Pesquisar
Close this search box.

Smart locker: o que é e como funciona o processo de retirada de encomendas

Smart locker ou armário inteligente é um sistema de armazenamento eletrônico que funciona como um clique e retire. A solução é segura e muitas empresas já estão aderindo ao serviço que promove facilidade para ambos os lados, tanto para a empresa quanto para os clientes.
Smart locker

Principais tópicos

O smart locker é mais uma das inovações eficientes que podem ser usadas no universo das vendas online.

Isso porque ele oferece diversas vantagens, tanto para o e-commerce como para o consumidor final.

Como o universo do comércio eletrônico é um ambiente cada vez mais competitivo, é fundamental investir em estratégias que ofereçam praticidade e comodidade aos clientes, gerando assim um importante diferencial competitivo para as empresas.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira agora mesmo este artigo e entenda como o smart locker pode ser a solução ideal para o seu e-commerce. Boa leitura!

O que é smart locker

Um smart locker, ou armário inteligente, é um sistema de armazenamento e retirada de encomendas que funciona de maneira automatizada.

Essa é uma solução inteligente, conveniente e segura para o processo de entrega e retirada, uma etapa de grande importância para os e-commerce.

Esse é um sistema que consiste em uma série de armários individuais que são equipados com tecnologias avançadas e recursos de segurança eficientes para o cliente e o empreendedor.

Esses equipamentos costumam ser instalados em locais estratégicos, tanto para a empresa quanto para o cliente.

Os locais costumam ser em condomínios residenciais, estações de transporte público, shoppings e centros comerciais.

A escolha desses locais é justamente para facilitar a retirada, de forma autônoma, sem que haja a necessidade de um profissional da empresa no local.

Como funciona essa estratégia?

Como os smart lockers utilizam tecnologias avançadas para garantir a comodidade e eficiência, é preciso entender como é o funcionamento dessa solução. Confira a seguir!

Seleção da opção de retirada

Essa é uma etapa do consumidor, na qual ele deve selecionar, ainda durante o processo de compra online, se o smart locker será a opção de entrega desejada.

Deve haver apenas uma das opções ofertadas como método de retirada ao cliente, junto de outras alternativas, como retirada em loja física ou entrega em domicílio.

Preparação da encomenda

Com a opção de smart locker definida pelo cliente, o produto deve ser preparado para a entrega.

As encomendas são embaladas e contam com uma identificação, com códigos exclusivos, para serem utilizados pelos clientes, para que possam fazer a retirada do pedido no smart locker.

Localização

O e-commerce é o responsável por selecionar os pontos de coleta, que devem estar estrategicamente localizados para que os lockers sejam instalados.

É preciso que esses locais ofereçam comodidade para entrega e retirada, o que justifica que estejam em fácil acesso e grande circulação, como shoppings, condomínios, locais de meio de transporte público, entre outros.

Entrega da encomenda no smart locker

O produto é enviado para o smart locker mais próximo do endereço de entrega cadastrado pelo consumidor.

Uma vez no local selecionado, a encomenda é colocada num dos compartimentos que estiverem disponíveis dentro do armário inteligente.

Cada um dos compartimentos do smart locker é identificado por um número único ou por um código de barras próprio.

Notificação ao cliente

Logo após o produto ser colocado em um dos compartimentos disponíveis, é enviada uma notificação ao cliente, junto de um código único e exclusivo, que é enviado por mensagem, e-mail ou aplicativo móvel.

Esse é um código indispensável para que o consumidor possa fazer a retirada do produto e acessar o compartimento em que a encomenda está armazenada.

Retirada da encomenda

Quando o cliente chega à localização do smart locker, ele encontrará um painel de controle para inserir o código recebido quando ele foi notificado da chegada do produto até o armário inteligente.

Somente inserindo o código certo é que o armário é destravado, permitindo que o consumidor acesse o produto adquirido com segurança.

Segurança e monitoramento

Os smart lockers são soluções que contam com equipamentos de segurança, como câmeras de vigilância, sensores de movimento e controle de acesso eletrônico.

Esses são recursos que garantem a proteção e integridade dos produtos que estão armazenados no sistema e ajudam a prevenir incidentes de roubo ou violação.

Gestão e manutenção

Esse sistema demanda uma gestão adequada por parte do e-commerce, o que envolve monitoramento da disponibilidade dos armários, manutenções práticas constantes, solução de problemas técnicos que garantam sempre a segurança e a perfeita funcionalidade do sistema.

