Pesquisar
Close this search box.

Os melhores cursos para empreendedores da internet [LISTA]

Os melhores cursos para empreendedores da internet são: Finanças básicas para Empreendedores, Como controlar o fluxo de caixa, Renegociação de dívidas, Introdução ao marketing para empreendedores, Alinhamento entre vendas e marketing, Perfil empreendedor: como identificar oportunidades e Gestão do tempo e produtividade.
Cursos para empreendedores

Principais tópicos

O empreendorismo está crescendo no Brasil. Só no primeiro semestre de 2023, o Brasil teve a abertura de 2,7 milhões de novas empresas, segundo dados do Governo Federal.

E poderia ser um número ainda maior, se o medo de começar seu próprio negócio não fosse tão forte para alguns.

Afinal, nós não somos ensinados a detalhes sobre gestão empresarial, financeira, estratégias para empreender, entre outros pontos.

Por isso, os cursos para empreendedores da internet podem ajudar muito para auxiliar com todos os conhecimentos necessários para isso.

Separamos os melhores para você conhecer, se especializar e começar sua jornada no mundo do empreendedorismo.

15 cursos para empreendedores que você precisa conhecer

Conheça a seguir 15 cursos (tanto pagos quanto gratuitos) que vão dar aquele start incrível para sua vida como empreendedor.

1. Finanças básicas para Empreendedores

Com duração de 4 horas, o curso de Finanças Básicas para Empreendedores é oferecido pela Endeavor.

Ele é feito, justamente, para quem está começando a investir no seu negócio e está começando a estudar sobre finanças.

Você aprenderá sobre conceitos de finanças e contabilidade e como desenvolver um planejamento financeiro para seu negócio que seja sustentável e evitar os principais erros cometidos pelos empreendedores iniciantes.

2. Melhor forma de buscar recursos

O curso melhor forma de buscar recursos também da Endeavor, ensina como buscar recursos para viabilizar suas atividades.

Com duração de 7h, você verá como é possível entrar na agenda dos investidores e captar recursos.

Além disso, aprenderá sobre como conseguir potencializar as chances de conquistar crédito nos bancos e, também, de que forma é possível conseguir contar com linhas de crédito governamentais.

3. Como controlar o fluxo de caixa

O curso voltado para ajudar na gestão do fluxo de caixa é oferecido pelo Sebrae, uma das maiores autoridades do país quando falamos sobre empreendedorismo.

Com duração de 2 horas, ele é bem prático e direciona seus esforços para fazer uma gestão de fluxo de caixa eficiente.

Afinal, um dos motivos pelos quais muitas empresas fecham antes de completarem 5 anos é, justamente, problemas com fluxo de caixa, ou seja, quando se gasta mais do que realmente recebe.

A formação do Sebrae será um passo importante para ajudar nisso.

O curso ensinará o passo a passo para organizar as contas de forma correta, uso de ferramentas que ajudarão nessa jornada. Com isso, você terá maior segurança nos cuidados com seu negócio.

4. Renegociação de dívidas

No curso de renegociação de dívidas, oferecido pelo Sebrae, você verá como ter as melhores estratégias para resolver processos de endividamento de forma segura, evitando passar por efeitos de bola de neve.

O curso possui duração de 3 horas e ensinará questões importantes, como a diferença entre dívida e inadimplência, como criar um plano de reestruturação financeira que ajudará a reequilibrar as contas do seu negócio.

Esse pode ser um ponto essencial para evitar que o seu negócio passe pelo processo de fechamento precoce por problemas financeiros.

Então, mesmo que esteja tudo bem, ter esse conhecimento poderá ser fundamental no futuro!

5. Negócios baseados em plataformas digitais

O curso da Fundação Getúlio Vargas (FGV) ajuda os alunos a criarem negócios em plataformas digitais, uma das grandes demandas do nosso atual momento. É um curso rápido, com duração de 1h.

Apesar de curto, ele é bem direto ao ponto e ajuda você a conhecer diferentes modelos de negócios baseados em plataformas digitais, como funcionam, suas características e muito mais.

6. Introdução ao marketing para empreendedores

O marketing é um dos grandes aliados de quem deseja abrir um negócio e ter um crescimento exponencial a médio e longo prazo.

