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O que é outlet: como funciona e exemplos de lojas para se inspirar

Outlet é uma loja do varejo, especializada em vender produtos de marca com preços mais atrativos. Geralmente, os valores são mais baratos devido à mudança de coleção, produtos que não tiveram saída do estoque ou com pequenos defeitos de fábrica, assim o cliente pode adquirir um produto de desejo com até 80% em alguns casos.
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Principais tópicos

Se você já se deparou com marcas online famosas que comercializava produtos de qualidade por preços mais competitivos, é provável que você tenha se deparado com uma loja outlet. Mas o que é outlet?

Esse é um modelo bastante tradicional que atrai muita atenção dos consumidores pelas diversas vantagens competitivas que ele traz.

Além disso, também é um excelente empreendimento para quem quer abrir um negócio online e começar seu e-commerce.

Se você quer saber tudo o que é preciso sobre o outlet, este artigo é para você. Não deixe de ler até o final para se inspirar!

O que é outlet?

Outlet é um modelo de negócios que muitos empreendedores já aderiram. É um tipo de negócio que vende produtos renomados de marcas famosas, mas com preços mais reduzidos em relação às lojas regulares.

Existem muitos motivos para os outlets poderem oferecer preços mais competitivos que as demais lojas, que podem ser: venda de produtos de coleções passadas, itens com pequenos defeitos ou até mesmo excesso de estoque, bem como produtos com pouca saída nas lojas convencionais.

Esse modelo, que já se tornou conhecido e com grande aceitação por parte dos consumidores, começou nos Estados Unidos, por volta do ano de 1930, como um meio que as marcas encontraram para se livrarem de estoque excedente.

Ao longo do tempo e devido à grande adesão de marcas e de consumidores, os outlets já podem ser encontrados em diversos países e regiões.

Uma característica fundamental para entender o que é um produto outlet é que ele costuma ser um produto de uma coleção passada ou que está em grande volume no estoque da empresa.

Também é comum que sejam vendidos nessas lojas produtos que serviam como mostruário, que foram usados em eventos ou que apresentam pequenas imperfeições.

Como funciona um outlet?

Os outlets funcionam de maneira muito parecida com as lojas tradicionais das marcas que são vendidas.

Contudo, existem diferenças importantes que fazem com que essa alternativa de negócio seja vantajosa tanto para os lojistas quanto para os consumidores.

Uma dessas diferenças é que nos outlets os preços praticados são muito menores do que os encontrados nas lojas tradicionais das marcas.

Esses descontos variam bastante, mas podem chegar a até 80% do valor tradicional, o que faz com que muitas pessoas os busquem.

As lojas que vendem produtos de marcas com valores mais reduzidos, além de atuarem de forma muito parecida, também possuem um layout semelhante ao das lojas tradicionais.

Contudo, é comum que a variedade de produtos seja muito menor em um outlet do que na loja oficial.

Mas não há motivos para desconfiar, já que esses produtos costumam ser de boa qualidade, apesar de apresentarem diferenças, mesmo que pequenas, em relação aos modelos vendidos nas lojas tradicionais.

É uma forma muito eficiente que as marcas encontraram para vender produtos que provavelmente seriam desperdiçados ou não sairiam em circulação pelo preço tradicional.

Para potencializar os resultados das vendas e aumentar o valor do outlet, é comum que produtos com preço cheio sejam colocados à venda junto com os demais produtos voltados para o formato de outlet.

Vantagens do modelo de negócio de outlet

Existem muitos motivos que fazem com que os consumidores busquem pelos outlets, o que também acaba sendo vantajoso para os lojistas dessa modalidade. Veja a seguir!

Preços mais baixos

Uma das vantagens mais fáceis de perceber e que os consumidores consideram é o preço mais baixo praticado nos outlets.

Afinal, é possível encontrar produtos que já foram vendidos na loja tradicional, mas com um preço realmente vantajoso.

São muitos os motivos que possibilitam essa diferenciação significativa no valor das peças, como já mencionamos: produtos de coleções passadas, estoque parado, produtos com pequenos defeitos de fábrica, produtos usados em exposições e eventos, entre outros.

Produtos de qualidade

Por mais que os preços sejam menores e os produtos tenham pequenas diferenças, como os que vêm com algum defeito de fábrica, é fundamental entender que são produtos de alta qualidade.

