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Algoritmo do Instagram: como dominar para alcançar mais pessoas

O algoritimo do Instagram é quem determina quais conteúdos serão exibidos para os usuários na plataforma. Se trata de um conjunto de regrinhas, que organiza as publicações no feed, stories e na aba “Explorar”.

Principais tópicos

As mudanças no algoritmo do Instagram são frequentemente debatidas por profissionais de marketing e donos de negócios.

A pergunta persiste: qual é o segredo para conquistar o algoritmo e fazer com que suas postagens cheguem ao público desejado? 

É verdade que o Instagram, em sua página oficial, oferece algumas explicações gerais sobre o funcionamento de seu algoritmo.

No entanto, essas informações não são o suficiente para que um perfil conquiste mais seguidores (e até clientes) na rede.

Por isso, neste guia vamos dar uma olhada em alguns recursos e fatores recentes que influenciam o algoritmo do Instagram.

Confira e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o assunto!

O que é o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram é o conjunto de critérios que a rede utiliza para definir para quem os conteúdos serão mostrados (e qual será a ordem de exibição).

O Instagram cruza informações sobre o comportamento dos usuários para prever o conteúdo que eles acharão mais interessantes e relevantes.

É importante destacar que, apesar de as várias seções do Instagram funcionarem de forma harmônica, não existe um único algoritmo todo-poderoso.

Cada seção da rede — Reels, Stories/Feed e Explore — possui o seu próprio algoritmo.

Isso significa que o Instagram emprega diferentes conjuntos de cálculos para determinar a ordem das postagens em cada uma dessas seções.

O objetivo final é oferecer aos usuários uma experiência personalizada e tornar a plataforma mais agradável de usar.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Imagine que você está no shopping procurando um sapato.

Ao entrar na primeira loja, os vendedores mostram os últimos lançamentos que estão na vitrine, sem levar em consideração suas preferências pessoais, tamanho ou estilo.

Essa abordagem acaba sendo frustrante, pois você percebe que terá de gastar mais tempo procurando um sapato que realmente goste.

Agora, vamos considerar que você decide ir em busca de outra loja. Nessa segunda tentativa, os vendedores se mostram atentos às suas preferências individuais.

Eles começam a buscar modelos de sapatos que se encaixem no seu tamanho, estilo e cores favoritas.

Os vendedores fazem todo o possível para encontrar o modelo ideal para você, personalizando a sua experiência de compra.

É exatamente isso que o algoritmo do Instagram faz hoje quando você abre o aplicativo.

Até 2016, a rede exibia os conteúdos em ordem cronológica, uma abordagem semelhante à primeira situação da loja de sapatos.

No entanto, o Instagram evoluiu e desenvolveu um algoritmo que transformou a experiência dos usuários para melhor.

Agora, ao entrar na rede, o algoritmo começa a buscar conteúdos específicos para você.

Ele analisa seu comportamento anterior na plataforma, como as contas que você segue, as postagens que você curte, comenta e salva, e até mesmo o tempo que você gasta em determinados tipos de conteúdo no Instagram.

Com base nessas informações, a rede classifica e organiza os conteúdos, mostrando aqueles que são mais relevantes e interessantes.

Quais os fatores de classificação mais importantes para o algoritmo?

O algoritmo do Instagram considera três fatores de classificação essenciais: relacionamento, interesse e relevância.

Vamos explorar cada um desses fatores para entender como eles influenciam a exibição de conteúdo na plataforma.

Relacionamento

O algoritmo do Instagram prioriza as interações entre os usuários.

Ou seja, verá mais conteúdo de contas com as quais você interage regularmente, como aquelas que segue e que também te seguem de volta.

Comentários, trocas de mensagens e compartilhamentos de conteúdo fortalecem o relacionamento e aumentam a presença dessas contas no seu feed.

Responder a mensagens diretas e comentários é importante para manter essas conexões e ter uma experiência mais relevante na plataforma.