Quais são as vantagens de utilizar o smart locker no seu e-commerce?

Ao utilizar o sistema de smart locker, o e-commerce passa a contar com diversas vantagens significativas que geram um bom diferencial competitivo aos empreendedores.

A seguir, destacamos alguns dos principais benefícios de contar com esse sistema. Acompanhe!

Conveniência para os clientes

Essa solução proporciona maior segurança aos consumidores, já que permite que eles façam a retirada das encomendas em horários mais flexíveis, de acordo com a disponibilidade de horário que eles têm no dia de chegada da encomenda.

Isso é um fator de vantagem, porque elimina a necessidade de o consumidor aguardar em casa ou ter que se deslocar até um ponto de coleta, que, muitas vezes, pode ser de difícil acesso.

Flexibilidade de localização

Como são soluções economicamente mais viáveis do que um outro tipo de ponto físico, torna-se possível a expansão da área de cobertura de entrega para áreas onde a logística tradicional seria inacessível.

Os armários inteligentes podem ser instalados em pontos mais estratégicos, como prédios residenciais, condomínios empresariais, estações de transporte público, centros comerciais, facilitando muito o acesso dos clientes.

Redução do custo de logística

O uso do smart locker ajuda na redução de custos relacionados ao processo logístico do e-commerce.

Como é viável reunir diversas encomendas em um único lugar, torna-se possível otimizar o processo de coleta e entrega, reduzindo a necessidade de deslocamento individual para diferentes endereços de entrega.

Com isso, é garantida uma economia de tempo e de recursos.

Melhoria da eficiência operacional

Usar essa solução também contribui para a otimização da eficiência operacional da empresa, já que permite o gerenciamento automatizado das encomendas.

Com esse processo automatizado, há uma redução significativa na necessidade de interação humana, o que resulta em processos operacionais muito mais otimizados.

Segurança das encomendas

Como já vimos, o smart locker é equipado com soluções tecnológicas de proteção, como câmeras de vigilância, acesso por controle eletrônico, entre outros.

Esses fatores ajudam a garantir a segurança das encomendas armazenadas, reduzindo riscos de extravio, roubo e danos durante o processo de entrega.

Como são instalados em locais públicos e movimentados, também garante a segurança dos consumidores que farão a retirada.

Melhoria da experiência do cliente

Essa é outra forma de oferecer maior comodidade aos consumidores, o que se reverte em uma experiência de compras muito mais completa.

Afinal, o consumidor passa a ter mais flexibilidade, conveniência e segurança pelo sistema de smart locker.

Integração com a operação de e-commerce

O smart locker pode ser facilmente integrado ao sistema do e-commerce que já está em funcionamento, o que garante uma sincronização automática das informações de retirada.

É uma maneira eficiente de simplificar todo o processo de gerenciamento de encomendas, evitar possíveis erros humanos ou, até mesmo, inconsistências nos dados gerados.

Como incluir o smart locker na sua operação?

Ao decidir utilizar a estratégia de smart locker, é preciso considerar alguns importantes passos para garantir uma integração mais eficiente.

A seguir, apresentaremos os principais para você incluir o armário inteligente nas suas operações.

Vamos lá!

Avalie a demanda do cliente

Antes de começar a implementação, é muito importante fazer uma boa análise da demanda dos clientes do seu negócio.

Para essa análise, considere fatores diversos, como a localização geográfica dos seus clientes, os horários mais convenientes para que seja feita a retirada das encomendas, a densidade de pedidos em determinadas regiões.

Essas são informações fundamentais para ajudar a determinar a quantidade e a localização ideal para instalar os smart lockers.

Escolha um fornecedor confiável

Busque por fornecedores que sejam confiáveis e ofereçam soluções adequadas às suas necessidades.

Na hora de definir o melhor fornecedor, leve em consideração a qualidade do sistema, a flexibilidade para fazer configurações, a capacidade de integração com o sistema operacional do seu e-commerce e o suporte técnico oferecido pelo fornecedor.

Planeje a infraestrutura

É preciso pesquisar e planejar para que o smart locker fique em uma boa localização, em locais estratégicos.

Nesse momento, é imprescindível considerar a quantidade de armários necessários e o layout do local para que a eficiência na distribuição seja garantida.

