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Lançamento semente: O que é, vantagens e como funciona na prática!

Lançamento semente é uma estratégia de marketing usada com o intuito de testar algum produto ou serviço antes de ser lançado oficialmente ao seu público-alvo. É uma ótima opção para entender a necessidade do consumidor e a melhor forma de ofertar o produto para que tenha sucesso.
Lançamento semente

Principais tópicos

Todo empresa que deseja alcançar bons resultados em suas ações precisa investir em estratégias para conquistar seu público-alvo. Uma dessas formas é por meio do lançamento semente.

Essa aplicação é ideal para aqueles com dúvidas sobre o produto que quer lançar ou iniciantes no mercado de infoprodutos.

O principal motivo é a falta de necessidade do desenvolvimento completo do bem ou serviço para obter informações valiosas sobre o seu desempenho.

Neste artigo, explicamos o que é esse método de avaliação, quais são as suas vantagens e como colocar em prática para validar as suas hipóteses.

Leia até o fim para saber como usufruí-lo ao máximo no seu modelo de negócio sendo ele um e-commerce ou não!

O que é lançamento semente?

Basicamente, é uma estratégia de marketing usada para testar o consumo e aderência de um determinado produto ou serviço pelo seu potencial público-alvo.

Por isso, leva o nome de semente, pois ainda será plantado após ter a percepção se vale a pena produzi-lo.

Com essas informações, você pode ter noção sobre como lançar, entendendo o melhor formato, as possíveis adaptações ao seu planejamento e outros pontos relevantes para atender às demandas do mercado.

Em outras palavras, você pode otimizar a sua oferta para realmente solucionar a dor dos seus consumidores.

A sua principal característica é fazer mesmo que ainda não tenha um produto pronto, por isso, é muito usado para lançar infoprodutos, por exemplo.

Após a conquista de audiência, é ofertado um produto que resolve os seus problemas.

Por esse motivo, permite rentabilizar para ter recursos para o seu desenvolvimento.

No pré-lançamento, por exemplo, é possível oferecer um desconto àqueles que quiserem adquirir o novo item. Em termos práticos, os próprios clientes se transformam em investidores da sua ideia.

Quando fazer um lançamento semente?

O principal cenário para introduzir essa estratégia é quando não há uma oferta totalmente finalizada.

Isso porque é com as ideias e insights obtidos no lançamento que será possível ajustá-la de acordo com as necessidades reais do mercado.

Além disso, é bastante indicado para os iniciantes no mercado dos negócios que querem ou podem investir pouco.

Afinal, o lançamento semente envolve menos riscos, com chances de êxito maiores e aplicação de recursos financeiros não tão elevados.

Por que investir no lançamento semente?

Para as empresas e aos profissionais que adotam essa metodologia, há inúmeras vantagens que podem ser observadas. Aqui listamos as principais delas!

Investimento seguro e menor

Investir em algo requer tempo e, principalmente, dinheiro. Contudo, mesmo com a realização de pesquisas de mercado, há o risco de esse lançamento não ocorrer como o esperado, o que pode significar a perda de todos os esforços.

Para evitar essa situação, o lançamento semente é a melhor solução.

Através do feedback recolhido, você encontra as respostas sobre qual tipo de produto ou serviço o seu público quer comprar com base nas dores que tem. Assim, o investimento torna-se seguro e eficiente.

Sem mencionar que o dinheiro despendido é menor, pois você faz todos os ajustes e preparativos para finalizar o item quando estão refinados e de acordo com a necessidade das pessoas.

Formação de uma base de leads qualificada

Um lead vale muito. Eles podem ser convertidos em oportunidades de negócio, por isso, ter uma base de contatos sólida ajuda a vender muito desde o início, antes mesmo de anunciar a sua nova oferta.

Com o lançamento semente, você pode gerar mais leads.

Nem todos eles serão convertidos em clientes, mas poderão ser nutridos ao longo do tempo com conteúdos para entrar na jornada de compra da sua empresa, até mesmo para outros itens.