Relevância

Uma série de fatores é considerada para decidir quais postagens são mais relevantes e devem ser apresentadas em destaque.

Dois desses fatores importantes são as tendências e a popularidade.

O algoritmo do Instagram observa as postagens em alta e aquelas que estão recebendo um maior engajamento por parte dos usuários, levando-as em consideração para fornecer um conteúdo relevante para o usuário.

A ordem cronológica também é considerada pelo algoritmo. Ele dá maior ênfase aos posts mais recentes, reconhecendo a importância das novidades para os usuários.

Isso garante que as últimas postagens sejam priorizadas, e os usuários fiquem atualizados com os conteúdos mais recentes de suas contas favoritas.

Interesse

O algoritmo está sempre atento às atividades do usuário na plataforma para compreender seus interesses.

Se você é apaixonado por fotografia e interage com postagens relacionadas a esse tema, o algoritmo identificará seu interesse e passará a exibir mais conteúdo fotográfico no feed. 

A rede está constantemente atualizando as recomendações com base nas suas interações, garantindo que você seja exposto a conteúdos que realmente despertem novas interações.

Como o algoritmo classifica os diferentes tipos de conteúdo?

Desde o momento em que você publica uma postagem até a frequência com que alguém “curte” seu conteúdo, todos esses critérios são ponderados de maneira diferente em cada parte do Instagram para classificar as postagens.

Ao selecionar a seção de Stories, as pessoas provavelmente desejam ver o conteúdo de seus amigos. Mas, se eles estiverem navegando no Explore, eles querem ver algo novo.

No final, o objetivo é fazer com que o tempo do usuário na plataforma valha a pena, mostrando o que ele gosta e o que é mais relevante para ele em cada seção.

A seguir, entenda mais sobre os critérios usados pelo algoritmo de cada seção do Instagram.

Algoritmo para Reels

O algoritmo para a seção Reels tem o objetivo de entreter os usuários com conteúdo que eles provavelmente assistirão até o final, tanto de contas seguidas quanto de contas não seguidas. 

O algoritmo avalia diversos fatores para determinar a relevância do conteúdo, veja logo abaixo.

  • sua atividade: o algoritmo leva em consideração as interações que você teve com Reels, como curtidas, comentários e engajamento geral. Esses sinais ajudam o Instagram a entender que tipo de conteúdo pode ser mais relevante para você;
  • histórico de interação com o criador do vídeo: no caso dos Reels, assim como na seção Explorar, você pode encontrar conteúdo de criadores desconhecidos. No entanto, se você já interagiu de alguma forma com esses criadores anteriormente, o Instagram leva isso em consideração ao exibir os vídeos. É por isso que você pode ver muito conteúdo de criadores que você conhece, mas ainda não começou a seguir;
  • informações sobre o Reels: o algoritmo tenta inferir sobre o conteúdo do vídeo com base na legenda, na trilha de áudio e na análise dos pixels e frames. A popularidade geral do vídeo também é considerada;
  • informações sobre a pessoa que fez a postagem: o Instagram leva em conta se o autor do Reel tem um público engajado, se o conteúdo que ele publica recebe consistentemente curtidas e compartilhamentos. Essas informações influenciam a classificação do conteúdo.

Com base nessas análises, o algoritmo do Instagram seleciona os Reels mais relevantes e atrativos para você, visando proporcionar uma experiência personalizada.

Algoritmo para a aba “Explorar”

Para essa seção, o algoritmo analisa postagens anteriores das quais você gostou ou com as quais interagiu e extrai uma coleção de fotos e vídeos de contas relacionadas que você não segue (ainda!).

Essas fotos e vídeos são organizados de acordo com os assuntos que mais lhe interessam.

O algoritmo considera a probabilidade de você gostar, salvar ou compartilhar uma postagem específica.

Veja, a seguir, os critérios considerados pelo algoritmo da aba “Explorar”.

