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Decoração de Natal: como impulsionar as vendas online e aproveitar uma das melhores datas do e-commerce

O Natal é uma das datas sazonais mais importantes do e-commerce e essa época do ano é um prato cheio para quem deseja vender decoração de natal. Se você quer apostar nesse nicho, encontre bons fornecedores, conte com produtos artesanais, monte um portfólio diversificado e use uma boa plataforma de e-commerce.
a imagem mostra uma mulher fazendo decoração de natal para vender online.

Principais tópicos

O final de ano está aí, e é um dos períodos mais aquecidos do comércio online.

É uma ótima oportunidade para que os empreendedores expandam seus horizontes.

Ao contar com decoração de Natal para vender, é possível potencializar as vendas do seu negócio, impulsionando significativamente os ganhos.

Neste artigo, vamos falar mais sobre a importância da data para o comércio em geral, trazer a lista dos itens mais vendidos nessa época, dicas de como começar as vendas e estratégias incríveis para impulsionar seus resultados.

A importância do Natal para o comércio em geral

No Brasil, o Natal é uma das datas mais importantes para elevação dos resultados do comércio, fazendo parte da lista de melhores datas para impulsionar as vendas do calendário nacional, segundo o Sebrae.

É um momento que, nos últimos anos, vem ganhando um plus, principalmente, por vir logo após duas datas que estão ganhando protagonismo no varejo: Black Friday e Cyber Monday.

Logo após essa data, que normalmente casa, justamente, com o período de 30 dias antes do Natal, as pessoas começam a buscar por itens de decoração.

Muitas vezes, antes mesmo desse período, muitos já estão buscando alternativas para decorar a casa, então é importante já ter opções na sua loja virtual, logo no começo de novembro.

Em 2023, o Natal promete recorde de vendas para o varejo.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), sendo o melhor dos últimos 10 anos.

Espera-se que 66% dos consumidores antecipem as compras para o período, já começando a movimentar as lojas semanas antes da data.

Se as pessoas estão animadas para as comemorações de fim de ano de modo geral, então é importante contar com as decorações em seu negócio, para já trazer as pessoas para esse espírito natalino.

O que mais vende no Natal?

Alguns produtos saem mais nesse período e, por isso, é importante estar atento para essa lista para ver quais deles estão mais alinhados com o perfil do seu negócio. 

A lista costuma ser bem versátil.

Isso porque ela contempla, principalmente, os principais itens presenteados no período ou, então, comprados como uma espécie de “autopresente” (principalmente pela possibilidade de utilizar o 13º salário recebido no final de ano para isso).

E , claro, as decorações de Natal e preparativos para as comemorações com os familiares.

  • Brinquedos para crianças;
  • Itens eletrônicos (SmartTV, smartphones, tablets e demais gadgets, videogames, entre outros);
  • Eletrodomésticos (AirFryer, microondas, fornos elétricos, entre outros);
  • Roupas;
  • Alimentos típicos para preparação da ceia de natal (chester, tender, grãos e sementes, entre outras possibilidades);
  • Árvores de Natal e outros enfeites.

Como começar a vender itens de decoração de Natal

Aproveitar o momento de confraternizações de fim de ano pode se transformar em oportunidade para impulsionar os resultados do seu negócio.

Os empreendedores que souberem como trabalhar isso poderão ter ótimos resultados.

Se você ainda não tem essa opção em seu negócio, confira algumas dicas de como começar a entrar no universo dos itens de decoração de Natal.

Escolha bons fornecedores

A decoração de Natal é um dos pontos mais chamativos de uma residência nesse período e, por isso, os clientes estão sempre em busca de itens de qualidade.

Isso é crucial para atrair clientes e potencializar sua satisfação.

Investir em fornecedores confiáveis, que ofereçam produtos de alta qualidade permite atender às expectativas deles e evita que seu negócio receba avaliações negativas devido a problemas com os itens.

Conte com produtos artesanais

Os produtos artesanais são uma forte tendência do momento, principalmente, por trazerem uma sensação de aconchego e proporcionar uma ideia de maior simplicidade.

Além de proporcionar apoio aos pequenos produtores.

Uma opção é ter parcerias com artesãos locais ou criação de peças de decoração de Natal que sejam produzidas exclusivamente para sua loja.

Isso ajuda a cativar consumidores em busca de itens diferenciados para seu lar.

Monte um portfólio diversificado

As decorações de Natal não são mais tão tradicionalistas e, portanto, com poucas variedades.

