Pesquisar
Close this search box.

Saiba o que é Packet Standard Importação e as vantagens de optar por esse modelo de envio

Packet Standard Importação é uma opção de envio dos Correios para mercadorias de até 30 kg, vindas de outros países para o Brasil. Essa modalidade de entrega que é contratada diretamente nos Correios é ideal para quem deseja conciliar preço e prazo de entrega, uma vez que o tempo de entrega não pode passar de 12 dias úteis, contados assim que a liberação alfandegária estiver concluída.
O que é Packet Standard Importação

Principais tópicos

Compras internacionais são uma opção cada vez mais comum entre consumidores brasileiros.

Essa realidade se firmou principalmente depois da popularização de alguns e-commerces, que costumam disponibilizar mercadorias com valores mais acessíveis, comparados a algumas lojas de varejo do país.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação às modalidades de envio, que variam em prazo, preço e segurança, por exemplo.

Nesse sentido, o Packet Standard Importação surge como uma alternativa facilitadora dessas transações, com um custo-benefício interessante tanto para o vendedor quanto para o comprador.

Veja, a seguir, o que é Packet Standard Importação, suas vantagens, prazos e muito mais!

O que é Packet Standard Importação?

Packet Standard Importação é uma opção de envio de mercadorias importadas, ou seja, vindas de outros países com destino ao Brasil.

Essa modalidade vem ganhando popularidade principalmente com o crescimento do comércio eletrônico no mundo, em que as pessoas buscam alternativas de consumo que unam qualidade dos produtos e agilidade e segurança na entrega.

Preço e prazo diferenciados

Nesse sentido, podemos conceituar o Packet Standard Importação como um tipo de importação não expressa destinada ao envio de mercadorias internacionais, limitadas a 30 kg.

A contratação dessa modalidade de envio é realizada de forma direta pelos Correios, que oferece tratamento prioritário e prazos médios de encaminhamento e entrega.

Por isso, é ideal para quem deseja combinar preços mais acessíveis e prazos mais eficiente, inclusive no que se refere a desembaraço aduaneiro — liberação de uma mercadoria pela alfândega —, tratamento e distribuição.

Como Funciona o Packet Standard Importação?

Para os empresários, o modelo de envio Packet Standard Importação, atua como um grande diferencial competitivo, e, para os clientes, é uma forma de se ter uma experiência positiva de compra, sem grandes transtornos.

Como funciona o processo de envio

O processo de envio de um Packet Standard Importação pelo vendedor envolve o empacotamento do produto, seguido do seu despacho no serviço postal do país de origem.

A partir daí, as mercadorias são processadas e encaminhadas para o Brasil, onde são enviadas aos serviços alfandegários.

E, após a sua liberação, enviadas aos Correios para proceder a entrega ao destinatário final.

É um processo cheio de etapas, mas que preza pela segurança e comodidade para ambas as partes.

Qual é o tempo de entrega e cobrança de taxas

Segundo o site dos Correios, o Packet Standard Importação possui “tratamento prioritário e prazos médios de encaminhamento e entrega”.

No entanto, não se pode precisar quanto tempo exato o pedido chegará ao cliente, uma vez que existem inúmeros aspectos que interferem nesse cálculo — país de origem, peso da encomenda e volume do pacote, por exemplo —, costumando variar de 2 a 4 semanas.

As taxas também são variáveis e, além do frete, podem ser cobrados tributos referente à importação, determinados pelo valor do item e da legislação tributária brasileira.

Por isso, é essencial que os vendedores conheçam essas regras e a possibilidade de custos adicionais para o consumidor, que deve ser informado disso no momento da compra.

Inspeção aduaneira

Como já foi dito, os Correios é a empresa responsável pelo processamento de encomendas cuja modalidade de envio é o Packet Standard Importação.

E esse trabalho envolve, inclusive a inspeção aduaneira, que consiste na verificação, pela Receita Federal, da obediência às leis e aos regulamentos que tratam do comércio internacional.

As fiscalizações ocorrem nas fronteiras do país — aeroportos, portos e postos de fronteira terrestres e é também nesse momento que acontece o sorteio de taxas.