  • informações sobre a postagem: o algoritmo avalia a popularidade geral de uma postagem, usando critérios como quantas pessoas estão curtindo, comentando, compartilhando e salvando (e com que rapidez essas interações acontecem);
  • seu histórico de interação com a pessoa que postou: a maioria do conteúdo no Explorar é de contas novas para o usuário, mas as contas com as quais ele interagiu no passado recebem um pouco de impulso aqui;
  • sua atividade: o algoritmo analisa as postagens que despertaram seu interesse e aquelas com as quais você interagiu. Com base nisso, ele reúne uma coleção de fotos e vídeos de contas relacionadas que você ainda não segue (mas talvez tenha o interesse de seguir);
  • informações sobre a pessoa que postou: quando uma conta recebe muita interação dos usuários nas últimas semanas, isso indica para o Instagram que há algum conteúdo atraente sendo publicado, que outras pessoas também podem gostar.

Com base nesses dados, o algoritmo personaliza o conteúdo exibido em “Explorar”, mostrando aos usuários vídeos e postagens relacionados aos seus interesses.

Outros fatores

Há outros fatores do algoritmo do Instagram que, embora sejam mais gerais, também merecem ser observados.

Por exemplo, se os seguidores seguem muitos perfis, você terá uma maior competição pelo primeiro lugar no feed deles.

Quando os usuários postam algo rotulado como desinformação, o Instagram coloca um rótulo na postagem e diminuirá sua exibição no feed e nos Stories.

Se o usuário postar informações suspeitas várias vezes, o Instagram pode tornar o conteúdo desse usuário muito mais difícil de ser encontrado na rede.

Algoritmo para Feed e Stories

O algoritmo de Stories é semelhante ao algoritmo de Feed, pois usa critérios relacionados às datas de publicação para decidir qual conteúdo mostrar primeiro.

É por isso que você provavelmente verá o story ou a foto do seu melhor amigo no feed assim que abrir o aplicativo.

Veja como o Insta escolhe a ordem em que os conteúdos aparecerão no Stories e no Feed:

  • informações sobre a publicação: informações como quando o conteúdo foi postado, quais figurinhas usa (no caso do Story) ou músicas que ela usa e interação (curtidas, mas também envolvimento em enquetes e perguntas) são importantes para o algoritmo;
  • informações sobre a pessoa que postou: o Instagram sabe com que frequência você interage com os conteúdos de determinados usuários, incluindo curtidas, respostas, compartilhamentos e interações com figurinhas. Essas métricas são usadas para determinar a probabilidade de você se importar com o conteúdo da pessoa;
  • sua atividade: se você acabou de interagir com a postagem de um determinado usuário, é mais provável que veja as publicações dele aparecer e vice-versa.

 

Ao considerar suas atividades, seu histórico de interação, informações sobre o conteúdo e a pessoa que postou, o algoritmo busca criar Feed e Stories diversificados, com conteúdo que você tem maior probabilidade de apreciar e assistir até o final.

Como melhorar o algoritmo do seu Instagram?

Considere as nossas dicas que estão logo abaixo para tentar tirar proveito do algoritmo do Instagram para o seu negócio.

Publique conteúdos relevantes 

O algoritmo do Instagram tem tudo a ver com fornecer a melhor experiência.

Se você se concentra em criar conexões com seu público e produzir um ótimo conteúdo, não precisa se preocupar com atualizações do Instagram e alterações no algoritmo da rede.

  • ofereça valor: seu conteúdo deve agregar valor à vida de seus seguidores. Forneça informações úteis, inspire-os, divirta-os ou eduque-os de alguma forma. Quanto mais valor você oferecer, mais engajamento e interações obterá.
  • seja autêntico: Mostre a personalidade por trás do seu perfil. Seja autêntico, genuíno e transparente. Os usuários do Instagram apreciam conteúdos autênticos e se conectam mais facilmente com perfis que mostram autenticidade.
  • varie o formato do conteúdo: experimente diferentes formatos, como fotos, vídeos, carrosséis, histórias, enquetes e lives. Mantenha seu conteúdo diversificado e interessante para atrair diferentes tipos de público.

