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O que é automação de marketing e como utilizá-la para facilitar suas vendas

Automação de marketing é todo processo de automação de tarefas realizadas com a ajuda de softwares com o objetivo de otimizar trabalhos manuais e melhorar resultados.
automação de marketing

Principais tópicos

Você quer expandir seu negócio online, mas não sabe como, pois as atividades da operação ocupam toda o seu tempo de trabalho.

É preciso conferir os pedidos dos clientes no site, emitir nota fiscal, separar os itens no estoque, embalar, enviar para a transportadora, gerenciar as redes sociais e atender aos clientes.

Muito cansativo, não é mesmo?

Uma solução para esse problema é a automação de marketing, uma ferramenta que automatiza tarefas da área de marketing, diminuindo a carga de trabalho manual e aumentando o número de vendas.

Neste artigo, vamos mostrar para você os tipos de automação de marketing, as melhores plataformas disponíveis no mercado e dicas para escolher a ferramenta certa para a sua empresa.

Então, para saber tudo sobre o assunto, continue com a gente até o fim!

O que é uma automação de marketing?

Automação de marketing é o processo de utilizar softwares para automatizar tarefas do dia a dia de um negócio com o objetivo de otimizar o trabalho e melhorar os resultados.

Esse método escala as ações de operação de uma loja, permitindo um trabalho mais eficiente relacionado ao atendimento de clientes, aumento de leads e crescimento das vendas.

Por exemplo, um e-commerce que vende produtos para cabelo tem poucos funcionários e a pequena equipe está sobrecarregada com tarefas como administrar redes sociais, tirar dúvidas de clientes, encaminhar mercadorias para a transportadora, entre outros.

Automatizar alguns desses processos alivia a carga de trabalho e ajuda a economizar tempo, fazendo esse grupo concentrar esforços em demandas mais específicas.

Então, agora você deve estar se perguntando “como eu faço isso?” Calma! É o que mostraremos mais adiante.

Quais são os tipos de automação de marketing?

Você está sobrecarregado e precisa automatizar tarefas da sua campanha.

Mas por onde começar? Qual serviço escolher?

Pensando em responder as suas dúvidas nós trouxemos uma lista dos tipos de automação de marketing.

Assim, você pode ver cada uma delas e decidir qual é a melhor solução para o seu negócio.

CRM

Customer Relationship management (CRM) ou, em tradução livre, sistema de gerenciamento de relacionamento com clientes, é a automação que ajuda uma empresa a administrar seu relacionamento com as pessoas que já compraram na sua loja ou tem interesse de comprar.

Um software de CRM recolhe dados de contatos de clientes com a empresa em diferentes canais de marketing. Tais canais são o site da loja, mensagens por WhatsApp, e-mail e interações em redes sociais.

Alguns benefícios de CRM são:

  • fornecer uma visão de 360º do processo de vendas;
  • armazenar dados de clientes e depois acessá-los;
  • gerenciar leads de forma eficiente;
  • escolher qual conteúdo personalizado deverá ser enviado para determinado lead;
  • poupar tempo das pessoas automatizando várias atividades do dia a dia.

E-mail marketing

A automação de e-mail marketing é uma estratégia que utiliza um conjunto de mensagens de e-mails para engajar e converter a base de clientes.

Essa ferramenta envia mensagens automáticas a partir de determinadas interações de uma pessoa com a empresa em diversos meios de atendimento.

Por exemplo, enviar um e-mail de boas-vindas a um novo inscrito ou enviar promoções relacionados a um feriado como o dia das mães.

Segundo estatísticas sobre e-mail marketing em 2023 apresentadas pelo Hubspot, há 4 bilhões de usuários de e-mails no mundo e em 2025 esse número vai chegar 4,6 bilhões.

E de acordo com dados levantados pela Salescycle em 2022, 50% das pessoas fazem compras influenciadas por marketing por e-mail uma vez por mês.

Portanto, essas informações mostram que essa estratégia é uma das mais eficientes no sentido de converter. E as vantagens oferecidas por ela são:

  • criar campanhas personalizadas;
  • nutrir e engajar os consumidores;
  • falar sobre novos produtos ou serviços.

Por último, tome cuidados com as más práticas de e-mail marketing, pois isso fará que as pessoas denunciem as mensagens como spam ou cancelem a inscrição.

Gerenciamento de leads

Gerenciamento de leads é o processo de adquirir, qualificar e convertê-los em clientes.