Hoje é possível ter diversos tipos de combinações de cores, tipos de árvores, itens decorativos para todos os gostos e possibilidades.

Por isso, conte com um portfólio de produtos diversificado, capaz de atender às expectativas de diferentes públicos.

Desta forma, consegue aumentar a satisfação dos clientes e potencializar a chegada de novas pessoas por indicação.

Conte com uma boa plataforma de e-commerce

O e-commerce é uma parte fundamental para as vendas de Natal e ter uma plataforma robusta, completa e que permita atender o aumento no volume de vendas do período.

Com uma plataforma de e-commerce eficiente, é possível proporcionar uma experiência de compra fluida e segura.

Por isso, veja se a plataforma escolhida é amigável e intuitiva para o público, se permite destacar bem os produtos de decoração de Natal, além de ter um sistema de pagamento seguro.

Acompanhe as tendências do momento

Principalmente após a pandemia, quando as pessoas não puderam estar tão presentes com as pessoas que amam, as celebrações de fim de ano ganharam uma importância ainda maior.

E, com isso, tendências de decoração diferenciadas são lançadas todo ano.

Por exemplo, para 2023, algumas delas são:

  • Uso de cores vibrantes e saturadas;
  • Uso de madeiras naturais;
  • Prevalência da textura em oposição ao uso de brilhos e enfeites espelhados;
  • Maior presença do xadrez;
  • Decorações diferenciadas, por exemplo, com uso de personagens da cultura pop (personagens da Disney, quadrinhos, mundo Geek, entre outros);
  • Uso de off White e cores terrosas na decoração.

Muitas pessoas sempre mudam a decoração da sua árvore de Natal segundo as tendências para aquele ano.

Ter opções sempre personalizadas é fundamental para não perder oportunidades incríveis de vendas.

Como encontrar fornecedores ou lojas com bons preços

Como você viu anteriormente, os fornecedores cumprem um papel fundamental para potencializar as estratégias de vendas nesse momento.

Mas como encontrar fornecedores de confiança para encontrar os itens de decoração de Natal para vender?

Separamos algumas dicas que ajudarão, veja a seguir.

Busque em marketplaces

Os marketplaces são um ótimo lugar para buscar fornecedores para sua loja virtual. 

Como hoje há diversos (Shein, Elo7, Amazon, Mercado Livre, Shopee), o que não faltam são possibilidades de fornecedores para pesquisar avaliações e encontrar aqueles que deixarão seus clientes encantados.

Com esse tipo de busca, você consegue trazer opções variadas, competitivas e negociar diretamente com quem produz condições melhores, aumentando sua margem de lucro.

Busque em fornecedores importados

Outra opção bastante utilizada é, justamente, trazer produtos importados para revender no país.

Isso porque, normalmente, o custo de fabricação é menor e, com isso, os itens conseguem ter um valor bastante competitivo e com boa qualidade.

Uma dificuldade de muitos é realizar a prospecção desses fornecedores.

Alguns sites já fazem essa curadoria e permite a compra no atacado para que outros lojistas possam fazer a revenda.

Uma opção é, por exemplo, o Maravilhas da China.

Mas você pode, ainda, contar com marketplaces internacionais e fazer a filtragem por meio das avaliações de outros compradores.

Alguns já citamos anteriormente (como Shopee e Shein), mas ainda é possível buscar outras possibilidades (como AliExpress).

Encontre em grandes centros e feiras populares

Outra opção bastante utilizada é ir prospectar fornecedores em grandes centros tradicionais de vendas de produtos de decoração de Natal e feiras populares.

Algumas das opções mais conhecidas são:

  • Rua 25 de Março, em São Paulo;
  • Brás, em São Paulo;
  • Feira da Madrugada, também em São Paulo;
  • Saara, no Rio de Janeiro.

Você também pode pesquisar sites das lojas desses espaços, que realizam as vendas por atacado online, sem precisar fazer o deslocamento até essas cidades para ter acesso aos produtos.

Busque artesãos de enfeites de Natal

Para trazer itens exclusivos para sua loja, uma das opções mais interessantes é buscar artesãos que criam enfeites de Natal.

Faça parcerias com eles de revenda, oferecendo comissões por vendas ou, então, faça encomendas de itens para ter a pronta-entrega produtos para revenda em seu e-commerce.

Essa é uma opção interessante para abrir mais seu portfólio e expandir as possibilidades de agradar os diferentes tipos de público.

