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O que é phygital? Como aplicá-lo no seu negócio para melhorar a experiência dos seus clientes e aumentar as vendas

O phygital é a integração dos meios físico e digital com o objetivo de melhorar a experiência do cliente e aumentar o faturamento da empresa. Na prática, esse movimento acontece quando a realidade aumentada é utilizada para apresentar um imóvel na planta para um comprador em potencial. Outros exemplos são os livros físicos e virtuais oferecidos pela Amazon em seu e-commerce.
a imagem mostra um homem usando um óculos de realidade aumentada.

Principais tópicos

Você já ouviu falar em phygital?

Esse termo, que vem da junção de physical (físico) e digital, é uma das tendências mais inovadoras do varejo atual.

Mas o que ele significa, afinal? E como você pode aplicá-lo no seu negócio para melhorar a experiência dos seus clientes e aumentar as suas vendas?

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o conceito de phygital e como implantá-lo na sua empresa.

O que é phygital?

Em princípio, o termo se refere a uma tendência global que busca integrar o mundo físico e o mundo digital, criando uma experiência única e personalizada para o consumidor.

O objetivo é oferecer o melhor dos dois mundos, para que o consumidor possa aproveitar as vantagens de cada um.

Na prática, a estratégia procura oferecer uma experiência de compra mais completa, interativa e satisfatória para o cliente.

O conceito surgiu com a transformação digital e a mudança no comportamento do consumidor nos últimos anos, que passou a utilizar diversos canais de comunicação e compra, tanto online quanto offline.

Como funciona?

O phygital funciona por meio da utilização de tecnologias que permitem a integração entre o ambiente físico e o digital, como por exemplo:

  • QR Code;
  • Realidade aumentada (RA);
  • Inteligência artificial (IA);
  • Chatbots;
  • Sistemas de gestão (ERP), entre outras. 

Essas tecnologias permitem que o cliente tenha acesso a informações, a produtos e a serviços de forma rápida, fácil e personalizada.

Além disso, possibilitam que o cliente interaja com a marca de diferentes formas, seja no ponto de venda, no site, nas redes sociais ou em quaisquer outros canais.

Exemplos de estratégias phygital

Existem diversas formas de aplicar o conceito em seu negócio, dependendo do seu segmento, público-alvo e objetivos. Veja alguns exemplos:

Compre online e retire na loja

Essa modalidade permite que o cliente compre pelo site ou aplicativo da loja e retire o produto no ponto de venda físico mais próximo ou conveniente.

Assim, ele economiza no frete, evita filas e tem mais flexibilidade para escolher o horário da retirada.

Compre na loja e receba em casa

Essa opção é o inverso da anterior.

O cliente vai à loja física, escolhe o produto que deseja e solicita a entrega em seu endereço.

Essa alternativa é interessante para produtos volumosos ou pesados, que dificultam o transporte pelo cliente.

Scan & Go

Essa tecnologia, por sua vez, permite que o cliente escaneie os produtos que deseja levar com seu smartphone, pague pelo aplicativo e saia da loja sem passar pelo caixa.

Essa solução agiliza o processo de compra e evita aglomerações.

Autoatendimento

Por outro lado, essa estratégia consiste em disponibilizar terminais ou totens com os quais o cliente pode realizar diversas operações sem a necessidade de um atendente.

Como consultar preços, tamanhos, cores, fazer pedidos, efetuar pagamentos, trocas, entre outras.

Cases de sucesso

Para entender melhor como a estratégia funciona na prática, vamos ver alguns exemplos de empresas que já são phygital:

Ikea

A empresa de móveis Ikea usa a realidade aumentada para permitir que os clientes vejam como os móveis vão ficar na sua casa antes de comprar.

Os clientes podem usar o aplicativo para escanear o ambiente e visualizar os móveis em 3D, com as medidas e cores reais.

Eles também podem comprar os móveis pelo aplicativo ou na loja física.

Nike

A loja da Nike (Casa de Inovação), em Nova York, permite que os clientes personalizem os seus produtos por meio de um aplicativo que projeta as cores e os desenhos escolhidos em um modelo 3D na tela.

Além disso, os clientes podem reservar os produtos pelo aplicativo e retirá-los em um locker (armário) na loja, usando apenas o celular.

Sephora

Assim como a Ikea, a marca de cosméticos Sephora também usa a realidade aumentada para melhorar a experiência de compra dos seus clientes.

