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Botão comprar agora: Aprenda como ativar a função para vender mais!

Para ativar o botão comprar agora no Instagram você precisa ter no mínimo 9 publicações com produtos marcados no seu Instagram profissional, dessa forma a plataforma entende que sua loja já possui produtos cadastrados e disponibiliza o botão comprar agora automaticamente.
botão comprar agora

Principais tópicos

As redes sociais têm se tornado, ao longo dos anos, verdadeiras ferramentas de vendas. E, com o passar do tempo, elas foram se aprimorando, oferecendo diversas funcionalidades que trazem mais facilidade e fluidez para o consumidor no momento da compra, como o botão Comprar agora.

No entanto, para que o seu uso seja eficaz e se converta em resultados positivos para a sua loja, é preciso utilizá-lo com estratégia e seguir as diretrizes das plataformas.

Pensando nisso, criamos este artigo que falará sobre o botão comprar agora, sua importância e como ativá-lo tanto no Instagram, quanto no Facebook, aumentando as vendas do seu negócio. Confira!

Botão Comprar Agora no Instagram: como funciona e quando esse recurso foi lançado no Brasil?

O botão Comprar Agora não é uma novidade nas redes sociais.

Ele foi implementado em 2019 e tem como principal objetivo possibilitar ao usuário a realização de compras diretamente nos posts, facilitando a jornada de compra dos clientes e melhorando significativamente o resultado das lojas.

A opção é ativa apenas para os perfis comerciais e permite que eles possam marcar até 5 produtos em uma única foto, ou 20, nos carrosséis (conjunto de imagens em um único post), aumentando, assim, as chances de conversão.

Funcionamento do botão

Na prática, o consumidor, ao clicar sobre o produto, pode visualizar o seu preço e clicando na opção “comprar agora” é redirecionado para a loja a fim de concluir seu pedido.

Essa opção traz mais agilidade ao processo de compra e, consequentemente, impacta os resultados do negócio.

Com o uso expressivo do smartphone e das redes sociais pelos usuários de todo mundo, o botão comprar agora se torna uma excelente ferramenta para alavancar as vendas.

Para que serve os botões “Ver no site”, “Comprar” e “Ver loja”?

Além da opção “Comprar Agora”, existe no Instagram os botões “Ver no site”, “Comprar” e “Ver loja”. Cada um deles tem a sua importância e função específicas. Veja:

Ver no site

Localizado no catálogo da loja, o botão “Ver no site” redireciona o visitante para o site oficial. Assim, ele terá mais informações sobre o produto (incluindo fotos, meio de pagamento, tamanho e cores).

usashoes - botão ver site

Comprar

O botão “Comprar” fica localizado no perfil da loja, próximo da opção “Mensagem”. Nele é possível chegar até o catálogo dos produtos disponíveis na própria plataforma.

Ver loja

O botão “Ver a loja” tem a mesma função do botão “Comprar”.

Ou seja, ela leva o consumidor até o catálogo da loja na plataforma. No entanto, ele se localiza nas publicações do feed, logo abaixo da imagem.

Botão ver loja - uzashoes

Quem pode colocar botões de compra no Instagram?

Os botões de compra não estão acessíveis a todos os usuários, pois são destinados apenas aos perfis comerciais.

Sua finalidade exclusiva é a de promover e facilitar processos de venda, melhorando os resultados dos e-commerces.

Confira alguns requisitos que as lojas virtuais precisam ter para usufruir dessa funcionalidade:

  • Ter um perfil comercial no Instagram;
  • A loja precisa vender produtos físicos;
  • Respeitar e seguir as regras de venda e outras políticas importas pela plataforma;
  • Ter um perfil no Facebook;
  • Ter um catálogo (vitrine online);
  • Ativar a função “Shopping” no Instagram;
  • Conectar o seu perfil ao Gerenciador de Negócios do Facebook.

É necessário também que o empreendimento tenha uma página oficial na internet, em que o visitante possa realizar o seu cadastro e finalizar a compra, uma vez que no Instagram isso não é possível.

Como ativar os três tipos de botão?

