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Veja como é fácil criar localização no Instagram + dicas de como usar a estratégia

Para criar uma localização no Instagram você precisa: ter uma conta no Facebook, acessar a tela principal da plataforma e clicar nos 3 pontinhos. Logo após isso, selecione a opção Check-in e colocar o nome da localização que você deseja.
como criar localização no Instagram

Principais tópicos

As redes sociais são canais muito importantes para que as empresas possam se comunicar com o seu público.

As diversas funcionalidades permitem que as pessoas possam conhecer um local e verificar se estão dentro das suas expectativas ou não.

Ao mesmo tempo, as empresas têm a oportunidade de divulgar os seus produtos, serviços e espaço físico.

Nesse sentido, o Instagram, uma das principais ferramentas, oferece às contas comerciais a opção de colocar a localização nas publicações.

Essa possibilidade é muito útil para quem deseja oferecer facilidade de acesso do local pelo cliente e, ao mesmo tempo, auxilia na divulgação do negócio.

Veja neste artigo como criar localização no Instagram e entenda a importância disso para o sucesso da sua marca!

Qual a importância de colocar a localização do seu negócio no Instagram?

O trabalho de marketing digital é fundamental para que uma empresa possa se expandir e conquistar um número significativo de pessoas.

Nesse sentido, o Instagram se tornou, ao longo dos anos, uma ótima ferramenta de vendas e divulgação de produtos e serviços.

Entre as suas principais funcionalidades estão a criação de posts patrocinados, anúncios diversos e a inserção da localização de uma empresa nas publicações (tanto nos Stories quanto no Feed).

Todas essas possibilidades auxiliam na melhoria dos resultados e na expansão do negócio.

Localização como ferramenta de divulgação

A criação da localização no Instagram faz parte das funcionalidades gratuitas que promovem a divulgação da marca.

Isso porque, muitas pessoas, ao buscarem determinados estabelecimentos, utilizam a ferramenta de localização na rede, e, a partir dessa ação, a plataforma pode indicar aqueles que atendem às especificações da pesquisa.

Além disso, quando os usuários frequentam um determinado local, pode colocar a localização do estabelecimento, ajudando a promover o negócio.

Outra vantagem é a facilidade que isso representa para o cliente, uma vez que, ao clicar sobre a localização, é possível consultar um mapa que mostra qual rota seguir para chegar ao local.

Tudo isso gera engajamento, movimentação na página e, consequentemente, aumento da clientela.

Como criar localização no Instagram?

Existem diversas maneiras de se colocar a localização em um post no Instagram, mas antes, é preciso criar essa localização em outra plataforma: o Facebook. Veja o passo a passo:

  1. A localização do Instagram deve ser realizada no Facebook, por isso, antes de tudo é preciso se criar uma conta na plataforma.
  2. Após a criação de conta e o login, é preciso acessar a tela inicial da plataforma, e, no espaço próprio para realizar publicações (na imagem “no que estou pensando”), clicar sobre os 3 pontos.
  3. Após essa ação, selecione a opção “Check-in”
  4. Coloque o nome do lugar que você deseja criar.
  5. Depois, é preciso optar por uma entre as categorias disponíveis para o local.
  6. Complete o cadastro e insira uma fotografia do local. Essa etapa é muito importante, então escolha uma boa imagem.
  7. Agora é preciso fazer o login no Instagram e selecionar a opção “Explorar”, que fica do lado esquerdo da tela.
  8. Na caixa destinada à pesquisa, clique em “locais”. Depois insira o local criado no Facebook (é possível que a sua ativação leve alguns dias, então, verifique diariamente).

Como criar uma localização que não existe no Instagram?