Em seguida, o objeto é enviado para o destinatário, que durante todo processo, poderá rastrear a sua encomenda e obter informações sobre ela.

Para isso, é preciso informar o código de rastreamento fornecido pelo e-commerce e realizar a pesquisa no site dos Correios.

Direitos e responsabilidades do consumidor

Como sabemos, o direito do consumidor é amparado pela Lei nº 8.078, mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor.

Aplicado também nos casos em que ele opta pela modalidade de envio Packet Standard Importação.

Por exemplo, quando ele recebe o produto, esse deve estar íntegro, sem qualquer dano ou avaria.

Caso haja algum problema, os Correios devem ser imediatamente contatados.

Além disso, o consumidor também se sujeita a responsabilidades de cunho tributário e precisa estar ciente da possibilidade da cobrança de taxas (por parte da Receita Federal) para a liberação da encomenda na alfândega.

Outro dever do consumidor se refere ao acompanhamento do seu pacote, por meio do sistema de rastreio dos Correios, assegurando que haverá alguém para recebê-lo.

Caso isso não ocorra, a encomenda pode retornar ao local de origem.

Vantagens e Desvantagens da modalidade Packet Standard Importação

Como todo serviço, o Packet Standard tem vantagens e desvantagens, muito embora seja uma opção amplamente utilizada por vendedores e clientes.

Veja, a seguir, alguns pontos positivos e negativos desse método:

Vantagens do Packet Standard Importação

Ao compararmos essa modalidade de envio com as demais, percebemos que o preço mais acessível é um dos pontos altos do Packet Standard Importação.

Que une custo-benefício com eficiência na entrega (levando em consideração que a encomenda é enviada de outro país).

Outra grande vantagem é a vasta cobertura oferecida, o que acaba estimulando a competitividade e facilitando as importações das lojas onlines ao redor do mundo.

Isso é muito positivo tanto para donos de e-commerce e lojas físicas no Brasil, que desejam revender esses produtos, quanto aos consumidores, que recorrem a esses sites para realizarem suas compras de modo econômico.

Desvantagens do Packet Standard Importação

O Packet Standard Importação pode também apresentar alguns inconvenientes, que precisam ser de conhecimento de todos que o utilizam.

Por exemplo, apesar de a entrega apresentar prazos médios, comparados a formas mais caras de envio, ele pode levar mais tempo para efetivá-las, já que, por norma, são despachadas em conjunto com outras, visando economia nos custos.

Outro ponto negativo é que a opção pelo Packet Standard Importação não permite o rastreio detalhado do pacote, apenas de forma parcial.

Ou seja, ainda que seja permitido o acompanhamento do trânsito da encomenda pelo usuário, há momentos em que a atualização dessas informações não é realizada.

Mas é possível contornar essa situação, entrando em contato com o serviço de atendimento ao cliente que oferecerá dados sobre situação do seu pacote.

Como rastrear o Packet Standard Importação?

O rastreio do Packet Standard Importação é possível mediante a apresentação do código fornecido ao consumidor quando ocorre o envio da encomenda. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Identifique o código de rastreio que é, geralmente, formado por uma sequência de letras e números e é oferecido pelo e-commerce em que foi feita a compra.
  2. Acesso o site dos Correios ou da transportadora responsável e selecione a opção “Rastreamento” e insira o código informado.
  3. Após os passos anteriores, a tela exibirá o histórico de movimentações do pacote e a data estimada para a entrega.

Qual a diferença entre ePacket e Packet Standard Importação?

Muita gente costuma confundir as modalidades de envio ePacket e Packet Standard, pois ambas cuidam da transferência de pacotes entre países. Entretanto, existem diferenças pontuais entre ambas.

O padrão do ePacket, por exemplo, está ligado ao despacho de mercadorias internacionais provenientes da China e Hong Kong, cujo prazo para chegada ao destinatário varia entre 30 e 60 dias.

O Packet Standard, por sua vez, é responsável pelo envio de mercadoria de até 30 kg e possui os seus próprios critérios de prioridade na entrega.

Como podemos perceber, as diferenças são sutis, porém muito importantes para quem deseja escolher entre elas.

Quanto tempo a encomenda fica parada no Packet Standard importação?

