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Tipos de nichos: quais os melhores para investir em 2024?

Os nichos são divididos em quatro grupos, chamados de segmentações: segmentações geográficas, segmentações demográficas, segmentações psicográficas e segmentações comportamentais. Entenda um pouco mais sobre cada uma delas.
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Principais tópicos

Seja qual for o tipo de negócio de um e-commerce, quem deseja vender mais produtos e expandir a produção sabe que um dos passos mais importantes é buscar formas de se conectar com seus clientes.

Para fazer isso, é preciso conhecer a fundo quem são estes clientes, que problemas eles precisam responder e, principalmente, como seus produtos podem ser úteis para isso.

Quando o assunto é realmente se conectar com seus clientes, é importante estabelecer bem um nicho de mercado, que possibilita traçar estratégias mais eficazes e certeiras.

Neste post, você vai entender melhor o conceito de nicho, entender de uma vez por todas a diferença entre nicho e segmento, além de descobrir quais são os principais tipos maneiras de encontrar o nicho ideal para seu negócio em 2024.

O que é um nicho de mercado?

Quando falamos em nicho, estamos falando de características de um grupo seleto de pessoas em que uma marca ou determinados produtos desta marca focam a atenção.

Em outras palavras, o nicho de mercado é um recorte de possíveis clientes, que é realizado se baseando nas características deste grupo.

É por meio da definição de um nicho que uma marca consegue arquitetar suas principais campanhas de marketing, bons slogans, saber qual público-alvo deve ser mais escutado em pesquisas externas, além de focar a atenção nas novas tendências que estão surgindo neste grupo.

Ainda não ficou muito claro?

Imagine o seguinte: não é pequeno o número de marcas que vendem roupas, não é mesmo?

Entretanto, nem todas vendem o mesmo tipo de peça.

Algumas lojas são especializadas em roupas femininas plus size, e outras em roupas masculinas voltadas para o esporte. Estes são exemplos de nichos dentro do mercado da moda!

Agora que você já está mais familiarizado com o conceito, nada melhor do que entender por que esta é uma etapa essencial para qualquer negócio que pretende fazer sucesso com seu público.

Por que um nicho é essencial?

Em um primeiro momento, não é incomum que iniciantes no e-commerce e no mundo das vendas não vejam a escolha do nicho como uma das principais prioridades.

Afinal, “quanto maior for o meu nicho, mas posso vender, não é mesmo?”.

Entretanto, é preciso ter bastante atenção e cautela com pensamentos como este.

Agradar a todos os públicos, além de não ser uma tarefa nada fácil, pode ser um motivo de fracasso e muitas dívidas, sobretudo para uma empresa iniciante.

Quando clientes se deparam com produtos e estratégias de marketing muito generalizadas, a impressão que fica é a de que aquela marca não está realmente falando com ela, dificultando a conexão e, consequentemente, a realização da compra.

Por outro lado, marcas que possuem um nicho específico e bem claro conseguem realmente estabelecer uma conexão com seus clientes.

Já que eles se sentem realmente ouvidos e atendidos por uma marca que conversa diretamente com eles.

Se estamos falando de um nicho de roupas fitness para pessoas que adoram se exercitar, é muito provável que elas se identifiquem com uma loja de qualidade.

Focada em produtos saudáveis, do que uma loja que vende outros produtos de forma generalizada.

Além de ajudar na conexão, estabelecer um nicho específico para seu negócio também ajuda na organização e até mesmo no planejamento para expandir os nichos.

Ganhando autoridade e um bom número de clientes no nicho de jogos para computador, você pode começar a planejar com mais segurança uma expansão para o mercado de jogos para outras mídias.

Nichos e segmentos são a mesma coisa?

Antes de avançar neste assunto, é preciso esclarecer uma confusão que ocorre frequentemente e que, embora seja bem sutil, é importante por algumas razões.

Quando o assunto são recortes de público, os termos “nicho” e “segmento” costumam se confundir, embora sejam conceitos diferentes.

Segmentos são grupos amplos encontrados em um mercado específico.

Assim, enquanto mercados são áreas gerais, como “mercado da moda” ou “mercado de eletrônicos”, os segmentos são recortes amplos que podemos encontrar refinando a divisão.

É dessa forma que falamos no segmento da moda feminina ou no segmento do de computadores e dispositivos pessoais.

Já um nicho é um recorte dentro dos segmentos, ou seja, é ainda mais específico.

Se o mercado de eletrônicos é um conceito amplo para definir este mercado, e o segmento de computadores é um recorte mais específico, o nicho de adolescentes interessados em computadores voltados para jogos de alta performance é um nicho, isto é, um recorte bem específico e com desejos, problemas e soluções bem específicas.

Principais tipos de nicho

Agora que você já está bem familiarizado com o conceito de nicho, qual sua importância e também já sabe evitar a confusão entre termos como mercado, segmento e nicho, é preciso descobrir quais são os principais tipos de nicho que orientam marcas a definir como se aproximar de um recorte específico de público.

De forma geral, os nichos são divididos em quatro grupos, chamados de segmentações: segmentações geográficassegmentações demográficas, segmentações psicográficas e segmentações comportamentais.

