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Vender na Shopee vale a pena? Confira vantagens e 11 dicas para começar agora!

Vale a pena vender na Shopee, pois, você não precisa ter CNPJ para começar, o site proporciona facilidade no cadastro e vendas, sua empresa ganha muita visibilidade dentro do marketplace e, além disso, a Shopee possui a melhor taxa de comissão do mercado!
vender n shopee vale a pena?

Principais tópicos

Por ter surgido há pouco tempo no Brasil, muitos vendedores se perguntam se vender na Shopee vale a pena. Bom, a resposta depende de alguns fatores que precisam ser avaliados individualmente.

O canal de venda é estilo marketplace, quando um negócio “aluga” o espaço e disputa ele com outros, como se fosse um shopping virtual.

Por esse motivo, a comercialização de produtos nesse caso pode ser positiva ou não.

Neste artigo, mostraremos o que é essa mídia, se é interessante ter seu cadastro nela, quais são seus desafios e como usar todo o seu potencial a seu favor. Confira a seguir!

Entenda o que é a Shopee

A Shopee é uma das maiores plataformas de comércio eletrônico que aceita vendedores para vender produtos.

Nesse caso, todos os itens são vendidos por empreendedores, ao contrário da Magazine Luiza, por exemplo, que também vende produtos próprios.

A empresa surgiu na Ásia e o Brasil foi o primeiro país a receber o serviço. Desde então, a expansão ainda continua em lugares como o México, Colômbia e Chile.

Sendo assim, estamos falando de um canal de vendas gigante que investe na aquisição de novos mercados.

Para conquistar os consumidores, a Shopee oferece inúmeros benefícios com sistemas de pontos, cupons de R$ 15 quase todos os dias e frete grátis para qualquer produto, até mesmo de centavos.

Agora, o seu funcionamento está diferente, mas ainda assim oferece cupons de frete grátis para pedidos acima de R$ 39 e os pontos.

Vender na Shopee vale a pena?

Para os vendedores, todo espaço para vender é uma excelente oportunidade para conversão.

Ainda mais quando a empresa é reconhecida mundialmente e tem grande destaque entre os brasileiros, com mais de 9 milhões de downloads únicos registrados no segundo trimestre de 2022, segundo o site Startups.

Nesse mesmo período, a plataforma continuou performando muito bem com a receita crescendo mais de 270% e se tornou líder de usuários ativos mensais, segundo a Sea, dona do site de comércio eletrônico.

Com pouco tempo de mercado, se compararmos com outros canais de vendas, já conquistou grande parte do público.

A prova é que a plataforma ultrapassou o Mercado Livre na opinião dos consumidores (NPS, ou Net Promoter Score) e também marcas como Magazine Luiza, Ponto Frio e Casas Bahia.

Embora tenha origem chinesa, há um grande escritório em São Paulo para dar suporte em português aos clientes e vendedores.

O mesmo vale para as contas bancárias, logística e moeda: tudo é adaptado para o Brasil.

Conheça as vantagens de vender na Shopee

Além de todo crescimento do marketplace que traz a oportunidade para ser visto por milhões de consumidores ativos, vender na Shopee traz outras vantagens interessantes. Confira as principais delas!

Não é necessário CNPJ

Qualquer pessoa pode vender, não há necessidade de um CNPJ, apenas o cadastro com o CPF.

Essa é uma grande vantagem por permitir dar o primeiro passo hoje mesmo, posicionando a sua loja rapidamente.

Por outro lado, é recomendado ter um CNPJ para formalizar o seu negócio. Com ele, você tem garantia como empreendedor e pode atuar profissionalmente.

Além disso, a taxa de comissão é diferente para cadastros com CPF e CNPJ.

Facilidade no cadastro e vendas

Não é nada complicado se cadastrar e começar a vender na plataforma.

Tudo é pensando na sua experiência, o que ajuda para quem tem tantas funções e responsabilidades para lidar no dia a dia.

Com essa simplicidade, você faz o cadastro em poucos passos e, em seguida, o processo de venda é muito prático, sem a necessidade de dominar totalmente a ferramenta.

Então não pense que precisará estudar a fundo para entender o funcionamento.

Melhores taxas de comissão

Antes de iniciar, é muito importante conhecer as regras. Dentre elas, a taxa de comissão é a mais relevante e, no caso da Shopee, é uma das melhores do mercado. A taxação ocorre:

  • para todos os vendedores há o padrão de 14% sob o valor total do produto;
  • para vendedores cadastrados no Programa de Frete Grátis, a comissão padrão é de 14% sobre o valor total do produto, e ainda há uma comissão adicional de 6% pela participação no programa.

Sem mencionar o limite máximo de R$ 100 na cobrança de comissão. Ou seja independente do valor do produto, não serão cobrados os 14%, apenas R$ 100, que é o limite estipulado.

Comissão Shopee

Antecipação do pagamento para o vendedor

Essa é uma das grandes vantagens: antecipar o pagamento parcelado das vendas sem nenhum custo adicional.

Como a maioria dos consumidores prefere parcelar, você não precisa esperar cada mês para receber a quantia.

