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Comissão do Mercado Livre: Entenda tudo sobre os valores de venda

O que é comissão do Mercado Livre? É uma taxa paga pelo vendedor em cima de cada venda realizada dentro do marketplace. A taxa varia de acordo com o modelo de anúncio escolhido e do tipo de produto vendido.
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Principais tópicos

Nos últimos anos, o Mercado Livre se tornou uma das principais formas de vender e comprar produtos em todo o Brasil.

Cada vez mais pessoas já estão acostumadas a encomendar mercadorias online ou mesmo fazerem seus próprios anúncios nesse site.

Porém, se você pretende abrir seu próprio e-commerce e anunciar nesse marketplace, precisa conhecer bem a comissão do Mercado Livre e como ela impacta no seu faturamento.

Esse é apenas mais um detalhe que deve entrar no planejamento de vendas.

Caso contrário, você pode acabar com um lucro menor que o esperado e prejudicar o orçamento do seu negócio.

É um pequeno preço a pagar para conseguir utilizar todos os outros recursos e benefícios oferecidos por essa plataforma.

Acompanhe e entenda melhor o que é a comissão Mercado Livre, como ela funciona, quais são as taxas e mais algumas informações úteis para quem pretende anunciar.

O que é a comissão do Mercado Livre?

A comissão do Mercado Livre é uma taxa paga pelo vendedor para cada venda, a qual é proporcional ao seu valor e varia conforme o tipo de produto.

Ou seja, para cada unidade que você vende, uma parte desse valor vai direto para o Mercado Livre, enquanto o resto vai para a sua conta no Mercado Pago, a qual você pode retirar para sua conta bancária ou cartão pré-pago.

Esse é, essencialmente, o custo básico para vendedores na plataforma, o qual cobre as despesas que fazem parte das suas atividades.

Com isso, o Mercado Livre pode continuar oferecendo anúncios e outros benefícios gratuitos à grande maioria dos seus usuários, além de garantir uma boa infraestrutura para os vendedores de e-commerce.

Como funciona a comissão do Mercado Livre?

O valor e as restrições em cada anúncio dentro do Mercado Livre variam de acordo com o produto e com o modelo de anúncio escolhido. Eles são divididos em três categorias.

Anúncio gratuito

Esse é o anúncio básico, o qual não possui custo algum para o anunciante. Ou seja, nesse formato, você não paga a comissão do Mercado Livre.

É a opção normalmente destinada às pessoas físicas que querem anunciar um produto qualquer, mas não é tão útil para donos de lojas e e-commerces, pois inclui uma série de limitações.

Primeiramente, a visibilidade do anúncio é bem mais baixa, o que restringe o público que pode encontrá-la. Algo bem ruim para um comerciante. Além disso, cada anúncio tem uma duração máxima de 60 dias.

Se o produto não for vendido dentro desse prazo, será necessário criar um novo. Além disso, o comprador não terá a opção de fazer o parcelamento sem juros pelo mercado livre.

Anúncio clássico

Para os lojistas que estão começando na plataforma, essa é a opção mais comum. Nela, você começa a pagar a comissão do Mercado Livre e tem acesso a outros benefícios.

É uma forma de aproveitar os recursos oferecidos pelo marketplace sem comprometer muito do seu orçamento, o que trás maior retorno para vendedores que possuem um volume de vendas mais baixo.

Nesse modelo, o vendedor deve pagar uma taxa de comissão que fica entre 10% e 14%, de acordo com o tipo de produto anunciado.

Além disso, também há uma taxa fixa de R$6 além desse percentual para produtos abaixo de R$79. Livros, por outro lado, são sempre isentos da taxa fixa.

Aqui o anúncio também é vitalício, ou seja, só é encerrado manualmente. Ao mesmo tempo, ele recebe maior alcance dentro da plataforma.

Anúncio Premium

O anúncio Premium é um formato com taxa mais alta, mas que oferece maiores benefícios em troca.

