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Canvas Proposta de Valor: como esse modelo pode ajudar o seu negócio a se destacar e crescer em vendas

O Canvas Proposta de Valor, é uma ferramenta de análise de público consumidor, que ajuda a entender dores, necessidades e desejos, com um foco específico na forma em que o público enxerga o que uma empresa tem a oferecer. Essa metodologia baseia a tomada de decisões nos mais diversos níveis e também dá suporte a lançamentos.
a imagem mostra um casal de empreendedores discutindo o Canvas Proposta de Valor do negócio deles

Principais tópicos

Abrir um negócio é algo que envolve uma grande atenção por parte do novo empreendedor, a começar pela escolha do nicho de mercado.

Junto a isso é importante estar atento às particularidades existentes em cada área.

Como os desafios e facilidades do setor, o que costuma incluir desde o nível de procura do público até a disponibilidade de parceiros comerciais, como fornecedores e distribuidores.

Dentro dessa relação comercial o público que merece uma atenção em especial são os seus clientes, cabendo a um negócio saber como melhor se relacionar e estabelecer uma conexão com eles.

A partir de uma relação forte uma empresa pode ir além de se manter de pé, mas também prosperar em sua área.

Crescendo e assim expandindo na mesma medida o seu índice de vendas e de novos clientes.

Tudo isso começa, então, da relação inicial a ser mantida com o seu público-alvo, sendo importante recorrer a ferramentas que ajudem uma empresa a melhor definir suas ações neste sentido.

É nesse ponto que se mostra a relevância do canvas proposta de valor, uma plataforma essencial para você que busca abrir ou expandir o seu negócio.

Antes de continuarmos a leitura é importante saber que Canva e Canvas são ferramentas distintas:

O Canva é plataforma online com o intuito de disponibilizar ferramentas que podem ser usadas para auxiliar na criação de itens como cartões de visita, panfletos, cartazes, animações e até mesmo posts para as redes sociais.

Já o Canvas é um documento que ajuda no sucesso de um empreendimento. O seu objetivo é entender por completo uma operação. Ou seja, descrever todos os elementos e fases que compõem um empreendimento.

Agora sim, confira o que você vai aprender neste artigo:

  • O que é canvas proposta de valor?;
  • Por que o canvas é importante: benefícios do estilo de Proposta de Valor;
  • Como criar um Canvas Proposta de Valor para o seu negócio.

Para saber então como aplicar o uso dessa ferramenta ao seu empreendimento, vamos começar entendendo como funciona o Canvas em primeiro lugar.

Sobre o que se trata o Canvas?

Quando se fala sobre o modelo Canvas é comum pensar que se trata de algum tipo de software ou algo do tipo.

Por mais que existam plataformas onlines que permitem a criação desse tipo de formato, trata-se, na verdade, de algo bem mais simples.

O Business Model Canvas é uma ferramenta que permite uma melhor visualização da realidade do seu negócio, o que inclui pontos como:

  • Canais;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Atividades-chave;
  • Recursos principais;
  • Custos.

Isso além de outros tópicos que ficam visíveis em um quadro intuitivo.

Facilitando a um negócio compreender quais são os objetivos, desafios e oportunidades.

Não à toa o Canvas é também conhecido em português como “Quadro de modelo de negócios”.

Para produzir esse quadro basta uma folha de papel ou quadro e, claro, ter um conhecimento sobre o seu negócio ou área que busca trabalhar.

A praticidade e facilidade associada ao Canvas fez com que outros modelos fossem sendo idealizados, em cima do projeto original criado pelo empreendedor Alexander Osterwalder.

O modelo Canvas proposta de valor, pode ajudar em diversas formas o seu negócio, com destaque para a relação de valor a ser estabelecida junto ao seu público de clientes.

O que é canvas proposta de valor?

Esse modelo em particular foi criado tendo como base o Canvas tradicional, porém com um foco específico na forma em que o público enxerga o que uma empresa tem a oferecer.

Isto é, qual é o seu valor especial no mercado.

A ferramenta em questão recebeu o nome de Value Proposition Canvas, ou, canvas proposta de valor em português.

Foi idealizada por Alex Osterwalder, Yves Pigneur e Alan Smith, com auxílio do autor Greg Bernarda.

O livro Value Proposition Design, que aborda a aplicação do Canvas ao seu negócio, é uma boa pedida para quem busca aplicar melhor os conhecimentos dessa ferramenta à sua empresa.

Agora, caso exista um interesse em particular pelo canvas proposta de valor, e de como ele pode ser útil ao seu projeto.