Gestão de vendas completo

As informações sobre o desempenho do negócio são cruciais para tomar decisões mais eficientes.

Na Shopee, o vendedor tem acesso a um painel de vendas completo para gerenciar melhor.

Nele, há detalhes sobre as visitas na sua página, quantas vendas foram feitas, a taxa de conversão e outros. Essas estatísticas ajudam no planejamento estratégico, corrigindo ações e pensando no público-alvo.

Política de pedidos cancelados

Um dos maiores desafios para as lojas online é vender, lidar com o cancelamento e ainda pagar uma comissão pela desistência do cliente, o que afeta os seus lucros e pode trazer prejuízos a longo prazo.

Na plataforma, existe uma política sobre os pedidos cancelados. Eles são isentos do pagamento do comissionamento e o responsável por devolver o dinheiro ao consumidor é a própria Shopee.

Ganho de visibilidade

Por ser acessado por milhares de pessoas propensas a converter, sua marca pode ganhar destaque e se tornar reconhecida rapidamente, assim como aconteceu com a loja de roupas Lovito.

Publicidade paga

Além do alcance orgânico, é possível investir em anúncios pagos e aumentar a exposição dos seus produtos. Graças ao recurso da Shopee Ads, os vendedores podem ser encontrados por potenciais consumidores.

A ferramenta é completa e fornece números em tempo real para saber como sua publicidade está performando e como torná-la cada vez mais atrativa e eficiente.

Assim, os resultados ensinam constantemente o que funciona bem ou não.

Diversificação nos canais de venda

Estar em mais de um canal de venda ajuda o lojista a expandir o alcance de suas mercadorias. No caso da Shopee, esse é um dos espaços para vendas de maior sucesso entre os brasileiros.

Ao fazer o seu cadastro, não significa que todas as suas vendas serão feitas por ali.

Concilie com outras mídias, como um e-commerce próprio, Instagram e até outros marketplaces. O importante é identificar onde faz sentido seu negócio vender.

Mais opções de parcelamento para o cliente

Talvez esse benefício seja mais interessante para os usuários, já que há diversas formas de pagamento e até opções de parcelamento em até 12 vezes sem juros para pedidos acima de R$ 20.

Mesmo assim, também é relevante para sua loja, que pode oferecer mais métodos de pagamento e tornar a oferta irresistível, principalmente se seus produtos custam mais de R$ 100.

Muitos cupons promocionais

Ainda muito vantajoso para os consumidores, a plataforma oferece inúmeros cupons promocionais de desconto nas compras e de frete grátis. Isso faz com que cada vez comprem mais.

Dessa forma, é uma alternativa para estimular a compra sem precisar investir muito.

Inclusive, o seu próprio negócio pode oferecer cupons exclusivos, como para novos seguidores ou para aquisições acima de determinado valor.

Cupom Frete Grátis Shopee

Desafios de vender na Shopee

Mesmo sendo uma estratégia acessível e lucrativa, há alguns desafios de vender nesse canal.

Por isso, é importante se atentar a algumas questões para vencer esses obstáculos e garantir o bom funcionamento da sua operação.

Dentre eles, separamos alguns exemplos do que pode enfrentar. Confira abaixo!

Alta concorrência

Por ser fácil se cadastrar, qualquer um pode se tornar vendedor e, por isso, há inúmeros concorrentes de um mesmo nicho.

Com tantas opções assim, os usuários podem escolher qualquer um, podendo ser ou não a sua loja.

Geralmente, eles avaliam três principais critérios e você pode embasar seu anúncio em todos para ser o escolhido. São eles:

  • preço: estude o preço dos concorrentes e ofereça um valor mais atrativo;
  • valor do frete: alguns itens baratos não são incluídos no frete grátis e pode ser decisivo para a compra, por tanto, fique atento para colocar valores próximos de R$ 39, dentro das regras do frete, caso o preço tenha essa média;
  • reputação: a avaliação dos outros compradores determina a sua nota e podem contribuir ou prejudicar a sua imagem. Então, evite atrasos, cuide com a qualidade e embalagem e responda rapidamente.

Criação de anúncios que vendem

Não é difícil encontrar anúncios com erros, pois muitos lojistas não possuem experiência para construir uma comunicação eficiente e com alto potencial de vendas. Para não errar, preocupe-se em colocar:

  • fotos reais e de boa qualidade;
  • descrições persuasivas, organizadas e com todos os dados sobre o item;
  • títulos com boas palavras-chave que ajudam no encontro com mais facilidade nas buscas.

Gestão de estoque

É muito comum comprar algo na Shopee e o vendedor cancelar o pedido, ou pior, esperar o prazo de envio expirar, fazendo com que o consumidor espere por dias até perceber que não terá o seu produto.

Muitas vezes isso acontece devido à má gestão de estoque. Alguns itens são totalmente vendidos, mas o anúncio não é retirado do ar por configurar errado a quantidade de itens.

Nesse caso, organize muito bem o seu estoque para evitar esse tipo de problema.

Baixa retenção de clientes

Um dos maiores desejos de todo empreendedor é reter o maior número de clientes possíveis.