Sendo assim, é indicado para lojistas que vendem em maior volume ou que podem se beneficiar mais de alguns dos benefícios adicionais.

Ele inclui todos os benefícios do formato clássico, com um adicional: ele permite que o comprador parcele a compra em até 12 vezes sem juros.

Algo que já faz uma grande diferença produtos com valor mais alto.

Em troca, todos os anúncios têm uma taxa de comissão do Mercado Livre mais alta.

Porém, se você tiver um volume de vendas bem mais alto graças à opção de parcelamento, o custo compensa facilmente, sendo um ótimo investimento.

Quais são as taxas praticadas para cada tipo de produto?

Outra particularidade que você precisa saber sobre a comissão do Mercado Livre é que as taxas são diferentes de acordo com a categoria do seu produto.

Sem mencionar a diferença entre a taxa do anúncio clássico e Premium.

Veja aqui as categorias listadas pelo Mercado Livre e suas respectivas taxas praticadas.

  • Bicicletas: Clássico 11,5% / Premium 16,5%;
  • Botas: Clássico 14% / Premium 19%;
  • Caixa de som e autofalantes: Clássico 13% / Premium 18%;
  • Calças: Clássico 14% / Premium 19%;
  • Celulares e smartphone: Clássico 11% / Premium 16%;
  • Luminárias de teto, solares e arandelas: Clássico 11,5% / Premium 16,5%;
  • Notebooks: Clássico 11% / Premium 16%;
  • Pneus: Clássico 11,5% / Premium 16,5%;
  • Relógios de Pulso: Clássico 14% / Premium 19%;
  • Suplementos: Clássico 12% / Premium 17%;
  • Televisores: Clássico 11% / Premium 16%;
  • Tênis: Clássico 14% / Premium 19%;
  • Tratamento de Cabelo: Clássico 13% / Premium 18%.

É importante levar em conta esse valor ao precificar o seu produto, assim como a taxa fixa presente em todas as vendas e possíveis custos com frete.

Vale a pena vender pelo Mercado Livre?

Em resumo, sim, fazer suas vendas pelo Mercado Livre traz uma série de vantagens, as quais valem muito mais do que os custos com taxas e comissão. Basta saber como aproveitá-las ao máximo.

Veja aqui os principais benefícios de anunciar seus produtos no Mercado Livre.

Investimento inicial baixo

Para novos empreendedores, é importante ser o mais eficiente possível com seu orçamento, já que a loja ainda está se estabelecendo.

Da mesma forma, se o seu negócio lida com produtos de menor valor, também é importante escolher um método de anúncio e venda que ofereça o menor custo inicial antes de trazer algum retorno.

Nesse ponto, o Mercado Livre é uma das melhores alternativas de e-commerce disponíveis.

A taxa de comissão só é paga no momento da venda, então você não tem que se preocupar com maiores despesas iniciais.

Além disso, a taxa cobrada também não é muito alta. Quando o momento for melhor, você ainda pode converter seus anúncios do modo clássico para o Premium.

Ideal para pequenos e médios empreendimentos.

Alta visibilidade para os produtos

Segundo os dados da SEMRush, o Mercado Livre foi o 16º site mais acessado no Brasil em 2022, que é um recorde considerável.

Ou seja, milhões de pessoas visitam esse marketplace regularmente para fazer compras e ver produtos que estão em promoção.

Algo que ficou ainda mais evidente à medida que mais pessoas se acostumaram com a ideia de fazer compras online.

Com esses números, é quase garantido que seus anúncios terão uma boa visibilidade, especialmente se você integrá-los com suas redes sociais.

Como resultado, suas chances de fechar vendas também aumentam. E você pode impulsionar esses anúncios com campanhas pagas e uma boa estratégia de marketing.

Ótima infraestrutura de e-commerce

Outra exigência básica para fazer suas vendas online é contar com uma boa infraestrutura. Isso inclui um site fácil de navegar, anúncios bem claros, acesso fácil em smartphones ou tablets, entre outros.

