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SEO para Youtube: dicas para começar agora e melhores ferramentas [LISTA]

O SEO para YouTube é uma prática usada para otimizar uma página, listas de reprodução ou descrições de vídeos de um canal do Youtube. O intuito é fazer com que os vídeos apareçam bem ranqueados no próprio YouTube ou em outros mecanismos de busca, como o Google.
seo para youtube

Principais tópicos

O Youtube é um canal de vídeos muito usado pelas pessoas com objetivos diferentes. Para quem atua no comércio, ele é um valioso meio de divulgação.

Para as lojas virtuais, o Youtube pode ser um aliado para fazer a marca mais conhecida e até para impulsionar as vendas.

Como acontece em outros canais, é importante trabalhar o SEO para os vídeos dessa plataforma. Veja a seguir como investir em SEO para Youtube!

Como funciona o SEO para youtube?

O primeiro e mais importante mecanismo de buscas do mundo é o Google.

Em segundo lugar, vem o Youtube. Por sua vez, o Youtube ocupa o primeiro lugar como o melhor mecanismo de busca de vídeos do mundo.

Da mesma forma que usamos SEO para textos de blog, também devemos usar SEO para Youtube.

O SEO, sigla para Search Engine Optimization, é uma série de práticas destinadas a otimizar a experiência do usuário, melhorando o posicionamento da página em mecanismos de busca.

As principais técnicas de SEO são:

  • links de outros sites;
  • design;
  • programação;
  • escaneabilidade do texto;
  • produção de conteúdo;
  • pesquisa de palavras-chave.

No Youtube, como no Google, há um sistema de buscas que faz com que as pessoas encontrem os vídeos que desejam.

Vale lembrar que o Youtube foi comprado pelo Google e, por isso, utiliza a mesma inteligência de pesquisa. Há diversos robôs no Youtube atendendo os usuários individualmente.

Assim, quando alguém busca por um termo de pesquisa, os robôs fazem uma varredura em toda a plataforma com o objetivo de oferecer os resultados mais relevantes.

O algoritmo considera alguns fatores para definir a relevância do vídeo para um usuário. Entre eles, estão o engajamento, o histórico de pesquisa e a melhoria do canal.

Assim, caso você tenha um canal que preenche, da forma correta, os campos de títulos, descrição e tags nos vídeos, seu canal ocupará uma posição melhor do que os canais que não tomam esses cuidados.

Os canais que recebem muitos comentários e curtidas também conseguem uma posição privilegiada, pois apresentam bom engajamento e a plataforma compreende que esses vídeos são importantes para o usuário.

Considerando que o Google e o Youtube pertencem à mesma empresa, as pesquisas feitas no Google alcançam muitos conteúdos em vídeos ou em outras plataformas de vídeos.

Como criar conteúdo para o YouTube? 

Um dos passos mais importantes para desenvolver conteúdo para Youtube é conhecer bem o público-alvo. Assim, será possível criar vídeos que realmente despertem a atenção dos potenciais clientes.

Não basta fazer vídeos, eles devem ser de boa qualidade. Por isso, é importante se dedicar à plataforma, criando conteúdo atraente, com bons roteiros e de alta qualidade.

Pense nos vídeos do Youtube como pequenas obras de arte que precisam trabalhar temas relevantes e devem ser bem construídos, com áudio e imagem de boa qualidade.

É importante, inclusive, investir em música de fundo e legendas.

Como ranquear vídeos no YouTube?

Ranquear significa ocupar as melhores posições nos mecanismos de busca.

Certamente, é uma das metas de toda pessoa que publica vídeos no Youtube. Confira algumas dicas para otimizar a posição de sua marca em SEO para Youtube:

1. Faça uma pesquisa de keywords

As palavras-chave (keywords) são fundamentais para o Google e para o Youtube. Por meio delas, o algoritmo faz a identificação e a indexação do conteúdo baseando-se nas buscas do usuário.

Logo, as palavras-chave devem ser colocadas nos seguintes campos:

  • título;
  • descrição;
  • tags.

Para identificar quais são as melhores keywords para captar o público, há alguns recursos.

