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Marketing para geração Z: como chamar a atenção do público de maneira estratégica?

Como chamar a atenção da geração Z e vender mais? Tenha propósito na sua marca, seja sustentável, use as redes sociais certas, crie conteúdos divertidos e compartilháveis, tenha um site responsivo, aposte em influenciadores digitais, crie experiências personalizadas, aposte no atendimento omnichannel, tenha provas sociais, faça promoções atraentes e construa uma comunidade online.
geração Z

Principais tópicos

Fazer um marketing eficiente e atingir variados públicos de maneira estratégica, se tornou uma forma de sobreviver no mercado, em especial no e-commerce que é bem competitivo.

Mas como desenvolver estratégias de marketing para a geração Z de maneira eficiente?

Alguns dizem que essa geração é mais difícil de conquistar… será mesmo?

Entenda tudo sobre a geração Z e como sua marca pode chamar a atenção desse público de maneira estratégica.

Afinal, eles são conectados, engajados e estão de olho na sua marca.

Entenda quais são as causas que eles lutam, suas principais características e as marcas que eles mais admiram. Continue a leitura e descubra tudo!

Quem é a geração Z?

A geração Z ou Gen Z, como também são conhecidos, são os nascidos entre a segunda metade da década de 1990 até o início do ano 2010 em média.

Ou seja, essa faixa etária com idade entre 13 e 28 anos, assumiram o protagonismo hoje, e se tornaram o público do momento.

Mas você deve estar se perguntando, o que os torna um público tão diferente do anterior? 

Na verdade, a geração Z é chamada de nativos digitais. Ou seja, são jovens que já nasceram experientes em tecnologia. 

Para eles a internet não é novidade, como aconteceu com a geração anterior, (Millennials ou Geração Y), que viram toda a evolução digital.

Eles usam a internet com frequência, estão conectados nas mais diversas redes sociais e, principalmente, pesquisam muito antes de tomar uma decisão de compra.

Além de, é claro, serem influenciados por pessoas que possuem conexão. (Por isso o marketing de influência é tão popular nos dias atuais).

Dessa forma, estratégias usadas anteriormente não funcionam com eles e isso impactou vários campos da sociedade.

Um exemplo recente disso, é que até mesmo as empresas estão com novas estratégias para entender o público.

No campo profissional, por exemplo, o grupo de comunicação VCRP Brasil  trouxe uma novidade.

A empresa que tem em seu portfólio marcas como: Visa, Madeira Madeira, Itaipava dentre outras marcas encontrou um jeito novo para “abraçar” o público.

Foi criado, portanto, o cargo de ZEO para lidar com as exigências da geração Z. 

A profissional escolhida para o cargo, Luiza Guerra, irá trabalhar ao lado do RH e fará essa ponte direta entre os jovens colaboradores e a empresa, visando melhorar a comunicação entre eles.

marketing para geração Z

Por que investir em marketing para geração Z?

Você sabia que a geração Z já representa a maior geração do planeta? 

Dados recentes da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmam que eles já são 32% da população mundial.

No Brasil, há mais de 30 milhões de jovens da geração Z, segundo dados do IBGE.

Além disso, de acordo com o Bank of America, a geração Z possui um poder de compra relevante.

Sua renda mundial já atingiu o valor de 7 trilhões e apesar de não ter alcançado o valor da geração anterior, isto é apenas uma questão de tempo.

A mesma pesquisa mostrou ainda, que há uma estimativa de que esse valor alcance cerca de US$ 33 trilhões até 2031.

A geração Z irá ultrapassar a renda gerada pela geração anterior (Millennials) muito em breve, em torno de 2035.

Ou seja, algo extremamente relevante para o varejo mundial.

Portanto, será impossível não vender algo para eles em algum momento, independente do seu nicho de mercado.

Se você ainda não acredita no poder de compra deste grupo e na importância deles para o mercado, um relatório da National Retail Federation trouxe mais dados interessantes.

Para se ter uma ideia, cerca de 87% das famílias garantem que são influenciados pelos filhos na hora de uma compra — maioria integrantes da Gen Z.

Dessa forma, investir em ações atrativas para o público é essencial para que o número de vendas da sua loja cresça. A partir de agora eles ditam as regras!