Isso tudo envolve várias tarefas como capturar pessoas que se enquadrem na persona do seu negócio. Depois, segmentá-las em leads qualificados e não qualificados.

Nutrir os não qualificados com conteúdos especiais tais quais blog posts, infográficos, campanhas de e-mail ou e-books.

E enviar os qualificados para a equipe de vendas.

Com o gerenciamento de leads seu negócio pode conseguir:

  • economizar o tempo dos vendedores;
  • melhorar a experiência do cliente entregando informações relevantes;
  • aumentar o lucro fechando mais vendas com leads qualificados.

Automação de análises de marketing

Automatizar as análises de marketing é o trabalho de medir e estudar as suas campanhas de marketing.

Utilizar softwares para esse tipo de serviço dá a possibilidade aos profissionais de analisar o ROI e otimizar campanhas, sem precisar passar muitas horas olhando e combinando diversos tipos de dados.

Além disso, ela viabiliza:

  • verificar a performance de determinada campanha;
  • colher dados sobre anúncios, posts de redes sociais, e-mails e visitas no site;
  • otimizar campanhas para aumentar resultados.

Alinhamento entre equipe de vendas e marketing

Atritos entre departamentos de marketing e vendas é tão normal de acontecer quanto atritos entre membros de uma banda de rock.

A automação remedia esse conflito, assim como um empresário acalma os ânimos entre os membros de uma banda.

Nesse caso, a automação é uma combinação de ferramentas da área do marketing com ferramentas da área de vendas. Unidas em uma estratégia, elas encontram, engajam e convertem clientes.

Ela permite que os leads sejam nutridos e entregues prontos, em seguida, para o setor de vendas entrar em contato.

Desse modo, com os leads mais preparados, os vendedores não precisam gastar tanto tempo convencendo potenciais compradores.

Automação de vendas e marketing permite:

  • compartilhar informações de leads prontos;
  • trocar dados sobre personas, histórico de compras e conversas de clientes;
  • estabelecer metas conjuntas entre os setores de marketing e vendas. 

Quais são as vantagens de utilizar uma automação de marketing? Veja 9 delas!

Automatizar as tarefas de marketing que mais trazem dor de cabeça e cansaço para quem lida com elas, é benéfico tanto para os profissionais quanto para a empresa.

Pois a automação ajuda a economizar tempo e energia das pessoas e propicia o crescimento dos resultados.

Confira mais vantagens sobre a automação de marketing logo abaixo.

1. Otimiza a jornada do cliente

A automação de marketing acompanha o seu o público-alvo em uma jornada do cliente personalizada.

Já pensou em distribuir conteúdos de forma manual para diversos leads em diferentes estágios do funil de vendas?

Com essa campanha automatizada, o prospecto entra no funil e desce por ele, com a maioria dos esforços sendo feitos pelo software escolhido pela equipe de marketing.

Por exemplo, em um e-commerce de roupas infantis um e-mail é enviado para um cliente que abandonou um carrinho de compras que continha algumas peças de roupas para sua filha.

Isso ajuda na decisão de compra e melhora os resultados de vendas.

2. Nutre os leads

São raras as pessoas que entram em uma loja online, batem o olho em um produto e compram imediatamente.

A situação comum é elas acessarem outros sites e fazerem mais pesquisas. Por essa razão, é importante nutrir os leads e automatizar essa atividade para aumentar os resultados.

Isso pode ser feito da seguinte forma:

  • criar conteúdo de qualidade como blog posts, posts de redes sociais, infográficos, vídeos entre outros;
  • otimizar o site para SEO para ele ser encontrado nas buscas do Google;
  • oferecer algum presente para o usuário para ele dar seu e-mail. O presente pode ser um desconto especial ou frete grátis em alguma compra;
  • Enviar e-mails com descontos, divulgar promoções relacionadas a feriados comemorativos;
  • informar sobre carrinhos abandonados;
  • fazer pesquisas de satisfação.

Segundo estatísticas sobre marketing digital em 2022 levantadas pelo Hubspot, uma nutrição de leads eficiente que guia uma pessoa através da jornada de compra aumenta a taxa de conversão em 50% a um custo 33% menor do que as empresas que não utilizam esse serviço.

Entendeu o poder da nutrição de leads?

3. Estabelece uma comunicação personalizada

Em um e-commerce ou site que vende serviços, a automação de marketing possibilita segmentar o seu público-alvo de acordo com vários critérios: momento de compra, que tipo de empresa trabalha, qual cargo ocupa, entre outros.

