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Como vender perfumes importados: 11 dicas para lucrar com esse nicho

Para vender perfumes importados você precisa: escolher fornecedores confiáveis, fazer análises de concorrência, definir quais perfumes vender na sua loja, ter uma boa plataforma de e-commerce, fazer a divulgação dos seus produtos online e criar promoções atrativas.
como vender perfume importado

Principais tópicos

O mundo do e-commerce e do mercado digital é extremamente competitivo, em boa parte devido à imensa quantidade de lojas que podem vender para qualquer lugar do Brasil.

Para começar uma marca que vai disputar espaço dentro do mundo digital, é necessário estar bem preparado para o elevadíssimo nível de competitividade esperado.

Sendo assim, é crucial que você escolha bem em qual setor deseja atuar, e para surpresa de muitos, o mercado de perfumes pode ser uma grande oportunidade.

Esse tipo de produto está entre os mais vendidos do ano, o que já mostra por si só que é um bom mercado para atuar.

Além disso, o Brasil é um dos países que mais utiliza perfume no mundo inteiro, segundo dados da ABIHPEC o que significa que há uma demanda real para novas lojas.

Entretanto, comercializar perfumes importados não é algo simples, e assim como no começo de qualquer negócio, é necessário muito planejamento, atenção e comprometimento, para que as coisas corram bem.

Quer descobrir como começar a vender perfumes importados? Então continue conosco que separamos algumas dicas incríveis para você!

Como vender perfumes importados?

Começar um novo negócio, seja ele qual for, nunca é uma tarefa fácil, sendo necessário estar bem preparado e ciente dos desafios que você terá que enfrentar, principalmente no início.

Quando estamos tratando do mercado de perfumes importados, a situação não é muito diferente, e por mais promissor que seja esse nicho, é necessária muita dedicação para que tudo funcione.

Pensando em tornar essa jornada um pouco mais prática e convidativa para os viajantes de primeira viagem, decidimos reunir algumas dicas que vão te ajudar nesse caminho.

Ao todo, serão 11 dicas que farão toda a diferença e te ajudarão a começar a vender seus perfumes importados.

Ficou curioso? Então vamos conferir!

1. Escolha fornecedores confiáveis

Se estamos falando de vender perfumes importados, significa que, inicialmente, você precisa adquiri-los do exterior, certo?

Portanto, você precisará de fornecedores, e assim como em qualquer negócio, é fundamental que, além de apresentarem um produto de qualidade e por um bom preço, eles também sejam confiáveis, ou seja, você saiba que não vão te deixar na mão.

Para conseguir adquirir os perfumes, existem duas opções principais.

A primeira delas é a aquisição por meio de fornecedores estrangeiros.

Nesse modelo, você comprará diretamente de um fornecedor no exterior. No entanto, é sempre bom pesquisar bastante o mercado para optar pela melhor opção possível.

Além disso, lembre-se de levar em consideração fatores como preço, reputação, qualidade e tempo de entrega na hora de tomar sua decisão.

Já a segunda opção é a aquisição por meio de distribuidoras, o que torna o processo um pouco mais simples.

No entanto, mesmo assim, ainda é importante pesquisar bastante para escolher as melhores opções.

2. Faça análises de concorrência

É natural que, para uma empresa se destacar no mercado, seja em qualquer nicho, ela precise apresentar algum diferencial competitivo para seus clientes.

Ou seja, o que sua loja oferece de diferente em relação às outras, que faça alguém preferir consumir com você em vez do concorrente.

Mas calma aí! Para você conseguir apresentar algo diferente dos seus concorrentes, antes você precisa saber como eles estão trabalhando, não é verdade?

Por isso mesmo, é tão importante realizar uma análise longa e aprofundada da concorrência, seja qual for o setor no qual você pretende atuar.

Estude quais são as empresas que já estão consolidadas no mercado daquela região e busque entender quais são suas principais práticas, preços e tratativas com os clientes.

A partir disso, busque absorver aquilo que parece ser mais efetivo e aprimorar os pontos que parecem ser carências diante das demandas dos consumidores locais.

Assim, você prestará um serviço de qualidade e único!

Confira também: Análise de concorrência: como fazer o estudo e as melhores ferramentas

3. Defina quais perfumes vender na sua loja

Para que sua loja faça sentido, é necessário definir quais perfumes importados serão comercializados nela, não é verdade?

Obviamente, sair decidindo de forma arbitrária e de acordo com seu gosto pessoal não é a melhor alternativa e pode ser prejudicial para seu negócio.

O processo de definir quais perfumes sua loja venderá passa por conhecer bem seu público, para então escolher as marcas e modelos a serem comercializados.

Ou seja, você deve adequar sua mercadoria àqueles que irão consumi-la, e não esperar que o contrário ocorra.