Principais características de consumo da geração Z

A geração Z veio para revolucionar a forma que consumimos.

Antes, não havia tantas informações disponíveis e nem mesmo a facilidade de compra que temos hoje.

Portanto, a geração Z apresenta algumas características de consumo bem diferentes da geração anterior, confira as principais:

Consumo consciente

A geração Z são jovens preocupados com suas finanças.

Além disso, eles costumam analisar com cuidado os produtos que precisam, principalmente se estiverem no ambiente digital.

Eles não são a favor das compras por impulso, e preferem comprar de forma consciente, ficando bem atentos às avaliações de produtos disponíveis na página de compra, por exemplo.

A característica marcante deles, é justamente essa, eles prezam muito a recomendação de pessoas, sejam eles: amigos, familiares ou influenciadores digitais que admiram.

Compra com propósito

Bem atrelado ao item acima, os jovens consumidores gostam de comprar seguindo um propósito.

Isso significa que eles buscam empresas transparentes e que realmente sigam os valores e propósitos prometidos em suas soluções.

Uma pesquisa realizada pela HSR – Specialist Researchers, ouviu pessoas das classes A, B e C que moram nas principais capitais brasileiras.

O estudo constatou que a geração dos millenials (anterior) buscam marcas com propósito na hora de consumir.

Isso quer dizer, que eles esperam que as marcas tenham em seu escopo alguma solução para as causas ambientais, sociais ou ligadas à diversidade

Agora, quando analisaram a geração Z, o cenário já muda completamente, pois para 53% deles, esse é o principal critério na hora de consumir.

Ou seja, eles só compram de marcas que façam a diferença no mundo.

Consciência socioambiental

Como vimos, a geração Z é engajada em causas sociais, ambientais e políticas.

São consumidores preocupados com questões da atualidade principalmente relacionadas à sustentabilidade.

Dessa forma, os jovens consumidores preferem marcas que vendem produtos ecológicos ou que são produzidos de forma sustentável.

Os consumidores dessa geração procuram entender nos mínimos detalhes tudo referente a fabricação dos produtos.

Ou seja, a origem das matérias-primas usadas na fabricação e também como é feita a produção de cada mercadoria.

Tudo isso para confirmar se as marcas realmente estão cumprindo o seu compromisso ambiental.

Conectividade

Formados pelos primeiros consumidores nativos digitais, a conectividade é uma característica essencial para o grupo.

Portanto, uma comunicação clara realizada por diversos canais (especialmente redes sociais) é a favorita do público.

É essencial, investir em conteúdos mobile já que o grupo fica muito tempo conectado consumindo conteúdos.

A geração Z passa em média até 12 horas por dia conectada em suas plataformas preferidas, segundo dados da Plataforma Gente pertencente à Rede Globo.

Por isso investir em lojas virtuais responsivas ou aplicativos, é uma boa opção para que eles possam comprar seus produtos favoritos diretamente pelo celular.

Agilidade 

Por ser uma geração extremamente conectada, os consumidores da geração Z prezam pela agilidade das coisas.

Isso explica, por exemplo, o sucesso de conteúdos em poucos segundos como Reels, vídeos virais do TikTok e, agora, a mais recente ferramenta chamada Shorts do Youtube.

O senso de urgência deles é imenso e no caso de compras, processos complicados são descartados na hora.

Ou seja, quando decidem comprar online, processos difíceis ou com falhas, os fazem sair do site e buscar na concorrência.

A solução, é proporcionar uma experiência fluida, sem empecilhos e com checkout transparente.

Personalização

Para a nova geração, mais importante que o produto é a experiência gerada pela marca.

Por isso, ao escolherem uma empresa, é essencial que ela valorize a individualidade de cada um.

Experiências personalizadas são muito bem-vindas para eles.

Portanto oferecer um atendimento, anúncios ou emails customizados é essencial para chamar a atenção do grupo.

Omnicanalidade

Para os novos consumidores é essencial oferecer uma experiência integrada com vários canais.

Ter uma loja virtual e física integradas ,por exemplo, pode gerar experiências personalizadas para esse tipo de cliente.

Pense na seguinte situação: O cliente da Gen Z são jovens bem imediatistas, como citamos. 