Afinal, para conseguir mais clientes, é preciso investir em uma boa divulgação, gerar um relacionamento positivo e saber como trabalhar a fidelização deles.

Com duração de 4h30min, o curso de introdução ao marketing para empreendedores é oferecido pela Endeavor e traz todos os conceitos e dicas que ajudarão a dar os primeiros passos para uma estratégia de marketing eficiente e permitir atrair e conquistar seus primeiros clientes.

Ao final, você estará preparado para criar um planejamento de marketing eficiente, criar, definir posicionamento e divulgar sua marca e conseguir potencializar resultados de engajamento com as estratégias traçadas.

7. Alinhamento entre vendas e marketing

O curso de alinhamento entre vendas e marketing, oferecido pela FGV, traz um dos conceitos mais importantes que pode ser o diferencial para conquistar sucesso para seu negócio: proporcionar a integração entre os setores de marketing e vendas do seu negócio.

O curso vai trazer todas as informações para impulsionar a parte comercial e garantir melhores resultados e como criar um ambiente de sinergia entre os profissionais dos dois setores.

O curso tem duração de 5 horas e, ao final, você terá uma visão sistêmica sobre como as abordagens de vendas e marketing avançaram nos últimos anos e como unir os objetivos das duas áreas.

8. Negociação

Desenvolver boas capacidades de negociação permite que você possa ter melhores condições com fornecedores, atrair clientes e reter talentos em seu novo negócio.

E o curso do Sebrae é um forte aliado para isso.

Com duração de 3h, o curso aborda quais são os principais fatores que provocam conflitos entre partes diferentes, como negociar neste tipo de situação, como identificar e nutrir climas de negociação favoráveis, identificar fatores que influenciam positiva e negativamente nesse cenário, entre outros pontos.

Ao final, você terá a experiência necessária para conseguir criar um cenário positivo para potencializar negociações mais eficientes no dia a dia.

9. Como definir preço de venda

O curso “Como definir preço de venda”, oferecido pelo Sebrae, ajuda o empreendedor em um dos pontos mais delicados na área de empreendedorismo: a precificação.

Quando feita de forma equivocada, pode proporcionar danos graves para o caixa do seu negócio.

Isso porque uma precificação que esteja aquém do que deveria, pode reduzir margem de lucro, prejudicar a entrada de capital em uma empresa e prejudicar chegar ao ponto de equilíbrio.

Quando ela está muito acima, perde-se competitividade, já que seus potenciais clientes podem encontrar produtos e serviços semelhantes em tipo e qualidade e com um preço mais competitivo.

Definir políticas de precificação é um grande desafio. E o curso do Sebrae ajuda a identificar como fazer uma formação eficiente. Então, não deixe de fazer o curso.

10. Viabilidade de negócios

O curso “Viabilidade de negócios”, oferecido também pelo Sebrae, possui duração de 3 horas e ajuda a identificar todos os pontos que interferem, seja de forma positiva ou negativa, na continuidade do seu empreendimento.

Isso porque, para que sua empresa possa continuar existindo, é preciso saber equilibrar diversos fatores: custos e despesas, decisões estratégicas, precificação, divulgação, entre outros pontos que interferem na margem de lucro da empresa.

Para quem está começando a empreender, isso pode ser um verdadeiro desafio.

Com o curso do Sebrae, você consegue identificar e controlar todos esses pontos de forma adequada e, também, identificar com maior agilidade quando um deles sai do controle.

Com isso, em caso de cenários de crise ou falhas de gestão, é possível redirecionar rotas antes que o cenário fique inviável para a continuidade do negócio.

É um curso curto, direto ao ponto e com todas as informações que você precisa para isso.

11. Perfil empreendedor: como identificar oportunidades

O curso “Perfil empreendedor: como identificar oportunidades” tem duração de 5 horas e é oferecido pela Endeavor.

Para quem sente que possui dificuldades com criação de ideias, essa é uma opção excelente para dar um up nisso.

O objetivo desse curso para empreendedores é, justamente, proporcionar uma maior reflexão sobre essa carreira e, também, proporcionar o estímulo à criatividade, para criar possibilidades de sair a frente dos concorrentes.

