Pesquisar
Close this search box.

Como trabalhar com marketing digital pelo celular? Entenda como dominar o mercado mobile

Para trabalhar com marketing digital pelo celular é preciso: capacidade de adaptação, conexão constante com o universo digital, possuir grande capacidade analítica, ser criativo e usar as ferramentas essenciais para o trabalho mobile.
como trabalhar com marketing digital pelo celular

Principais tópicos

Com o avanço da tecnologia, surgiram várias oportunidades de trabalho por meio da internet, o que possibilitou para muitas pessoas a conquista de uma renda extra.

Mas muitos se perguntam: como trabalhar com marketing digital pelo celular?

A área de Marketing Digital tem sido uma das mais promissoras, principalmente nos últimos anos, pois o consumo por meio das plataformas digitais passou a ser bastante expressivo.

E hoje, como sabemos, é possível realizar trabalhos utilizando apenas um smartphone.

Mas, para que esse trabalho seja de fato rentável, é preciso entender sobre o ramo, elaborar estratégias, acompanhar métricas, desenvolver conteúdos relevantes para o público e utilizar as ferramentas corretas.

Pensando nisso, criamos este artigo que dará a você dicas de como trabalhar com marketing digital pelo celular em 2024, vamos lá?

O que é preciso para trabalhar com marketing digital pelo celular?

Marketing digital é o conjunto de ações estratégicas voltadas para a venda de algum produto ou serviço.

Funciona basicamente como o marketing tradicional, mas, utiliza-se da internet e das suas ferramentas para transmitir a sua mensagem, fazendo com que ela chegue a um número cada vez maior de pessoas.

O trabalho de marketing digital exige, pelo menos, um smartphone conectado à internet e visão estratégica.

É necessário também bastante criatividade para que a produção de conteúdo agrade e conquiste o público. Essa área é muito ampla e contempla as seguintes tarefas:

  • Produção de conteúdo digital;
  • Gestão de mídias sociais;
  • Afiliação de produtos digitais;
  • Marketing de dados, entre outros.

Como podemos perceber, o universo do marketing digital é vasto e, para que você possa se destacar nesse mercado, é preciso desenvolver algumas habilidades. Conheça, a seguir, algumas delas

Capacidade de adaptação

O cenário da tecnologia muda o tempo inteiro, por isso, a pessoa que deseja se dedicar ao marketing digital precisa ter facilidade de adaptação.

Sabemos que no mundo online os acontecimentos se dão rapidamente e isso faz com que as estratégias se renovem, exigindo atualização constante do profissional. 

Esse cuidado evitará investimentos infrutíferos em ferramentas obsoletas, comprometendo o resultado.

Conexão constante no universo digital

É muito importante que o profissional de marketing digital conheça as principais tendências da internet, sendo necessário estar sempre conectado, manter-se informado sobre os assuntos mais populares do momento, as novas funcionalidades das redes sociais, as preferências de consumo e as novas ferramentas.

Essa ação ajudará no desenvolvimento de um trabalho consistente, no conhecimento aprofundado da audiência e, consequentemente, na conquista de resultados satisfatórios.

Capacidade de análise

A análise de dados é uma parte importante do marketing digital, pois é responsável por interpretar as métricas e indicadores, possibilitando a elaboração de estratégias mais precisas.

Por meio delas, é possível verificar o que pode ser melhorado e o que está dando certo.

Portanto, o profissional terá que desenvolver um pensamento analítico, avaliando situações e informações, na busca por soluções eficazes.

Criatividade

A criatividade é um diferencial para quem deseja atuar nesse ramo tão competitivo.

Por esse motivo, é essencial que o profissional esteja sempre em busca de boas referências, novidades e meios de cativar o público por meio da mensagem emitida.

Além disso, é preciso saber se comunicar — transmitir uma mensagem que possa ser compreendida por quem recebe — de modo objetivo, com a linguagem específica para cada público e cada plataforma.

Ferramentas essenciais

Para desenvolver um trabalho de marketing digital com qualidade, rentável, utilizando apenas o celular, é preciso fazer uso de alguns aplicativos que ajudarão no processo. Veja:

  • Canva: ferramenta de designe gráfico que possibilita a criação de posts, cartão de visita, infográficos e outros conteúdos criativos. Seu uso é simples e intuitivo e o resultado surpreendente;
  • CapCut: aplicativo de edição de vídeo, ideal para posts em plataformas como Instagram e TikTok. O usuário pode inserir legendas automáticas, filtros e outros efeitos que valorizarão o conteúdo;
  • Trello: ferramenta de gestão de projetos, com ele é possível realizar planejamentos, organizar as demandas, definir prazos e, até mesmo, automatizar tarefas;
  • Meta Business Suite: voltado para gestão de redes sociais, nele é possível interagir com clientes, programar publicações e automatizar respostas.