Nesse caso, a empresa permite que os clientes experimentem virtualmente os produtos de maquiagem por um aplicativo, usando a câmera do celular. 

Os clientes podem ver como ficam com diferentes cores e marcas de batom, sombra, blush e outros itens. Além disso, eles também podem comprar os produtos pelo aplicativo ou na loja física.

Impactos positivos do phygital na experiência do cliente

O phygital traz diversos benefícios para a experiência do cliente, como por exemplo:

  • Conveniência: o cliente pode escolher como, quando e onde interagir com a marca, de acordo com as suas preferências e necessidades.
  • Agilidade: pode obter informações, fazer pedidos e realizar pagamentos de forma rápida e fácil, sem filas ou burocracias.
  • Personalização: conta com a possibilidade de receber ofertas, recomendações e conteúdos personalizados de acordo com o seu perfil, preferências e histórico de compras.
  • Interatividade: divertir-se e envolver-se com as tecnologias que proporcionam uma experiência mais imersiva e lúdica.
  • Fidelização: o cliente fica mais satisfeito e encantado com a marca, aumentando as chances de recompra e indicação.

Por que o phygital se tornou uma estratégia importante?

A popularidade da estratégia phygital se deve principalmente por causa das mudanças no comportamento do consumidor, que está cada vez mais exigente, conectado e omnichannel.

Ou seja, o consumidor quer ter acesso a produtos e serviços de qualidade, com facilidade e rapidez, em qualquer canal que ele escolher.

Além disso, o phygital se tornou uma estratégia importante por causa da pandemia de Covid-19, que acelerou a transformação digital e mudou os hábitos de consumo.

Com as medidas de isolamento social, muitas pessoas passaram a comprar mais pela internet, mas sem desvalorizar as experiências presenciais.

Por isso, o conceito é uma forma de se adaptar à nova realidade e atender às expectativas dos clientes, que buscam mais segurança, praticidade e diversão nas suas compras.

Ainda, é uma excelente maneira de se diferenciar da concorrência e sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

9 dicas para implementar o phygital no seu negócio

Ficou interessado em implementar a estratégia no seu negócio? Sem dúvida, essa é uma excelente decisão.

E motivos não faltam para você querer colocá-la em prática.

Segundo uma pesquisa realizada pela Merkle, 66% dos consumidores afirmaram que valorizam mais a experiência de compra do que o preço do produto em si.

Graças a isso, o número de empresas que investem em estratégias omnichannel aumentou de 20% em 2012 para 80% em 2020, de acordo com o Relatório sobre o varejo 2020 da PWC.

Diante desses dados, fica claro perceber que implementar o conceito no seu negócio é urgente.

Mas como fazer isso de maneira eficiente? Confira as dicas que preparamos para você!

Entenda o comportamento do consumidor

O primeiro passo para tornar o seu negócio phygital é conhecer as necessidades e dores do seu público-alvo.

Portanto, faça pesquisas, análises e testes para conhecer os seus clientes potenciais, as suas preferências, necessidades, dores e desejos.

Assim, você poderá criar soluções que realmente façam sentido para eles.

Invista em tecnologias de integração

Outra forma de integrar o físico com o virtual é utilizar sistemas de gestão que permitam integrar os seus dados, processos e operações entre os diferentes canais.

Com um bom sistema de gestão, você poderá oferecer uma experiência consistente, fluida e confiável para o cliente.

Além disso, ainda poderá automatizar tarefas rotineiras e trazer mais produtividade para o dia a dia do seu negócio.

Conte com a inteligência artificial para integrar o físico e o digital

Como vimos anteriormente, tecnologias como QR code, realidade aumentada, robôs de atendimento, entre outras, permitem conectar os ambientes físico e digital. 

Sendo assim, verifique quais fazem sentido para o seu negócio e implemente-as o quanto antes.

Dessa forma, você vai poder oferecer uma experiência interativa e personalizada para o seu cliente.

Tenha uma estratégia omnichannel

Também é importante que você planeje e execute ações que envolvam todos os canais que o cliente pode usar para interagir com a sua marca, como loja física, site, redes sociais, aplicativo, telefone, e-mail etc. 

Afinal, de nada adianta oferecer múltiplas opções de atendimento e quando o cliente precisar, não obter respostas. Certamente ele vai desistir da compra e encontrar a solução no seu concorrente. 

