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Parceria paga: entenda o que é e como usá-la na sua estratégia

Uma parceria paga acontece quando um criador de conteúdo e uma marca formalizam um contrato de divulgação. Após isso, o criador começa uma série de postagens falando sobre a empresa, divulgando seu produto ou serviço. É importante frisar que para que a parceria paga dê certo, o influencer e a marca devem ter o mesmo objetivo.
parceria paga

Principais tópicos

As redes sociais são um dos melhores ambientes para divulgar seu negócio, especialmente um e-commerce.

Além de manter o contato com o público, elas também permitem fechar parcerias com criadores de conteúdo e outros perfis para alcançar mais clientes.

E hoje existe um recurso muito importante que ajuda nessa estratégia: a parceria paga.

Essa é uma prática bastante comum entre empresas e usuários, mas que hoje tem mais suporte, especialmente no Instagram.

Se você já faz amplo uso dessa rede social, mas ainda não utiliza a estratégia, essa é a sua chance de conhecer um pouco mais sobre o assunto e aumentar o seu faturamento através do recurso.

Acompanhe e entenda melhor como fazer parceria paga nas redes sociais para promover seu negócio.

O que é como funciona a parceria paga?

A parceria paga é um recurso disponível nas redes sociais que marca uma postagem como patrocinada ou feita em parceria com uma marca.

Quando uma postagem é marcada dessa forma, qualquer usuário que clicar no marcador é redirecionado para o conteúdo da empresa cujo produto é exibido na postagem.

Essa é uma forma bem eficaz de fazer conteúdos patrocinados, pois a postagem fica evidente em ambos os perfis e redireciona facilmente o público para a empresa patrocinadora.

E com o marcador sempre presente, também há menos preocupação com transparência.

Qual é a diferença entre uma parceria paga e anúncio?

Apesar de serem parecidos, um anúncio nas redes sociais é bem diferente de uma parceria paga na prática.

Quando você faz um anúncio, você paga um valor à própria rede social para que ele seja exibido um número específico de vezes para usuários alinhados com seu público desejado.

Já em uma parceria, a postagem parte de outro usuário e é direcionada ao público desse perfil. Ou seja, ele ainda conta como alcance orgânico.

Nesse caso, também há uma permuta entre o criador de conteúdo e a marca.

Uma parceria paga deve sempre ser uma troca comercial, ou seja com um pagamento direto, no fornecimento de um produto ou outro benefício similar.

Por que utilizar a parceria paga nas redes sociais?

Esse recurso traz diversos benefícios para quem pretende se divulgar nas redes sociais, tanto grandes empresas quanto novos empreendedores. Veja aqui algumas de suas principais vantagens.

Alcançar um público mais amplo

Um dos principais objetivos das postagens em parceria é a possibilidade de ampliar seu público.

Criadores de conteúdo e influenciadores já tem uma audiência muito bem definida e ativa em seu perfil.

Se você encontrar um, cujo o público seja bem alinhado com a sua loja virtual, por exemplo, essa postagem pode trazer excelentes resultados para suas vendas e para seu próprio perfil.

Manter a transparência na divulgação

Outra questão importante no uso da parceria paga é a transparência.

Em muitos casos de conteúdos patrocinados, o perfil que faz a postagem não necessariamente esclarece que recebeu um produto de graça ou que a postagem foi paga.

Com a implementação do sistema de parcerias, cada postagem recebe um marcador direto indicando que se trata de uma postagem patrocinada.

Algo importante para manter a transparência de um perfil nas redes sociais.

Fortalecer suas parcerias

Como mencionamos, parcerias e conteúdos patrocinados já são uma prática bem comum nas redes sociais.

Sendo assim, é provável que você já tenha usado esse recurso no passado para ampliar suas vendas.

A vantagem desse sistema aqui é oficializar mais facilmente essa parceria e facilitar a divulgação dessas postagens.

E com mais praticidade, também há mais incentivo para aproveitar esse recurso em suas estratégias de marketing nas redes sociais.

O que a Conar tem a dizer sobre as parcerias pagas?

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, ou Conar, também estabelece algumas normas para a criação de conteúdos patrocinados e parcerias.

Essas normas determinam o que os influenciadores podem ou devem fazer com seus conteúdos para garantir a maior transparência diante do público.

Via de regra, todo conteúdo publicitário deve conter um marcador que o identifique. Ele pode vir na forma de uma hashtag ou no próprio sistema de parcerias disponível na rede social.