Imagine a ansiedade de esperar a entrega de um produto por mais de 7 dias. 

Se o e-commerce tiver a opção de entrega na loja física ele pode ir buscar no mesmo dia o seu produto.

Pronto! Sua marca gerou uma experiência diferenciada, além disso, alguns jovens gostam de ir provar peças de roupas na loja física e depois comprar online.

Estratégias para controlar suas operações física e online de maneira integrada

Valorização da diversidade

A geração Z foge de estereótipos ou rótulos. Eles valorizam a 

diversidade e a inclusão. 

Portanto, eles buscam quebrar os paradigmas deixados pelas gerações anteriores.

Dessa forma, podemos afirmar que essa é uma das características mais marcantes deles.

Afinal, eles prezam pela individualidade de cada um e pela desconstrução dos conceitos de gênero, raça, classe social e idade, por exemplo.

Acredite! As marcas que se posicionam a favor dessa nova forma de ver o mundo são as favoritas deles.

Que tal entender as melhores estratégias  para conquistar o público e vender muito? Vamos lá!

13 estratégias de marketing para atrair a atenção desse público

Separamos 13 estratégias de marketing ideais para aumentar a conexão da sua marca com esse público.

Elas foram baseadas nas características do público, portanto ao seguir elas, há grandes chances de  aumentar suas vendas. Confira!

Sua marca precisa ter um propósito

Acredito que tenha ficado claro a importância de ter um propósito na sua marca. Diversas empresas já lutam por algumas causas importantes e a sua pode fazer o mesmo.

Ter um propósito de marca, significa entender e transmitir aos clientes o porquê sua marca existe, algo muito além do lucro, é uma maneira de mudar o mundo para melhor.

Confira alguns exemplos de marcas com propósito para se você se inspirar:

Dove

A marca Dove, bastante conhecida pelo público, não quer ser apenas uma empresa que vende produtos de higiene e beleza.

Na realidade, o propósito da marca vai muito além disso.

A Dove trabalha em suas propagandas a confiança das mulheres.

Dessa forma, em suas campanhas eles mostram a beleza de mulheres reais ressaltando assim o amor próprio e também a autoestima de suas consumidoras.

“Dove tem o compromisso de sempre retratar mulheres reais em suas campanhas, com honestidade, diversidade e respeito, sem distorção digital, de forma a ajudá-las a construir confiança corporal e autoestima”. 

Trecho do Documentário Olhares Cruzados, produzido pela plataforma de conteúdo digital Influência Negra com apoio da marca.

Disney

A Disney é uma das empresas mais famosas do mundo e isso não podemos negar.

Não há quem não tenha assistido um de seus conteúdos ou ido em um de seus parques, que aliás, são o sonho de muita gente.

Desde que foi fundada na década de 1920 a empresa tem um objetivo claro, que é levar magia para a vida das pessoas. E de fato, tem feito isso até os dias atuais.

Coca-Cola

Outra marca que dispensa apresentações é a Coca-Cola que ao longo dos seus 131 anos fez uma bela história no mundo todo.

O propósito da marca é: refrescar o mundo e inspirar momentos de otimismo e felicidade.

O mais interessante, é que a marca sabe muito bem como agregar esses elementos em sua publicidade de modo geral.

Seja sustentável

É muito importante pensar no meio ambiente, independente do público que se quer atingir. 

Mas se sua marca quer vender para as novas gerações isso se torna um item indispensável.

Por isso, crie um gerenciamento de resíduos eficiente, tenha parcerias com cooperativas de reciclagem ou reduza o uso de descartáveis na empresa, por exemplo.

Um grande exemplo de marca que abraçou essa causa e se tornou a maior nesse quesito, foi a Natura, que ganhou até mesmo o selo de empresa mais sustentável do mundo.

Ela firmou o compromisso de ser uma empresa 100% carbono neutro.

Ou seja, a marca contabiliza cada carbono produzido em sua cadeia. Mas, como isso é possível? 

A Natura busca entender todo o seu processo. Desde o impacto da extração de matéria-prima, até o descarte de seus produtos.

Sem esquecer também do processo de transporte e atividades das fábricas.

Não é um trabalho fácil, mas cuidar do meio ambiente é um dever de todos e com muito planejamento é possível.