A partir daí e-mails personalizados são enviadas para cada segmento, evitando que pessoas passem por uma jornada do cliente genérica e pouco efetiva.

Por exemplo, se uma pessoa leu um blog post sobre um software de gestão financeira, ofereça uma demonstração gratuita.

4. Cresce a escalabilidade do negócio

Se você trabalha sozinho em seu e-commerce e pensa em expandir o seu negócio, fazer toda a operação de forma manual não irá levá-lo muito longe.

Para aumentar os lucros da empresa sem aumentar as despesas, ela precisa ser escalável. E o caminho mais rápido para conseguir isso é por meio da automação de marketing.

A automação escala um negócio simplificando tarefas da estratégia de marketing como atendimento aos clientes, nutrição de leads e otimização em SEO.

5. Melhora a experiência do usuário

Você conseguiu converter clientes em seu e-commerce, e agora?

Nesse momento, é hora de pensar na retenção deles. Por isso, é importante continuar nutrindo-os para que eles voltem a comprar.

As tarefas automatizadas podem enviar:

  • promoções para feriados especiais como dia das mães, dia dos namorados e dia das crianças;
  • atualizações sobre novos produtos ou serviços;
  • notícias sobre a loja;
  • pesquisas de satisfação do cliente.

Assim, com mais tempo livre, ele podem desenvolver a criatividade e inovação.

Por exemplo, usar o tempo livre para caprichar em artes para posts no Instagram e Facebook, chamando mais atenção de usuários nessas redes sociais. Ou produzir vídeos para o Tik Tok.

9. Aumenta a taxa de conversão

A automação de marketing aumenta as oportunidades de fazer mais vendas.

Primeiro, por se conectar em pontos importantes com uma pessoa por meio da jornada do cliente.

Segundo, por enviar e-mails sobre carrinhos abandonados no site.

E, por último, por enviar leads qualificados aos vendedores, que gastam menos tempo no processo de venda.

Portanto, a automação de marketing é uma ótima ferramenta para aumentar os lucros do negócio.

Além disso, esse trabalho ajuda a colher mais informações sobre o seu público ideal, o que permite otimizar pontos fracos do seu negócio.

6. Entrega leads mais prontos

Um vendedor de uma empresa que vende uma assinatura de um software de gestão financeira entra em contato com um cliente que não sabe nada sobre o produto, nem sobre o problema que enfrenta.

Esse profissional vai gastar muito tempo tentando convencer esse cliente a comprar, sendo que as chances de fechar a venda são poucas. Pouco efetivo, não é?

Quando o vendedor recebe um lead que sabe qual problema está enfrentando e qual é a solução, o processo de venda é mais simples e leva menos tempo.

7. Reduz a carga de trabalho dos funcionários

Quando um e-commerce tem poucos funcionários e não tem atividades automatizadas, a equipe fica sobrecarregada com trabalhos chatos e repetitivos.

É preciso responder clientes em redes sociais, olhar estatísticas do site e cuidar da operação.

Muito trabalho leva ao stress, prejudicando a qualidade de vida dos colaboradores.

Felizmente, existe a automação como solução.

É possível utilizar chat bots para tirar dúvidas de clientes e softwares para fornecer insights sobre dados.

Assim, a carga de trabalho é reduzida, a equipe consegue focar em tarefas estratégicas e não é preciso contratar mais funcionários.

8. Viabiliza a criatividade

O volume grande de atividades manuais chatas e repetitivas leva a equipe de colaboradores ao esgotamento.

Quando muitas das tarefas da área de marketing são automatizadas, isso ajuda a economizar o tempo dos funcionários.

Assim, com mais tempo livre, eles podem desenvolver a criatividade e inovação.

Por exemplo, usar o tempo livre para caprichar em artes para posts no Instagram e Facebook, chamando mais atenção de usuários nessas redes sociais. Ou produzir vídeos para o TikTok.

9. Aumenta a taxa de conversão

A automação de marketing aumenta as oportunidades de fazer mais vendas.

Primeiro, por se conectar em pontos importantes com uma pessoa por meio da jornada do cliente.

Segundo, por enviar e-mails sobre carrinhos abandonados no site.

E, por último, por enviar leads qualificados aos vendedores, que gastam menos tempo no processo de venda.

Portanto, a automação de marketing é uma ótima ferramenta para aumentar os lucros do negócio.