Outro ponto fundamental é garantir a disponibilidade de energia elétrica e conexão com internet nos pontos de instalação.

Realize a integração com o sistema do e-commerce

É preciso, também, certificar-se de que o sistema utilizado no smart locker é compatível com o sistema operacional do e-commerce.

Somente assim será possível fazer a integração entre o armário e e-commerce, possibilitando a sincronização automática das informações de retirada e de envio de notificação aos clientes que estão aguardando as encomendas.

É viável fazer a integração usando os APIs, que são interfaces de programação de aplicativos, que devem ser fornecidos pelos provedores dos smart lockers.

Invista em treinamento

Prepare a equipe para saber exatamente como operar o sistema de smart locker e esteja apta para fornecer informações e sanar as dúvidas dos clientes.

Para tanto, é muito importante fazer diversos treinamentos internos que garantam o conhecimento necessário para o bom funcionamento das operações da empresa.

Além disso, é preciso investir em estratégias de educação e clientes sobre como devem utilizar os equipamentos.

Eles devem ter acesso a informações claras que podem ser passadas por meio de materiais informativos, tutoriais online, entre outras práticas.

Monitore e realize ajustes

Após a implementação do smart locker, é fundamental fazer o monitoramento regular de todo o desempenho do sistema utilizado.

A análise constante de métricas relevantes devem ser acompanhadas, como a taxa de utilização do armário, o tempo médio de retirada, o nível de satisfação do cliente, entre outros indicativos de desempenho do negócio.

Com base no monitoramento constante dessas informações, basta fazer os ajustes necessários, como realocação dos armários, alteração nos horários de funcionamento, melhorias na interface e muito mais.

Promova a utilização do smart locker

Com todos os passos realizados, é preciso, também, divulgar a disponibilidade dos lockers aos clientes e potenciais clientes.

Existem muitas formas de investir na promoção e na divulgação dessa solução, como e-mail, redes sociais, site da empresa, parcerias e muitas outras maneiras de informar as facilidades e comodidades de contar com a solução de smart locker.

Quais são exemplos práticos de smart locker no Brasil?

Essa é uma solução que já está em uso no Brasil, bem como em outros países, que gera bons resultados para as empresas. Separamos, a seguir, alguns exemplos para lhe inspirar. Acompanhe!

Farmácias Panvel

A Panvel é uma rede de farmácias líder no Brasil e tem utilizado essa solução tecnológica como uma importante estratégia para inovar o seu processo de entrega e oferecer um diferencial importante aos seus clientes.

Ela já conta com smart locker em diferentes localidades, o que possibilita aos seus consumidores optarem por essa retirada conveniente e flexível.

Mercado Livre

Esse, que é um dos maiores marketplaces do mercado, já implementou o sistema de smart locker para oferecer aos compradores da empresa mais possibilidade de retirada de produtos.

Os lockers da empresa estão instalados em locais estratégicos, como estações de metrô, supermercados e centros comerciais.

Os compradores têm liberdade para escolher, entre as outras opções mais tradicionais, fazer a retirada nos smart lockers.

Amazon Locker

A Amazon, uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo, com forte presença no Brasil, também já aderiu ao sistema de smart locker no seu processo de entrega e retirada de produtos.

Conhecidos como Amazon Locker, os armários inteligentes da Amazon estão localizados em pontos estratégicos, como shoppings, postos de gasolina e lojas de conveniência.

O smart locker é uma solução inovadora e eficiente para o processo de retirada de encomendas, que gera grande diferencial para qualquer e-commerce.

Como é uma forma de oferecer mais conveniência, flexibilidade de localização, redução de custos logísticos e maior segurança, é uma estratégia muito vantajosa para as lojas online.

Ao incluir o projeto de smart locker no e-commerce, a empresa tem maior eficiência operacional, mas é preciso entender bem como funciona, realizar pesquisa e seguir algumas práticas para garantir maiores chances de sucesso.

Quer conhecer mais soluções tecnológicas que podem impulsionar os resultados do seu e-commerce? Se sim, confira agora mesmo este artigo e entenda como usar o Chat GPT a seu favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loja Virtual + Cursos por R$ 59!

Descubra como impulsionar suas vendas online com uma loja virtual + cursos por apenas R$ 59! Clique aqui para aproveitar esta oferta incrível.

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!

Ainda não conhece a E-comClass?

Monte agora a sua loja virtual na Tray e conheça essa oportunidade