Uma dessas ferramentas é a Keywordtool.io, a qual classifica centenas de termos por sua popularidade; a versão gratuita, no entanto, é muito limitada.

Outra opção é o SEO Chat, uma ferramenta valiosa para criar dicas de palavras-chave do Google, da Amazon, do Bing e do Youtube.

2. Use o autocomplete da barra de buscas do Youtube

A barra de buscas do Youtube existe para deixar mais fácil a busca dos usuários com as palavras mais comuns, que geralmente são procuradas no canal.

Essa ferramenta contribui com o trabalho dos criadores, pois sugere ideias novas de palavras-chave, o que melhora o total de visualizações dos vídeos.

3. Utilize benchmark

Até a concorrência pode ajudar. É possível visitar os canais que são referência em determinada área ou determinado assunto e conferir se eles contam com boa audiência.

É importante analisar quais são as keywords usadas por eles no conteúdo mais acessado. Basta ir à aba “Vídeos” e escolher a opção de classificar pelos mais populares.

Também é possível avaliar quais são as tags usadas em cada vídeo. Basta abrir o código-fonte da página do vídeo usando as teclas Ctrl + U e encontrar as palavras-chave dentro do código.

4. Analise as keywords que os usuários usam para chegarem até o seu canal

O Youtube oferece dados preciosos para geradores de conteúdo. Ao analisar a origem do tráfego, encontram-se os termos mais comuns para chegar aos vídeos.

É um modo eficaz de procurar dicas para a gravação de novos vídeos ou para a inserção de palavras-chave nos vídeos que já foram postados na plataforma.

Como fazer um bom SEO para YouTube?

Adicionar os metadados é uma prática que ajuda a otimizar o SEO para Youtube.

No caso dos vídeos, os metadados são as informações, tanto visuais quanto textuais, que descrevem o vídeo para os mecanismos de pesquisa e para os usuários.

Os algoritmos do Youtube são capazes de identificar objetos nos vídeos e entender o conteúdo apresentado. Nesse sentido, os metadados não apresentam a mesma relevância que tinham antes.

De qualquer modo, os metadados ajudam à medida que evitam que os algoritmos interpretem erroneamente o conteúdo dos vídeos. Consequentemente, os vídeos receberão a classificação adequada.

Os metadados de um vídeo envolvem o título, a descrição do vídeo, o tempo de execução, o tamanho, o tipo de arquivo, a data de criação.

Eles constituem as informações que os usuários visualizam em primeiro lugar quando acessam um vídeo.

Cabe, portanto, organizar os metadados de maneira atrativa, clicável e relevante. Seguem algumas orientações de como fazer isso:

Pesquisa de palavras-chave

É importante incluir as keywords que o gestor quer classificar. Vídeos que apresentam correspondência precisa da palavra-chave apresentam uma melhor classificação.

Se a finalidade é a classificação do vídeo pelo Youtube e pelo Google, é bom verificar se o título não ultrapassa o limite de 60 caracteres para que não seja cortado nos resultados.

Não se deve exagerar no título do vídeo nem colocar o título todo em maiúsculas.

Também é importante usar keywords na descrição. Vale lembrar que ela ajuda os usuários a identificarem os vídeos por meio da pesquisa.

Logo, recomenda-se acrescentar uma frase instigante com palavras-chave situadas mais próximas do começo da descrição.

Ainda que o Youtube permita fazer descrições com 5 mil caracteres, não é obrigatório alcançar esse limite.

Na verdade, o tamanho da descrição não influencia as classificações. Se somente uma frase é suficiente para descrever o vídeo, não convém ser pedante ou artificial com uma descrição mais longa.

Crie miniatura cativantes

As miniaturas chamam, primeiramente, a atenção do usuário da plataforma. Assim, o espectador entende o conteúdo do vídeo, optando por assistir ou não.

O Youtube pode selecionar miniaturas para o vídeo, mas o melhor é criar uma miniatura personalizada.

Miniaturas personalizadas fazem o vídeo ficar mais interessante e consequentemente tende a ter uma performance melhor no Youtube. Recomenda-se a prática de fazer o upload de imagem com as seguintes características:

  • proporção 16:9;
  • 1280 x 720 pixels;
  • < 2 MB;
  • Formatos .jpg, .gif, .bmp ou .png.

