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Como Pedir Reembolso na Shein: o passo a passo para reaver seu dinheiro

Se você for taxado na Shein, poderá pedir o reembolso entrando em contato por e-mail, solicitando o reembolso pela recusa do pagamento das taxas. Será preciso enviar um print da comprovação de recusa e dos dados do pedido. Existe também a possibilidade escolher pagar a taxa de importação e, nesse caso, a Shein oferece a possibilidade de reembolsar 50% do valor pago. Se você desejar fazer a devolução do item por questões de tamanho ou defeito do produto, deverá acessar o app e fazer a solicitação por lá.
Jovem desempacotando o pacote errado. Com certeza ela vai pedir reembolso.

Principais tópicos

A Shein tem suas raízes na China, mas rapidamente se espalhou pelo globo.

E hoje é uma das queridinhas dos brasileiros, cativando milhões de consumidores por aqui.

Seu crescimento exponencial é resultado de estratégias bem elaboradas e da compreensão aguçada das demandas de consumidores globais.

Porém, existem situações que os consumidores desse marketplace podem pedir reembolso.

Seja da taxa de importação, produtos danificados ou até aqueles que não deram certo.

Já precisou pedir reembolso na Shein?

Pensa em montar uma loja virtual e revender seus produtos neste marketplace?

Então é importante saber como solicitar o reembolso.

Confira a seguir tudo que precisa saber sobre o assunto e tire suas dúvidas.

Por que solicitar um reembolso na Shein

Muitas pessoas fazem compras de produtos na Shein para revenda e investir em seu próprio negócio. 

E, em alguns casos, pode ser necessário realizar a solicitação de um reembolso quando há algum tipo de problema.

Motivos para solicitar um reembolso na Shein

Separamos a seguir os principais motivos pelos quais pode ser necessário solicitar um reembolso na Shein.

Taxação

Um dos principais motivos que leva a pessoas a solicitarem reembolso na Shein é sobre a taxa de importação de produtos internacionais.

Segundo a regra atual, todas as compras acima de US$ 50 deverão passar por uma tarifação de 60% sobre o valor da compra.

Caso você não queira pagar a taxa ou o valor tenha ficado acima do que pode arcar, é possível recusar o pagamento e ter o reembolso do valor total da compra.

Mais adiante, falaremos mais sobre essa questão.

Produtos danificados

Por diversos motivos, o seu produto pode chegar com defeito, avariado ou com problemas de fabricação.

Por exemplo, um conjunto de roupas pode vir com problemas na costura, o que torna inviável fazer a revenda deles em sua loja.

Outro exemplo são itens importados frágeis, que podem chegar quebrados ou trincados e, portanto, não poderão ser comercializados pela sua loja, gerando prejuízo.

Em ambos os casos, você pode solicitar a devolução e o reembolso da compra.

Para isso, vale lembrar que deverá comprovar a avaria do item. 

Os registros fotográficos deverão ser apresentados para a Shein, quando você for fazer o seu processo de registro de devolução.

Tamanhos errados

Muitas vezes, o fornecedor pode errar na hora de fazer o envio dos produtos e enviar tamanhos diferentes do que foi pedido.

Neste caso, também é importante ter o registro de divergências entre o solicitado e o entregue.

Para isso, a foto da etiqueta do item que chegou e o print da sua compra poderá ser o suficiente para comprovar que houve erro na entrega.

Divergência entre anúncio e produto entregue

Outro erro comum que gera muitos pedidos de devoluções e reembolso na Shein são as divergências entre o anúncio feito e o produto entregue. 

Isso, muitas vezes, pode ser um problema, principalmente, para quem trabalha produtos da área de moda.

Quer ver um exemplo?

Vamos supor que um cliente comprou um utensílio doméstico em seu negócio de dropshipping e, na verdade, o que foi entregue foi uma miniatura, e não o tamanho esperado.
Isso é uma divergência entre o apresentado e o entregue.

Da mesma forma, no setor de moda, divergências podem impactar fortemente a expectativa do cliente.

Por exemplo, uma roupa foi anunciada, nas fotos, com um tecido de qualidade superior.

Ao chegar, a peça é feita de material inferior, diferente do que a pessoa esperava.

Nesses casos, também é possível solicitar a devolução e o reembolso dos itens para a Shein, sem maiores problemas.

Insatisfação com o produto

Além de todos os motivos que listamos anteriormente, a Shein também permite que o cliente possa solicitar a devolução do produto, caso não esteja 100% satisfeito com a compra.

E isso vai além dos pontos que listamos anteriormente.

Vamos supor que você compre peças de roupas para revenda em seu e-commerce e, ao chegar, veja que a qualidade do fornecedor está abaixo do esperado e poderá prejudicar a imagem do seu negócio.

Nesse caso, há o direito em devolver o produto na Shein, sem maiores problemas.