Como fazer uma automação de marketing que potencialize os resultados?

Não adianta escolher uma ferramenta específica de automação de marketing sem uma estratégia definida.

Uma estratégia eficiente é elaborada seguindo uma série de passos. Dessa forma, você medirá os resultados do seu negócio ao longo do tempo e vai se manter firme em seus objetivos.

Veja o que você deve fazer logo seguir:

  • definir metas: escolha quais objetivos seu negócio online quer alcançar. Aumentar o tráfego orgânico? Crescer o número de leads? Aumentar a taxa de conversão? Escolha baseado nos pontos da empresa que você quer aprimorar;
  • selecione métricas para acompanhar: com o objetivo definido, acompanhe as métricas para medir o seu progresso. Por exemplo, se você escolheu aumentar o tráfego orgânico do seu site, veja qual foi a taxa de crescimento de visitas.
  • mapeie a jornada do seu cliente: uma jornada é formada pelas etapas de atração, consideração, decisão e retenção. Estabeleça quais conteúdos serão entregues em cada etapa;
  • escolha a ferramenta adequada para as suas necessidades: veja os softwares disponíveis no mercado que sirvam aos seus objetivos. Você quer ter leads mais qualificados? Então, analise as opções e escolha uma que caiba no seu orçamento.
  • Implemente a estratégia e revise: depois de colocar sua estratégia em prática, meça os resultados. Se você não estiver conseguindo atingi-los, faça revisões no seu plano de ação e veja o que você está fazendo de errado e o que precisa ser corrigido.

Criar uma estratégia de marketing para um e-commerce é um trabalho duro e leva tempo, mas os resultados, que aparecem em forma de mais vendas e aumento dos lucros, compensam.

Quais são as melhores ferramentas para automação de Marketing?

Agora que você já sabe como fazer uma estratégia de marketing vem à cabeça a pergunta: qual a melhor ferramenta de automação para o meu negócio?

Para responder a sua dúvida, trouxemos uma lista com 13 softwares de automação, mostrando qual área do marketing ele atende e a forma de aquisição.

E no final deste artigo vamos te presentear com um “Extra” de 5 dicas para não errar na escolha da sua ferramenta.

Por isso, não deixe de conferir!

1. Active Campaing

A Active Campaing oferece serviços de para as áreas de marketing, vendas e e-commerce.

A sua ferramenta para automação de marketing inclui serviços:

  • criação de formulário de inscrição para você capturar e-mails de pessoas que visitam o seu site;
  • mapeamento da jornada do cliente;
  • acompanhamento de metas;
  • nutrição de leads;
  • testes A/B.

Para negócios que estão iniciando ou que possuem poucos funcionários, eles possuem planos de assinatura com preços a partir de R$ 152,00 por mês.

2. Mautic

A Mautic é um software de automação de marketing de código aberto que oferece serviços gratuitos.

Ele atende as necessidades de um e-commerce que está começando e que não possui orçamento para pagar uma ferramenta mais avançada.

Entre as funções da Mautic, destacam-se:

  • campanha de e-mail marketing;
  • nutrição de leads;
  • acompanhamento de métricas de redes sociais;
  • criação de landing pages e jornada do cliente.

Para utilizá-lo, basta fazer o download no site, instalar no computador e criar uma conta.

3. Mailchimp

A solução da Mailcimp engloba automatização de diversas atividades como e-mail marketing, redes sociais e jornada do cliente automatizada.

Ela conta com ferramentas de Inteligência Artificial que escrevem mensagens de e-mails de forma simples e rápida.

É possível acessar essa ferramenta de forma gratuita, mas o plano sem custos possui limitações. Com essa conta, você consegue criar uma campanha de e-mail.

Mas se você preferir planos mais avançados, a assinatura mais barata custa R$ 27,00 por mês.

4. Leadlovers

Outra ferramenta bastante procurada de automação de marketing é a Leadlovers.

Seus recursos de IA produzem conteúdos como e-mails, posts de redes sociais e mensagens de WhatsApp.

Ela possui diversos planos de assinaturas que satisfazem diferentes necessidades. Um plano foca no atendimento por WhatsApp, enquanto outro na nutrição de leads. O mais caro agrupa todos os tipos de serviços.

O plano mais básico está disponível a partir de R$ 197,00 por mês.

5. RD Station

A ferramenta de automação de marketing da RD Station diferencia-se das outras soluções apresentadas aqui por ser um produto criado por empreendedores brasileiros.

