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O que é review de produto? Entenda a importância e como utilizá-la ao favor do seu negócio

Uma review de produtos é quando uma pessoa relata em forma de avaliação, como foi a experiência de compra que ele teve com um produto ou serviço. O review pode ser feito através de nota ou estrelas, comentários diretos ou Reviews em vídeos.
o que é review de produto

Principais tópicos

Fazer compras online é bem mais comum hoje em dia devido ao acesso facilitado à internet, o que fez o público consumidor ficar bem mais à vontade para comprar e opinar sobre produtos e serviços.

Para os lojistas, essa é uma grande vantagem, mas também envolve alguns novos elementos. Por exemplo, você entende o que é o review de produto ou o seu impacto para o e-commerce?

Para muitas pessoas, a relação entre os reviews e o desempenho de vendas é bem intuitivo.

Ainda assim, não faltam exemplos de empreendedores que não levam esse aspecto em conta em seu planejamento e estratégias de venda. Algo que pode custar diversas oportunidades de crescimento.

Pensando nisso, trouxemos esse conteúdo para explicar melhor o que é review de produto e seus principais efeitos no desempenho das suas vendas. Acompanhe.

O que é review de produto?

Uma review de produto, ou análise, é um comentário de um cliente que já consumiu um produto, onde ele expressa sua opinião.

Geralmente seu objetivo é informar outros potenciais consumidores sobre a qualidade do produto ou serviço oferecido, para que tomem uma decisão de compra mais informada.

Praticamente toda plataforma de vendas online hoje tem um ou mais métodos para facilitar o review de produtos.

Seja na forma de um comentário simples, uma anota, um “recomendo” ou “não recomendo” ou outro método mais elaborado. Algo que já reflete sua importância para qualquer estratégia de e-commerce.

Quais são os tipos de review de produto?

várias formas de fazer uma review de um produto, cada uma com um efeito diferente em seu desempenho. Veja aqui aos principais deles.

Nota ou estrelas

Esse é um dos métodos mais conhecidos, presente em praticamente qualquer site ou aplicativo de compras.

Nele, o consumidor deixa uma nota ou classificação para o produto, de acordo com sua satisfação e o quanto o recomenda.

A plataforma então tira uma média dessas notas para mostrar ao público. A vantagem aqui é que é uma review fácil de deixar, pois leva apenas um segundo e requer um único clique.

O método mais comum são as estrelas, que vão de 1 a 5.

Uma review de 5 estrelas indica que o cliente está completamente satisfeito e recomenda fortemente o produto ou serviço.

Já uma review com 1 estrela ou nenhuma, se isso for possível na plataforma, mostra que o cliente ficou completamente insatisfeito com o resultado.

Comentário direto

Alguns clientes gostam de deixar uma review de produto mais detalhada, que expresse mais do que satisfação ou insatisfação.

Nesse caso, a opção mais comum é um comentário sobre o produto. Assim, o comprador pode explicar mais claramente quais são os pontos positivos e negativos.

Esse método traz uma série de benefícios tanto para o vendedor quanto para o público.

Primeiro, ele oferece feedback mais direto, o qual pode ser considerado em futuras decisões.

Segundo, futuros compradores podem usar os comentários como referência para entender mais detalhes sobre o produto antes de comprar.

E isso pode ocorrer tanto na plataforma de venda quanto em redes sociais.

Review em vídeo

Também existem vários criadores de conteúdo especializados em fazer reviews de produtos.

Nesses casos, as avaliações são feitas em vídeo, geralmente acompanhadas por um unboxing do produto assim que ele chega.

Não só elas tendem a ser bem mais detalhadas como também atraem bem mais a atenção do público.

É bem comum que certas marcas enviem uma amostra dos seus produtos para criadores de conteúdo ou canais de mídia para serem analisados.

É uma forma de investir em sua classificação, já que a análise do usuário também ajuda a atrair muito mais vendas a longo prazo.

Formulário de feedback

Agora, se você quer informações mais detalhadas sobre a experiência do usuário, sua próxima opção é usar um formulário de feedback dedicado.