Adesão da Shein ao programa Remessa Conforme

Em 2023, algumas mudanças importantes aconteceram na cobrança de taxas de importação no Brasil. 

Isso porque, anteriormente, valia a regra de isenção nas compras de até US$ 50 nas remessas do exterior vindas de pessoas físicas.

Ainda que algumas pessoas tenham se beneficiado ao não serem taxadas na alfândega ao longo dos anos.

Fato é que a regra vigente não contemplava a isenção quando a compra era feita por uma pessoa física, mas que o vendedor fosse uma pessoa jurídica (ou seja, um negócio).

Com a exigência de cumprimento da regra que já existia, muitas pessoas começaram a ser taxadas em suas compras.

Para continuar viabilizando esse processo, o Ministério da Fazenda criou o programa Remessa Conforme.

Nesse caso, as empresas interessadas se inscrevem no programa e devem cumprir as obrigações, entre elas:

  • Declaração do imposto e pagamento de tributos (como o ICMS) feito pelo vendedor antes da chegada da mercadoria na alfândega;
  • O vendedor deve comunicar ao consumidor a procedência dos produtos, valor total da mercadoria e os tributos incidentes no valor final.

A liberação dos produtos ficará muito mais ágil em comparação como era anteriormente, já que há a confirmação do pagamento dos tributos já antes do envio.

Com isso, a remessa pode ser liberada antes mesmo que chegue no Brasil, sendo necessário apenas passar pela avaliação para identificar se há presença de mercadorias proibidas ou entorpecentes.

Para isso, as empresas precisam fazer a adesão ao programa.

A Shein confirmou a sua adesão no dia 14 de setembro de 2023 e, desde então, as compras feitas até US$ 50 estão isentas de taxação pelo cliente.

Além disso, a empresa também, em acordo com o Governo Federal, se comprometeu a algumas mudanças para fortalecer ainda mais o mercado brasileiro.

Entre elas, o compromisso de produzir 85% do portfólio no Brasil, gerando 100 mil empregos em 3 anos.

Condições para solicitar um reembolso

O reembolso só pode ser feito segundo as políticas de devolução da própria Shein.

Caso contrário, não será possível.

E estão entre as condições necessárias para isso:

  • As peças não podem ter sido usadas ou estarem danificadas;
  • É preciso que elas ainda tenham etiquetas originais anexadas e a embalagem original.

Estão entre os produtos que não podem ser devolvidos e contar com o reembolso:

  • Cuidados com corpo;
  • Roupa íntima;
  • Itens de beleza;
  • Itens de eventos e festas;
  • Joias e acessórios;
  • Itens de suprimento para pets;
  • Cosméticos (quando o lacre já foi rompido);
  • Quando são de marcas que não aceitam retorno;
  • Presentes.

Passo a passo para solicitar um reembolso

Para solicitar seu reembolso, é importante seguir um passo a passo, visando tornar esse processo mais eficiente.

Confira a seguir como fazer isso de acordo com a sua motivação para o pedido.

Reembolso por negar a taxa de importação

Lembra-se que falamos sobre os casos nos quais você não deseja pagar a taxa de importação definida pela Receita Federal?

Neste caso, há a opção de pedir o reembolso do valor total da compra para a Shein, já que não recebeu o item.

Essa etapa pode ser feita de duas formas diferentes. 

A primeira é por e-mail. 

Neste caso, você deve enviar o pedido para o e-mail de suporte da loja (support@shein.zendesk.com).

Lembre-se de comunicar claramente que está solicitando o reembolso pela recusa no pagamento das taxas.

Envie, também, um print da comprovação da recusa e os dados sobre o pedido (como o número, dados dos itens comprados e, também, seu nome e e-mail da conta).

Há, também, a opção de escolher pagar a taxa de importação e, nesse caso, a Shein oferece a possibilidade de reembolsar 50% do valor pago.

Para isso, você deverá, em primeiro lugar, pagar o valor cobrado pela Receita Federal. Vale lembrar que isso só deverá acontecer em compras acima de US$ 50.

Após fazer o pagamento, print e o comprovante.

Vá no seu app da Shein ou no site, acesse a aba de suporte e vá até a parte de “Serviço ao Cliente”.

Lá, você encontrará a opção de solicitar o reembolso de 50% da taxa paga e será solicitado que encaminhe o comprovante.

O valor a ser ressarcido pode ser enviado a sua carteira da Shein ou, então, ter o valor debitado na sua conta utilizada para o pagamento do item.

Devolução do item

Nos casos em que você solicitará o reembolso por devolução do item, deverá realizar o passo a passo a seguir.

Veja a seguir.