Ela apresenta funções de jornada do cliente personalizada, fluxo de nutrição específico e envio de mensagens por e-mail e WhatsApp.

Além disso, ela faz uma integração entre os setores de marketing e vendas, avisando a equipe de vendedores quando um lead qualificado está pronto para ser abordado.

Quem procura otimizar o seu site para buscas no Google, a RD Station oferece funcionalidades como um painel de palavras-chave.

O plano mais barato cujo valor é de R$ 65,00 permite capturar leads, fazer gestão de redes sociais e relacionar-se com os contatos.

6. Brevo

A Brevo, antiga Sendinblue, é uma plataforma de marketing de relacionamento que comunica, engaja e gerencia a base de leads.

Ela possui funções como:

  • criar relacionamentos por meios de mensagens de e-mail, SMS e WhatsApp;
  • nutrição de leads;
  • chats personalizados em redes sociais e live chat;

A Brevo possui quatro planos de assinatura, entre eles um gratuito que tem diversas funcionalidades de e-mail marketing.

Quem quiser opções mais avançadas, o plano mais barato custa R$ 95,00 por mês.

7. Selzy

A solução da Selzy é focada em serviços de e-mail marketing. Ela é uma empresa internacional que atua no Brasil, Estados Unidos, Ucrânia e Cazaquistão.

Os usuários dessa plataforma podem desenvolver e-mails personalizados, fazer testes A/B e segmentação de público.

Ela também permite a criação de pop ups e formulários de inscrição.

É possível acessar a plataforma de maneira gratuita com algumas limitações. A assinatura mais barata custa R$ 28,00.

8. Sendpulse

A Sendpulse tem um portfólio variado de produtos que vai desde ferramentas de e-mail marketing até recursos de CRM.

Além disso, ela possui chatbots para diversas redes sociais como Instagram, Facebook, Telegram e WhatsApp.

Cada produto tem planos de assinaturas diferentes. Por exemplo, se você procura por serviços de e-mail marketing, o plano mais básico custa R$ 26,00 por mês. Mas se você busca por criação de landing pages, o plano mais barato sai por R$ 68,00 por ano.

9. Saaspro

A Sharspspring passou por mudanças e agora seu nome lá nos Estados Unidos é Constant Contact. Aqui no Brasil, a marca Sharpspring Brasil agora é chamada de Saaspro.

Nessa plataforma, é possível usar recursos para:

  • gestão de campanhas de marketing;
  • gerenciamento de redes sociais;
  • construção de landing pages;
  • nutrição de leads;
  • e-mail personalizado.

O site da Sasspro não apresenta informações a respeito de planos de assinaturas. Para saber mais sobre o assunto, é preciso agendar uma demonstração.

10. Wishpond

A Wishpond possui diversos produtos, entre eles o de automação de marketing.

Nele, é possível enviar e-mails personalizados, nutrir os leads e encaminhar os qualificados para a equipe de vendas.

Além do mais, existe as funções de automatização de ações de aplicativos já usados por sua empresa e integração com outras ferramentas como o Active Campaing e Mailchimp.

Os planos de assinatura só estão disponíveis para pagamento em dólar, o que faz o Wishpond ser mais caro do que seus concorrentes.

A mensalidade mais barata custa $ 49,00 por mês.

11. Getresponse

A automação de marketing da Getresponse possui diversas funcionalidades para quem deseja aumentar o número de vendas.

Ela cria jornada do cliente, elabora campanhas de e-mail marketing e faz segmentação avançada.

Ela também tem recursos de IA e permite a criação de webnars.

O valor da assinatura da solução de automação de marketing é $ 48,4 por mês.

14. Ramper

A Ramper, anteriormente Lahar, é uma plataforma focada em empresas B2B que ajuda na jornada de compra dos clientes, identificando problemas e automatizando processos.

Entre os seus benefícios está a geração de leads orgânicos para diminuir o custo de aquisição de clientes; o relacionamento com os leads e o impulsionamento do número de vendas.

Ela também possui outras soluções como o de prospecção digital, gestão de vendas e engajamento de leads.

A ramper oferece três planos de assinatura, mas não disponibiliza os preços em seu site. Para consultá-los é preciso entrar em contato com a plataforma.

13. Hubspot

A plataforma da Hubspot é a mais famosa do mercado. Ela apresenta soluções de automação, CRM de vendas e de gestão de conteúdos.