No Facebook, quando inserimos o nome do local na opção check-in, ele pode não aparecer, ou seja, não existir na plataforma. Quando isso acontece, é preciso criá-lo. Para isso, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Após fazer login no Facebook, realize uma publicação.
  2. Clique na opção check-in
  3. Ative a permissão da localização para que o Facebook possa identificá-la, ou a selecione no mapa.
  4. Na barra de pesquisa, insira o nome do local que se deseja criar, em seguida, selecione o sinal “+”, situado na parte inferior dela. É possível criar um local de mesmo nome já existente.
  5. Após acrescentar o local personalizado e as informações referentes a ele, clique em “Salvar local personalizado”.

Como editar a localização de posts antigos no Instagram?

Vamos supor que você tenha várias publicações no seu feed, mas só agora descobriu a possibilidade de inserir a localização neles. Nesse caso, é possível mesmo em posts já publicados, colocar essa informação. Confira:

  1. Escolha o post que você deseja faze a alteração e selecione as 3 bolinhas fixadas no canto superior direito da tela.
  2. Selecione “Editar”.
  3. No topo da imagem, clique em “Adicionar localização”.
  4. Coloque a localização que deseja e, sem seguida, clique em “Pronto”.
Localização no Instagram

É possível apagar uma localização de um post no Instagram?

Às vezes, por algum motivo, o usuário pode errar no momento da publicação e marcar a localização diferente da que desejava.

Nesse caso, a plataforma permite que a publicação seja editada, Veja como fazer isso:

  1. Abra o aplicativo e selecione a miniatura da foto que deseja modificar a localização.
  2. Após clicar nos três pontos localizados acima da foto, clique em “Editar”.
  3. Caso deseje retirar a localização, selecione “Remover localização”, mas se o que se pretende é apenas modificar, clique em “Alterar localização”.
  4. Selecione o novo local e, em seguida, selecione a opção “Concluir”, finalizando a edição do post.

Como adicionar a localização nos Stories do Instagram?

O story é um recurso da plataforma que permite a criação de posts temporários, que ficam disponíveis para os usuários visualizarem por um tempo limitado (24 horas).

É uma excelente ferramenta que contribui para a divulgação do seu negócio e deve ser bastante explorada.

Nele também é possível adicionar a localização do seu estabelecimento. Veja como realizar esse trabalho:

  1. Faça o login no Instagram
  2. Pressione o ícone da fotografia do perfil da sua empesa para criar um Story.
  3. Insira uma foto, vídeo ou texto para a publicação.
  4. No ícone “Stikers”, representado pela figura de um adesivo na parte superior da tela, clique em “Localização”.
  5. Pesquise o local do seu negócio.
  6. Escolha uma posição para “colar” o seu sticker.
  7. Clique em “Enviar” para realizar a publicação.
Localização nos Stories do Instragram

Como usar a Localização no Instagram como estratégia de Marketing?

O uso da localização do Instagram nas publicações, além de ser um ótimo facilitador de acesso do cliente ao seu negócio, também é um recurso importante para ser utilizado nas estratégias de Marketing, possuindo diversas vantagens.

Dessa forma, existem diversas maneiras de explorar essa funcionalidade, tornando-a mais atrativa para o público. Confira!

Aproveite o potencial da localização nos Stories

O story é um espaço muito acessado pelos usuários no Instagram. 

Nele, você pode publicar vídeos que mostram, por exemplo, as novidades da empresa, a movimentação de clientes e promoções.

Podemos nos valer do impacto que esse tipo de publicação causa, inserindo a localização nela.

Assim, se o cliente se interessar pelo que está sendo mostrado, poderá acessar o endereço do seu negócio sem nenhum embaraço. Por isso, faça stories atrativos, abusando da criatividade.

Incentive a utilização da etiqueta

Outra maneira de fazer uso da localização nas estratégias de Marketing é solicitar aos clientes que compartilhem fotos do local marcando o estabelecimento e a sua localização.

No entanto, para retribuir a gentileza, é interessante oferecer, em troca, um brinde, como um drink ou uma sobremesa.

Nesse momento, é preciso se utilizar de muita criatividade e sutileza, já que, em última instância se trata de uma publicidade feita pelas pessoas que frequentam o seu negócio.