  • Escolha o método de devolução. Ele pode ser tanto com etiqueta de devolução pré-paga (via correios com taxa fixa definida pela Shein, atualmente de R$ 45 – os valores podem variar com o tempo) ou, então, com devolução de envio próprio, ou seja, você pode escolher a empresa que será responsável pelo envio do item e os custos ficarão por sua conta;
  • Faça a solicitação item a item, caso vá fazer o processo de vários produtos, fazendo o processo de forma separada;
  • Entre em sua conta e encontre o pedido na aba “Meus Pedidos”;
  • Nela, selecione o botão “Devolver item”;
  • Selecione os itens que serão devolvidos daquele pedido. Você precisará justificar o motivo;
  • Selecione o tipo de etiqueta de devolução;
  • Encontre a etiqueta de devolução em: “Meus pedidos” → “Detalhes do pedido” → “Registro de devolução e reembolso” → “Visualizar”. E faça o download da etiqueta.

Após a chegada e conferência do produto devolvido, você receberá o reembolso do item em até 7 dias.

O valor ficará disponível ou em sua carteira no site ou, então, na conta-corrente utilizada para o pagamento (nos casos feitos via PIX ou boletos).

Dicas úteis para facilitar o processo de reembolso

Para tornar o processo de reembolso mais fácil e evitar falhas que possam atrasar ou, até mesmo, inviabilizar o recebimento do valor de volta.

É importante estar atento a algumas dicas que ajudarão nisso.

Separamos as principais delas a seguir.

Confira a Política de Reembolso da Shein antes de pedir

Todas as informações que você conferiu aqui estão segundo a Política de Reembolso da Shein atual.

E, por isso, é muito importante sempre conferir, antes de solicitar, se há algum tipo de mudança.

Isso porque a empresa pode decidir acrescentar outras possibilidades de solicitação, mudar o processo ou, ainda, centralizar tudo em um mesmo espaço.

Por isso, vale a pena dar uma olhada sempre e ver se ocorreu algum tipo de alteração. 

O documento completo está no site.

Ofereça o máximo de informações possíveis

Quando o contato é feito pelo aplicativo ou site, via suporte, os próprios formulários vão ajudando você, indicando o que deve ser encaminhado etapa a etapa.

Mas caso opte pelo contato por e-mail, é importante ter o maior número de informações em mãos, para fornecer ao suporte.

Ao entrar em contato, forneça:

  • Número do ID do pedido, que pode ser consultado diretamente na sua conta;
  • Print da confirmação do pagamento da taxa de importação, fornecido pelos Correios ou, então, da confirmação sobre a recusa de pagamento.

No corpo do e-mail, escreva o que você deseja: reembolso de 50% das taxas ou 100% do pedido pela recusa do pagamento dos impostos e, também, se você deseja o reembolso como crédito no site ou diretamente em sua conta.

Se for a segunda opção, forneça todos os dados.

Se a solicitação for devido a problemas com os produtos (danificados, diferentes do anúncio, tamanho diferente do pedido feito, entre outros), encaminhe as fotos que comprovam a situação.

Por exemplo, se uma peça de roupa chegou com avaria, faça fotos com ângulos diferentes que evidencie o problema.

Mostre a etiqueta do produto, deixando claro o defeito para a solicitação da devolução e reembolso.

Quanto mais informações você enviar logo no primeiro contato, mais rapidamente o atendimento consegue registrar todas as informações necessárias para dar prosseguimento com a solicitação.

Caso contrário, o suporte precisará enviar um novo contato, requisitando as informações necessárias.

Isso poderá prolongar ainda mais o tempo de abertura da solicitação e postergar o pagamento.

Tente outras formas de contato

Se você tem celeridade para conseguir ter o reembolso de 50% das taxas ou 100% caso decida não pagar pela tarifa, uma possibilidade é buscar outras formas de contato além dos oficiais.

Algumas pessoas já relataram ter uma resposta mais ágil quando enviam mensagem pelas redes sociais, especialmente pelo direct do Instagram da Shein Brasil.

Esse não é o caminho oficial, então é importante fazer a solicitação nos espaços oficiais.

Sem isso, pode ser que o seu pedido não tenha sucesso.

Vale lembrar que essa é uma tentativa extra, recomendamos sempre seguir as diretrizes oficiais antes de tentar esse caminho.

O atendimento por esse canal será feito totalmente em português. Então, se você não domina o inglês, fique tranquilo quanto a isso!

Nesse caso, também é muito importante já entrar em contato informando o ID do pedido taxado e o print do rastreio.

Isso facilitará o seu atendimento e uma resposta mais eficiente e ágil.

Esse contato ajuda, também, caso você tenha alguma dúvida sobre o pedido de devolução e reembolso.

O atendimento via rede social poderá ser mais ágil e ajudar a deixar tudo mais claro.

Lembre-se que não é apenas o prejuízo material que está em jogo, mas também a imagem da sua loja virtual.

Imagine, por exemplo, vender uma peça que tenha uma qualidade inferior e o cliente ter problemas – será o seu negócio que ficará com o nome manchado.

Da mesma forma, ter produtos de qualidade é uma das muitas estratégias que permitem turbinar suas vendas online.

Então, não deixe de investir nisso, ok?

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