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Tendências de negócios lucrativos: confira a lista atualizada e dicas de como começar

As principais tendências de negócios lucrativos nos dias atuais são: e-commerce de produtos sustentáveis, plataforma de conteúdo especializado, itens com foco em saúde mental, bem-estar , alimentação saudável e personalizada. Além dessas tendências, apostar em produtos de tecnologia para idosos, serviços de entrega. Produtos de energia renovável e dropshipping também estão em alta como negócios lucrativos!
a imagem mostra pessoas trabalhando em negócios lucrativos

Principais tópicos

Empreender pode ser uma ótima oportunidade para conquistar sua independência financeira, criar suas próprias rotinas, aumentar sua renda e potencializar sua qualidade de vida.

E, claro, empreender envolve investir, tempo, dinheiro e energia.

E seja um negócio online ou um estabelecimento físico, você não quer perder dinheiro nesse processo, não é mesmo?

Um dos passos mais importantes é estudar sobre o mercado e conhecer quais são os negócios mais lucrativos atualmente.

Com isso, você potencializa suas chances de sucesso e dá o primeiro passo para realizar seus sonhos.

Separamos as principais informações de tendências para os negócios nos próximos meses e anos.

Quais são as tendências para os negócios

Separamos a seguir mais detalhes de 11 grandes tendências para negócios lucrativos que ajudarão você a decidir qual área é a mais interessante para empreender.

Com essas informações, é possível ter maior segurança na sua decisão.

Vem com a gente e saiba mais sobre o tema!

1. E-commerce de Produtos Sustentáveis

sustentabilidade tem sido um valor cada vez mais valorizado pela população.

Por isso, muitas pessoas passam a comprar produtos apenas em empresas que adotam medidas de proteção ao meio ambiente e sustentabilidade financeira regional em suas atividades.

Para ter dimensão da força deste mercado, uma pesquisa revelou que mais de 4,4 milhões de pessoas adquiriram mais de 7,6 milhões de produtos considerados sustentáveis em toda a América Latina e o Brasil é uma das lideranças na área.

Esse é um crescimento de 29% em comparação com o ano de 2022.

E para ter dimensão de como esse é um ponto cada vez mais em alta, o crescimento em 2022, em relação ao ano de 2021, já havia sido de 27%.

2. Streaming de Conteúdo Especializado

Hoje o conhecimento é cada vez mais valorizado.

Afinal, quanto maior a qualificação, maior será as chances de que a pessoa consiga ter uma boa alocação no mercado.

Ou ainda, conhecer mais sobre uma área que seja do interesse dela.

Investir na criação de uma plataforma de streaming que publique conteúdos especializados para uma área é uma forte possibilidade de sucesso futuro.

Segundo a pesquisa Skills Outlook Employee View, os brasileiros têm preferência por cursos online.

3. Saúde Mental e Bem-Estar

valorização da Saúde Mental tem ganhado maior força, principalmente, porque o Brasil é um dos países com índices mais alarmantes sobre essa questão em todo o mundo.

Infelizmente somos o país com maior número de pessoas ansiosas, temos um alto índice de diagnóstico de depressão (com prevalência em 15,5% da população).

E ainda somos o país com o segundo maior número de casos de Burnout do mundo.

Por conta desses números alarmantes, muitas estão buscando formas de melhorar sua saúde mental e bem-estar.

Negócios destinados a esse nicho, que podem ser clínicas, espaços terapêuticos, plataformas de conteúdos voltados para bem-estar e atividades voltadas para saúde mental, estão ganhando muita força no momento.

4. Alimentação Saudável e Personalizada

Da mesma forma, os cuidados com saúde física também estão ganhando maior importância.

Afinal, as pessoas querem poder viver com melhor qualidade de vida e desfrutar seus sonhos e desejos.

E a alimentação saudável é parte fundamental disso.

Além disso, muitas pessoas não tem tempo para cuidar da alimentação como gostariam.

Negócios que trabalhem com venda de kits de marmitas, por exemplo, tendem a ter uma forte procura atualmente.

Restaurantes voltados para alimentação saudável e que trabalhem, por exemplo, com uso apenas de produtos orgânicos, também tendem a ter uma forte procura atualmente.

Vale a pena identificar pontos interessantes para seu estabelecimento, próximos de onde está o público consumidor e investir nessa área.