Após criar uma conta comercial e ativar o recurso de compras, conectando-o com a vitrine virtual, é possível ativar e fazer uso de cada um dos botões disponíveis. Veja o passo a passo:

Botão “Ver no site”

  1. Acesse o post que será adicionado o botão.
  2. Clique nos 3 pontos que aparecem no canto superior direito da imagem.
  3. Clique em editar.
  4. Selecione a opção “Marcar produtos”.
  5. Insira o nome do item e selecione-o entre as opções disponíveis do catálogo.
  6. Clique em “Concluir”.

Após seguir essa sequência, o botão “Ver no site” aparecerá para o visitante sempre que ele clicar sobre a imagem do post.

Botão “Comprar”

Já o botão “Comprar” para ser ativado, é necessário que hajam, no mínimo, nove publicações com produtos marcados.

Dessa forma, o Instagram entende que sua loja já tem alguma consistência e disponibiliza o botão “Comprar” automaticamente.

Botão “Ver loja”

O botão “Ver loja” para ser ativado automaticamente pelo Instagram, basta que seja marcado um produto da loja.

Ao contrário do botão “Comprar”, não é exigido que se tenha um número mínimo de posts para que ele fique disponível.

Como funciona o botão Comprar Agora no Facebook?

Assim como no Instagram, o Facebook também oferece a opção do botão “Comprar Agora”.

No entanto, o seu funcionamento é parecido com o botão “Ver no site” do Instagram. Ou seja, eu seu objetivo é redirecionar o potencial cliente para o site, para que ele finalize a compra.

Além dos perfis profissionais, essa funcionalidade pode ser inserida em anúncios de páginas da internet, ou em anúncios do Facebook Ads.

Quem pode colocar botões de compra no Facebook?

Hoje, muitos botões destinados a facilitar os processos de compra são disponibilizados pelo Facebook.

Os mais comuns são “Enviar Mensagem”, “Cadastre-se”, “Fazer pedido”, “Ver cardápio” e “Comprar agora” e qualquer pessoa que tenha uma página, pode adicioná-los.

No entanto, para que o botão “Comprar agora” apareça nos anúncios, será necessário ir até o Gerenciador de Anúncios e seguir as instruções.

Veja, a seguir como colocar os botões de compra em sua página no Facebook.

Como colocar botões de compra no Facebook?

Para alavancar a venda do seu negócio e proporcionar ao cliente uma experiência de compra mais fluida e simples por meio dos botões de compra, basta realizar o login na plataforma e seguir as seguintes instruções:

Botão “Comprar agora” na página da loja

  1. Acesse a sua página e, abaixo da foto de capa, selecione a opção “Gerenciar”.
  2. Clique em “Fornecer informações e preferências”, localizado na lateral direita da página.
  3. Selecione “Adicionar um botão de ação”.
  4. Clique em “Comprar agora”, em seguida, em “Avançar”.
  5. Indique qual a plataforma estará conectada ao botão e pressione a opção “Continuar”.
  6. Realize o login e conclua.

Caso a sua loja esteja em outra plataforma (não integrada ao Facebook), é possível adicionar um link que redirecione para ela. Basta selecionar o botão “Saiba mais” e clicar na opção disponível.

Botão “Comprar agora” em anúncios de páginas na web

  1. No painel profissional da sua página, selecione “Central de anúncios”, em seguida, em “Criar anúncio”.
  2. Estabeleça uma meta para o seu anúncio (essa etapa é muito importante no momento de avaliar os resultados da campanha).
  3. Insira um título, uma imagem e a URL a qual o anúncio se destina.
  4. Na opção “Nome do botão”, selecione “Comprar agora”.
  5. Forneça as informações sobre público, duração da campanha e orçamento.
  6. Após visualizar a prévia do anúncio, selecione a opção “Promover publicação”.

Botão “Comprar agora” em anúncios do Facebook Ads

  1. Clique na opção “Criar” localizada no Gerenciador de Anúncios.
  2. Determine quais são os objetivos do anúncio.
  3. Selecione uma das opções “Personalizada” ou “Padrão” para as configurações da campanha.
  4. Insira dados sobre público, duração e orçamento.
  5. Acrescente o criativo, o texto e a descrição do anúncio.
  6. Clique na opção “Comprar agora”, localizada em “Chamada para Ação”

Como utilizar os botões de compra de modo estratégico?

Os botões de compra disponibilizados tanto no Instagram quanto no Facebook são ferramentas indispensáveis para quem tem e-commerce.

Mas para que a sua utilização impacte nos resultados das vendas, é preciso utilizá-los de maneira estratégica.

