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Como aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual: 8 estratégias para atrair visitantes qualificados

Se você precisa aumentar o trafego orgânico do seu site, otimize a palavra-chave, produza conteúdos focados em responder as dúvidas dos usuários, invista em backlinks de qualidade e melhore a linkagem interna no seu site. Não esqueça de criar uma experiência de compra positiva e otimizar seu site para as pesquisas por voz e mobile.
a imagem mostra uma pessoa procurando no Google. Com certeza ela está em busca de aumentar o tráfego orgânico do site dela.

Principais tópicos

Aumentar o tráfego orgânico é um dos principais objetivos de uma estratégia de marketing digital.

Sem investir diretamente em mídia paga, você ganha mais alcance, torna a sua loja virtual mais conhecida e tem mais chances de convertê-los em clientes.

Porém, é importante adotar estratégias para atrair visitantes qualificados, que tenham mais potencial para gerar as conversões que você deseja.

Para isso, você precisa conhecer bem o seu público-alvo e divulgar o seu e-commerce nos canais em que esses consumidores estão, com uma abordagem focada nos seus interesses e necessidades.

Neste artigo, vamos analisar o que é tráfego orgânico, qual a sua importância e como atrair mais visitantes qualificados para a sua loja virtual.

Acompanhe agora para saber como aumentar o tráfego orgânico sem precisar investir em mídia.

O que é tráfego orgânico?

Tráfego orgânico é o fluxo de visitantes que chegam até o seu site sem que você tenha investido em mídias de divulgação.

O tráfego orgânico pode ocorrer por meio de estratégias de marketing de conteúdo, otimização para mecanismos de busca (estratégias de SEO), redes sociais e e-mail marketing.

Nessas estratégias, você não paga diretamente a um veículo de mídia para divulgar a sua marca e levar as pessoas até o seu site.

É diferente do que ocorre, por exemplo, quando você paga por anúncios de links patrocinados no Google ou de mídia display nas redes sociais.

Nesses casos, você investe diretamente na mídia de divulgação para ter um resultado mais rápido e com maior precisão.

Isso não significa, porém, que o tráfego orgânico é “gratuito”.

Você provavelmente vai precisar investir em profissionais e ferramentas e dedicar esforços para ter uma estratégia orgânica eficiente.

Só assim você pode ter resultados significativos para o seu e-commerce.

Qual a importância de aumentar o tráfego orgânico do seu site?

Aumentar o tráfego orgânico é importante para reduzir o custo de aquisição de clientes.

Ao não investir diretamente na mídia, você pode atrair mais potenciais clientes para o e-commerce e gerar mais conversões, sem aumentar os seus gastos.

Além disso, o tráfego orgânico é qualificado.

As pessoas que chegam até o seu site por meio de estratégias orgânicas fazem isso porque têm afinidade com os seus conteúdos.

Oorque você resolveu uma necessidade delas ou porque seguem a sua marca nas redes sociais.

Portanto, você já tem uma relação mais estreita com elas, que podem logo se tornar clientes.

Outra vantagem é que os resultados orgânicos tendem a ser mais consistentes ao longo do tempo — se você construir uma estratégia eficiente, é claro.

Afinal, você constrói uma relação com os visitantes, que confiam na sua marca.

Por outro lado, o tráfego orgânico costuma demorar um pouco mais para se consolidar e aumentar.

Por isso, é importante saber conciliar as estratégias orgânicas e pagas.

No tráfego pago, você pode segmentar anúncios e ofertas e levar as pessoas diretamente para a compra no e-commerce.

Assim, os resultados costumam ser mais rápidos.

É por isso que o tráfego pago costuma ser usado na etapa final do funil de vendas, quando o consumidor já está mais decidido sobre sua compra.

Já o tráfego orgânico é mais propício no início e no meio do funil, quando o consumidor está amadurecendo sua decisão, e você está nutrindo a relação com ele.

SEO e tráfego orgânico

SEO é uma das principais estratégias de tráfego orgânico.

Por meio da otimização para buscadores, você consegue posicionar as páginas do e-commerce nas primeiras posições do Google.

Os primeiros links que aparecem nos resultados do Google são aqueles que recebem mais visibilidade e cliques.

Por isso, conseguem gerar tráfego orgânico — em muitos casos, é o maior canal de tráfego dos sites.

Afinal, você não pode pagar para estar no topo do Google.

Isso é resultado de um trabalho bem feito de otimização do site e produção de conteúdo.

Quando o Google reconhece que você oferece uma boa experiência ao usuário, a página chega às primeiras posições.

Além disso, os primeiros lugares do Google tendem a se tornar referências na web no longo prazo.

Eles acumulam autoridade à medida que recebem visitas e backlinks de qualidade.