No Packet Standard Importação, os Correios precisam liberar a mercadoria para o destinatário em até 12 dias úteis após o seu despacho no desembaraço aduaneiro.

Quando o pacote se encontra na posse da Alfândega, ela requer um certo tempo para ser liberada, por isso, essa modalidade de envio tem prioridade no momento de entrega.

Veja, a seguir, como funciona a inspeção aduaneira:

Alfândega de importação

A Alfândega brasileira tem como responsabilidade realizar o controle de entrada e saída de mercadorias.

A Alfândega de Importação, por sua vez, é incumbida da fiscalização dos produtos provenientes de outros países, ou seja, os importados e, assim, faz cumprir as normas tributárias e aduaneiras.

O processo envolve a análise da procedência, destinação, e também do conteúdo dos pacotes, descritos na nota fiscal (além de outros documentos obrigatórios) que os acompanham.

Trajeto feito pelas mercadorias

Como sabemos, a fiscalização aduaneira realiza o seu trabalho nas zonas de fronteiras do país, ou seja, aeroportos, divisas e portos.

Independente do local de origem, todas as mercadorias (sejam elas grandes cargas ou pequenos pacotes), são encaminhadas à alfândega mais próxima.

A partir daí, elas são classificadas conforme a legislação específica para serem averiguados os critérios de taxação e conferência, levando em consideração fatores como:

  • Tributos envolvidos na transação;
  • Dados importantes do produto;
  • Categoria do produto transportado;
  • Isenção da declaração de frete, sempre que for necessário;
  • Valor declarado.

Essa etapa é muito importante para não serem admitidas no país mercadorias classificadas pela lei como proibidas. Além disso, nesse momento que é destinada à tributação própria de cada produto.

Entendendo as Taxas sobre produtos importados

A taxa de importação é um dos tributos incidentes sobre produtos vindos de outro país.

Para que essa cobrança seja realizada, é preciso que a Receita Federal, em posse do produto, analise se ele vai ser ou não taxado.

Essa regra vale para qualquer mercadoria acima de 50 dólares, e o valor da taxa é de, aproximadamente, 60% do seu valor total.

Caso ocorra a cobrança, o dono do pacote será informado e, após o pagamento, o produto é liberado seguindo para do destino.

Quem é responsável pela encomenda Packet Standard internacional? Vendedor ou comprador?

A responsabilidade sobre o pacote é do vendedor ou loja até o momento em que a encomenda adentra o país.

Ou seja, desde a postagem até o trânsito ao país de destino, se algo acontecer de errado com o item, o vendedor terá a obrigação de adotar as medidas necessárias para sanar os danos para o consumidor.

No entanto, após a vistoria na Receita Federal, a incumbência de possíveis extravios ou perdas do pacote passa a ser dos Correios.

Além disso, caso o comprador seja taxado com valores que ele não possa ou não deseje arcar, há sempre uma margem para que o site decida pelo estorno.

É comum que o vendedor tente fazer uma negociação para devolver parcialmente os valores do produto ao consumidor, já que, caso as taxas não sejam pagas, o pacote retorna ao país de origem e isso pode levar algum tempo.

Assim, evita-se que a loja receba avaliações negativas e impede que ambas as partes tenham prejuízos de tempo e dinheiro.

Hoje, com o crescimento exponencial do e-commerce e as múltiplas possibilidades de se fazer negócio com países de todo o mundo, saber o que é o Packet Standard Importação é fundamental.

Essa modalidade de envio, que une um excelente custo-benefício com eficiência na entrega propicia um consumo mais econômico e estimula a competitividade.

Assim, conhecendo todas as suas regras, inclusive a respeito de possíveis cobranças de tributos e fiscalização aduaneira, é possível ter uma excelente experiência de compra, sem transtornos e com bastante segurança.

Conteúdos que podem te interessar:

O que é frete internacional? Entenda como funciona a transferência de mercadorias entre países
Entenda o que é a modalidade courier e quais as vantagens para lojistas e consumidores
Aprenda o que é estoque de ciclo e a sua importância para a empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você ganhou! Atendimento secreto

Quer saber no detalhe como começar sua loja virtual aqui na Tray? Acesse o grupo VIP e participe da nossa live tira-dúvidas

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!