Para oferecer uma experiência integrada e conveniente para o cliente, a dica é encontrar o equilíbrio para o atendimento nos diferentes canais de contato.

Sempre que solicitado, seja por alguma reclamação, dúvida ou elogio, responda assim que possível.

Em outras palavras, não deixe o seu cliente “falando sozinho”.

Tenha um site organizado, funcional e responsivo

Garanta que o seu site tenha um design atraente, uma navegação fácil e intuitiva, um carregamento rápido e uma adaptação para diferentes dispositivos.

Assim, você poderá oferecer uma experiência agradável e eficiente para o cliente.

Diversifique as formas de pagamento

Além do mais, procure oferecer diferentes opções de pagamento para o cliente, tanto na loja física quanto na virtual.

Atualmente, os métodos de pagamento mais utilizados pelos consumidores são o cartão de crédito, o PIX, o boleto bancário e as carteiras digitais.

Ao diversificar as formas de pagamento, você oferece uma experiência prática e segura para o cliente, incentiva as compras e as recompras na sua loja.

Treine os seus colaboradores para lidar com o phygital

Outra dica de como implementar o conceito phygital em seu negócio é capacitar a sua equipe para que possa atender os clientes nos diferentes canais. 

Além de serem ágeis e cordiais na resolução de dúvidas e problemas, os colaboradores também devem ser capazes de utilizar as tecnologias envolvidas no processo de integração, oferecendo uma experiência humana e profissional para o cliente.

Ofereça diferentes métodos de entrega

Um pouco mais acima citamos 3 cases de sucesso phygital do mercado, a Sephora, a Ikea e a Nike.

Mas será que você conseguiu identificar quais estratégias omnichannel essas marcas aplicam em seus processos?

Se você respondeu realidade aumentada (RA), não está totalmente errado, pois de fato elas utilizam a tecnologia para aproximar os clientes do mundo físico e do virtual.

Porém, elas vão além e oferecem diferentes formas de entrega para o cliente, como compra pelo aplicativo, pela loja física, entrega em domicílio, opção de retirada na loja e muito mais.

Fazendo isso, você poderá oferecer uma experiência flexível e rápida para o cliente, que poderá escolher como comprar e receber o produto.

E isso, por sua vez, aumenta as chances de conversão e fidelização.

Torne-se referência no seu segmento de atuação

Finalmente, você também pode produzir conteúdos relevantes e educativos para o seu público-alvo em diferentes formatos e canais, como blog posts, vídeos, podcasts, webinars, e-books, newsletters, entre outros. 

Assim, você gera valor para o cliente, aumenta a sua autoridade no mercado e atrai mais tráfego para o seu site.

Como Bling e Tray podem tornar o seu negócio phygital?

Para implantar o conceito de phygital no seu negócio, você precisa contar com ferramentas que facilitem a gestão dos seus canais online e offline. 

É aí que entram Bling e Tray, duas plataformas que podem ajudá-lo a tornar a sua empresa mais integrada e competitiva.

Bling é um sistema de gestão online (ERP) que permite controlar todas as operações da sua empresa em um só lugar.

Com ele, você pode gerenciar estoques, vendas, compras, finanças, clientes e fornecedores. 

Já a Tray é uma plataforma de e-commerce completa que permite criar lojas virtuais profissionais e personalizadas.

Com ela, você pode vender seus produtos pela internet com facilidade, segurança e performance.

Além disso, a Tray oferece ferramentas de marketing digital e se integra com diferentes canais de venda, redes sociais e do mercado.

Juntas, as ferramentas Bling e Tray oferecem uma solução completa para você vender mais e melhor, tanto online quanto offline.

Você pode sincronizar os seus produtos, estoques, pedidos e clientes entre as duas plataformas, além de aproveitar as vantagens de cada uma delas.

Além disso, você pode gerar relatórios gerenciais e acompanhar o desempenho do seu negócio em tempo real.

Se você está em busca de uma ferramenta para descomplicar a gestão do seu negócio e proporcionar uma integração física e virtual segura e eficiente, temos uma boa notícia: 

Com o cupom #tray, você testa o Bling por 3 meses e confere na prática tudo o que esse incrível sistema de gestão online pode fazer pelo seu negócio.

A oferta é válida apenas para novas contas criadas no Bling e não é cumulativa com outras promoções. Aproveite!

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