Assim, o tráfego orgânico segue aumentando, sem você precisar investir mais naquele conteúdo.

8 estratégias para aumentar o tráfego orgânico do seu site

Aumentar o tráfego orgânico vai trazer mais visitantes qualificados para o seu e-commerce, com grande potencial de se tornarem clientes e fiéis à sua marca.

Vamos ver agora algumas dicas para levar mais pessoas até o seu site!

1. Faça a otimização de palavras-chave

Uma das principais estratégias do SEO, que vai ajudar a colocar o seu site nas primeiras posições do Google, é otimizar o uso de palavras-chave.

Mas como fazer isso?

Essa estratégia começa com uma pesquisa de palavras-chave, ou seja: quais termos as pessoas usam para encontrar respostas que você pode oferecer?

Para pesquisar preços de um produto, pegar dicas de uso ou tirar dúvidas sobre uma necessidade, as pessoas digitam determinados termos na barra de busca.

São esses termos que você deve identificar e usar no seu site, para que as pesquisas dos usuários acionem a exibição do seu site nos resultados.

Mas você não precisa usar exatamente as palavras — explore sinônimos, variações e termos relacionados, para que o conteúdo fique mais natural e agradável.

Utilize as palavras-chave no título, nos intertítulos, na descrição, na URL, nas imagens e no conteúdo, de maneira que o Google consiga indexar a sua página para os termos que você deseja rankear.

2. Produza conteúdo relevante e de qualidade

O grande atrativo de um site é o seu conteúdo.

É isto que as pessoas estão querendo encontrar quando fazem uma busca no Google: respostas para as suas perguntas.

Então, você precisa também caprichar na criação de conteúdo.

Em um e-commerce, o principal conteúdo do site são as páginas de produtos, que também devem ser otimizadas.

Porém, quando se fala em conteúdo relevante e de qualidade, a estratégia geralmente se refere ao marketing de conteúdo, com a criação de publicações para um blog e outros materiais, como e-books, planilhas, guias etc.

Então, invista na criação de um blog para o seu e-commerce, com publicações relacionadas aos seus produtos, mas não diretamente focadas nas vendas.

Dê dicas de uso, faça comparativos entre os produtos, crie guias de compras, faça listas de sugestões de presentes, entre outras ideias.

Dessa forma, o consumidor não apenas tem mais chances de comprar na sua loja, mas também cria um engajamento com o site que vai fazê-lo voltar mais vezes.

3. Melhore a taxa de cliques no Google

A taxa de cliques nos resultados da busca do Google é chamada de CTR orgânico.

O click-through rate informa quantos cliques o link recebeu, em relação ao número total de exibições na página de resultados.

Você deve imaginar que, quanto maior o número de cliques, mais visitantes o site recebe.

Então, trabalhe para que mais pessoas que veem o link no Google cliquem nele.

Para isso, é importante otimizar o snippet da página, que é aquele resumo do link que aparece entre os resultados orgânicos.

Ali constam o título da página, a descrição (meta description) e a URL (em forma de breadcrumbs).

Nesses elementos do snippet, utilize as palavras-chave da página e use textos descritivos, mas também persuasivos, para incentivar o clique.

Mais recentemente, o Google também incluiu o favicon no snippet, que é uma pequena imagem representativa do site (geralmente o logo).

Então, não deixe também de definir o favicon do seu e-commerce para chamar mais atenção dos usuários.

4. Ganhe backlinks de autoridade

Backlinks são fundamentais para gerar tráfego orgânico.

São links de outros sites que direcionam para as suas páginas.

Por si só, eles já são capazes de levar visitantes de um site para o outro, sem que você precise pagar por essa divulgação.

Mas os backlinks também cumprem outra função no sistema de classificação do Google.

Eles mostram ao buscador as páginas com que você se relaciona: se você recebe links de sites confiáveis e de qualidade, significa que você é uma boa referência.

Dessa forma, o site acumula autoridade e ganha força no ranking do Google.

Para ganhar backlinks, primeiramente você deve focar em ter um site de qualidade, que oferece a melhor experiência ao usuário. Isso garante o ganho de backlinks naturalmente.

Mas você também pode adotar estratégias de relacionamento com outros sites. Um trabalho de relações públicas digital (digital PR) ajuda a identificar sites relevantes no seu nicho e criar proximidade com eles, de maneira que vocês possam negociar parcerias, trocas de links e conteúdos em conjunto, que geram backlinks para ambos os sites.

5. Faça a linkagem interna de conteúdos relacionados

Links internos fazem os visitantes circularem mais pelo seu site.

Se você tem um blog, por exemplo, é importante inserir links internos nos conteúdos que levem a outras publicações e às páginas de produtos, para que os visitantes se tornem clientes da loja virtual.

Mas eles também ajudam o Google a entender melhor o seu site e as hierarquias entre as páginas.