Com ele, você pode fazer perguntas mais específicas sobre certos problemas com o produto ou serviço, sobre a qualidade do atendimento, entre outros aspectos.

Por outro lado, é mais difícil conseguir esse feedback para produtos comuns, já que é mais trabalhoso preencher o formulário.

Porém, mesmo que apenas uma parte do público responda, você terá dados muito importantes para seu negócio.

Qual é a importância do review de produto?

Depois de entender o que é review de produto, fica bem mais clara a sua importância para o sucesso de vendas dentro do seu negócio. Veja aqui alguns de seus principais impactos em sua loja virtual.

Afetam diretamente as vendas

Praticamente todos os consumidores hoje procuram alguma review antes de fazerem qualquer compra online.

O principal motivo é que, pela sua natureza, o cliente não pode avaliar o produto diretamente antes de comprar, então ele depende da opinião de outros compradores.

Como resultado, ter um grande número de reviews positivas ou negativas nos seus produtos também afeta seu potencial de vendas.

Além disso, um anúncio com poucas avaliações costuma ter uma performance mais fraca. Afinal, o público não tem um bom ponto de referência para tomar uma decisão.

Transmitem credibilidade ao público

A reputação e credibilidade de um negócio são alguns dos principais critérios que o público usa para escolher onde comprar.

Isso é especialmente importante nas vendas online, já que o cliente pode ter que esperar para receber o seu produto e confirmar sua qualidade.

As reviews são uma boa forma de transmitir essa credibilidade ao seu público.

Cada cliente que deixa uma avaliação em sua página é uma prova de que ele recebeu o produto e, se a review for positiva, que ele atendeu às suas expectativas.

Ajudam a tirar dúvidas

É importante incluir informações detalhadas sobre o produto dentro do próprio anúncio ou mesmo ter uma sessão de FAQ para os clientes.

Porém, dificilmente você consegue dar conta de todos os possíveis detalhes e dúvidas que chegam. E uma dúvida não respondida quase sempre é uma venda perdida.

Nesse ponto, as reviews deixadas por outros clientes também podem ser bastante úteis.

Algumas delas incluem algum detalhe bem específico e menos comum sobre o seu produto, o que ajuda a informar o público. E, dependendo do quão comum for o comentário, você pode incluir essa informação na descrição do anúncio.

Estabelecem uma conexão com o público

Você nunca deve subestimar o potencial da interação no e-commerce. Um cliente que interage com a sua marca tem muito mais chances de ser fidelizado do que aquele que apenas pega o seu produto e vai embora.

Por isso que as campanhas de marketing vêm sempre com uma chamada para ação.

Sendo assim, um cliente que deixa uma review já está mais engajado com o seu produto. Pense bem, ele fez a compra e, depois disso, ainda sente que sua opinião é relevante o bastante para ir até seu site e deixar um feedback.

Coletam feedback para o seu negócio

Falando nisso, outro aspecto importante das reviews de produtos é o feedback que elas oferecem.

Mesmo que seja um comentário simples, ele traz alguma informação sobre a efetividade do produto, assim como seu índice de satisfação.

Dois dados fundamentais na hora de avaliar seu negócio. Todo o feedback sobre seus produtos, atendimento e a experiência do usuário são fundamentais para o aprimoramento da sua empresa a longo prazo.

Como é o processo de review de produtos?

A forma como um review é feito depende do seu formato e da própria plataforma.

Na maioria dos casos, cada produto tem um campo específico para avaliações e comentários, geralmente logo abaixo da página de compra.

Qualquer cliente cadastrado que já fez uma compra pode deixar seu review lá.

No caso de reviews em vídeo, o melhor caminho é enviar uma amostra do seu produto especificamente para avaliação. É uma prática comum e bem eficiente para conseguir uma review com bom alcance.

O que fazer ao receber uma review negativa?

Se o público pode avaliar seu produto, então há sempre a possibilidade de que alguém deixa uma review negativa.

Ao contrário do que parece, você não precisa ter medo dessas avaliações, desde que saiba como lidar com elas.