Entretanto, isso só será possível se você souber identificar seu público-alvo e segmentá-lo, conseguindo assim compreender suas principais características.

4. Tenha uma boa plataforma de e-commerce

Quando um e-commerce é de sucesso, uma coisa é certa — ele possui uma plataforma muito bem estruturada e completa por trás dele.

Dessa forma, essa dica veio para alertar você que quer vender online mas ainda não escolheu sua plataforma de e-commerce.

A Tray, parceira da Escola de E-commerce é a melhor opção do mercado.

Afinal, ela oferece tudo o que você precisa para montar a sua loja virtual em um único lugar.

A plataforma integra com nada menos que 30 marketplaces, entre eles: Shopee, Mercado Livre e Magalu. Você só precisa escolher onde vender.

Redes sociais como Instagram e TikTok também estão incluídas, além de frete, soluções de pagamento e muito mais.

Com uma interface extremamente fácil de usar e intuitiva, fica muito mais fácil de vender seus produtos online.

5. Faça a divulgação dos seus produtos online

É impossível tratar de qualquer tipo de comércio nos dias atuais, formular qualquer plano de negócios ou estratégia de marketing sem mencionar as redes sociais, não é verdade?

Esses ambientes digitais são cruciais para toda a comunicação entre marcas e clientes, e no caso de uma loja de perfumes importados, a situação não é diferente.

Por meio das redes sociais, você pode postar conteúdos de marketing, interagir com seu público e obter dados sobre quem está se envolvendo mais com suas postagens.

Todos esses elementos, se utilizados adequadamente, podem impulsionar consideravelmente seu negócio.

Portanto, invista em uma boa campanha de divulgação dos seus produtos online, seja por meio de mídia paga, engajamento orgânico ou práticas de SEO.

Tudo isso trará muito mais visibilidade para sua empresa e permitirá atrair novos clientes para sua marca.

6. Crie promoções atrativas

Como já foi mencionado, o ambiente digital é cercado por uma concorrência acirrada entre as lojas virtuais.

A facilidade com a qual um consumidor pode sair de uma página e encontrar o mesmo produto por outro preço, ou em um site com o qual esteja mais familiarizado com o layout, são alguns dos elementos que contribuem para essa forte concorrência.

Para tentar se destacar nesse meio e impulsionar suas vendas, uma boa estratégia é investir na criação de promoções atrativas para os clientes.

Se bem planejadas, essas ofertas têm o potencial de aumentar suas vendas de forma a melhorar seu faturamento e, consequentemente, seu lucro.

O maior risco ao qual se deve estar atento é o de a promoção acabar colocando você em uma situação de prejuízo para que a venda ocorra.

Para evitar isso, planeje a promoção com calma e atenção, buscando estratégias que o ajudem a aumentar o ticket médio e incentivar o cliente a consumir mais produtos do que ele normalmente compraria.

7. Faça uma boa descrição dos produtos

Um dos grandes pontos fracos das vendas online é a incerteza que alguns clientes podem ter quanto ao estado e qualidade do produto que desejam comprar.

Como ninguém quer gastar dinheiro e se decepcionar depois, isso tende a se tornar uma barreira entre o consumidor e a compra online, que deve ser combatida com muito esforço pelo lojista.

Quando se trata de perfumes, sejam eles importados ou não, a situação se torna ainda mais complexa, uma vez que muitas pessoas desejam sentir a fragrância antes de tomar sua decisão.

Trabalhar em descrições completas, que abranjam o máximo de pontos possíveis, e complementar essas informações com fotos é possivelmente a melhor abordagem.

As fotos de diversos ângulos ajudarão a complementar visualmente, mostrando o estado em que o produto se encontra, o cuidado com a embalagem e a marca a que pertence.

Uma descrição detalhada e cuidadosa, juntamente com fotos, tende a diminuir a insegurança do cliente e ajudá-lo a entender bem o produto que está comprando.

8. Tenha boas fotos dos produtos

Complementando o último tópico, aqui falaremos um pouco mais sobre a importância de ter boas fotos para apresentar o produto aos clientes.

Justamente pelos motivos já apresentados, as imagens ajudam a complementar a experiência do consumidor e a ter certeza do estado do produto.

Com fotos tiradas de diferentes posições e com boa iluminação, um bom observador pode perceber pela caixa ou vidro do perfume a sua qualidade e o estado em que o produto se encontra.

Dicas para tirar boas fotos de produtos usando apenas o celular

9. Capriche nas embalagens

Sempre que estamos falando de produtos que serão entregues na casa dos consumidores, a discussão sobre embalagens se torna fundamental.

Isso se torna ainda mais importante no caso de perfumes importados.

É importante lembrar que esses produtos são tradicionalmente mais caros e também frágeis, podendo quebrar durante a viagem se não forem bem cuidados.