Use as redes sociais certas

Estar nas redes sociais que seu público-alvo usa é essencial.

Por isso, faça uma pesquisa para entender sua persona. Veja quais são suas redes favoritas e quais são os conteúdos mais consumidos por eles.

Entender o comportamento online do cliente é essencial para qualquer empresa que pretende vender seus produtos ou serviços através das redes sociais.

Crie conteúdos divertidos e compartilháveis

Não há uma receita para o sucesso nas redes sociais. Mas uma coisa é certa, conteúdos divertidos, compartilháveis e rápidos atraem a geração Z.

Não é atoa que memes são algo de muito sucesso.

Por isso, solte sua imaginação para criar conteúdos que atraiam sua audiência. 

É claro que é preciso fazer uma adaptação do que está em alta para o seu nicho. Essa medida é importante para que evite criar algo sem sentido ou “forçado” demais.

Tenha um site responsivo

Estamos falando da geração mais conectada do momento, portanto ter uma loja virtual e ela não ser adaptada ao mobile é muito “cringe”  (expressão usada pelos Gen Z para falar de algo ultrapassado).

Ter um site responsivo é uma das premissas básicas para quem quer empreender online hoje em dia.

Portanto, invista no seu site. Tenha um layout que se adapte aos smartphones e que tenha um tempo de carregamento adequado.

Além disso, invista também em uma página com checkout transparente facilitando o pagamento das compras online.

Aposte em influenciadores digitais 

A geração Z é a mais propensa a ser influenciada por criadores de conteúdo. 

O sucesso é tão grande, que diversos influenciadores arrecadam milhões de reais oferecendo produtos aos seus seguidores.

Mas, é preciso entender seu público na hora de escolher quem será o rosto de sua campanha, para evitar que ela seja um fracasso total.

Também é necessário fechar acordo com alguém que tenha o mesmo propósito da sua marca

Afinal, se você vende produtos veganos e contrata alguém que não siga essa ideologia, por exemplo, fará sua campanha não ser aceita pelo público.

Lembre-se, a escolha também não deve ser baseada no número de seguidores e sim pelo nível de influência que essa figura pública tem sob sua persona.

A verdade é que no final de tudo, independente de popularidade, essa pessoa tem que ser alguém que eles admiram.

Como usar influenciadores para vender mais em pequenos e médios e-commerces?

Crie experiências personalizadas

Diferente de gerações anteriores, a Gen Z não quer um produto e sim uma experiência. E eles estão dispostos a pagar a mais por isso.

Um estudo desenvolvido pela 121 Labs  afirma que 43% dos entrevistados estariam dispostos a pagar até 10% a mais para receber uma experiência diferenciada.

Alguns consumidores vão além, 28% afirmam que pagariam até mais de 20% para receber algo a mais em suas compras. 

Por outro lado, 26% dos entrevistados afirmaram que deixariam de consumir uma marca se ela oferece uma experiência ruim.

Já 47% afirmam que até dariam uma nova chance à marca, mas que esqueceriam dela, caso oferecesse duas experiências ruins.

Portanto, surpreenda seu cliente!

Alguns exemplos de boas experiências no digital é enviar brindes junto com as mercadorias, oferecer cupons de desconto para novas compras ou oferecer uma experiência diferenciada no site.

Para quem vende roupas, por exemplo, que tal inovar oferecendo um provador virtual  se destacando da concorrência? 

Uma ideia simples como essa, pode ajudar seu cliente a escolher a roupa ideal, já que ele não pode provar as peças pessoalmente.

São esses pequenos detalhes que fazem toda diferença. E as opções de inovações são diversas.

Aposte no atendimento omnichannel

Um item atrelado a experiência do cliente é o bom atendimento.

Oferecer um atendimento de qualidade é essencial para qualquer tipo de negócio, independente do público.

Mas para a geração Z, oferecer um atendimento multicanal pode ser uma das maneiras mais fáceis de fidelizá-los.

Afinal, eles são imediatistas e jamais ficariam aguardando um suporte telefônico, por exemplo.

Aposte no uso de chatbots para otimizar o atendimento ao cliente ou tenha uma base de conhecimento disponível com conteúdos sobre o produto ou serviço ofertado.