Veja as nossas dicas de como realizar esse trabalho e alavancar as vendas do seu negócio:

Explore o potencial dos Stories

O Story é uma excelente ferramenta de interação com o público disponibilizado pelo Instagram.

Trata-se de uma publicação temporária que fica no ar por 24 horas e que é muito visualizada pelos usuários.

Podemos dizer que hoje o instagram funciona como uma TV, em que cada usuário representa um canal de comunicação com os seus seguidores.

Grande parte dos usuários passam horas (zapeando de um storie para o outro) em busca de informações rápidas e criativas.

Por esse motivo, colocar chamada para compras também nos Stories aumentam as chances de conversão e o alcance da divulgação do produto.

Portanto, sempre que for publicar no feed, compartilhe o post nos Stories e tente realizar posts que despertem a curiosidade dos seus seguidores, para que eles visitem a publicação e clique nos botões de compra.

Use hashtags na legenda

As hastags também são uma boa opção de divulgação do Instagram.

Funciona da seguinte maneira: ao realizar um post, após a legenda principal, você deve adicionar as palavras-chave relacionadas à publicação, antecedida pelo símbolo “#”.

Fazendo isso, cada vez que um usuário fizer uma busca na barra de pesquisa e digitar a palavra-chave que corresponde ao seu post, a sua publicação aparecerá entre os resultados.

Hoje, o Instagram permite que sejam inseridas até 30 hashtags em uma única publicação.

No entanto, o seu uso deve ser moderado para não provocar poluição visual no texto do post, causando desconforto e prejudicando a leitura do usuário.

Além disso, o uso indiscriminado de hashtags podem violar as políticas da plataforma e fazer o seu perfil sofrer shadowban — punição que faz com que seus posts, tanto no feed e quanto nos resultados de pesquisa de hashtags não apareçam para os usuários.

Faça boas imagens dos produtos

O Instagram é uma plataforma famosa pela possibilidade do compartilhamento de imagens (fotos e vídeos).

Portanto, para que um post chame atenção do visitante, é muito importante fazer boas fotografias do produto.

Uma foto nítida, com uma composição que chame a atenção é fundamental para que o potencial cliente clique sobre o post e interaja com ele.

A partir daí, ele poderá clicar no botão que o levará a fechar negócio.

Além disso, uma boa imagem do produto não deixa margem para dúvidas. É essencial que os consumidores saibam o que estão consumindo e tenham acesso às especificidades do produto.

Por isso, deixe o produto em evidência, bem iluminado, fotografando também os detalhes mais importantes.

Marque mais de um produto

O Instagram permite que, em um único post sejam marcados até cinco produtos em uma única imagem e, no caso do carrossel, até vinte itens.

Dessa forma, o público poderá ter acesso a informações de diversos produtos clicando em uma publicação.

Isso garante mais chances de conversão, pois aumenta as chances de interesse por, pelo menos, um dos itens.

No entanto, é importante mencionar que a imagem precisa ser clara e os produtos devem estar ordenados de modo que não gere confusão em quem visualiza.

Proporcione segurança para os seus clientes

Um dos grandes receios de quem consome pela internet é a falta de segurança das redes.

E, como os botões de compra redireciona para a página oficial da loja, oferecer um ambiente seguro para o usuário é primordial.

Assim, escolha uma plataforma de e-commerce confiável, que ofereça ao consumidor a chance de concluir a compra dentro do próprio site e não em outro.

Além disso, garanta que medidas de segurança sejam tomadas para que os seus dados não sejam interceptados (como a criptografia).

Outros métodos também podem ser usados como Certificado SSL (identidade virtual que fornece validade jurídica e segurança digital nas transações), verificação em duas etapas, entre outros.

Com a popularização das redes sociais, é crucial que as empresas tenham perfil nessas plataformas, se aproximando do público e criando com ele uma relação de confiança.

Essa ação também possibilita a criação de estratégias para a divulgação do produto e fortalecimento da imagem do negócio.

Nesse sentido, o Instagram e o Facebook têm inúmeras funcionalidades que facilitam o processo de compra.

O botão Comprar agora é uma das ferramentas que promovem experiências de consumo mais intuitivas e ágeis.

Por isso, ele deve ser usado de modo estratégico e focado em objetivos previamente definidos, causando boas impressões no público, que poderá se fidelizar a sua loja!

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