Pesquisar
Close this search box.

Indicadores de estoque: o que são e quais os principais para o e-commerce  

Os principais indicadores de estoque são: giro de estoque (Inventory Turnover), tempo de estoque (days sales of inventory – DSI), on shelf availability (OSA), estoque Mínimo e máximo, capacidade de Estoque, Supply Chain e custos de retenção ou custos de Armazenamento.
indicadores de estoque

Principais tópicos

Para os clientes, não é nada boa a experiência de ir até uma loja e não encontrar o produto que queria porque estava em falta.

Os lojistas, por outro lado, há sempre a preocupação de não comprar produtos de mais, para que não fiquem parados no estoque, nem de menos, para que sempre consigam atender aos pedidos dos clientes.

Os indicadores de estoque ajudam a manter o controle e o equilíbrio na gestão do armazenamento.

Afinal, você não quer oferecer uma má experiência ao cliente, mas também não quer ter gastos evitáveis com itens acumulados, vencidos ou já obsoletos.

Para quem tem e-commerce, eles são ainda mais importantes na gestão da loja.

Neste artigo, vamos analisar o que são indicadores de estoque e qual a sua importância, bem como as principais métricas que você deveria acompanhar. Saiba tudo agora!

O que são indicadores de estoque?

Indicadores de estoque são métricas relacionadas ao armazenamento e movimentação dos produtos de uma loja.

São usadas para monitorar a saúde do estoque, planejar as compras, manter níveis adequados de itens e tomar melhores decisões estratégicas.

Trabalhar com dados é importante para a gestão de um negócio nas suas diferentes áreas.

No estoque, eles são fundamentais para gerenciar uma área que lida com grandes volumes de itens e com entradas e saídas a todo momento.

O estoque é crucial para atender bem os clientes e garantir uma boa saúde financeira — portanto, para o sucesso da empresa.

A gestão de estoque do e-commerce pode trazer alguns desafios a mais, já que envolve a logística das entregas, devoluções e trocas de pedidos, além da integração dos canais de vendas.

Por isso, indicadores são fundamentais para manter o controle de todas as movimentações.

Quais as vantagens de acompanhar indicadores de estoque?

Indicadores de estoque contribuem para uma melhor gestão do seu negócio. Vamos ver agora quais são as principais vantagens que eles trazem? Acompanhe!

Evitar compras em excesso

Essa é uma das principais vantagens dos indicadores de estoque.

Você pode fazer as compras da loja na medida certa, de maneira que os produtos não fiquem em falta para o cliente, mas que também não gerem um excesso de armazenamento.

As compras em excesso podem gerar custos para o seu armazenamento, além de desperdícios com produtos que vencem ou ficam obsoletos antes de serem vendidos.

Minimizar perdas por obsolescência

A falta de controle do estoque pode gerar perdas por obsolescência.

Você pode ter no estoque produtos que estão defasados, que o consumidor não tem mais interesse em comprar, cuja tecnologia já foi ultrapassada ou até que já passaram do prazo de validade.

Mas, com os indicadores de estoque em dia, você pode monitorar o tempo médio que leva para vender um produto e a quantidade de estoque. Se necessário, pode criar ofertas para incentivar as vendas.

Melhorar o atendimento

Ter um controle apurado do estoque qualifica o atendimento ao cliente.

Com os indicadores, você pode se planejar melhor para fazer as compras certas, nos prazos certos, e ter os produtos sempre disponíveis para os consumidores.

Isso evita que o cliente compre um produto que você não pode entregar naquele momento.

Além disso, sabendo o que a sua loja tem em estoque, você pode oferecer informações mais seguras e criar ofertas atrativas, como a queima de estoque.

Controlar custos

Indicadores de estoque também ajudam a controlar os seus custos.

Você deixa de fazer compras desnecessárias e economiza no espaço de armazenamento, porque já conhece quais produtos têm mais saída, quais vendem menos, quando vencem, entre outras informações.

Melhor ainda é que, com um bom controle de estoque, você não perde vendas nem precisa reembolsar compras de produtos sem estoque. Afinal, eles não vão faltar na hora da compra do cliente.

Otimizar as entregas

Os indicadores de estoque ajudam a organizar melhor os produtos armazenados.