5. Tecnologia para Idosos

A população está cada vez mais envelhecendo com saúde.

Em 2023, a expectativa de vida é de 77 anos e a tendência é que continue subindo.

Mas, mais do que isso, a terceira idade está envelhecendo cada vez mais conectada e buscando tecnologias para seu dia a dia e que ajudem, também, a trazer maior segurança.

Por exemplo, uso de wereables (dispositivos vestíveis) que permitam um maior controle dos indicadores de saúde e acionar serviços de emergência.

Além disso, muitas startups estão criando produtos para idosos com tecnologias voltadas para os cuidados com essa população, entre eles:

  • Smartphones com acessibilidade voltada para pessoas com dificuldades que são mais prevalentes nessa faixa de idade;
  • Controle de parâmetros de saúde, como glicemia, pressão arterial, saturação de oxigênio no sangue, entre outros;
  • Alertas para horários de medicação e agendamento de médicos, entre outros.

6. Serviços de Logística e Entrega Rápida

Outra área que está ganhando forte tração são os serviços de Logística e Entrega Rápida.

Cada vez mais os clientes querem ter a experiência de poderem contar com seus produtos mais rapidamente – em muitos casos, até mesmo, receber um item em poucas horas em sua residência.

Então, que tal abrir um negócio voltado para a área de entrega expressa?

Você pode tanto gerenciar todo o processo logístico quanto, ainda, cuidar só da etapa de last mile (quando o item sai do último entreposto comercial e vai direto para a residência do cliente).

7. Turismo de Experiência Local

Após um período no qual as pessoas ficaram muito tempo reclusas em casa, devido ao isolamento social.

Elas querem agora poderem fazer o movimento de aproveitarem ao máximo as oportunidades de passear e conhecer lugares novos.

Turismo de Experiência Local tem a ideia de proporcionar uma vivência interativa em ambientes locais, sendo diferente do turismo tradicional.

Por exemplo, realizar trilhas, percursos, visitas a comunidades locais, são algumas das possibilidades para quem deseja atuar nesse mercado.

8. Educação Online e Híbrida

Falamos sobre as plataformas de streaming, mas ainda há um outro ponto essencial: a possibilidade de ter negócios voltados para Educação Online e Híbrida.

É possível criar diversos modelos interessantes voltados para essa área, entre eles:

  • Certificações para áreas específicas (como algumas voltadas para marketing e TI);
  • Formação superior (bacharelado e tecnólogo);
  • Formação de extensão;
  • Formação técnica, entre outros.

9. Produtos e Serviços de Energia Renovável

Uma subárea dentro da sustentabilidade são as empresas responsáveis pela produção e fornecimento de Energia Renovável.

Afinal, muitas pessoas querem poder incorporar, até mesmo em suas residências ou negócios, a possibilidade de contribuir para uso de energia limpa.

Uma das áreas que tem ganhado expressão dentro desse mercado é de energia fotovoltaica. No ano de 2023, o uso de fonte solar deve crescer 10 gigawatts (GW), um aumento de 42,4% em comparação com o ano anterior.

10. Tecnologia de Realidade Aumentada e Virtual

O frissom causado pelo surgimento do metaverso, há alguns anos, mostra uma tendência interessante: as pessoas estão em busca de experiências tecnológicas imersivas diferenciadas.

E quando explorado por empresas, isso tende a trazer ainda melhores resultados.

Por exemplo, uma empresa pode adotar a possibilidade de mostrar um imóvel na planta com o uso de realidade virtual, realizando uma visita imersiva enquanto o espaço sequer ainda começou a ser construído.

Você pode abrir um negócio voltado para prestar esse serviço para empresas.

Para isso, será fundamental ter profissionais com domínio na área tecnológica que sejam capazes de desenvolver esse tipo de atividade para os clientes.

11. Dropshipping

O Dropshipping tem sido um modelo bastante adotado para quem está em busca de negócios lucrativos, mas não possui um grande capital inicial para investir.

Esse é um tipo de atividade no qual o empreendedor é uma espécie de intermediário entre um fornecedor e o cliente final.

Nesse modelo, a pessoa não precisa manter um grande estoque, minimizando a necessidade de realizar queimas de estoque para movimentar o fluxo de caixa.

E, também, não depende de grande investimento para realizar as atividades.

A pessoa também não precisa se preocupar com entregas e devoluções dos itens.

