Os marketplaces são excelentes portas de entrada para quem está chegando no e-commerce.
Além disso, também são investimentos de longo prazo para lojas que conseguem uma boa reputação e alta rotatividade de vendas de produtos. Lojas que vendem muito, sentem menos o peso da comissão paga.
Entretanto, imagine vender em 22 marketplaces diferentes e quando realizar uma venda, ter que atualizar o estoque de um produto em todos os outros 21 marketplaces. Isso vale para uma atualização de preço, inserção de uma nova foto ou mudança de descrição.
Decerto, além da comissão paga ao marketplace, você teria que ter muito tempo disponível para fazer cada atualização. Ou, vender em poucos marketplaces e, consequentemente, reduzir seu leque de vendas.
Pensando nisso, a Tray decidiu gerenciar todo esse processo através das atualizações automáticas de marketplaces!
O que são as atualizações automáticas?
Com a finalidade de reduzir o trabalho manual do lojista e sua equipe, as atualizações automáticas concentram tudo em um só lugar: a Plataforma Tray!
Funciona da seguinte forma: a partir do momento que você sobe um produto na Tray, ele ficará disponível para integrar com diversos marketplaces.
Antes de mais nada, sua loja precisará fechar a integração com o marketplace ou com o grupo que gerencia o marketplace — como, por exemplo, o grupo B2W, responsável por gerenciar as lojas Americanas, Submarino e Shoptime.
Além disso, vale a pena ressaltar que você deve integrar com marketplaces que façam sentido com o seu negócio. Certo?
Depois disso, é só relacionar seus produtos cadastrados com os marketplaces escolhidos para a integração. Isso acontecerá diretamente da plataforma Tray, pois, contamos com integrações nativas com os maiores marketplaces do mercado!
Conheça nossa lista completa de integrações nativas.
Sendo assim, como todos os anúncios do marketplace estão relacionados com o mesmo produto de origem — aquele cadastrado na Tray, toda e qualquer atualização será feita de forma automática em todos os marketplaces. Isso se, é claro, você ativar a função de sincronização automática.
Como resultado, você terá seus produtos em diversos marketplaces e eles serão frequentemente atualizados automaticamente.
Porque utilizar atualizações automáticas com marketplaces
Até aqui você já deve ter percebido as vantagens dessa sincronização automática.
Entretanto, vamos dar um exemplo prático:
Imagine que você possui uma loja de suplementos alimentares. O Termogênico da marca XYZ, a princípio, conta com um estoque de 1000 peças. Entretanto, ao integrar com diversos marketplaces e com o atingimento de maturidade da loja, o produto começou a vender todos os dias. Até que, o estoque está quase zerado.
De fato, daria muito trabalho fazer a mudança de quantidade de estoque manualmente em cada marketplace, conforme os outros forem vendendo. Com a Tray, como tudo é centralizado no produto de origem, o estoque vai baixando conforme as vendas forem acontecendo e mandando essas informações para os outros marketplaces.
Falamos muito sobre estoque, mas as atualizações automáticas vão muito além. Você pode inserir fotos, mudar o preço, alterar a descrição, retirar o produto da loja… Tudo será válido para todos os anúncios, em todos os marketplaces, que aquele produto estiver relacionado.
Sob o mesmo ponto de vista, a Tray conta com outra vantagem incrível. Os produtos que forem vendidos e não forem pagos — seja por cartão recusado ou não pagamento de boleto, voltam para o estoque em um determinado espaço de tempo.
Ou seja, utilizar a Tray é sinônimo de economizar tempo com esses “detalhes” e também economiza dinheiro — já que não será necessário pagar a parte um hub de integração.
Desse modo, a Tray facilita muito o dia a dia de cada lojista.
A Tray continua trabalhando em novas integrações e otimizando integrações
A plataforma Tray possui uma preocupação muito grande com os lojistas quem vendem no marketplace.
Por isso, continuamos com negociações para novas integrações nativas com marketplaces e investindo na otimização de nossas atualizações automáticas.
Desta forma, reduzindo o trabalho manual dos lojistas nos marketplaces, a Tray auxilia para que você e sua equipe direcionem esforços para outras tarefas, como: ações de marketing para levar novos clientes para loja, atendimento humanizado, logística — para entregar mais rápido e da melhor forma, ações de pós-venda e assim por diante.