Otimize as tags

Embora a plataforma não imponha limites ao número de tags, recomenda-se usar somente até 10 ou 12 tags que sejam importantes.

O SEO para Youtube acredita que as tags agem de maneira semelhante às palavras-chave. Por isso, pegam de empréstimo as tags mais interessantes de outros vídeos com muitas visualizações.

Porém, as tags não são visualizadas por usuários regulares: eles devem aplicar algumas estratégias de SEO, como o uso de uma ferramenta (o plug-in VidlQ) para acessar as tags dos concorrentes e de outros insights do vídeo.

Forneça legendas ocultas

As legendas ocultas (CC) facilitam a análise do conteúdo do vídeo pelo Google.

O Google pode recomendar legendas ocultas criadas por Inteligência Artificial, mas o ideal é criar legendas próprias.

Assim, é possível evitar falhas por causa de sotaque, problemas na pronúncia, qualidade baixa de vídeo.

Para a criação manual de legendas ocultas, é preciso escrever tudo que é falado no vídeo. Para gerar as legendas ocultas automaticamente, há ferramentas como Amara, Cielo24 e 3Play Media.

Outra ação recomendada é traduzir legendas ocultas a fim de que mais usuários, de qualquer parte do planeta, encontrem o vídeo.

Há a possibilidade de traduzir automaticamente as legendas. Para uma tradução mais precisa, contudo, vale a pena fazer uma tradução profissional.

O processo para adicionais CC em vídeos do Youtube é simples. É preciso fazer login no Youtube Studio.

Depois, é preciso selecionar “Legendas” no menu do lado esquerdo, selecionar o vídeo, clicar em “Adicionar idioma” e, depois, em “Adicionar nas legendas”.

Em seguida, é preciso carregar o arquivo de CC segundo o passo a passo:

  • clicar em “Carregar arquivo”;
  • escolher entre “Com tempo” ou “Sem tempo”;
  • selecionar um arquivo em formato adequado;
  • salvar.

Depois, é preciso gerar as legendas com Sincronização Automática ou digitá-las de forma manual.

Caso seja usada a Sincronização Automática, o texto deverá ser compatível com a ferramenta de reconhecimento de voz do Youtube.

Além disso, o áudio deve ter boa qualidade para que a Inteligência Artificial o reconheça.

Adicionar carimbos de data/hora

Em vídeos longos, os carimbos de data/hora otimizam o envolvimento, ajudam os assistentes a percorrer as seções de vídeo, ajudando o Google na indexação de partes dos vídeos como resultados de pesquisas para consultas específicas.

Durante a edição do vídeo, é possível adicionar uma lista de carimbos de data/hora em “Descrição” na página “Adicionar detalhes”. É importante ficar atento aos seguintes pontos:

  • o primeiro carimbo de data/hora se inicia às 00:00;
  • o vídeo deve ter, no mínimo, três carimbos de data/hora registrados em ordem crescente;
  • a duração de um capítulo de data/hora é igual ou maior que 10 segundos (cada capítulo corresponde a uma parte do vídeo entre dois carimbos de data/hora).

Quais são as ferramentas que podem ser utilizadas para SEO para Youtube?

Vamos agora falar sobre algumas ferramentas que são aconselhadas para otimizar o SEO para Youtube. Confira as principais:

Google Trends

Google Trends é uma ferramenta que apresenta as tendências de pesquisa de pessoas que usam o Youtube em todo o mundo.

As tendências servem para considerar os temas que estão em alta no mundo digital. Uma boa vantagem é que o Google Trends não custa nada.

SemRush

A SemRush é uma plataforma completa de marketing que reúne mais de 50 produtos e ferramentas para ajudar as empresas em suas atividades online.

Por meio dela, é possível otimizar os resultados de marketing digital, assegurando um fluxo tranquilo de trabalho entre os profissionais da equipe.

VidIQ

VidIQ é uma extensão do Google Chrome que disponibiliza diferentes soluções para criação de conteúdo. Ela contribui para a construção de um público fidelizado e para maximizar o alcance orgânico.