Para contar como um conteúdo publicitário, a postagem deve atender aos seguintes requisitos:

  1. De conter a divulgação de um produto, causa, serviço ou marca;
  2. Existe alguma relação comercial entre influenciador e marca, mesmo quando há uma agência intermediária ou não é remunerado;
  3. A empresa tem algum controle editorial sobre o conteúdo, mesmo que mínimo.

Como você pode ver, a parceria paga atende a todos esses requisitos. Sendo assim, eles devem atender às normas de sinalização de conteúdos patrocinados.

Como fazer uma parceria paga?

Para usar a função de parceria, basta que a sua conta seja marcada como Comercial ou como Criadora de Conteúdo.

Após isso, você só precisa ir em “Configurações e privacidade” e clicar na opção “Ferramentas e controles para criadores de conteúdo”.

Após habilitar a opção o seu perfil será qualificado para fazer parcerias pagas.

Como habilitar parceria paga no perfil

Assim, você pode enviar pedidos de parceria e aceitá-los. Veja aqui um passo a passo para utilizar esse recurso.

Forme a parceria com o perfil

Seja como patrocinador ou anunciante, você precisa entrar em contato com o outro perfil antes de firmar uma parceria.

Afinal, esse é um esforço de marketing mais coordenado, o qual envolve pagamento ou envio do produto gratuitamente.

Vale a pena ter uma conversa primeiro e definir quais serão os termos dessa parceria antes de começar.

Assim, você também estabelece uma boa relação com esses potenciais parceiros.

Crie um conteúdo de qualidade

Depois de discutir a parceria paga, o próximo passo é, naturalmente, criar a sua postagem patrocinada.

Se você é um influenciador, então essa é sua tarefa. Porém, mesmo para o patrocinador, ainda é importante entender o processo, pois você deve fiscalizar a postagem e aprová-la.

O procedimento é o mesmo para qualquer postagem, stories, live e outros.

Lembre-se que o objetivo é divulgar o produto ou a marca, então ela deve sempre estar em destaque, mas seguindo o padrão do influenciador.

Adicione o marcador

Com uma postagem já feita, é hora de adicionar a parceria paga diretamente ao perfil.

Para isso, clique no ícone dos “três pontinhos” no canto superior direito da sua tela para abrir as configurações da postagem.

Logo após isso, selecione a opção Rótulo de parceria e anúncios.

Em conteúdo de marca você pode habilitar as opções:

Adicionar rótulo de parceria paga e obter código de anúncio em parceria.

Prontinho, seu conteúdo estará pronto para adicionar uma parceria paga de sucesso!

como fazer parceria paga - Instagram

Aguarde a aprovação da marca

Com o conteúdo feito, tudo que resta é o perfil parceiro aprovar o conteúdo.

Se você solicitou essa parceria, então deve receber uma notificação no seu perfil com a postagem a ser analisada.

Basta abrir a notificação e conferir os detalhes. Se tudo estiver do seu agrado, basta aceitar a postagem e ela será publicada.

Já o influenciador deve apenas aguardar essa aprovação. Mas não deve haver qualquer problema se ambos tiveram aquela conversa inicial.

Como identificar parceiros com alto potencial?

A chave para o sucesso de uma parceria paga é saber com quem você está fechando negócio.

Se você escolher o perfil certo, o retorno tende a ser bem mais elevado. Acompanhe e veja algumas dicas para fazer boas parcerias.

Tenha um objetivo claro

Assim como qualquer ação de marketing, uma parceria paga deve ser feita para alcançar uma meta dentro do seu negócio.

Se você começar a procurar sem pensar em seus objetivos, não há como medir o seu sucesso.

Pode ser uma campanha para adquirir mais seguidores, ampliar seu brand awareness, preparar o público para alguma promoção ou apenas para alcançar novos clientes.

Qualquer que seja o caso, é importante definir esse ponto antes de começar.

Analise o público-alvo

O próximo passo é listar potenciais parceiros e analisar seu público atual.

A audiência do seu influenciador parceiro deve ser alinhada com a sua marca e o seu produto se você quer convertê-la em clientes.

Para isso, você deve fazer uma análise do perfil. Avalie que tipo de usuário consome o conteúdo desse influenciador, como é o seu engajamento e pense em como ele também pode se encaixar em seu negócio.