Caso essas opções sejam inalcançáveis, FAQs respondendo as perguntas mais frequentes do site também podem ser a solução para promover o autoatendimento da sua empresa.

Fazendo assim, a fila de atendimento andará sem maiores problemas.

Caso o cliente precise falar com o atendimento da sua empresa, é interessante ter pessoas disponíveis em diferentes canais para que eles possam obter a melhor solução no mais curto espaço de tempo.

Whatsapp, e-mail e direct do Instagram, são apenas alguns exemplos de canais acessados pelos clientes.

O grande objetivo do atendimento multicanal, é “estar disponível onde o cliente está”. E no final de tudo, o que importa é oferecer uma melhor experiência ao cliente.

Não tenha medo de posicionar 

Assuntos polêmicos sempre estarão em alta e a Gen Z sempre está engajada em tudo.

Portanto, não tenha medo de se posicionar a favor ou contra algum assunto, mostre seu apoio e lute por causas sociais quando necessário.

Tenha provas sociais

Por muito tempo, os lojistas pensavam que ter avaliações de seus produtos ou serviços poderiam ser algo negativo para a marca.

Mas a verdade é que ter provas sociais em seu site, pode ser o segredo para ter mais vendas.

Os consumidores, principalmente da geração Z, sempre consultam a avaliação de produto da página de compra e baseiam sua decisão de compra na experiência de outros usuários.  

Portanto não há segredo, quanto melhor o serviço oferecido pela sua empresa melhor serão as avaliações e elas por si só, atrairão ainda mais vendas.

Fuja do marketing tradicional

Acredito que até aqui, você percebeu que estamos lidando com pessoas completamente diferentes das gerações anteriores.

Portanto, muitos especialistas acreditam que o marketing tradicional não funciona mais.

É claro que há casos e mais casos e em alguns momentos utilizar as estratégias antigas pode funcionar, mas tudo deve ser estudado.

O marketing tradicional que encantava as gerações anteriores eram: 

  • anúncios veiculados na TV (geralmente em horários nobres);
  • distribuição de panfletos pela cidade;
  • publicidade em alguns pontos da cidade (outdoor).

Cabe a você entender o que faz sentido ao seu público e investir dinheiro no que realmente poderá te trazer retorno financeiro.

Tenha promoções atraentes

Não importa a geração, promoções atraentes e boas opções de pagamento são as melhores maneiras de conquistar um público.

Portanto use a criatividade e se destaque da concorrência há diversas opções escolha a melhor para não comprometer o financeiro da sua empresa.

Alguns exemplos de promoções atrativas são: 

Construa uma comunidade online

Quem pretende trabalhar com o público jovem, precisa incentivar a criação de comunidades.

Ou seja, é importante que os consumidores interajam com a sua marca e fazer isso, não é tão difícil.

Crie hashtags divertidas e peça para os clientes usarem em publicações nas redes sociais, por exemplo.

Quando comprarem seu produto peça para eles marcarem a loja e depois reposte.

É importante também que em suas postagens, você peça para eles marcarem um amigo para mais pessoas conhecerem sua marca.

Geração Z e as marcas: quais as favoritas deles?

Pensando no cenário apresentado até aqui, você pode ter ficado em dúvida sobre o que essa geração pensa sobre as marcas e quais são as suas favoritas.

Entender quais empresas eles admiram pode ser a solução para entender quais produtos ou serviços oferecer em sua loja virtual. Vamos lá?

A Morning Consult, empresa especializada em análise de mercado, divulgou o ranking com  as marcas mais populares entre a geração Z, confira a lista.

  • Youtube com 86,23%;
  • Google com 83, 87%;
  • Netflix com 82,18%;
  • Amazon com 80,28%;
  • M&M’S com 79,81%;
  • Walmart com 79,76%;
  • Target com 79,66%;
  • Doritos com 79,32%;
  • Kit Kat  com 78,96%;
  • Oreo com 78,57%;
  • Gatorade com 78,54%;
  • Nike com 78,43%;
  • Cheetos com 77,45%;
  • Sprite com  77,39%.

A pesquisa é completa e além da preferência geral, também mostra uma divisão por gênero.