Logo, é uma grande vantagem para os clientes, que podem ter acesso a produtos de qualidade, mas sem precisar pagar preços elevados por isso.

Acesso a marcas famosas

Juntamente com produtos de qualidade e preço baixo, outra grande vantagem é que os outlets estão repletos de marcas famosas, que muito provavelmente estariam restritas a consumidores com alto poder de aquisição.

Com isso, é possível encontrar marcas renomadas e produtos de destaque, com preços baixos e ainda garantir a qualidade que as marcas conferem na confecção de seus produtos.

Variedade de produtos

Por mais que as lojas de outlet tenham uma seleção limitada de produtos que podem oferecer aos seus clientes, é possível encontrar uma variedade surpreendente de produtos nesses espaços.

Como já sabemos, esses espaços vendem produtos de coleções passadas ou com excesso de estoque, o que pode se reverter em uma seleção muito mais diversificada de produtos.

Oportunidade de negócios

Agora, para os empresários que se interessam por esse modelo de negócios, o outlet se mostra como uma excelente oportunidade.

As lojas outlet podem ser uma forma de comercializar produtos com margem de lucros menores, se comparados com as lojas tradicionais, mas ainda assim contar com um lucro satisfatório.

Afinal, os benefícios acima listados fazem com que os consumidores deem preferência para esses espaços e passem a se tornar clientes constantes da loja de outlet.

Por que o outlet é mais barato?

Existem muitos motivos que fazem com que o outlet consiga vender produtos de qualidade, de marca e com preços mais reduzidos. Veja quais são eles abaixo!

Promoção da marca

Quando a marca disponibiliza seus produtos por um valor abaixo do convencional, ela pode atrair clientes que normalmente não estariam em contato com ela.

Por mais que esses consumidores não se tornem clientes fidelizados da marca, eles podem ajudar na divulgação e até realizar novas compras futuras da marca ou do próprio outlet.

Redução de perdas

É muito comum que empresas tenham dificuldade com a saída de estoque de produtos que não têm grande adesão dos consumidores tradicionais.

Se uma loja não consegue vender uma linha de produtos e eles fiquem parados por muito tempo, existe a possibilidade de que eles tenham que ser descartados.

Essa perda desnecessária acaba se revertendo em desperdício para qualquer marca, ainda mais aquelas que têm alto valor de mercado.

Portanto, com a possibilidade de vender esses produtos no outlet, é uma excelente maneira de obter algum retorno financeiro, e mesmo que seja por um valor menor, as perdas são minimizadas.

Venda de produtos de outras temporadas

Quando uma nova linha de produtos é lançada, a coleção antiga fica ultrapassada e os consumidores que têm poder aquisitivo para comprar essa marca tendem a não desejar coleções antigas.

Portanto, o outlet possibilita que marcas continuem lucrando e vendendo produtos que deixaram de atrair e conquistar seus consumidores.

Redução de custos operacionais

As lojas no modelo outlet tendem a demandar um custo operacional mais baixo.

Existem muitos motivos que podem justificar isso. Por exemplo, uma marca de luxo precisa estar localizada em um ponto físico de alto padrão, o que costuma ter um custo elevado com aluguel.

Já o outlet pode funcionar em áreas menos nobres e que não contam com aluguéis tão caros, que são condizentes com a área em que moram seus consumidores tradicionais.

Produtos com defeitos

Esse é outro motivo que possibilita a aquisição de produtos de luxo por valores menos elevados.

Isso porque é comum que existam pequenos defeitos de fábrica, menos perceptíveis, quando estamos falando de produções de larga escala.

Logo, esses produtos não podem ser comercializados nos pontos tradicionais ou nos valores em que seriam se não estivessem com defeito.

Em vez de eliminar esses produtos e arcar com o prejuízo, as marcas podem disponibilizá-los no outlet e obter algum retorno financeiro.

Objetivo de marketing

Como já mencionado, o outlet também pode ser um complemento para uma estratégia de marketing de grandes marcas. Isso porque ela passa a dialogar com um público que não frequenta as lojas tradicionais.

Assim, existe a chance de atrair novos clientes que podem gostar da qualidade e do design da marca para que façam compras futuras.

Além disso, esses clientes estarão fazendo propaganda para sua rede de contatos, que pode aderir a essa linha de produtos.

Excesso de estoque

O estoque parado pode ocorrer por motivos diversos, que vão além da baixa aceitação de mercado.