Dessa forma, quando um cliente realizar um pedido, você ganha eficiência na separação do produto para a entrega.

Além disso, se você sabe que determinada cidade ou região têm mais saída de estoque, pode criar estratégias de entrega mais atrativas para elas.

Facilitar a tomada de decisões estratégicas

Monitorar indicadores é sempre uma medida eficaz de gestão empresarial. Se você utiliza métricas para medir e monitorar a sua empresa, pode tomar decisões corretas e precisas, com base em dados que traduzem a realidade.

Dessa forma, uma gestão de estoque orientada por dados permite melhorar a tomada de decisões e criar melhores estratégias de compras, vendas, armazenamento e logística.

Contribuir para a conformidade regulatória

Um bom controle de estoque contribui também para as exigências regulatórias, como o recolhimento de tributos e a contabilização do inventário.

Os indicadores facilitam o cumprimento das obrigações fiscais e administrativas, já que você mantém todos os registros de entradas e saídas e de compras e vendas.

Assim, tudo isso já está totalizado ao fim do exercício.

16 indicadores de estoque mais importantes

A seguir, vamos conhecer os principais indicadores de estoque que você deve considerar na gestão da sua loja. Saiba quais são:

1. Giro de Estoque (Inventory Turnover)

Entre os produtos que estão no seu estoque, cada um apresenta uma performance diferente. Você sabe quais vendem mais e quais vendem menos? E em quais épocas isso acontece?

O giro de estoque (ou inventory turnover, em inglês) indica a rotatividade dos produtos, ou seja, quantas vezes você precisa fazer a reposição no armazenamento em determinado período.

Com esse indicador, você pode prever as oscilações e planejar melhor as compras.

2. Tempo de Estoque (Days Sales of Inventory – DSI)

Tempo de Estoque é o indicador utilizado para monitorar em quanto tempo o inventário se transforma em vendas.

É importante para entender a rotatividade dos produtos no estoque — se o tempo for rápido, significa que a loja está vendendo bem.

Dessa forma, ela ajuda a manter o estoque ideal dos produtos, para evitar sua falta ou acúmulo em excesso.

3. Ruptura de Estoque

Ruptura de Estoque se refere à falta de produtos no momento da compra, o que gera uma má experiência ao cliente, por isso precisa ser evitado.

Para monitorar essa situação, é importante ficar de olho no Índice de Ruptura, que mede o percentual de itens em falta em relação ao total do estoque. O ideal é zerar o índice ou mantê-lo até um nível tolerado.

4. On Shelf Availability (OSA)

On Shelf Availability é um indicador próximo ao de Ruptura de Estoque. Pode ser traduzido como “disponibilidade na prateleira”, ou seja, quanto tempo um produto fica disponível para o cliente até que falte.

De acordo com o histórico e a projeção de vendas, é possível chegar a uma média para planejar melhor a reposição do estoque.

5. Quebra de Vendas

Também relacionado à Ruptura de Estoque, o indicador de Quebra de Vendas serve para medir a quantidade de vendas que deixaram de ser realizadas devido à falta de produtos.

Essa métrica é fundamental, pois mostra o impacto financeiro para a empresa, mas também serve de alerta para a insatisfação do cliente, que teve uma má experiência com a loja.

6. Estoque Mínimo e Máximo

Estoque Mínimo e Estoque Máximo são indicadores de estoque fundamentais para manter um nível saudável de produtos armazenados.

O Estoque Mínimo indica a menor quantidade possível que você deve ter em estoque para atender à demanda e evitar a ruptura, mesmo diante de sazonalidades e oscilações do mercado.

Já o Estoque Máximo diz a quantidade máxima necessária para que os produtos não fiquem parados no estoque por muito tempo.

7. Capacidade de Estoque

A Capacidade de Estoque, como o nome sugere, identifica a capacidade máxima de estocagem de produtos do espaço físico.

É um indicador determinante para o planejamento do estoque, já que você não pode extrapolar o espaço, nem subutilizar e desperdiçar capacidade.

O ideal é aproveitar bem o local, com cerca de 80 a 90% de ocupação, mas com alguma margem de movimentação.

8. Cobertura de Estoque

A Cobertura de Estoque indica por quanto tempo a quantidade de produtos armazenadas consegue atender aos pedidos dos clientes.