Entre o público feminino, por exemplo, a marca Shein já aparece entre as favoritas, com 

29,26% da preferência.

No Brasil, a marca também é sucesso. Ela surgiu a pouco tempo mas já domina o país.

Para se ter uma ideia, cerca de 27% do e-commerce de roupas e calçados no Brasil pertencem à gigante chinesa.

Ela também já é dona de 5% de todo o varejo de vestuário brasileiro.

Isso é o que mostra o Relatório do Itaú BBA que ainda afirma que a marca já vendeu cerca de R$ 7,8 bilhões em 2022, quadruplicando seu tamanho.

A verdade é que a geração Z é realmente muito conectada e para conquistá-los é preciso vender itens divertidos, tecnológicos ou inovadores.

Acredite que há espaço para o novo, um exemplo disso são o domínio de marcas chinesas que antes não existiam.

O novo público, não é tão tradicional quanto o de antes, portanto, aceita muito bem o surgimento de novas marcas.

3 ideias de negócios para conquistar a geração Z

Agora que você já sabe como é o comportamento de consumo da geração Z, você deve estar se perguntando quais nichos investir para conquistar esse grupo de consumidores.

Separamos então, cinco ideias promissoras que são o perfil da geração Z, confira! 

Brechó online

Talvez você não tenha percebido, mas está acontecendo uma revolução no mundo da moda e os responsáveis por isso, em parte, é a geração Z.

O mercado de usados é uma boa ideia para quem quer começar um empreendimento online com o foco nessa geração.

A boa notícia é que o mercado está em alta e com boas projeções para os próximos anos.

Segundo dados do Boston Consulting Group (BCG), o mercado de brechós, sebos e antiquários no Brasil deve crescer entre 15% e 20% até 2030.

Quando analisamos o mercado exterior onde o consumo de itens de segunda mão já é realidade,  a projeção é ainda melhor — um crescimento de  20% nos próximos três anos e  uma movimentação de aproximadamente R$ 24 bilhões.

Para a Gen Z comprar em brechós é uma oportunidade de driblar a inflação, ajudar o meio ambiente estimulando o consumo sustentável e ainda ter a chance de garimpar peças raras ou de luxo.

Um exemplo legal para entender o quanto esse tipo de loja é lucrativa é conhecer a história do brechó “Vende, Amiga!”, da empresária Gabrielle Carvalho .

Totalmente voltado para público jovem, a ideia é vender itens de luxo com preço acessível.

Até mesmo  grandes marcas de moda já estão de olho na nova oportunidade de negócio.

Recentemente a marca Arezzo, adquiriu o brechó virtual Troc para impulsionar a sua estratégia de moda circular.

Interessante, não é mesmo? Pesquise mais sobre o mercado e veja se vale a pena trabalhar com o nicho! 

Como montar um brechó online: tudo que você precisa saber para começar!

E-commerce de moda fitness

Não há como negar que as próximas gerações estarão muito mais focadas em cuidar da saúde.

Um levantamento recente da Les Mills afirma que a geração Z juntamente com os Millennials já são a maioria no mercado de fitness.

Ou seja, cerca de 80% dos alunos que frequentam as academias fazem parte dessas gerações.

Portanto, vender itens relacionados ao mundo fitness como roupas, calçados e até mesmo aparelhos de academia, é uma boa opção para trabalhar com o novo público.

Produtos eletrônicos 

Nossa última sugestão, mas não menos importante, é a venda de produtos eletrônicos. 

É claro que pessoas de todas as idades precisam de celulares, mas a geração Z com toda certeza é a que mais consome esse tipo de produto. 

Eles gostam de estar alinhados com as novidades do mercado e usar os aparelhos da última geração, por exemplo.

Além disso, com o mercado gamer em alta, acessórios como, teclados, fones de ouvido e luzes de LED para a decoração do quarto e PC são ótimas opções para revender online.

Como você pode ver ao longo do texto, a geração z trouxe novas discussões e ideias que quebraram paradigmas anteriores, o que ocasionou um certo impacto na sociedade.

Mas junto com essas novas ideias, vieram também novas oportunidades de fazer negócio.

Entenda, pesquise e inove no marketing da sua marca para conquistar esses novos consumidores, independente do seu nicho de atuação.

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