Cada uma delas envolve uma forma diferente de compreender diferentes grupos e os desejos e problemas de cada um deles.

A seguir, confira em detalhes como cada um destes grupos funciona e como eles podem ser utilizados em sua estratégia e modelo de negócio.

Segmentação comportamental

O primeiro tipo de nicho obedece a uma segmentação comportamental, isto é, recortes de grupos baseados na forma como eles se comportam.

Como você vai ver, existem segmentações que consideram o que as pessoas pensam e acreditam, mas diferente destes indicadores, a segmentação comportamental é mais factual e preocupada com o que as populações realmente fazem.

Como você pode imaginar, as pessoas consomem muitos produtos baseados nos comportamentos que já possuem, nos comportamentos que desejam ter e até mesmo nos comportamentos que querem que as outras pessoas pensem que elas têm.

Dessa forma, pensar em nichos baseados em comportamentos pode ser uma ótima alternativa.

Se você quer surfar na onda de estilo de vida saudável e vender neste segmento, é preciso entender como estas pessoas se comportam.

Assim, é possível pensar que revender produtos de academia é um bom nicho de mercado, já que é um comportamento usual deste recorte da população.

Segmentação geográfica

Além de ficar atento aos comportamentos dos nichos, especificações geográficas também são importantes.

Calma! Não tem necessariamente a ver com a matéria de geografia da escola, mas sim em prestar atenção nas peculiaridades regionais deste recorte.

Quem pesquisar a fundo as pesquisas com o termo “padaria” em motores de pesquisa, vai ver que ele raramente aparece desacompanhado.

Pesquisas como “padaria no centro de São Paulo” ou “padaria perto da praça da Sé” são pesquisas comuns, e isso ocorre porque é grande o número de negócios que dependem de transações físicas e precisam estar localizados perto de clientes.

Mesmo que seu caso seja o de um e-commerce, a segmentação geográfica também é essencial!

Se seu e-commerce de produtos de beleza tem uma logística voltada para entregas no sul do Brasil, mas seu negócio está expandindo nichos e planejando fazer vendas no norte do Uruguai e Argentina.

A segmentação geográfica será importante para que você compreenda quem são estes novos públicos, que tipo de produtos de beleza consomem e qual a cultura de consumo nestas novas localidades.

Segmentação demográfica

Quando falamos em demografia, estamos nos referindo a uma área do conhecimento responsável por estudar e analisar características gerais de uma determinada população.

Dentre estas características, podemos citar gêneroidade renda financeira.

Embora a importância de dados como estes seja clara, é importante frisar sempre o quanto entender estes dados facilita a definição de um nicho e segmentação de um público-alvo.

Se seu objetivo é fazer um e-commerce voltado para o comércio de comidas e bebidas.

É importante saber que a comercialização de lanches e outros produtos de consumo mais rápido faz parte de um nicho de jovens adultos com comportamentos de consumo mais impulsivos, enquanto comidas elaboradas ou étnicas costumam atrair adultos mais maduros, com um poder de compra mais significativo.

Os mesmos recortes valem para outros dados demográficos, como gênero e renda financeira.

Definindo um nicho de mercado de baixa renda, é mais fácil diagnosticar que os preços oferecidos são impraticáveis para esta população, ou que é preciso se aprofundar mais nos produtos típicos consumidos por homens ou mulheres em seu segmento escolhido.

Segmentação psicográfica

Até aqui, você viu que existem segmentações de nichos que se atentam ao que as pessoas fazem, onde estão e como se comportam.

Contudo, também é importante compreender quais são os valores que certos nichos possuem, que mesmo que não sejam externados em comportamentos, podem ser informações úteis.

Essa é a chamada segmentação psicográfica, que considera os valores sistemas de crenças que um nicho possui.

Esta é uma das segmentações mais importantes, afinal, é muito mais difícil vender algo para pessoas que não acreditam em seu produto ou teriam dificuldade de adequar seu estilo de vida a ele.

Um dos nichos que mais têm ganhado força ultimamente é o de produtos veganos, isto é, que não só não tem composição animal no produto final, mas que também não realizou testes nem compactua com práticas de maus tratos.

Quando seu nicho está bem definido neste grupo, é fácil perceber que investir em casacos de couro não é uma boa ideia.

Pelo contrário, com um nicho bem definido em sua segmentação psicográfica, você pode alinhar bem seus valores com os valores de seus clientes, fazendo com que eles acreditem em sua marca e incorporem seus produtos no estilo de vida.

Como definir um nicho para a sua empresa?

Agora que o conceito de nicho está bem sólido, além de conhecer bem os quatro grandes grupos de segmentação, é hora de descobrir como é possível definir um nicho para o seu negócio.

Embora esta etapa sempre dependa da criatividade e da análise de contextos específicos do seu e-commerce, também é possível pensar nos principais passos que sempre estão presentes na escolha de um nicho eficiente.

Confira agora!

Faça uma pesquisa de mercado

Quando um e-commerce está sendo criado, não são poucas as preocupações e atenções que um comerciante deve ter.