No mesmo exemplo do blog, ao inserir um conteúdo nos primeiros parágrafos de um texto, o Google entende que aquele link é relevante para o site.

Outro exemplo são os links internos que aparecem na home do site, que o Google também entende que são importantes.

Portanto, uma estratégia de linkagem interna também contribui para posicionar suas páginas mais importantes nas primeiras posições do Google.

Dessa maneira, elas conseguem atrair tráfego orgânico para o site.

6. Crie uma experiência de usuário positiva

experiência do usuário ou user experience (UX) é um conceito do design que se refere ao conjunto de elementos de interação de uma pessoa com uma aplicação.

No caso de um e-commerce, diz respeito à sua navegação pelo site, à organização das informações e à facilidade de encontrar e realizar o que deseja, sem enfrentar obstáculos e dificuldades.

Algumas formas de fazer isso é criar um layout de loja virtual simples e atrativo, melhorar a velocidade de carregamento do site e criar uma hierarquia coerente entre as páginas.

A experiência do usuário é determinante para a sua satisfação.

É isso que faz com que os usuários gostem de voltar ao seu site, realizar mais compras na sua loja virtual e recomendar que outras pessoas façam o mesmo.

É também o que o Google considera mais importante nos site e o que ajuda a posicioná-los nos primeiros lugares.

7. Otimize para pesquisa móvel e por voz

A experiência de pesquisa pelo celular é um dos elementos mais importantes de UX.

Como muitos sites já são acessados mais pelo celular do que pelo desktop, a experiência do usuário mobile deve ser uma prioridade.

Para isso, o ideal é que o site tenha um design responsivo, que se adapte a qualquer tamanho de tela.

É importante também adaptar o conteúdo do site, considerando que o usuário mobile muitas vezes está na rua, em movimento, sem tempo para ler muita coisa.

Lembre-se de que a compatibilidade com dispositivos móveis é um dos principais fatores do ranking do Google.

Nesse sentido, a pesquisa por voz também merece atenção, já que é muito usada nas pesquisas pelo celular, justamente por esse contexto de mobilidade do usuário.

Então, procure também otimizar os conteúdos para quem faz pesquisas por voz, que tende a ser uma busca com termos mais espontâneos e conversacionais.

8. Explore as mídias sociais para aumentar a visibilidade

As mídias sociais são ambientes de relacionamento com os consumidores.

Por lá, você pode nutrir a relação com os seguidores, incentivar o engajamento com a sua marca, estimular o desejo de compra e, é claro, direcioná-los para o e-commerce.

O Instagram e o Facebook, por exemplo, permitem criar uma loja para vender pelas redes sociais, com links para as páginas de produto no site.

Dessa forma, você consegue gerar tráfego orgânico das redes sociais, sem precisar pagar por anúncios, embora eles também devam estar na sua estratégia de social media.

Pense também que os seguidores das redes sociais têm uma relação com a sua marca e tendem a criar uma maior fidelidade.

Se você se mantiver ativo nas redes sociais, também deve se manter no dia a dia e na lembrança dos consumidores na hora da compra.

Monitoramento e análise do tráfego orgânico

Para saber se as estratégias para aumentar o tráfego orgânico estão funcionando, é importante utilizar ferramentas de monitoramento e análise.

O Google Analytics é o seu maior aliado nas análises do site.

Verifique os relatórios de Aquisição de Tráfego e explore cruzamentos com outras métricas de e-commerce da ferramenta, como o tempo na página, a taxa de rejeição e as conversões.

Fique de olho também no tráfego da concorrência, por meio de ferramentas como a Semrush e a Moz.

Uma rotina de acompanhamento ajuda a entender se as estratégias estão no caminho certo.

Você pode analisar de onde vem o tráfego do e-commerce e o comportamento dos visitantes orgânicos — se estão efetuando a conversão, quanto gastam no site, qual a recorrência de compra, entre outros aspectos.

Com esses dados, você pode ajustar as estratégias para focar nos canais mais eficazes e adaptar a abordagem, a linguagem, o conteúdo e outros elementos da comunicação com o público.

Dessa forma, você consegue aumentar o tráfego orgânico ainda mais.

Agora você já sabe as principais estratégias para aumentar o tráfego orgânico.

Fique de olho na otimização do site com SEO, que pode multiplicar as suas visitas vindas do Google, mas trabalhe também com as redes sociais, e-mail marketing e outras fontes de tráfego não-pago.

Por fim, lembre-se sempre da importância do tráfego orgânico.

Anúncios pagos podem trazer resultados diretos em conversão, de forma mais rápida e precisa, focada no seu público-alvo.

Mas as estratégias para aumentar o tráfego orgânico contribuem para o engajamento do público e dão resultados mais consistentes no longo prazo.

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