Keywords Everywhere

Keywords Everywhere é outra solução de SEO para Youtube. É uma ferramenta que estima o volume mensal de pesquisas às caixas de busca do YouTube e do Google.

Ubersuggest

Ubersuggestt é, provavelmente, a ferramenta de pesquisa de palavras-chave mais conhecida. É gratuita e ajuda no planejamento das palavras-chave.

Bônus: Dicas extras para melhorar o engajamento dos seus vídeos

Para encerrar nosso post, vamos oferecer algumas dicas extras para melhorar o engajamento dos vídeos, para otimizar o SEO para Youtube:

Seja direto na introdução

Para estimular uma conversa, seja direto na introdução. Pergunte ao público a opinião dele a respeito de um determinado assunto, estimule-o a questionar o que ele quiser.

Seja ativo nos comentários

Outra dica é ser ativo nos comentários, interagindo com as pessoas.

Mostre-se agradecido a eles. Os usuários se sentem mais motivados quando existe um sentimento de comunidade.

Assim, deixe claro para as pessoas que você gosta do que eles fazem, comentando, e mantenha o diálogo com o público.

Adicione cards no vídeo

Para impulsionar a interatividade nos vídeos, você pode adicionar cartões para promover a marca e os próprios vídeos.

Os cards estão ocultos sob o ícone “i” na parte superior direita de cada vídeo. Quando clica no ícone, o usuário acessa até cinco cartões. Os cards são classificados nos tipos a seguir:

  • cartões de playlist para promoção de uma playlist;
  • placas de vídeo para promoção de um vídeo;
  • cards de canal que aludem a outro canal;
  • cartões de link que direcionam a um site de confiança, promovem itens licenciados de vídeo e estimulam o público a dar apoio ao desenvolvimento de conteúdo de vídeo.

Peça inscritos e likes

Outra estratégia relevante sobre como fazer SEO para Youtube é engajar a audiência. Likes, comentários, aumento do tempo de visualização do vídeo não se encontram sob o controle do Youtube e, por isso, apresentam relevância para o algoritmo.

Assim, vale a pena motivar ações de interação com o vídeo:

  • curtidas: peça aos usuários que curtam o vídeo ou deem o conhecido “joinha”;
  • comentários: respondendo os comentários, você motiva os usuários a fazer comentários, como já falamos;
  • inscrição: peça para que as pessoas se inscrevam no canal, explicando que a postagem de conteúdo acontece regularmente;
  • aumento do tempo de visualização: fator relevante que o Google analisa para saber se você está oferecendo conteúdo realmente importante — assim, você deve pedir ao espectador que assista ao vídeo completo.

Compartilhe seu vídeo

O SEO para Youtube, ainda que seja muito relevante, não é a única forma de conseguir visualizações para os vídeos. Conforme relatório da Hubspot, 70% das pessoas que atuam com marketing de vídeo utilizam o Facebook (em primeiro lugar, está o Youtube com 87%).

Com a pandemia de Covid-19, os percentuais aumentaram. Logo, Facebook e Instagram podem ser excelentes plataformas de divulgação para os vídeos do Youtube.

Quanto mais você compartilhar os vídeos do Youtube, melhor eles serão classificados pelo Google.

Monitore as informações através do painel do YT

A plataforma oferece o Youtube Analytics, uma boa ferramenta para otimizar o SEO para Youtube. Ele oferece métricas diversas:

  • dados demográficos;
  • fontes de tráfego;
  • estatísticas de pesquisa;
  • estatísticas de engajamento;
  • outras.

O desempenho geral dos vídeos é exibido no relatório de alcance, com os cliques, as impressões, as origens do tráfego.

As taxas de cliques (CTR) merecem especial atenção, pois com a otimização dos vídeos, elas tendem a aumentar.

Encerramos nosso post, ressaltando a importância de trabalhar o SEO para Youtube com a finalidade de melhorar o desempenho da marca no mercado.

As lojas online podem e devem fazer uso das estratégias descritas e aproveitar as oportunidades para divulgar seu negócio na maior plataforma de vídeos do mundo.

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