Como trabalhar com marketing digital pelo celular?

Para desenvolver um trabalho na área de marketing digital utilizando o smartphone, é preciso conhecer e dominar os processos que viabilizarão as ações.

Veja alguns pontos importantes para que você tenha sucesso nesse processo:

Configurações do dispositivo

O primeiro passo para desenvolver ações de marketing digital pelo celular é verificar a configuração do dispositivo.

Nesse sentido, é essencial que ele suporte os programas e arquivos que serão utilizados na realização do trabalho.

Desse modo, atente-se a capacidade de armazenamento, da memória RAM e do processador.

Outro ponto importante é a qualidade das imagens geradas pela câmera, pois fazer boas fotos é fundamental para chamar a atenção do público.

Planejamento

A etapa de planejamento é responsável por definir em que lugar estamos e onde queremos chegar.

A partir dessas informações, podemos traçar as estratégias que nortearão os trabalhos e conduzirão na conquista dos objetivos.

Aqui, é importante colher as informações e armazená-las em planilhas, por exemplo.

Outra dica interessante é inserir as datas das publicações, cumprindo um calendário de posts, tanto nas redes sociais, como em blogs.

Isso criará uma constância que manterá a audiência interessada em seu conteúdo.

Produção de conteúdo

Com a internet, a informação se tornou um aspecto valioso no processo de venda. Hoje, dificilmente alguém consome algo sem antes pesquisar a respeito.

Oferecer conteúdo de relevância e qualidade para o público é um modo de fortalecer relações e desenvolver autoridade no mercado.

Portanto, é importante um domínio da língua portuguesa e conhecimento aprofundado no que vai ser abordado.

É fundamental que as pessoas se sintam seguras e que tenham as suas dúvidas sanadas por meio do conteúdo.

Prospecção de clientes

A prospecção é o ato de manter contato com potenciais clientes, oferecendo a eles, exatamente aquilo que necessitam.

Esse trabalho assegura a construção de um relacionamento sólido com o público, aumentando as chances de fidelização.

E, para que isso aconteça é fundamental contar com ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management), que automatizam as funções de contato durante a jornada de compra do cliente por meio de informações já acessadas anteriormente.

Dessa forma, o CRM vai colhendo dados a cada novo contato para oferecer ao potencial cliente abordagens cada vez mais personalizadas e condizente com seu perfil e preferências

Como posso atuar no marketing digital pelo celular?

A internet atual conta com uma infinidade de plataformas que viabilizam trabalhos relevantes na área de marketing digital.

As possibilidades são inúmeras, como a criação de um perfil comercial nas redes sociais, a venda de produtos digitais, produção de conteúdo em blogs, entre outros. Confira:

Gestão de mídias sociais

Uma das formas de trabalhar com marketing digital pelo celular é por meio das mídias sociais realizando a gestão dessas plataformas (Instagram, Facebook, LinkedIn).

Isso envolve elaborar e conduzir o calendário editorial, planejar o conteúdo e promover ações que gerem a interação do público com o seu negócio.

É necessário também domínio sobre essas plataformas, conhecimento sobre as suas métricas e adaptação da linguagem para cada canal.

Produção de conteúdo

A informação é um aspecto muito importante para o marketing digital, por isso, produzir conteúdos relevantes sobre o ramo de atuação do seu negócio ajuda a fortalecer a confiança na marca.

Desse modo, é fundamental ter criatividade, domínio sobre a língua portuguesa e sobre as técnicas de SEO (Otimização para motores de busca).

A produção de conteúdo pode ser aplicada nas redes sociais, blogs, sites, landing pages, e-mail de marketing e e-books, por exemplo.

É muito importante utilizar uma linguagem específica para o público que se deseja atingir, prezando pela clareza e objetividade, sem abdicar da qualidade do conteúdo.

YouTube

O YouTube é um importante canal de comunicação e tem se mostrado uma grande alternativa para quem deseja ter uma renda utilizando a internet.

Esse trabalho consiste em produzir conteúdos em vídeos que sejam interessantes para a sua audiência.

Assim, é possível conquistar cada vez mais espaço até que a sua autoridade online seja firmada.

É importante ressaltar que a principal fonte de renda vinda do Youtube é derivada dos AdSenses — serviço de publicidade oferecido pelo Google — que aparecem para o espectador durante a reprodução do vídeo.

Portanto, quanto mais pessoas assistirem às propagandas exibidas, maior será a monetização do canal.

Venda ou divulgação de produtos e serviços pelo Whatsapp

O Whatsapp é uma das redes sociais mais acessadas no mundo e o seu diferencial é a possibilidade de envio de mensagens mais segmentadas, direcionadas para um único usuário, ou para um grupo de usuários com características similares.