Basta acompanhar a seguir quais são os benefícios que esse modelo pode proporcionar a um negócio.

Por que o canvas é importante?: os benefícios do estilo de Proposta de Valor

Um dos principais objetivos do Canvas é obter um conhecimento melhor sobre o seu negócio, algo que permite uma melhor gestão, levando a melhores resultados.

Muito do desempenho de um negócio está ligado à associação positiva dele com os seus clientes, sendo esse o ponto que destaca a importância do canvas proposta de valor.

Ao recorrer a essa ferramenta um empreendimento passa então a ter acesso a uma série de benefícios, tais como:

Conhecer as necessidades do público

Com o modelo Canvas preenchido é possível compreender melhor o que os seus clientes em potencial estão em busca.

Inclusive, uma parte do canvas proposta de valor é voltada inteiramente ao perfil do cliente, conforme veremos adiante.

Melhor desenvolvimento de oferta

Ao ter uma visão mais clara das necessidades do seu público é possível fazer uma oferta diferenciada a esse cliente, destacando assim o seu produto ou serviço como o item ideal dentro do mercado.

Isso faz com que esse quadro em especial seja altamente recomendável para quem ainda não tem certeza de qual será o seu objeto de trabalho.

Um grande auxílio para novos empreendedores.

Adaptações necessárias ao mercado

Diante dessa percepção mais clara do público e de como ele pode se relacionar com o seu negócio, torna-se mais fácil otimizar o seu negócio, inclusive adaptando-o às necessidades do mercado.

Esse cenário destaca o valor desse modelo de Canvas também para quem já atua a um certo tempo, esclarecendo possíveis mudanças a serem adotadas.

Uma atualização necessária, reconhecendo as mudanças que ocorrem no mercado, com destaque para as expectativas apresentadas pelo seu público.

Produção otimizada

O conhecimento oferecido por esse tipo de ferramenta permite uma gestão otimizada do seu negócio, direcionando assim melhor os seus recursos, evitando o excesso de custos, por exemplo.

Se os seus clientes não estão interessados em uma linha específica, cortar os investimentos nesse item em especial pode ser algo a ser considerado.

Tudo isso depende, claro, do nível de interesse apresentado por sua audiência, sendo importante destacar o valor a ser oferecido pelo seu negócio.

A ponto de ficar na mente do cliente como a melhor opção no mercado.

Diante desses pontos positivos, a utilização de um canvas proposta de valor se mostra como algo além de uma oportunidade, tornando-se cada vez mais em uma necessidade.

Ao menos para quem procura destacar a sua empresa frente ao seu público.

Ainda mais no ambiente competitivo que se encontra atualmente no mercado.

Como criar um Canvas Proposta de Valor para o seu negócio

Para conhecer melhor o seu público e o seu negócio, tomando decisões que sejam positivas para ambos, a aplicação desse modelo de valor do Canvas é altamente recomendável.

Agora, para ser possível aplicá-lo corretamente, é necessário preencher corretamente esse quadro de informações.

Um passo que depende antes da própria construção do seu modelo canvas proposta de valor.

Diferente do canvas tradicional, esse modelo consegue ser até mais fácil de ser produzido, já que ele é composto por apenas dois blocos de informações.

Um associado ao seu perfil de cliente e outro à sua proposta de valor, como indica o nome do modelo.

Contudo, não se engane, não é porque o canvas proposta de valor é mais simples que ele é menos rico em detalhes.

Preencher corretamente o quadro é essencial para ajudar na sua relação com o público.

Para isso é importante conhecer a fundo cada etapa desse modelo, de modo a utilizar corretamente essa ferramenta de proposta de valor e assim ter acesso aos benefícios que foram descritos anteriormente.

Perfil de cliente

O bloco do perfil de cliente pode ser dividido em 3 áreas, sendo elas:

  • Tarefas do cliente;
  • Dores;
  • Ganhos.

Esses quadros estão alinhados a quem sua companhia trabalha, ou seja, para quem está apontado os seus esforços.

Agindo para agradar aqueles que serão seus clientes ou já são consumidores conquistados.

É um bloco que exige uma certa atenção, pois ao errar informações do seu público, toda a sua estratégia de mercado pode ser prejudicada.

Por isso, é importante compreender a fundo cada área desse quadro para evitar qualquer tipo de erro.

Tarefas do cliente

Nesse quadro você deve preencher exatamente quais são as tarefas a serem concluídas pelo seu público.

Em outras palavras, o que os seus clientes estão buscando realizar.

