

Javascript

Verifique se existem artigos críticos bloqueados por arquivos JavaScript.

Caso existam, forneça alternativas que podem ser indexadas corretamente pelos mecanismos de busca, para garantir a sua renderização.

Sitemaps XML

Crie e envie um sitemap XML que esteja atualizado para o Google.

Dessa forma, o mecanismo de busca poderá indexar todas as páginas do seu site de forma eficiente e rápida. Além disso, a plataforma dará prioridade para as páginas mais importantes.

Arquitetura do site

Sua loja virtual e o seu blog precisam ter uma estrutura lógica e organizada.

Para isso, você deve utilizar uma estrutura de diretórios, facilitando tanto a navegação do usuário quando a indexação das páginas nos mecanismos de busca.

Estrutura da URL

Aqui, reforçamos o uso de URLs amigáveis e descritivas. Certifique-se de que as palavras-chave relevantes estão presentes nas URLs e evite o uso de URLs dinâmicas (aquelas com símbolos e variáveis).

Dados estruturados

Faça a implementação de marcações de dados estruturados, como Schema.org.

Essa é uma maneira de ajudar o Google a entender o conteúdo das suas páginas e, assim, exibir resultados enriquecidos nos resultados de pesquisa.

Conteúdo fino

Artigos de baixa qualidade ou muito rasos não são bem-vistos pelos mecanismos de pesquisa.

Por isso, vale a pena fazer otimizações e incrementar conteúdos muito curtos, buscando trazer informações relevantes e atualizadas.

Conteúdo duplicado

Vale a pena fazer checagens em seu site buscando por páginas ou artigos duplicados.

Esse problema pode afetar negativamente a sua relação com os mecanismos de busca, então é importante que páginas iguais sejam removidas ou não sejam indexadas.

Hreflang

Caso a sua loja virtual também vise clientes de outros países, vale a pena inserir tags Hreflang para o Google possa direcionar os conteúdos com o idioma correto para cada usuário de determinada região.

Tags canônicas

Se o seu site precisar ter várias versões de uma mesma página, você pode usar tags canônicas para identificar a “melhor versão” de um artigo para que ele seja indexado ou priorizado no ranqueamento de resultados nas pesquisas feitas pelos usuários.

Páginas 404

Seus futuros clientes não devem passar pela experiência de acessar um link do seu site e ir para uma página inexistente ou com erro.

Por isso, verifique se existem conteúdos assim no seu domínio e faça o seu redirecionamento para URLs que estejam funcionando.

Redirecionamentos 301

Uma maneira de resolver o problema de páginas inexistentes é implementar redirecionamentos 301.

Dessa maneira, o usuário é levado automaticamente para as suas páginas atuais que ofereçam o mesmo artigo ou páginas parecidas com a anterior.


Melhore o SEO Off-Page

A otimização off-page corresponde a ações feitas fora do seu site, mas que indiretamente auxiliam na otimização de conteúdo e aumento da relevância da sua marca.

Veja a seguir algumas maneiras de trabalhá-lo:



Conquiste backlinks

Backlinks são links presentem em outras páginas e blogs que levem o usuário para artigos do seu domínio.

Para consegui-los, é importante que você invista na qualidade dos textos escritos no seu site, além de conversar com proprietários de outros sites para verificar a possibilidade de link building.

Incentive as pesquisas de marca

Para fazer mais pessoas pesquisarem sobre a sua marca, é importante investir na produção de conteúdo de qualidade, além de divulgar o seu site nas redes sociais, incluindo o investindo em anúncios pagos.

Aumente o engajamento e compartilhamentos nas redes sociais

As redes sociais são ótimas plataformas para divulgar gratuitamente ou a um custo baixo o seu site.

Além disso, sempre incentive os seus seguidores a engajarem e compartilharem esses artigos com outras pessoas, aumentando o alcance da sua marca.


Realize análise de dados e otimização contínua

A etapa de análise de dados é muito importante, pois ela mostrará se as estratégias de SEO adotadas realmente estão trazendo resultados para o seu site ou se precisam ser otimizadas.

Dessa forma, você evita perder tempo e dinheiro com ações ineficientes.

Existem diversas ferramentas que podem lhe auxiliar na análise de otimização do seu site, como o Google Analytics, Google Search Console, SEMrush e Ahrefs, Similar Web, entre outras.

Elas lhe darão dados sobre o tráfego do seu site, concorrentes e até mesmo lhe avisarão sobre erros presentes nas suas páginas da web.

Mesmo que esteja tudo bem com o SEO do site, é importante que você busque sempre se atualizar sobre mudanças nos algoritmos dos mecanismos de busca, para que você possa manter o seu site sempre em conformidade com os padrões de ranqueamento do Google.

Além disso, busque manter os conteúdos do seu site sempre atualizados. Você pode fazer extensões de texto ou revisar informações e pesquisas presentes nessas páginas

Assim, ao ler o nosso guia completo sobre estratégias de SEO, você está pronto para começar a otimizar o seu site e fazer com que ele seja visto tanto pelos mecanismos de busca quanto pelos seus futuros clientes.


Conteúdos que podem te interessar:

 
Guia definitivo para aplicar SEO local no seu negócio!
SEO para Youtube: dicas para começar agora e melhores ferramentas [LISTA]
Entenda o que é SERP, a importância dela para o SEO e quais as melhores práticas para aparecer no topo

Adquira sua Loja Online em Minutos!

Vamos ajudar você a abrir sua loja virtual na Tray agora mesmo.

Preencha as informações abaixo e te ligamos em até 1 minuto.

Em 1 minuto mesmo! Preencha aqui que nós ligamos para você

Loja Virtual + Cursos por R$ 59!

Descubra como impulsionar suas vendas online com uma loja virtual + cursos por apenas R$ 59! Clique aqui para aproveitar esta oferta incrível.

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!