Os recursos de IA automatiza tarefas e analisa dados, mostrando insights preciosos.

Há uma versão gratuita com diversos recursos como gerenciamento de contatos, landing pages e e-mail marketing.

A opção que conta com o serviço de automação de marketing é o plano starter cuja mensalidade é de US $ 18,00.

[Extra] Como escolher a ferramenta de automação de marketing certa para meu negócio? Confira 5 dicas!

Neste ponto do artigo, você já sabe das ferramentas de automação de marketing disponíveis no mercado.

No entanto, com tantas opções, escolher um software certo para um negócio é como escolher um filme para assistir na Netflix.

Todo mundo já passou pela experiência de gastar horas passando de um filme para outro com o controle remoto, indeciso sobre qual escolher.

Para que você não passe horas mudando do site de uma empresa para outra, nós trouxemos 5 dicas para acabar com a sua indecisão e fazer a escolha certeira para o seu negócio. Por isso, não deixe de conferir.

1. Analise seus objetivos

Quais foram as metas definidas na estratégia de marketing?

Criar uma campanha de e-mail marketing? Aumentar o tráfego do site? Aumento da taxa de conversão?

Se você quer melhorar os resultados em marketing de e-mail, uma alternativa é procurar por plataformas que trabalhe apenas com essa solução. Dessa forma, você economizará mais dinheiro.

Mas se você quer mais funcionalidades, encontre uma ferramenta de automação de marketing que inclua esse serviço.

2. Teste a interface do usuário

Existem plataformas com interface simples e outras com interface complicada.

Por isso, é importante fazer testes antes de assinar um plano. Ao escolher uma plataforma de automação de marketing, use o período de avaliação gratuita e cancele se não gostar do produto.

Uma boa interface proporciona um aprendizado rápido, um visual atraente e agilidade na conclusão de tarefas.

Se ela não atender a esses critérios básicos, é hora de testar outra plataforma.

3. Verifique o suporte ao cliente

Controlar uma nova plataforma é um pouco difícil no começo, ainda mais quando ela possui dezenas de funcionalidades.

Por essa razão é importante ter à disposição um suporte técnico que responda às dúvidas sobre os recursos e auxilie na resolução de problemas que aparecer no uso da ferramenta.

Assim, para ter o melhor atendimento, faça perguntas como:

  • qual o tipo de contato disponível? E-mail, chat, telefone, WhatsApp?
  • o atendimento será feito por um ser humano ou por um robô?
  • o idioma é português?
  • qual é o tempo de resposta? Em minutos? 24 horas? Dias?

A partir dessas respostas você vai definindo critérios e, desse modo, vai eliminando as plataformas que não se encaixam nas suas respostas.

Por exemplo, se você não fala inglês, o ideal é ter um suporte que te auxilie em português.

Em muitos casos, chatbots não conseguem resolver problemas complexos, por isso é de enorme ajuda ter uma conversa com um atendente humano.

Siga essa linha e você estará cada vez mais perto de encontrar a ferramenta correta.

4. Estude os preços

Estudar os preços das ferramentas de automação de marketing é importante para ver quais são os planos de assinatura que cabem no orçamento.

No entanto, o preço mais baixo, em muitos casos, não é o melhor critério.

Por exemplo, se você optou por assinar um plano lite, compare plataformas com mensalidades parecidas. Um critério é ver quantos contatos elas oferecem. 500? 750?

Em alguns casos, vale a pena gastar um pouco mais para ter umas funções a mais.

Outra opção é usar uma plataforma gratuita no começo e depois partir para uma versão paga quando a demanda de trabalho crescer e exigir recursos mais avançados.

5. Veja se faz integrações com outras plataformas

Também existe o caso de um e-commerce já usar uma ferramenta em sua operação, como um software de CRM, por exemplo.

Mas uma de suas metas estabelecidas é aumentar a quantidade de leads qualificados e para isso é preciso adquirir outra plataforma.

Ele não quer cancelar o serviço de CRM, mas também não quer ter que lidar com duas ferramentas que não conversam entre si.

A solução é procurar uma plataforma que permita uma integração com outros softwares. Dessa forma, é possível compartilhar dados, ter insights valiosos e conseguir resultados surpreendentes.

A automação de marketing é essencial para o crescimento de um e-commerce em um mercado competitivo.

Então, defina sua estratégia, escolha a ferramenta ideal e sempre monitore o desempenho. Dessa forma, você fará mais vendas e aumentará os lucros do seu negócio.

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