Entretanto, em uma viagem onde o veículo passará por buracos, quebra-molas e eventuais freadas, caberá justamente à embalagem proteger o item em questão.

Portanto, tenha sempre em mente o uso de plástico bolha e caixas de papelão que protejam bem o produto de eventuais impactos, visando garantir que cheguem em bom estado ao seu destino final.

Além disso, a embalagem será a primeira coisa que o cliente verá ao receber o produto.

Portanto, tente aproveitar esse momento para gerar uma recordação ou reconhecimento da sua marca.

O uso de cores que façam parte da sua identidade visual, ou até mesmo de um carimbo do seu logotipo, podem ajudar nessa tarefa.

Entretanto, lembre-se sempre de ficar atento para não cobrir informações como destinatário da entrega, endereço ou remetente.

10. Ofereça boas opções de pagamento

Nos últimos anos, os meios pelos quais os pagamentos podem ser realizados têm se alterado consideravelmente, com o surgimento de novas ferramentas como o Pix e o QR code.

Além das novas alternativas, outros meios que já existiam antes, como os cartões de crédito, ainda são muito utilizados, principalmente por causa das opções de parcelamento.

De forma geral, é interessante ter o máximo possível de opções para que os clientes possam escolher aquelas que mais se adequam às suas condições e necessidades na hora de pagar.

Para alguém que prefira parcelar o valor do produto, é fundamental que o seu comércio aceite cartão de crédito. Do contrário, ele pode optar por não efetuar a compra.

Esse é um ótimo ponto para ficar atento, afinal, por serem produtos de valor mais elevado, é muito comum que as pessoas optem por parcelamentos na hora de comprar perfumes importados.

Ou seja, quanto mais interessantes forem as opções de parcelamento que a sua empresa puder oferecer aos clientes, maiores serão as chances deles efetuarem a compra dos produtos.

11. Tenha um bom atendimento ao cliente

Por fim, mas definitivamente não menos importante, nossa última dica sobre como vender perfumes importados diz respeito ao atendimento ao cliente.

Esse é um ponto que não pode ser subestimado de forma alguma, afinal de contas, poucas coisas são tão importantes para a qualidade da experiência de compra do consumidor quanto um bom atendimento.

Um atendimento de qualidade humaniza o cliente e faz com que ele se sinta de fato como uma pessoa e não apenas mais um número, o que ajuda na criação de laços entre ele e a sua marca.

Essa aproximação é fundamental para o processo de fidelização do cliente, o que fará com que ele não apenas volte para consumir em seu e-commerce, mas também sugira a sua empresa para outras pessoas.

Focar em um atendimento personalizado e de boa qualidade é fundamental para o desenvolvimento da sua marca e crescimento no médio e longo prazo.

Onde encontrar bons fornecedores de perfumes importados?

A essa altura, você já deve ter entendido como certas práticas podem trazer grandes resultados para a venda de perfumes importados, não é verdade?

Se você prestou atenção, vai se lembrar que um dos pontos que tratamos nas primeiras dicas sobre como vender perfumes importados foi justamente sobre a importância da escolha dos fornecedores da sua empresa!

Saber escolher os melhores fornecedores é algo crucial para o seu processo, tanto pelo acesso a produtos de qualidade quanto pelos custos que eles estabelecerão a você.

No entanto, existe outro elemento muito importante, que é a confiabilidade do fornecedor em questão!

Já imaginou como seria ruim para a sua loja se um cliente comprasse um produto e descobrisse que era falsificado?

Por mais que você também não soubesse e tenha sido igualmente enganado, quem terá que lidar com os comentários negativos e a má reputação será você, e não a pessoa que te vendeu.

Por isso mesmo, é tão importante não ter pressa na escolha dos fornecedores e estudar bem as suas opções, a fim de alinhar as questões de custo-benefício com a confiabilidade dessas empresas.

Alguns exemplos de fornecedores bem-conceituados e respeitados na aquisição de perfumes importados são:

  • Bim Distribuidora;
  • Distribuidora Paris;
  • Luxúria Perfumaria Atacado;
  • Sieno;
  • The Beauty Box;
  • Official Distribuidora;
  • Dvidal Perfumaria;
  • Lovme Cosméticos;
  • Smell of Fragrance.

Todos essas empresas são bem-conceituadas e respeitadas dentro do mercado e, por isso, costumam ser vistas como mais confiáveis.

Entretanto, não saia escolhendo qualquer uma delas, afinal, cada uma tem as suas preferências e especializações no que diz respeito à oferta de perfumes importados para a aquisição.

O que significa que você deve estudar qual dessas empresas se apresenta como uma melhor alternativa para o seu negócio, tendo em vista o seu público-alvo.

Dessa forma, você conseguirá consolidar o seu e-commerce como uma marca de confiança e com valores bem competitivos no mercado!