Educação do mercado

Com essa estratégia, você tem o contato inicial com o seu público. A partir dos conteúdos de pré-lançamento, é possível educar o mercado quanto ao problema que os potenciais consumidores têm e suas possíveis soluções.

A educação do mercado por meio do marketing de conteúdo serve para deixar ciente das dificuldades que enfrentam, das saídas mais apropriadas e das razões pelas quais é necessário contratar a sua oferta.

Reconhecimento na área

Ao informar os leads sobre o seu produto, você pode se tornar referência na área e se tornar uma autoridade.

Esse aspecto é muito importante, pois as pessoas costumam comprar daqueles que são vistos dessa forma, principalmente pelo aumento da credibilidade.

Essa característica só é conquistada por conhecer muito bem as dores da sua audiência, a ponto de falar diretamente com ela e fazer com que aguarde avidamente pelo lançamento. 

Mais aproximação

O lançamento semente é uma oportunidade para se aproximar do seu público, pois você busca ativamente por seus comentários e percepções. A partir dessa interação, é possível criar vínculos fortes com eles.

Esse engajamento aumenta as suas chances de vendas, pois essas pessoas se sentem perto não só da sua marca, mas de você em si.

Isso é relevante para a sua empresa, pois os indivíduos preferem se relacionar com outros indivíduos, e não com organizações.

Como fazer um lançamento semente na prática?

Após entender o que é e os motivos para adotar o lançamento semente no seu negócio, veja como colocar em prática. Abaixo, você encontrará as principais dicas para garantir sucesso e qualidade na sua estratégia.

Semeie a ideia

O primeiro passo é semear a ideia, preparando o seu público para receber o produto. A conexão com ele é fundamental para estar qualificado a ponto de consumir o seu lançamento quando for a hora certa.

Nesse momento, uma boa ação é usar o marketing de conteúdo com blog posts relacionados a sua oferta.

Além disso, envie e-mails à sua base de leads e publique nas redes sociais assimilando a sua solução às dores dos consumidores.

Suponhamos que a sua ideia seja lançar um curso para ensinar a gerenciar o tempo.

Para os potenciais clientes considerarem esse problema, crie conteúdos como “11 motivos pelos quais você está sempre sem tempo”, por exemplo.

Em outras palavras, explore o topo do funil de vendas. A chave aqui é a divulgação da sua proposta e a construção de um relacionamento com os indivíduos propensos a adquirir seu produto ou serviço.

Liste os potenciais consumidores

O segundo passo está associado a um dos benefícios da metodologia: construir uma base de leads qualificados. O objetivo é justamente testar a viabilidade do lançamento com os interessados em sua oferta.

Para isso, crie uma lista de contatos exclusiva para o pré-lançamento. Uma landing page atrativa e explicativa, que deixe claro o problema que você resolve com o seu bem ou serviço, ajudará a conquistar esses leads. 

Com essa página pronta, divulgue em todos os seus canais online para captar os entusiastas dessa ideia.

Faça isso nas redes sociais e também por anúncios de mídia paga, como o Google Ads, Instagram Ads ou Facebook Ads.

Seguindo nosso exemplo anterior, a landing page sobre a gestão de tempo pode convidar os visitantes a informar seu e-mail para receber dicas sobre como gerir melhor o seu dia a dia profissional e pessoal.

Informe a sua lista

A comunicação é a base para o lançamento semente. Por isso, construa uma sequência de mensagens para manter o público engajado e informado sobre as etapas do seu projeto.

Por exemplo, se pretende lançar um webinar com uma data específica, garanta o envio de alguns e-mails para a sua base de contatos saber sobre isso.

Nesse caso, seria indispensável desenvolver um conteúdo sobre o tema do webinar, um lembrete no dia da transmissão e outro assim que for iniciado.

Por fim, um resumo sobre o que foi dito e uma oferta clara seriam estimulantes para a conversão.

O mesmo também vale para as postagens nas redes sociais: uma publicação pode avisar sobre o webinar, alguns stories com enquetes podem engajar e outro post pode relembrar que faltam poucos dias ou horas para começar.

Entretanto, cuidado ao programar os seus conteúdos.