Ele basicamente pesquisa quais são os melhores fornecedores de um item, recebe o pedido do cliente, faz a solicitação de compra e encaminha para o comprador.

Também não é necessário ficar pesquisando fornecedores de confiança, não precisa se preocupar com questões relacionadas com taxas de importação.

Já que isso estará estabelecido no valor final que você fornecerá para o cliente e o empreendedor não precisa se preocupar com alguns detalhes operacionais que podem ser custosos.

Dicas de como montar o seu negócio lucrativo

Apenas investir nos negócios lucrativos do momento não é o suficiente – isso porque você pode ter todo o potencial em suas mãos, mas se não souber como explorá-los.

Os resultados podem não ser tão positivos quanto poderiam ser.

Para potencializar as chances de sucesso, separamos algumas dicas que serão importantes nesse processo de abertura de um novo negócio.

Confira a seguir.

Analise o seu nicho

Identifique quais são as dores e demandas do nicho de mercado que deseja atender, seja localmente, seja em uma possibilidade de atendimento expandido pelo uso de plataformas online.

Por exemplo, que alcançar o público que está alinhado com vida saudável?

Então entenda quais são as questões que permeiam sua rotina: o que eles precisam?

O que falta na região e que um negócio seu poderia atender?

Quais diferenciais seu futuro negócio pode proporcionar e são atrativos para eles?

Todas essas informações funcionam como uma espécie de mapa que poderá ser utilizado para guiar as decisões iniciais do seu negócio e aumentar as possibilidades de sucesso nesse começo.

Saia da caixinha

Algo muito presente em todas as ideias de negócios lucrativos que listamos anteriormente é, justamente, o ideal inovador de todas elas.

Por isso, aproveite e veja o que pode ser trabalhado de inovador em cada um dos pontos que listamos.

Por exemplo, na sua cidade não há restaurantes de alimentação saudável que trabalhem em parceria com produtores locais?

Isso pode ser um ponto fundamental para atrair pessoas que, também, queiram incentivar o pequeno produtor.

Sempre é possível trazer um detalhe novo que não é abordado pelos seus concorrentes diretos e indiretos.

Fique atento para isso e pense em soluções criativas para este fim.

Explore as tecnologias existentes

Fato é que as tecnologias existentes atualmente são as grandes aliadas para proporcionar o sucesso de qualquer negócio.

Sejam eles que dependam diretamente para seu funcionamento, seja para otimizar processos internos importantes.

Por exemplo, conte com soluções que ajudem na automação de processos, como administração financeira, organização de estoques, controle de pedidos, emissão de nota fiscal e muito mais.

Com isso, você reduz chances de erros que podem prejudicar o controle financeiro do seu negócio logo no começo e reduzir a sua margem de lucro.

Mantenha um aprendizado contínuo sobre o mercado

Muitos dos negócios lucrativos mudam consideravelmente com o tempo.

A própria lógica do mercado tem passado por alterações muito rapidamente.

Por exemplo, a transformação digital foi fortemente acelerada nos últimos anos e isso mudou bastante os negócios.

Por isso, é essencial acompanhar blogs e canais que falem sobre tendências, novidades, tire dúvidas e mantenha-se sempre atualizado sobre o que está em alta.

Assim, é possível incorporar questões mais modernas e sair a frente dos seus concorrentes.

Por exemplo, na Escola de E-commerce, você aprende com os maiores especialistas da área, acompanha materiais ricos voltados para aperfeiçoar suas atividades e fica atento para as principais novidades existentes.

Invista no virtual

Independentemente da área que você decidir investir, os negócios lucrativos normalmente possuem um diferencial importante: conseguem atuar no ambiente digital.

O e-commerce é uma das fortes tendências do momento e se você trouxer isso para seu empreendimento, terá fortes chances de sucesso.

O e-commerce brasileiro hoje lidera o ranking de crescimento, com expectativa de crescimento de 20,73% até 2025 e já movimentaram R$ 703 milhões no primeiro trimestre de 2023.

Ou seja, o momento para investir nesse modelo de negócios é agora!

Para unir a criação de negócios lucrativos com o modelo de e-commerce, é importante considerar como estruturar esses processos de forma eficiente desde o começo. 

Com isso, as chances de sucesso são muito maiores e evita falhas e necessidades de muitas adequações na trajetória.

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