Muitos podem ser os objetivos buscados por sua audiência desejável, indo de um status de bem-estar, seja físico ou social.

Indo até mesmo uma satisfação emocional, por exemplo.

Trata-se de uma área de grande importância do seu Canvas, pois ao se aprofundar nos desejos e objetivos do seu público.

Torna-se mais fácil para uma companhia agir com o intuito de responder a esses anseios.

Dores

O quadro de Dores está diretamente associado ao tópico acima, explicando o que afeta o seu cliente de alguma forma, inclusive atrapalhando a conclusão de algum dos seus objetivos.

Por exemplo, para melhorar sua saúde uma mulher de 40 anos passa a correr, sendo esse o seu objetivo.

Como dor é possível listar tanto algo físico, como dor nos pés causada por um calçado inadequado, até a falta de informações sobre como iniciar essa atividade.

Ganhos

Fechando o quadro de Perfil de Cliente está o tópico de ganhos.

Uma área que está ligada ao que o seu cliente pretende alcançar.

Voltando ao exemplo da mulher que resolve correr, o seu objetivo é uma melhora na saúde, evitando o sedentarismo, por exemplo.

Conhecer o seu perfil de público é essencial para preencher essas informações corretamente, sendo indicado a realização de pesquisas sobre sua audiência.

Com esse quadro preenchido torna-se mais fácil oferecer a um possível cliente algo que venha a atraí-lo, com destaque para os valores a serem defendidos e oferecidos por sua companhia.

O foco do outro bloco desse Canvas.

Proposta de valor

Se o bloco anterior está ligado ao seu cliente, esse fala especificamente sobre a sua companhia, logo, acaba sendo mais fácil de preencher.

Só é preciso, claro, conhecer bem o seu negócio.

Com essas informações é possível trabalhar na criação de melhores soluções, conquistando assim tanto a atenção como preferência do público.

Tudo isso ao responder aos seguintes tópicos:

  • Produtos e serviços;
  • Criadores de ganhos;
  • Aliviadores de dor.

Essas áreas do quadro de canvas proposta de valor estão diretamente conectadas às informações presentes no bloco de Perfil de Cliente, conforme podemos ver a seguir:

Produtos e serviços

Esse ponto fala especificamente sobre aquilo que a sua companhia oferece, seja em forma de produto ou serviço.

É indicado ser um pouquinho mais detalhado nesse quadro, falando não apenas sobre ser um tênis ou de um serviço de entregas, mas destacando também características diferenciais da sua oferta em relação ao que está disponível no mercado.

Como exemplo, um tênis mais leve, um serviço de entregas para um estado específico do país, entre outras questões do tipo.

Para quem busca abrir um negócio e ainda não sabe exatamente com o quê pretende trabalhar, esse é um dos quadros mais importantes.

Sendo indicado estudar antes o mercado e o seu perfil desejável de público, para oferecer algo desejável a ele.

Criadores de ganhos

Assim como o seu público pode estar em busca de ganhos específicos, cabe à sua empresa oferecer tais vantagens.

De modo a fazer da sua companhia uma opção atrativa para tal audiência.

Esse quadro deve ser preenchido com informações sobre como o seu produto ou serviço é capaz de responder às expectativas dos clientes, permitindo assim até mesmo adaptar o seu negócio para melhor responder a tais pontos.

Aliviadores de dor

Para fechar o seu canvas proposta de valor é válido dar um destaque especial para esse quadro, pois se trata de uma área preenchida.

Com informações que demonstram a ligação direta entre uma empresa e o seu público.

Nesse caso estamos falando de como um produto ou serviço pode aliviar as dores do seu cliente, que tipo de ajuda é possível oferecer.

De modo geral, como a sua companhia pode resolver os problemas do seu público, destacando assim o valor desse negócio para sua audiência.

Ao preencher corretamente esse Canvas é possível ter um melhor conhecimento sobre o seu negócio e público.

Permitindo o desenvolvimento de ações que destaquem a força da sua companhia.

Isto é, o valor diferencial que fará sua empresa se destacar, com isso sendo válido tanto para o mercado físico, como para o meio online, que cresce cada vez mais em oportunidades.

E assim como é importante conhecer sua proposta de valor, para assim otimizar a relação do seu negócio com o público, é indicado conhecer quais são as plataformas e ferramentas que podem te ajudar com isso.

Prepare as canetas e preencha o seu canvas proposta de valor para alcançar os melhores resultados.

E, confira no vídeo a seguir, como a plataforma Tray pode te ajudar a escalar as vendas do seu negócio:

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