Comprando diretamente do exterior

Existem também os casos em que ter que depender de um fornecedor que comprará o produto no exterior pode não soar tão interessante.

Nesse cenário, para aqueles que se perguntam se não há outra alternativa, existe também a opção de optar por comprar a mercadoria diretamente de uma empresa do exterior.

Não é nada impossível recorrer a essa opção, ainda mais quando levamos em conta que existem alguns sites que anunciam diretamente esses produtos.

Entretanto, é importante dizer que essa é uma alternativa que pode te apresentar um risco ainda maior quanto à confiabilidade do produto, expondo a sua marca a um risco de reputação ainda maior.

Isso tudo sem falar que o processo de realizar a importação diretamente costuma ser mais burocrático e deve te impor custos adicionais relacionados a todo o processo.

Por isso, é necessário estar atento às condições e estudar bem todo o processo para concluir se essa é realmente uma alternativa que vale a pena para a sua plataforma.

Quais são as melhores marcas de perfumes importados para revender?

Quando estamos falando de produtos de beleza, a escolha das marcas é muito importante, já que seus consumidores costumam ter claras preferências.

No mundo da perfumaria, isso não é diferente, com determinadas marcas possuindo uma clara preferência por boa parte do público consumidor.

A preferência de cada grupo por um determinado conjunto de empresas de perfume é muito clara, e para qualquer loja, saber mapear e identificar isso é algo fundamental.

Afinal de contas, não adianta nada possuir uma prateleira cheia de perfumes importados que ninguém deseja comprar, não é mesmo?

Para conseguir ter bons resultados nas suas vendas e obter bons retornos, é necessário escolher a mercadoria certa, que vá de fato vender no seu e-commerce.

Por isso, você deve optar por aquelas marcas que são mais conceituadas e procuradas pela clientela!

É claro que é importante identificar também quais são as preferências do seu público, mas algumas marcas possuem um caráter bem universal. Alguns exemplos delas são:

  • Calvin Klein;
  • Chanel;
  • Carolina Herrera;
  • Dior;
  • Dolce & Gabbana;
  • Giorgio Armani;
  • Lacoste;
  • Paco Rabanne;
  • Montblanc;
  • Lancôme;
  • Ralph Lauren.
Como vender perfumes importados - Chanel

Esses são apenas alguns exemplos, existindo ainda muitas outras opções de marcas para disponibilizar na sua loja e conquistar os seus clientes.

O processo de realizar uma venda não passa apenas por isso, mas ter um produto de qualidade, de uma marca que seja preferência do consumidor, faz bastante diferença.

Vale a pena vender perfumes importados?

Após tudo isso, uma última dúvida deve estar permeando a sua cabeça, afinal, será que realmente vale tanto a pena investir em perfumes importados?

É claro que qualquer produto que você invista exigirá uma certa dose de trabalho e esforço, além da estratégia certa, para se alcançar os resultados esperados, mas em alguns casos, o produto investido pode deixar as coisas mais fáceis.

No caso dos perfumes, fica muito nítido como esse é um ótimo produto para se investir no Brasil, podendo render ótimos resultados para você e a sua empresa.

Afinal, assim como já falamos no começo do texto, o Brasil possui o 4º maior mercado consumidor de perfumes no mundo, nos dando uma noção de quão relevante esse produto é para a população brasileira.

Mas as coisas não param por aí. Uma pesquisa feita pela Beauty Plan 2022, que contou com mais de 16 mil pessoas espalhadas por todo o Brasil, revelou alguns outros pontos relevantes.

Conversando tanto com homens quanto com mulheres, a pesquisa revelou que o produto é considerado como um item de beleza indispensável por ambas as partes, mesmo quando precisam economizar.

Enquanto 51% consideram perfumes essenciais, cerca de 63% dos homens possuem a mesma opinião, mostrando como esse é um mercado sólido.

Todas essas pessoas sinalizam que mesmo em épocas em que precisam guardar um pouco mais de dinheiro e segurar os gastos, perfumes são vistos como um investimento necessário e que não pode deixar de ocorrer.

Isso indica que esse mercado possui uma base sólida e estável de consumidores, que dificilmente cairá muito por causa de oscilações econômicas.

É claro que o sucesso da empresa depende muito mais da sua gestão, mas possuindo esses dados, é possível concluir que a venda de perfumes importados se trata de um mercado seguro e com boas possibilidades de retorno se for bem gerido.

Vender perfumes importados pode ser uma ótima alternativa para o seu e-commerce, uma vez que o Brasil possui uma ampla base de público consumidor dessa mercadoria.

Sabendo gerir bem a sua empresa e identificar as marcas que melhor satisfazem o seu público-alvo, as chances de sucesso são consideravelmente altas!

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