Mas, além disso, há também outros pontos que ajudarão a proporcionar uma maior organização e crescimento da sua nova empresa.

Com ela, você consegue definir qual é o seu perfil empreendedor, conhecer técnicas de geração de ideias e como identificar quais delas são, de fato, oportunidades.

O curso também ajuda a traçar estratégias para desenvolver uma rede de relacionamentos coesa e eficiente. E também terá a fase de colocar a mão na massa e por seus conhecimentos em prática.

12. Gestão do tempo e produtividade

O curso “Gestão do tempo e produtividade” é crucial para quem está começando a empreender, principalmente, porque muitas falhas acontecem na geração de um novo negócio quando a gestão responsável não sabe bem gerenciar seu tempo.

Sem essa percepção, pode-se criar um cenário de alta pressão, deadlines apertados e deixar colaboradores insatisfeitos.

Profissionais que saibam ter uma gestão adequada de tempo e produtividade conseguem impulsionar resultados e manter o clima organizacional adequado.

O curso é oferecido pelo Enap (Escola Nacional de Administração Pública), com a Receita Federal do Brasil como conteudista, com duração de 40h, ou seja, uma formação ampla e completa, incluindo uma jornada de autoconhecimento sobre seus processos pessoais de produtividade.

O curso permite, também, identificar os elementos e ferramentas que ajudam a proporcionar maior produtividade e saber como gerenciar seu tempo.

Mas isso não vale apenas para as atividades internas do seu empreendimento, sabia?

Afinal, é comum que o empreendedor vá vestir a camisa e dedique o máximo de tempo, passando por cima do seu descanso.

Com esse conhecimento, você pode ter um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

13. Planejamento e organização pessoal no trabalho

O curso “Planejamento e organização pessoal no trabalho” também é oferecido pela Enap (com a Receita Federal como conteudista) e possui duração de 20 horas.

Ele ajuda com o aprendizado de ferramentas que ajudem a garantir uma melhor gestão das tarefas e atividades na empresa.

Com ele, você aprenderá mais sobre ferramentas, reflexões e práticas que permitirão proporcionar maior eficácia no seu dia a dia.

Com a adoção dessas dicas, de forma prática, você conseguirá ter maior fluidez nas suas rotinas.

14. Liderança na era das competências

O curso “Liderança na era das competências” é oferecido pela FGV, com duração de 6 horas e é um dos mais importantes para quem deseja empreender, independentemente da área escolhida.

Com o curso, você aprenderá mais sobre conceitos e teorias de lideranças que sejam habilidosas, com abordagem humanizada e, também, centrada em princípios de inteligência emocional.

Em um momento no qual é preciso saber trabalhar todo o potencial dos seus colaboradores para fazer o seu negócio não só ser bem-sucedido, mas, também, ter uma boa imagem no mercado.

Com o curso, você conseguirá, também, trabalhar para trazer e reter os melhores talentos do mercado. Para áreas altamente competitivas e disruptivas, isso pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa.

15. Gestão de pessoas: como construir uma equipe forte

Por fim, outro curso muito importante para proporcionar uma maior sinergia e produtividade no ambiente de trabalho ao empreender é o “Gestão de pessoas: como construir uma equipe forte”.

Ministrado pela Endeavor, possui duração de 4 horas e é um conhecimento fundamental para ajudar a atrair, selecionar e desenvolver os seus talentos.

Isso pode ajudar, até mesmo, a preparar futuras lideranças.

Muitas vezes, vale mais a pena preparar um profissional para ser promovido a um cargo gerencial, que já conhece como funcionam os processos e estrutura da empresa, do que trazer alguém de fora para isso.

O curso ajudará você a entender melhor também sobre estratégias de observação de clima organizacional, contornar cenários de crise, motivar e recompensar funcionários e identificar as competências do seu time, bem como também quais devem ser os comportamentos de uma liderança.

[EXTRA] 5 dicas para empreender do zero

Além dos cursos, queremos também trazer algumas dicas que serão fundamentais para empreender com sucesso e conquistar sua sonhada independência financeira, além de proporcionar um nome forte no seu mercado.