Monitore a localização pelo recurso de exploração

A localização pode ser explorada utilizando o recurso “Explorar”. Na opção “Locais”, podemos visualizar quais os usuários que marcaram a localização do seu negócio.

Essa possibilidade permite que a sua empresa tenha controle da quantidade do público que realiza essa ação, permitindo, inclusive, a interação com ele, criando, assim, uma relação sólida e de fidelidade.

Além disso, essa funcionalidade permite que o engajamento da página possa ser potencializada, uma vez que essas marcações e interações fazem com que o algorítimo entenda que a sua página é importante.

Isso pode atrair mais visitantes e, consequentemente, mais clientes para o seu negócio.

Marque outros perfis nas publicações

Uma boa tática de divulgação é marcar outros perfis nas publicações com localização.

Pode ser parceiros, clientes, fornecedores, desde que com a sua autorização e em um contexto que seja conveniente para o post.

Por exemplo, caso você tenha um restaurante, pode marcar a banda ou artista que tocará na noite. Assim, o usuário pode repostar a publicação, que terá a sua divulgação ampliada.

Estimule ações nos espaços físicos

As estratégias de Marketing não devem criar uma disputa entre ambiente virtual e físico.

Elas podem interagir entre si, dando origem a ações criativas, interativas e que instiguem a curiosidade do público.

Desse modo, uma boa campanha pode fazer uso do espaço físico para promover ações digitais.

Para as localizações, é possível criar tags com lembretes em diversos objetos, como cardápios, mesas, itens de decoração e guardanapo, por exemplo.

Hoje, é muito comum espaços “instagramáveis”, ou seja, locais decorados, incentivando fotografias para serem publicadas nas redes sociais. Isso estimula que as pessoas divulguem gratuitamente o seu trabalho.

Otimize a bio da sua página

A biografia do Instagram é um espaço para inserir as informações fundamentais de uma empresa ou uma pessoa.

Inserir o endereço do negócio nesse espaço oferece facilidade para que o cliente tenha informações geográficas ao seu respeito.

Além disso, essa praticidade permite que a jornada de compra do consumidor seja mais fluida e rápida, algo essencial para que a sua experiência de compra seja considerada positiva.

Realize publicações frequentes

A página da sua empresa nas redes sociais é um dos principais canais de comunicação com o cliente.

Por isso, é fundamental manter uma frequência diária de publicações, com a inserção da localização sempre que possível.

A frequência da publicação é muito importante também para que o algorítimo perceba que a sua página é relevante, fazendo com que os seus posts chegue a um número cada vez maior de seguidores.

Assim, posts sobre os serviços oferecidos, o espaço físico, clientes, colaboradores, processo de produção, tudo isso pode virar um conteúdo interessante para o seu público.

E lembre-se: quando for possível, marque o perfil das pessoas para que elas realizem o compartilhamento do post, ampliando seu alcance.

Ofereça promoções relâmpago

Promoções relâmpago são ótimas estratégias para chamar atenção do público e atraí-lo para o seu negócio.

Por isso, use os recursos de publicação do Instagram, principalmente os stories (devido a sua característica temporal) para ofertar grandes descontos momentâneos, marcando a localização da sua loja para que, apenas em um clique, o cliente possa chegar até ela.

Existe também a possibilidade de fazer a segmentação da campanha para ela apareça apenas para as pessoas próximas do seu estabelecimento (segmentação geográfica).

Isso faz com que as possibilidades de vendas sejam potencializadas. Não esqueça de usar muita criatividade para atrair o seu público!

Saber como criar localização no Instagram é muito importante para empresas de qualquer ramo.

Isso porque, essa funcionalidade, além de representar uma praticidade para o cliente também é uma excelente ferramenta de Marketing, que ajuda a trair clientes e impulsionar a visibilidade do negócio.

Por isso, o uso desse recurso deve acontecer de maneira estratégica e criativa, voltada para o engajamento da página e para o crescimento da marca nas redes sociais!

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