Calcule o retorno esperado

Com base nos pontos acima, você pode estimar o quanto tem a ganhar com uma parceria específica.

Seja na forma de vendas diretas, maior audiência ou maior presença de mercado.

A partir disso, você pode definir outros pontos, como o quanto está disposto a investir nessa parceria, se ela será mutuamente benéfica, etc.

Estabeleça as regras dessa parceria

Cada empresa e influenciador tem seu próprio jeito de trabalhar. Sendo assim, é importante estabelecer como essa parceria será construída, quais serão seus limites e exigências.

Não só em relação à postagem, mas também em futuras interações. Se os termos forem satisfatórios para todos os envolvidos, então é provável que os dois continuem se beneficiando com ela a longo prazo.

Como criar seu conteúdo promocional de sucesso para parceria paga?

Se você quer fazer uma postagem promocional, então é importante tomar bastante cuidado com a qualidade do seu conteúdo. Veja aqui algumas dicas que vão ajudar.

Use vídeos e imagens chamativos

O tempo de atenção do público é sempre bem curto, pois há muito conteúdo sendo divulgado rapidamente.

Por isso você deve usar postagens bem chamativas, combinando, imagem, vídeos, legendas criativas e outros recursos. ]

Se você não puder prender a atenção do seu público-alvo, dificilmente essa postagem terá o retorno desejado.

Aproveite o alcance pago

O alcance orgânico de uma parceria paga tem grande valor, mas ainda é necessário investir em divulgação para trazer o melhor retorno.

Sendo assim, não negligencie seus próprios anúncios e divulgação paga das suas postagens. Elas oferecem um alcance muito importante para o melhor desempenho da sua parceria.

Priorize a autenticidade

É sempre bom lembrar que a sua audiência segue seu perfil por causa do seu tipo de conteúdo, não pela marca.

Sendo assim, você jamais deve abrir mão da sua própria imagem e autenticidade em todos os seus conteúdos.

Mudar seu jeito de agir e falar para agradar um patrocinador tem consequências bem severas para seu perfil a longo prazo. Por isso, esteja sempre à frente da sua concorrência.

Como avaliar o sucesso da sua parceria?

Um dos lemas no marketing digital é “se você não pode medir, não pode melhorar”.

O mesmo se aplica às parcerias pagas. É fundamental ficar de olho em suas métricas de desempenho e acompanhar como essas postagens influenciam seus resultados.

A métrica em si pode variar de acordo com seus objetivos.

Se o resultado desejado é um aumento de vendas, você pode rastrear as compras feitas a partir do link do seu parceiro.

Se for um aumento no número de seguidores, pode priorizar os novos seguidores nas primeiras horas ou dias após a postagem ser realizada, por exemplo.

Quais erros você deve evitar em suas parcerias?

Também existem algumas armadilhas nas quais empreendedores podem cair ao fazer parcerias pagas. Veja aqui as principais delas e a importância de evitá-las.

Fazer uma parceria só por fazer

Se você começa uma campanha sem um plano, é mais provável que ela se torne um desperdício de recursos.

Esteja sempre consciente da sua estratégia e como essa parceria vai gerar retorno. Não faça nada por impulso.

Não investir em conteúdo promocional

Mesmo que você tenha solicitado a parceria paga, ainda é uma boa ideia fazer sua própria divulgação.

Afinal, o objetivo é que essa postagem alcance o maior número possível de pessoas, aproveitando a credibilidade e reputação do influenciador.

Não acompanhar os resultados

Apenas reforçando: sempre fique de olho nos resultados. Você pode até esperar um retorno alto dessa parceria, mas deve sempre confirmar se o seu objetivo foi alcançado ou se deve reavaliar sua estratégia.

Exemplo de parceira paga bem-sucedida: Song of Style e Amanda Wakeney

Para mostrar o potencial de uma parceria paga, vamos usar o exemplo da loja de roupas Song of Style e da estilista Amanda Wakeney no Instagram.

Amanda é uma designer de sucesso, enquanto a Song of Style é uma loja de roupas femininas focada em praticidade e acessibilidade.

Então, Amanda formou uma parceria paga com a loja para divulgar suas novas peças. Dois perfis com o mesmo público e produtos relevantes para sua audiência.

Como você pode ver, a parceria paga é um recurso muito útil em suas estratégias de marketing. E uma boa parceria gera retorno não só para uma postagem específica, mas também a longo prazo.


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