Um bom ponto de partida é pensar nessas reviews negativas como uma forma de feedback.

Elas apontam as falhas no seu produto, no atendimento ou na entrega, mostrando o melhor caminho para aprimorar seu trabalho.

Outro ponto importante é sempre responder às reviews negativas. Deixar uma crítica sem resposta é como dizer que você não lida para a opinião do cliente.

Assim, outro comprador pode ver o mesmo comentário e concluir que, se ele tiver um problema similar, também vai ficar sem resposta.

Por outro lado, empresas que respondem a essas críticas prontamente tendem a ser mais confiáveis.

Como incentivar o cliente a deixar um review?

Depois de entender o que é review de produto e sua importância para o e-commerce, o próximo passo é incentivar seus clientes a deixarem seus comentários e avaliações depois da compra.

Veja aqui algumas dicas que vão ajudar.

E-mail pós-compra

Um dos principais motivos para o cliente não deixar sua avaliação é que ele apenas se esquece.

Especialmente quando há um longo tempo de espera entre o pedido e a sua entrega. Então, a forma mais fácil de evitar esse caso é apenas enviar um e-mail após a entrega ser confirmada.

Pergunte se o cliente está satisfeito com o produto e que ele deixe a sua avaliação assim que possível.

Trabalhe bem a experiência de compra

Além oferecer um bom produto, também é fundamental proporcionar uma experiência de compra positiva para o cliente.

Ou seja, deve haver o mínimo de impedimento entre encontrar o produto desejado, fechar o pedido e recebê-lo. Isso inclui também a review do produto.

Se deixar uma avaliação exigir mais do que alguns cliques, então bem menos clientes vão se dispor a deixar suas opiniões.

Envie um bilhete junto com o pacote

No caso de produtos com entregas, o e-mail pode não ser a melhor opção.

Alguns clientes podem nem verificar a mensagem quando ela chegar.

Sendo assim, a próxima alternativa é colocar o lembrete diretamente no pacote do produto, como um bilhete ou selo.

Assim, você tem uma garantia maior de que ele será visto, o que também contribui com suas chances de obter uma review.

Ofereça um benefício em troca do review

No caso de formulários ou reviews mais elaboradas, pode ser difícil fazer o cliente separar esse tempo e espaço mental para você.

Porém, se ele tiver algo a ganhar, você pode pedir um pouco mais dele.

Por exemplo, você pode oferecer um cupom ou brinde extra assim que a review é publicada.

A maioria dos consumidores vão fazer esse esforço extra se receberem algo em troca.

Envie perguntas diretas

Outra opção aqui é pedir um feedback de forma mais direta, seja por e-mail, formulário ou outros métodos.

Além de ter uma chance melhor de resposta, também é uma boa opção para conseguir respostas mais específicas.

Por exemplo, perguntar sobre a efetividade da entrega ou como o produto se compara com as imagens do anúncio. Detalhes que podem ser muito úteis na hora de fazer melhorias.

Agradeça quando receber um review

Como mencionamos acima, responder às suas reviews negativas transmite credibilidade e mais segurança para o público.

Porém, você também pode oferecer um tratamento similar a todas as reviews, independentemente de seu conteúdo.

Simplesmente enviar uma mensagem de agradecimento ao cliente depois que ele deixa uma avaliação, talvez já acompanhada de uma recompensa, é um bom incentivo para que ele compre novamente e deixe uma nova review no futuro.

Facilite o processo

A melhor forma de incentivar o público a fazer qualquer coisa é garantir que ela exija o mínimo necessário de tempo e esforço.

Quanto mais fácil for a tarefa, maiores são as chances de que ela será aceita. Isso se aplica também às suas reviews.

Se o cliente precisa de muitos cliques para deixar uma avaliação ou comentário, é bem provável que desista da ideia rapidamente.

Agora você entende melhor o que é review de produto, como elas funcionam e seu papel nas vendas online.

Quanto mais avaliações positivas você for acumulando, mais credibilidade você transmite para seus futuros clientes.

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