Quando você oferece valor genuíno, o algoritmo do Instagram trabalha a seu favor.

Poste nos horários certos

Não é segredo para ninguém que o momento em que você publica no Instagram tem impacto direto no alcance e no engajamento das suas postagens. 

É essencial postar seu conteúdo nos dias e horários certos para postar: em outras palavras, os horários em que seu público-alvo está mais ativo na plataforma.

Cada conta tem seguidores com hábitos e rotinas diferentes, e é essencial identificar os momentos em que eles estão mais propensos a estar no Instagram.

Uma maneira eficaz de descobrir esses horários é utilizar ferramentas analíticas que fornecem insights sobre o comportamento do seu público.

Essas ferramentas analisam dados sobre quando seus seguidores do Instagram estão mais ativos, permitindo que você identifique os melhores momentos para alcançá-los.

Se você tem um perfil comercial (Instagram for Business), também pode usar o Instagram Insights.

É por meio dessa ferramenta que os perfis de empresas e influenciadores digitais analisam métricas do Instagram que avaliam a performance de cada postagem e da conta no geral.

Realizar testes também é uma estratégia valiosa. Experimente postar em diferentes horários e analise o desempenho de cada postagem.

Observe quais horários geram mais engajamento, como o número de curtidas, comentários e compartilhamentos. 

Com essas informações, você pode garantir que está agendando suas postagens nos períodos com mais seguidores online.

Tenha constância nas suas publicações

Quanto mais postar, mais rápido o seu perfil cresce.

No entanto, você tem que ser consistente.

Não adianta publicar dez vezes hoje, duas vezes amanhã e quatro vezes na próxima semana: o algoritmo do Instagram não gosta disso, ele quer ver frequência.

Aqui estão algumas dicas nesse sentido:

  • crie um calendário editorial: planeje suas postagens com antecedência para garantir que você tenha um fluxo contínuo de conteúdo. Isso ajuda a evitar períodos de inatividade e permite que você mantenha uma presença constante na rede;
  • use ferramentas de agendamento: aproveite as ferramentas disponíveis, como o Later ou o Hootsuite, para agendar postagens com antecedência, economizando tempo e ajudando a manter a constância, mesmo quando você estiver ocupado.
  • varie o tipo de conteúdo: não limite suas postagens apenas a fotos. Experimente diferentes formatos de conteúdo para manter o perfil interessante e diversificado;
  • analise os dados: observe os Insights do Instagram para identificar os horários e dias em que seus seguidores estão mais ativos.

Calendário editorial: O que é, importância e modelos para criar o seu em 2023!

Lembre-se de que a aquisição de visibilidade e novos seguidores pode ser uma estratégia de longo prazo, principalmente quando você se dedica a estratégias de tráfego orgânico.

Não espere resultados imediatos, mas mantenha-se firme e perseverante.

Mantenha sua taxa de resposta alta

Seu público só vai te amar mais, ou amar a sua marca, quando você reservar um tempo para responder a cada uma de suas mensagens, uma por uma.

E você não precisa pensar demais nas coisas. Se eles fizerem um elogio, um simples agradecimento será suficiente.

Se levantarem um problema sobre um produto, agradeça-lhes por terem se dado ao trabalho de informá-lo e, em seguida, prometa-lhes que você o abordará com a gerência.

Não se esqueça de entrar em contato com eles assim que algo sair de sua reclamação. Se eles disserem bom dia, diga apenas bom dia também.

As pessoas gostam de sentir que estão sendo ouvidas. Se você os faz se sentirem assim, é certo: eles vão retribuir o favor.

Incentive a interação dos seus seguidores

Segundo o Instagram, 150 milhões de pessoas conversam com uma empresa todos os meses por meio da plataforma. 