Ao monitorar esse indicador, você pode saber quando precisa fazer novas compras, considerando a previsão de demanda de vendas para o período e os prazos de entrega dos fornecedores.

9. Nível de Serviço de Estoque

O Nível de Serviço de Estoque indica a capacidade do estoque de atender os pedidos dos clientes.

O cálculo é simples: basta dividir o número de pedidos atendidos pelo número de pedidos efetuados. Quanto maior for o percentual de pedidos atendidos, maior é o nível de serviço do estoque.

10. Supply Chain

A expressão Supply Chain significa cadeia de suprimentos. Refere-se a todo o processo e os caminhos pelos quais os produtos passam.

Como indicador de estoque, serve para medir o tempo que leva desde a produção do produto (ou seu recebimento no estoque) até chegar às mãos do cliente.

É um indicador importante para monitorar a eficiência operacional.

11. Tempo de Reposição

O Tempo de Reposição se refere à contagem de dias até que um produto esteja disponível na prateleira.

Deve considerar o tempo de produção, de compra e entrega do fornecedor e de cadastro no sistema de estoque.

Monitorar esse tempo ajuda a planejar o momento certo para efetuar as compras dos fornecedores e evitar a ruptura de estoque ou seu acúmulo indevido.

12. Perdas de Estoque

Perdas de Estoque se refere ao controle de produtos que não podem ser vendidos, por motivos diversos: roubo, perda, danos na entrega do fornecedor, expiração da validade, obsolescência, entre outros.

Analisar essas informações é fundamental para identificar se há perdas em excesso e as razões para isso, de maneira a corrigir problemas e evitar prejuízos.

13. Ponto de Pedido

O indicador de Ponto de Pedido informa o momento ideal de fazer um pedido ao fornecedor. O objetivo é evitar a falta de estoque daquele produto, mas também não acumular itens demais no armazenamento.

14. Custos de Retenção ou Custos de Armazenamento

Esse indicador mostra quanto a loja gasta para manter os produtos armazenados.

Além dos custos fixos com o espaço (aluguel, energia etc.), produtos em estoque exigem manutenção e limpeza e, portanto, gastos com materiais e mão de obra.

Prejuízos com itens danificados, vencidos e obsoletos também devem entrar na conta.

15. Índice de Qualidade do Fornecedor

O Índice de Qualidade do Fornecedor serve para monitorar o desempenho dos produtos e serviços de cada fornecedor da loja.

O lojista pode saber quais fornecedores estão tendo mais problemas na entrega e produtos devolvidos, seja por defeito, erro de registro, má qualidade ou outros motivos.

16. Satisfação do Cliente

Medir o nível de satisfação do cliente é fundamental para saber se você está oferecendo uma boa experiência.

É claro que a satisfação depende de uma série de fatores, mas a qualidade da entrega dos produtos é determinante para isso.

Por isso, se o cliente demonstra estar insatisfeito, é um alerta para verificar se há problemas na gestão de estoque e logística.

Como a gestão de estoque impacta no sucesso da empresa?

Por fim, entenda que a gestão do estoque é imprescindível para o sucesso do seu negócio.

Empresas que vendem produtos com estoque físico precisam se organizar para controlar as entradas e saídas, a quantidade ideal de itens, bem como os custos envolvidos.

A gestão do estoque é um dos pilares da saúde financeira do negócio.

Um mau gerenciamento pode aumentar os custos com compras e armazenamento, gerar desperdícios com produtos parados, vencidos ou obsoletos e ainda pode prejudicar a experiência do cliente e, no fim das contas, afetar as vendas.

Por isso, comece a trabalhar com dados na sua gestão.

Os indicadores de estoque, como você viu, medem em números a performance da gestão dos produtos armazenados.

Com isso, você pode identificar problemas que passavam despercebidos e tomar decisões com mais inteligência.

Conteúdos que podem te interessar:

Custo de estoque além do cálculo: entenda tudo o que você precisa saber sobre a estratégia
O que é FIFO? Entenda tudo sobre esse método de gestão de estoque!
Contabilidade digital: entenda como ela pode facilitar as finanças da sua empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Tray tem tudo que você precisa para escalar seu negócio!

Abra sua loja na Tray

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!