Por isso, separamos algumas dicas que complementarão todo o aprendizado que você terá com todos os cursos que listamos. Confira a seguir.

1. Saiba identificar uma boa oportunidade

As melhores oportunidades estão aí já disponíveis no mercado: se você tiver um olhar analítico e identificá-las, poderá sair a frente dos concorrentes.

Muitas ideias de negócios inovadores estão em alta e podem trazer sucesso para quem deseja empreender.

2. Conheça bem e esteja próximo do seu público-alvo

Não adianta ter uma ótima ideia e não conseguir torná-la atrativa para quem ela é direcionada, não é mesmo?

Conhecer bem seu público-alvo será fundamental para direcionar seus esforços de forma adequada para atraí-los e captá-los.

Esse conhecimento não pode ser feito por achismo ou feeling: faça pesquisas, baseie-se em dados já publicados sobre determinadas áreas e utilize-os para tomadas de decisões.

3. Encontre um diferencial competitivo

Mesmo que você vá investir em áreas mais consolidadas, ou seja, com uma maior concorrência, encontrar um diferencial competitivo poderá destacá-lo e fazer com que ganhe um maior espaço em comparação com os concorrentes.

Por exemplo, quer investir no setor de moda, com venda online?

Sim, é um mercado que já possui um bom número de players atualmente. Mas há a possibilidade de, por exemplo, se destacar com moda sustentável, plus size, slow fashion, entre outras possibilidades.

Todo mercado tem alguma possibilidade de explorar um potencial competitivo, que o diferenciará de eventuais concorrentes.

Faça um estudo da sua área, veja quais são os gaps deixados e como isso poderá destacar seu negócio.

4. Invista em networking

Um bom networking pode abrir muitas portas para conseguir empreender com sucesso e conquistar o seu lugar ao sol no mercado escolhido. Isso pode ser benéfico em diversas frentes.

Por exemplo, pode ajudar a proporcionar a contratação e retenção de talentos na sua área de formação, contar com impulsionamento de novos clientes e indicação, garantir fornecedores que possam proporcionar condições melhores, entre outros pontos.

Para conseguir isso, algumas dicas são:

  • Participe de eventos em sua área;
  • Não tenha medo de começar contato com pessoas influentes da sua área;
  • Exerça sua participação digital, principalmente em espaços nos quais esses players estão presentes (como fóruns, LinkedIn, webinares, entre outros);
  • Crie conteúdos voltados para essas pessoas, para atrair a atenção delas para seu negócio, entre outros.

5. Conte com boas parcerias ao seu lado

Fato é que ninguém cresce sozinho. Será fundamental ter ao seu lado as melhores parcerias para expandir seu negócio.

Prestadores de serviço, fornecedores de ferramentas, entre outros agentes, serão fundamentais nessa jornada.

Para isso, é fundamental pesquisar quais deles estão mais alinhados com as demandas e perspectivas do seu negócio e se conseguem atender às suas expectativas. Quer ver um exemplo disso?

A escolha de uma plataforma de e-commerce pode determinar o sucesso ou não do seu negócio.

É preciso que ela ofereça um bom suporte, capacidade de escalar as atividades, segurança para os dados ali presentes, além de ter facilidade de implementação e integração com outras soluções.

Com os melhores cursos para empreender da internet, seu negócio sai a frente dos concorrentes e você conseguirá chegar ao topo da sua área! Junto com as dicas extras, é o caminho certo para o sucesso.

Conteúdos que podem te interessar:

 ➞ Livros para empreendedores: 35 títulos que você precisa ler o quanto antes
13 ideias de promoções para vender muito no dia do cliente
Empreendedorismo feminino: o que é, desafios e como se tornar uma empreendedora de sucesso!

Adquira sua Loja Online em Minutos!

Vamos ajudar você a abrir sua loja virtual na Tray agora mesmo.

Preencha as informações abaixo e te ligamos em até 1 minuto.

Em 1 minuto mesmo! Preencha aqui que nós ligamos para você

Loja Virtual + Cursos por R$ 59!

Descubra como impulsionar suas vendas online com uma loja virtual + cursos por apenas R$ 59! Clique aqui para aproveitar esta oferta incrível.

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!