Contudo, a maioria dos usuários na Shopee sequer tem ideia de que estão comprando de uma marca específica, achando que vem da própria plataforma.

Logo, caso o cliente queira fazer uma nova compra da mesma mercadoria, existe a possibilidade de sua loja não ser encontrada novamente nas pesquisas feitas na barra de busca.

Por isso, eleve o nível de consciência quanto ao seu nome no mercado e tente levar para suas redes sociais.

Mudanças frequentes das políticas internas

Ao fazer parte dos vendedores, você está sujeito aos termos da Shopee que podem mudar suas políticas de comissão e taxas de frete quando quiserem e sem aviso — embora informem alguns dias antes.

Para algumas empresas, principalmente as pequenas, que são em maior número no espaço, pode resultar em prejuízos financeiros se tentarem se manter competitivas com o mesmo preço.

Por isso, fique atento à comunicação com antecedência para programar seu posicionamento.

11 dicas para começar a vender na Shopee agora mesmo!

Está difícil se destacar entre os milhares de outros profissionais? As dicas a seguir ajudarão a turbinar as suas vendas e aumentar os seus lucros. Veja!

1. Precifique corretamente

O preço é, de fato, um dos fatores decisivos para os consumidores desse canal. Por isso, avalie o preço praticado pelos concorrentes para entender se os dos seus produtos estão adequados ou não.

No entanto, cuidado para não perder a sua margem de lucro ao baixar muito o valor.

Além disso, observe se a sua oferta está de acordo com as regras de frete grátis. Isso porque se o preço for muito baixo para atrair cliques, na hora de calcular o frete pode não compensar.

2. Adicione imagens originais

As pessoas querem ver como é o produto e como ele fica em uso.

Por exemplo, se você vende vestidos, pode colocá-lo e fazer fotos de qualidade para mostrar como é o caimento no corpo e qual é a sua cor real.

Outra dica é fazer variações da foto do item, fotografando no ângulo de frente, de cima, atrás e com todas as tonalidades disponíveis. Isso mostrará que você tem exatamente o que procuram.

anúncio shopee

3. Faça variações

Se você vende o mesmo produto, mas com sabores, tamanhos, cores e outros aspectos diferentes, invista em anúncios distintos para ser exibido em buscas específicas.

Embora seja mais trabalhoso, aumenta as chances de vender.

Variações de cores: Anúncio Shopee

4. Faça uma boa descrição

Quanto mais informações você trouxer na descrição, há mais chances de vender. Afinal, para uma compra online é necessário ter muitos detalhes antes de decidir adquirir a mercadoria ou não.

Logo, capriche na hora de descrever, informando:

  • para quem é indicado;
  • quais são as especificações técnicas, como medidas, peso e material;
  • mostre como usar ou como cuidar;
  • responda perguntas frequentes.

5. Seja objetivo no título

O título será responsável por atrair quem está propenso a comprar, por esse motivo, você deve ter muito cuidado na hora de criá-lo. É preciso colocar palavras-chave que envolvam:

  • nome do produto;
  • marca do produto;
  • especificações relevantes.

Por exemplo: Vestido Nike básico Plus Size branco tam EEG.

6. Acerte na categoria do produto

Muitos lojistas não se importam com essa questão, mas facilitar a vida do comprador é a chave para vendas. Seja assertivo na hora de cadastrar cada item na plataforma para agilizar o encontro.

7. Ofereça atendimento rápido

O chat fica disponível para os clientes tirarem dúvidas antes, durante e após uma compra.

Use esse recurso a seu favor e ofereça atendimento rápido e eficaz.

A falta de retorno pode levar à desistência da compra ou até à má avaliação após o recebimento do produto.

8. Prepare a logística

A sua operação logística deve ser preparada conforme a demanda que tem, principalmente em períodos promocionais, nos quais pode aumentar consideravelmente.

Nesse caso, certifique-se de definir datas de envios dentro dos prazos estipulados para não ter complicações.

9. Invista no layout da loja

Monte a sua estratégia de venda otimizando o layout da sua loja.

Tenha uma logomarca, harmonize as cores e os banners e separe os produtos por categorias. Com isso, passará mais credibilidade, um dos principais elementos considerados pelas pessoas em marketplace.

10. Use etiquetas promocionais

Essas etiquetas ajudam a posicionar a sua loja melhor. Ao liberá-las, a Shopee pode colocar você nas primeiras linhas dos resultados de pesquisa, o que dá mais visibilidade.

Isso porque o fator preço é algo relevante para os usuários.

11. Capriche no envio dos produtos

Um dos pontos fortes para alavancar suas vendas é como os itens chegarão até o destinatário.

Algumas lojas não se preocupam com isso e não investem em boas embalagens, brindes ou cartões e outros fatores que melhoram a experiência do comprador.

Agora que sabe identificar se vender na Shopee vale a pena ou não para o seu negócio, siga nossas dicas que logo os resultados aparecerão. Quando se der conta, sua marca terá muito lucro e reconhecimento!

Aproveite para se aprofundar no assunto e saiba tudo o que precisa para lucrar com esse marketplace de sucesso!

Como começar do zero na Shopee

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