Onde vender?

Se você sabe que quer vender decoração e Natal, para ser uma forma de ganhar uma renda extra no fim de ano, mas não sabe onde vender, vamos trazer algumas opções a seguir.

Loja virtual

Uma das opções mais interessantes é ter o seu próprio espaço, com uma loja virtual. 

Ao criar a sua em uma plataforma de e-commerce, é possível ter maior autonomia sobre o espaço, sem precisar disputar espaço com outros concorrentes em um mesmo site.

Por exemplo, com a Tray você cria sua própria loja, de forma autônoma e com maior controle sobre o espaço.

Todas as configurações são bem intuitivas, além disso, a plataforma disponibiliza um treinamento ao vivo para aprender as configurações da plataforma.

Veja aqui todos os planos e preços da Tray.

Marketplaces

Outra forma é, também, estar presente nos marketplaces. 

Muitos compradores buscam esses espaços para comparar vendedores em um mesmo espaço e identificar quais deles atendem suas demandas e expectativas.

Alguns dos principais espaços que você pode utilizar para vender decoração de Natal são:

  • Shopee;
  • Mercado Livre;
  • Shein;
  • Elo7.

Redes Sociais

Hoje as redes sociais funcionam de forma integrada, inclusive, com plataformas de e-commerce, para viabilizar vendas nesses espaços, sem que o usuário precise sair da sua navegação para fazer uma compra.

Por exemplo, ele pode mandar mensagem para tirar dúvidas, adquirir o produto e pagar direto na plataforma de rede social. Além de ter a comprovação da compra no mesmo ambiente.

O que proporciona uma experiência mais confortável.

Dropshipping

A venda de itens de Natal está entre um dos mais vendidos pela modalidade Dropshipping. 

E se você não sabe o que é isso, vamos explicar a seguir.

Dropshipping é um modelo de venda online no qual o lojista não precisa ter o estoque físico.

Ao receber um pedido de compra, o responsável aciona o fornecedor para o envio direto para a casa do cliente.

Prático para o cliente, que faz suas compras com um lojista de confiança e, também, para o vendedor. Que não precisa fazer o processo de controle de estoque e manutenção do espaço para este fim.

Estratégias para vender mais em Natal

Além de saber quais são os espaços para venda e como encontrar bons fornecedores, também é possível trazer estratégias que ajudarão a impulsionar os resultados na venda de decoração de Natal e encantar ainda mais os clientes.

Confira a seguir algumas delas.

Kits especiais

Os kits são uma estratégia de upsell interessante, fazendo com que o cliente compre mais itens por ter interesse em algo exclusivo daquele conjunto.

E quando falamos em decoração de Natal, essa se torna uma possibilidade ainda mais interessante.

Quer ver um exemplo?

Se você conta com fornecedor que produz itens personalizados, crie um kit de decoração no qual, na compra dele, é possível que a pessoa personalize uma meia decorativa (como nas decorações norte-americanas) com o nome bordado.

É uma opção que fica bem legal para encantar as crianças e atrai bastante os clientes.

Pense em combinações diferenciadas que poderão ser atrativas para o seu público-alvo.

Promoções exclusivas

Outra possibilidade para vender mais é criar promoções exclusivas.

Como os itens decorativos são comprados, muitas vezes, em grandes volumes, é possível pensar em diferentes combinações de promoções.

Estão entre elas:

  • Frete grátis a partir de determinado valor de compra;
  • Valor com desconto na compra acima de X itens de um mesmo produto;
  • Facilidade de parcelamento a partir de determinado valor;
  • Cupons de desconto, entre outras possibilidades.

Embalagens que encantam

O fenômeno do unboxing, além da centralização dos processos no cliente, faz com que o primeiro contato da pessoa com os produtos já precise ser impactante.

Embalagens que encantam podem transformar completamente a experiência da pessoa.

Além disso, lembre-se que, muitas vezes, os itens estão sendo comprados para funcionar como presentes para terceiros. Por isso, invista em embalagens diferenciadas e personalizadas.

Se forem temáticas, melhor ainda.

Vender decoração de Natal é uma ótima forma de empreender e pode ser utilizado, por exemplo, como um investimento inicial para começar a captar capital para expandir sua atuação.

E uma ótima forma para isso é por meio do Dropshipping.

Em nosso e-book, acompanhe todos os detalhes sobre como começar as vendas nessa modalidade e arrase no seu empreendimento.

Baixe e comece já a investir nessa área!

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