Essa estatística revela o potencial da interação dos seguidores para impulsionar o crescimento de um perfil no Instagram.

Quanto mais interação e envolvimento seus seguidores demonstrarem, maiores serão as chances de suas postagens serem exibidas para um público mais amplo.

Para engajar ao máximo seu público, aqui estão algumas estratégias:

  • faça perguntas: inclua perguntas nas legendas das suas postagens para estimular os seguidores a deixarem comentários. Perguntas interessantes e relevantes podem despertar a curiosidade e incentivar a participação;
  • crie enquetes e pesquisas: utilize recursos como enquetes e pesquisas nos Stories para envolver seus seguidores. Eles podem votar, expressar opiniões e interagir de forma rápida e fácil;
  • compartilhe conteúdo gerado pelos usuários: incentive seus seguidores a marcarem sua conta ou usar uma hashtag específica ao compartilharem conteúdo relacionado ao seu perfil. Ao repostar esse conteúdo, você demonstra apreço pelos seguidores e incentiva a interação;
  • realize sorteios: crie concursos ou sorteios que incentivem os seguidores a interagirem com as postagens. Peça que marquem amigos nos comentários, compartilhem o conteúdo ou sigam determinadas instruções para participar;
  • promova parcerias e colaborações: trabalhe em parceria com influencers e outros perfis de empresas para criar conteúdo conjunto, fazer menções ou promover trocas de seguidores, pois isso estimula a interação entre os seguidores de ambos os perfis.

A interação é a chave para o sucesso.

Concentre-se em construir relacionamentos com seus seguidores por meio de conteúdo realmente relevante para os seguidores.

Use as hashtags certas

Não espere que o algoritmo veicule seu conteúdo para novos seguidores: use as hashtags para levar seu conteúdo até eles.

Quando alguém pesquisa uma hashtag específica na barra de busca, o Instagram exibe postagens relacionadas a essa hashtag, permitindo que os usuários encontrem conteúdo relevante.

Se você tem uma marca de moda feminina e utiliza hashtags como #modafeminina, #tendênciasdemoda e #lookdodia, suas postagens serão exibidas para os usuários que pesquisarem essas hashtags, inclusive para aqueles que não são seguidores.

Um estudo realizado pelo Later revelou que postagens no feed que possuem 20 hashtags obtêm, na média, um maior nível de engajamento.

No entanto, é importante ressaltar que a qualidade das hashtags é fundamental.

É recomendado pesquisar e escolher aquelas que sejam relevantes para o seu nicho e para o conteúdo específico da sua postagem.

Evite utilizar hashtags genéricas e excessivamente populares, pois sua postagem pode se perder em meio a milhões de outras.

Opte por hashtags mais específicas e segmentadas, que têm um público mais direcionado.

Utilize os directs a favor da sua marca

Embora muitas das conversas no Instagram aconteçam em seções de comentários públicos, as mensagens diretas (directs) oferecem privacidade às pessoas que a seção de comentários não oferece.

E existem milhões de razões pelas quais as pessoas enviam uma DM para uma marca nas redes sociais.

Muitas vezes, eles querem compartilhar uma ótima experiência que tiveram com a empresa.

Outras vezes, por causa de um problema de atendimento ou de privacidade.

Os consumidores se comportam de maneira diferente nos canais de relacionamento, mas é lógico que os usuários do Instagram também falem com as marcas por esses motivos.

Seja qual for a motivação por trás, mostrar que sua marca vai ouvir, responder e agir é um impulsionador do negócio.

Agora, aproveite as oportunidades que o Instagram oferece e prepare-se para vender mais. Explore nossas dicas para transformar seu perfil numa máquina de vendas.

Se você vai começar a vender no Instagram Shopping, aprenda tudo sobre como configurar e integrar os produtos com nosso e-book completo e gratuito sobre o assunto!

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