A comunicação de “estamos ao vivo” pode não ser eficiente, pois os usuários nem sempre veem as publicações em tempo real, o que significa que podem ver o aviso após o término do webinar.

Inicie a sua ideia

Não é necessário ter um produto finalizado, mas é preciso ter ao menos uma versão inicial.

Ela poderá ser construída com base na análise do engajamento com os membros da sua lista e do interesse deles por ofertas semelhantes à sua.

É hora de entender os interesses do seu público para definir qual será o formato do seu produto, quais dificuldades ajudará a solucionar e os demais detalhes envolvidos na etapa de desenvolvimento para entregar qualidade.

No caso do curso de gestão de tempo exemplificado, é preciso saber quais são as plataformas mais adequadas para hospedar as formas de pagamento mais usadas por seus consumidores e como eles receberão suporte após a compra.

Atraia o público para o lançamento

Com um planejamento concluído, chegou o momento mais importante do método semente. Convide as pessoas da sua lista para conhecerem a sua ideia e você finalmente começar a receber feedbacks.

O lançamento pode acontecer de forma privada e presencial ou nos canais online, como em webinar ou página de compra, de modo que faça mais sentido ao seu negócio.

Além disso, pode optar por uma oferta exclusiva na forma de desconto para aqueles que comprarem no mesmo dia ou em vantagens incluídas somente no dia da divulgação.

Em nosso exemplo sobre o curso de gestão de tempo, cada pessoa poderia receber uma consultoria para guiar sobre o assunto após adquirir o infoproduto.

Assim, ajudaria a resolver os objetivos e percalços individuais que fazem gerir melhor o tempo.

Use gatilhos mentais na hora de divulgar o bônus. Aponte os valores de ambos os produtos separados e como os clientes podem aproveitar um deles gratuitamente ao adquirir o outro.

Dessa maneira, há percepção de valor para comprar no dia do lançamento.

Pondere os dados e feedbacks

Após a criação e lançamento não significa que acabou por aqui.

Analisar o resultado é muito importante para identificar o que deu certo e o que pode ser melhorado com base em métricas e nas opiniões dos próprios clientes.

Essa última etapa envolve a obtenção das perspectivas reais do público e os ajustes adequados em seu bem ou serviço a partir dos feedbacks recebidos.

Lembre-se também dos comentários daqueles que participaram do evento, mas não efetuaram a compra. Tudo conta para aperfeiçoar a sua oferta.

Também defina métricas relevantes para o seu negócio, com objetivo de saber o que deve ser avaliado.

Meça o ROI (Retorno Sobre o Investimento), CAC (Custo de Aquisição de Clientes), média de pagamento por cartões ou qualquer indicador útil para as suas metas.

Independentemente do número de vendas, não negligencie esse trabalho.

Se não vendeu muito, não desista. O propósito do lançamento semente é exatamente testar para entender o que melhorar e tornar rentável e estruturado.

Como garantir o êxito da estratégia?

Um dos fatores indispensáveis para o sucesso do lançamento semente é assegurar que o público compre sem complicações.

Ou seja, ofereça formas de pagamento flexíveis e atrativas, como cartões de crédito, pix, boletos bancários etc, de modo a tornar o processo de compra mais fácil.

Por falar em praticidade, é importante que o evento aconteça em um espaço e hora que capte o máximo de pessoas possíveis, como na internet e de acordo com o perfil da persona — caso trabalhe em horário comercial, opte por fazer à noite. Assim, aumentam as chances de receber mais depoimentos.

Ainda, é preciso demonstrar o valor do seu produto ou serviço. Uma boa divulgação nas mídias sociais em que os seus leads estão presentes é capaz de garantir a percepção do quanto precisam dessa nova ideia.

Ao seguir essas dicas, você poderá fazer do seu lançamento semente um sucesso.

Contudo, vale lembrar de que tão desafiador quanto aplicar essa metodologia é lançar seu produto totalmente finalizado com as expectativas do público.

Para fazer isso de forma certa, confira nosso conteúdo sobre como fazer o lançamento oficial e quais são as estratégias eficientes!

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