Tudo isso facilita a gestão dos seus anúncios e a captação de clientes. Se os usuários têm muita dificuldade para encontrar produtos e fechar o pagamento, você perde muitas vendas.

Nesse ponto, o Mercado Livre é uma das melhores opções de e-commerce disponíveis. Tanto o site quanto o aplicativo são feitos pensando na facilidade de uso.

Qualquer usuário pode navegar facilmente pelos anúncios e chegar até o produto que procuram. E, claro, isso também inclui os seus.

Maior confiabilidade dos anúncios

Fraudes e golpes já são algo comum para quem passa bastante tempo online. Até o ponto em que muitas pessoas têm atenção redobrada na hora de fazer qualquer coisa online.

No caso das compras, é sempre importante se precaver para não clicar em um anúncio falso nem inserir seus dados na página errada e perder seu dinheiro.

Por esse motivo, é importante estar em um marketplace que o público conhece e confia. O Mercado Livre não só é um dos mais conhecidos como também oferece várias garantias para o comprador.

Em outras palavras, é um grande validador em qualquer transação.

Isso significa que você não vai passar por certos problemas, como potenciais clientes desistindo da compra por que não confiam o suficiente no seu anúncio.

Plataforma fácil de usar

Quando chega a hora de administrar seus anúncios, vale a pena procurar uma plataforma que dê menos trabalho para usar.

Quando mais complicada ou anti-intuitiva ela for, maior é o risco de você deixar um anúncio errado no ar, enviar dados incorretos ou nem colocar seu produto disponível para venda.

No geral, o site do Mercado Livre é bem fácil de usar, tanto para o comprador quanto para o vendedor. Os tutoriais para criação de anúncios também são fáceis de seguir.

Você tem um caminho bem claro para começar a divulgar seus produtos no site, além de bastante conteúdo e informação sobre como torná-los mais atrativos.

Certamente um dos melhores pontos de entrada para iniciar suas vendas.

Integração com sua loja virtual

Ter seu próprio e-commerce, com seu próprio site, também é bastante recomendado.

Uma loja virtual própria é mais fácil de personalizar, carrega sua identidade visual, mais controle sobre suas funcionalidades e todos os anúncios centralizados no mesmo local.

Por isso que negócios já estabelecidos geralmente têm um site independente de qualquer marketplace.

Porém, isso não significa que esse deve ser seu único canal de vendas. Pelo contrário, a melhor forma de aproveitar seu e-commerce é integrá-lo com outros marketplaces.

Isso é algo bem fácil de fazer com o Mercado Livre. Com essa plataforma, você pode integrar todos os anúncios junto à sua loja virtual.

Assim, você pode administrar todos os anúncios na mesma plataforma, usar vários markeplaces e manter suas informações atualizadas com facilidade.

Diversas opções de recebimento

Para o pequeno e médio empreendedor, uma das primeiras questões é aumentar suas opções de recebimento.

Especialmente nas vendas online, onde você encontra pessoas com todo tipo de preferência.

Algumas usam mais o cartão de crédito, outras gostam de débito, boleto bancário, Pix, etc.

Muitas pessoas até desistem da compra quando não encontram uma opção de pagamento que seja do seu agrado.

Esse é outro incentivo para anunciar pelo Mercado Livre. Ele já vem com várias opções de pagamento, incluindo a possibilidade de parcelamento.

É a forma mais fácil de oferecer todas essas opções aos seus clientes sem ter que gastar tanto dinheiro.

5 dicas para vender mais pelo Mercado Livre

Mesmo levando em conta a comissão do Mercado Livre, o lojista ainda tem muito mais a ganhar fazendo seu anúncio.

A questão é saber como usar esses recursos para fechar vender mais. Confira aqui algumas dicas para fechar mais negócios pelo Mercado Livre.