Assim, é mais simples personalizar a abordagem, aumentando as chances de venda.

Hoje, o aplicativo conta com a versão Business, voltada para o e-commerce, com diversas funcionalidades que garantem um atendimento de qualidade ao público, como respostas automáticas, catálogo de produtos e localização do estabelecimento.

Isso facilita o contato e agiliza os processos de compra.

E-commerce

O e-commerce vem ganhando força nos últimos anos, principalmente depois da pandemia e tem se tornado uma ótima oportunidade de negócio.

Um dos seus grandes diferenciais em relação às lojas físicas é que no mundo virtual não existem barreiras geográficas, você pode conquistar clientes de qualquer parte do mundo e realizar o envio do produto via postal, ou oferecer o serviço online.

E, para atingir bons resultados é preciso conhecer e dominar os indicadores de vendas online e as estratégias de conversão, prospecção e fidelização de clientes.

Atualmente, podemos desenvolver um e-commerce de diversas maneiras: por meio de sites, aplicativos da loja, redes sociais, Whatsapp.

A plataforma mais indicada para a criação da sua loja virtual é a Tray, ela possui mais de 20 anos no mercado e é expert no assunto.

Além disso, através da plataforma é possível fazer a integração com mais de 30 marketplaces do mercado como: Mercado Livre, Shopee, Magalu, Amazon e muito mais.

Tenha tudo o que você precisa para começar a sua loja online sem dor de cabeça.

Conheça um pouco mais sobre a plataforma no vídeo abaixo:

QUERO MONTAR MINHA LOJA ONLINE

Blog

Blogs são páginas na internet destinadas ao compartilhamento de informações diversas.

Nele é possível convencer o público a realizar alguma ação — seguir nas redes sociais, clicar em algum link que redireciona para uma página de vendas, compartilhar dados, como e-mail — ou ceder espaço para anunciantes.

Quanto maior for o tráfego de visitantes na sua página, maior a possibilidade de lucrar com isso.

E, Apesar de ser um trabalho repleto de detalhes, ele pode ser realizado a partir de um dispositivo móvel, basta que sejam utilizadas as ferramentas corretas.

E-mail marketing

O e-mail de marketing é uma abordagem do marketing digital que visa o contato com um cliente ou com um potencial cliente que compartilhou dados na página oficial do empreendimento.

Dessa forma, é enviado para o e-mail do usuário uma mensagem voltada para a divulgação de produtos ou serviços, promoções, feedbacks e, até mesmo, materiais informativos como e-book e infográficos. 

Todo e-mail deve ser enviado com a autorização do destinatário e de maneira moderada, evitando disparos inconvenientes.

Esse contato é muito importante para construir uma relação sólida com o público e entender quais as suas preferências, aumentando significativamente as possibilidades de venda.

Marketing de dados

O trabalho de marketing de dados consiste em analisar as informações dos usuários buscando personalizar e otimizar as estratégias, ampliando o alcance das mensagens e, consequentemente, melhorando os resultados.

Para realizar esse trabalho é preciso contar com ferramentas que mapeiam o comportamento do público-alvo na rede e, a partir daí, gerar insights valiosos que farão toda diferença nos resultados.

Afiliado de produtos digitais

Há hoje uma grande demanda na área de produtos digitais — podcasts, infográficos, e-books, videoaulas — sendo possível trabalhar como afiliado.

Assim, não é preciso criar os produtos, basta indicá-los para outras pessoas, em troca de uma comissão.

É fundamental que se tenha conhecimento sobre o produto ofertado para que a abordagem seja objetiva e consistente, uma vez que o consumidor precisa confiar na opinião do filiado e se interesse em realizar a compra.

O marketing digital é uma área que vem crescendo muito nos últimos anos e as possibilidades de atuação são muito amplas.

Hoje, com um smartphone é possível realizar um trabalho de qualidade e conquistar uma renda extra.

Para termos bons resultados é preciso estarmos sempre informados sobre novas tendências e aplicá-las diariamente, buscando melhorar as estratégias para cativar um público cada vez maior.

Conteúdos que podem te interessar:

Como ter dois WhatsApp em um celular? Confira três formas simples!
Diferença entre cliente e consumidor: domine esse assunto importante para o varejo
Mensagem de Cobrança: confira 31 modelos práticos para cobrar clientes inadimplentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual
Plano 1
52
Economize R$144
Economize R$144
Economize R$84
R$ 624 por ano
Economize R$144
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2
94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 3
236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros
Plano 4
359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Plano 1

59

Melhor custo benefício

Plano 2

99

Melhor custo benefício

Melhor custo benefício

Melhor custo benefício

Plano 3

249

Plano 4

399

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!