Embora seja preciso olhar bem para o novo negócio e tudo que ele vai precisar, antes, também é essencial olhar ao redor e entender como o mercado está se comportando.

Com uma pesquisa de mercado, é possível descobrir uma porção de nichos que são tendência no momento, no caso de você ainda não ter ideia de qual será seu nicho, e até mesmo colocar em prova se o nicho que você já está pensando em entrar é mesmo uma opção segura de investimento.

Em pesquisas como esta, é possível descobrir que o número de pets, principalmente cachorros e gatos, aumentou 6% em um ano e ainda tem tendência de crescimento, sobretudo depois do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.

Assim, o nicho de pets, como a venda de produtos alimentícios e de lazer para os bichos, pode ser uma ótima opção.

Falando em pandemia, uma das principais consequências do isolamento social causado pelo vírus foram as políticas de lockdown, que recomendava que a população ficasse em casa o quanto fosse possível.

Nesta época, o nicho de viagens, ainda que não tenha deixado de existir, não foi muito lucrativo.

Ainda que se guiar pelo mercado seja primordial, vale lembrar que começar um negócio não é uma tarefa simples, e quem comanda o e-commerce deve realmente se interessar por seu próprio nicho.

Conheça bem seu público-alvo e sua persona

Com uma boa pesquisa de mercado realizada, você provavelmente conseguiu definir um nicho que esteja em tendência de crescimento e que é considerado interessante para te manter motivado durante esta jornada.

Agora é hora de entender profundamente quem são as pessoas que fazem parte deste nicho.

Só assim é possível descobrir seus principais problemas e como seus produtos podem ajudá-las.

Para fazer isso, é preciso estabelecer um público-alvo e também uma ou mais personas.

Um público-alvo são as características gerais do grupo de pessoas dentro do nicho escolhido.

Dessa forma, ele é uma categoria ainda mais específica.

Um exemplo de público-alvo para e-commerces que vendem jogos, por exemplo, é: “jovens de classe média entre 13 e 29 anos, amantes de tecnologia e procurando novidades no mundo dos jogos”.

Como você viu, o público-alvo é uma conceituação geral de grupo.

Quando precisamos ser mais específicos, usamos personas.

Elas são personagens fictícios, mas baseados em dados e predições reais.

Seguindo o mesmo exemplo do público-alvo, um exemplo de persona seria: “Matheus, 24 anos, trabalha e faz faculdade, gosta de passar o fim de semana jogando jogos de ação, costuma gastar fixamente com jogos mensalmente”.

Criando produtos para diversas personas dentro do seu público-alvo, você contempla diversas possibilidades em seu nicho, aumentando a taxa de conversão e se conectando com quem escolhe seu e-commerce.

Fique de olho em KPIs e pesquisas de satisfação

Engana-se quem acha que basta escolher o nicho, focar em uma persona e esperar a prosperidade do e-commerce.

Para que tudo funcione corretamente, é preciso estar constantemente de olho em tudo o que ocorre e como as decisões que foram tomadas têm impactado nos negócios.

Uma das melhores formas de fazer isso é por meio de KPIs, isto é, indicadores chaves de performance. Um exemplo de KPI útil para avaliar o investimento em nichos é o custo de aquisição de clientes, também chamado de CAC.

Entenda o que é CAC e a sua importância para o e-commerce.

Em sua forma simplificada, ele é calculado dividindo o custo total das ações de marketing pelo número de clientes adquiridos.

Ao fazer esta divisão, quando o e-commerce gasta um valor muito grande para conquistar um único cliente, isto pode significar um grande número de problemas, inclusive, o investimento errado em um nicho.

Se o público-alvo do seu e-commerce é jovem, faz mais sentido investir em marketing digital e marketing de influência, já que as redes sociais e a internet são onde seu nicho está.

Quais são os melhores nichos em 2024

Agora que nichos não são nenhum segredo, é interessante ficar por dentro das principais tendências deste ano para investir e mergulhar de cabeça no mundo do e-commerce.

A grande maioria dos nichos que estão em alta refletem tendências da juventude, que está cada vez mais inserida no mercado de consumo e, consequentemente, imprime suas formas de pensar e agir nos modelos de negócio.

Os melhores nichos são:

  • Games: no mundo pós-pandemia e com o avanço de tecnologias de gráficos e jogabilidade, vender games tem se mostrado uma ótima opção em um mercado crescente e com atualizações constantes.
  • Alimentação e produtos veganos: com o aumento no número de consumidores conscientes e que politizam seu consumo, outro nicho promissor é o de vendas de produtos cruelty free, que não testam em animais e que oferecem opções veganas e vegetarianas para seus clientes.
  • Personalização e customização: na contramão de produtos feitos em massa, muitos consumidores têm fomentado o nicho de produtos personalizados, em que é possível escolher estampas, cores e outros atributos.

Neste post, você entendeu melhor sobre os tipos de nichos e como eles se relacionam com outros termos, como segmento e mercado.

Depois disso, vimos quais são as principais formas de separar nichos e quais são os passos necessários para o nicho perfeito para seu e-commerce.

Por fim, você também viu quais são as principais tendências de nicho para 2024 por qual razão estes recortes de segmentos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado.

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