1 – Planeje o estoque e a reposição de produtos

Quando você começa a anunciar no Mercado Livre, a expectativa é que você comece a ganhar mais clientes e mais lucros.

Porém, não adianta muito ter uma longa lista de clientes e não contar com estoque suficiente para suprir a demanda.

Esgotar os produtos parece algo bom a princípio, mas pense que cada cliente recusado é uma venda perdida.

Sendo assim, você deve planejar bem seu estoque e a frequência de reposição, até o ponto em que não há falta nem excesso de mercadoria.

Claro, é impossível chegar a um número perfeito, mas ainda vale a pena buscar algo próximo. Muitos empreendedores não levam em conta o aumento nas vendas e acabam perdendo várias oportunidades.

2 – Torne os anúncios mais atrativos

A qualidade dos anúncios afeta diretamente suas chances de venda.

Se ele for bem feito, com informações claras e direcionado ao público certo, fica bem mais fácil passar credibilidade aos clientes. Caso contrário, pode ser que eles nem reconheçam o que você vende.

Primeiro, os dados do produto precisam ser bem claros. Nome, especificações técnicas, modelo, preço, tudo precisa ser fácil de entender e bem organizado.

Não se esqueça também de uma foto com boa definição. Melhor ainda se tirar várias e de diferentes ângulos.

Fora isso, use boas práticas de SEO, coloque seus produtos em outros sites e redes sociais.

Assim você tem chances bem melhores de fazer com que o seu anúncio seja visto por potenciais clientes.

3 – Ofereça benefícios ao comprador

Em geral, não é apenas o produto que os consumidores procuram. Eles também querem outras vantagens que tornem a compra mais atrativa.

Coisas como cupons de desconto, frete grátis, fidelidade, entre outras. São recursos simples que tornam seus produtos mais atrativos e também melhoram a performance da sua loja virtual no longo prazo.

Se você incluir alguns desses benefícios em suas estratégias, logo verá os resultados. Sempre que os compradores encontrarem dois anúncios, um com frete grátis e outro sem, a escolha é fácil.

No caso do Mercado Livre, você tem sim algumas oportunidades para oferecer benefícios aos clientes.

O frete pode ser grátis de para compras acima de R$79. A plataforma também te permite criar suas próprias promoções e descontos temporários.

4 – Invista na divulgação direta da sua loja

O anúncio clássico ou Premium do Mercado Livre já oferece um bom alcance dentro do próprio site.

Se o nome e a categoria do produto estão certos, então já é bem provável que o cliente certo chegue até você.

Porém, isso não significa que você deve deixar de usar outros recursos de marketing. Pelo contrário, eles são tão importantes quanto o alcance do próprio marketplace.

É importante anunciar seus produtos em outros espaços, principalmente nas redes sociais. Isso te permite atrair mais clientes de fora do Mercado Livre.

Algo indispensável se você quer otimizar suas vendas a longo prazo. Se você já fez uma boa integração com seu próprio e-commerce e outros marketplaces, não será tão difícil.

5 – Cuide bem da sua reputação na plataforma

Como já mencionamos, a confiabilidade do anúncio é um aspecto importante nas vendas online. Por isso o Mercado Livre conta com um sistema de reputação dos vendedores.

Ele se baseia no número de vendas concluídas, no feedback dos clientes, índice de reclamações, entre outros critérios.

Todos esses dados ficam visíveis para o comprador na página do produto antes de comprar.

Naturalmente, anunciantes com má reputação tendem a não fechar tantas vendas, além de receberem menor prioridade em pesquisas.

Em resumo, cuidar bem da sua reputação enquanto vendedor impacta em todo o seu negócio a longo prazo. Entregue sempre o que você promete dentro do prazo e você não deve ter grandes problemas.

Como você já deve imaginar, o custo da comissão do Mercado Livre é bem baixo em relação a todos os benefícios que esse marketplace oferece.

É apenas uma questão de saber como usar essas ferramentas para maximizar seu potencial.

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