Caso haja uma projeção errada e um produto seja produzido em larga escala, o outlet funciona como um escape para esses produtos, já que estará em contato com consumidores que não são habituais das lojas tradicionais.

Produtos de exposição ou usados em eventos

Existem marcas que colocam produtos para serem expostos ou usados durante eventos.

Esses produtos não podem ser vendidos tradicionalmente.

Portanto, de acordo com a quantidade e uso, eles podem ser revendidos em outlets para que os custos de produção sejam recuperados, existindo até mesmo a possibilidade de lucro.

Passo a passo para abrir um outlet de sucesso:

Se neste ponto do artigo você já compreendeu as vantagens e quer abrir um outlet, é preciso entender que existem boas práticas que otimizam as chances de sucesso. Confira a seguir e saiba como abrir o seu!

1. Identifique seu nicho de mercado

Assim como em outros modelos de vendas, para abrir um outlet é preciso definir um nicho de mercado.

Mas é preciso encontrar um produto que tenha consumidores e que possa ser vendido por um preço abaixo do mercado tradicional.

Existem possibilidades de marcas de grife para outlet, como sapatos, acessórios, eletrônicos, bolsas e muito mais.

O ideal é pesquisar a marca, os consumidores e fornecedores para criar uma linha de vendas realmente otimizada.

2. Escolha a localização ou os canais de venda

A escolha da localização também é muito importante para o sucesso do negócio.

Isso porque, quando falamos em lojas físicas, ela precisa ser facilmente acessada pelos públicos-alvo do negócio para que tenha um bom fluxo de clientes.

Para os outlets de lojas físicas, é comum que existam espaços em que os lojistas se concentrem, para que um possa se beneficiar do fluxo que a outra loja gera.

É preciso também considerar o valor do aluguel, disponibilidade de acesso, entre outros.

Já para os negócios online, também é fundamental identificar as melhores opções.

Esse é um modelo de vendas que demanda menos investimento, mas precisa de pesquisa.

Isso porque existem e-commerces, marketplaces e sites, por exemplo. Não se esqueça de optar pela opção que é mais conveniente para seus consumidores.

3. Negocie com fornecedores

A negociação com fornecedores é uma vantagem que o outlet oferece, já que muitas marcas de renome adotam esse modelo.

As negociações podem ocorrer para os produtos parados em estoque, com pequenos defeitos, usados em eventos e outros casos.

Para a negociação, garanta que o preço de compra seja vantajoso para a sua loja, mas também para o cliente.

4. Estabeleça sua marca

Agora é o momento de estabelecer a sua marca no mercado.

É fundamental que ela chame a atenção dos clientes e consiga se destacar da concorrência. Para isso, um benchmarking pode ajudar a dar insights valiosos para o fortalecimento da sua marca.

A identidade visual da sua marca é importante para gerar lembrança de marca. Portanto, conte com um bom layout para a loja física e virtual.

5. Obtenha as licenças e permissões necessárias

Para abrir um outlet, garanta que todas as permissões e licenças sejam devidamente conquistadas junto às autoridades legais.

É muito importante estar em dia com a legislação para que o negócio tenha credibilidade e possa crescer ao longo do tempo.

6. Crie uma experiência de compras agradável

A experiência de compras do cliente é um fator decisivo para o sucesso de qualquer negócio.

Seja em um ambiente virtual ou em um espaço físico, é preciso criar um ambiente que incentive os clientes a comprarem e a voltarem.

Para as lojas físicas, pense na iluminação, disposição dos produtos, música ambiente, provadores, layout, entre outros.

Para as lojas virtuais, pense na jornada do cliente, no site, na descrição dos produtos, nas fotos dos produtos, bem como em bons canais de atendimento e formas diversificadas de pagamento.

7. Mantenha um controle rigoroso de estoque e preço

Muitos produtos vendidos em outlet são oriundos de um estoque que não circulou na loja tradicional.

Isso ocorre por diversos motivos. Mas, para garantir mais vendas no outlet, é fundamental fazer um bom gerenciamento de estoque para garantir que os produtos não fiquem parados e gerem prejuízos ao lojista.

Exemplos de outlets famosos

Para gerar mais inspiração para abrir um outlet de sucesso, vamos mostrar agora alguns exemplos de outlets online que são famosos. Vamos lá!

OFF PREMIUM

A Off Premium é um outlet famoso que entrega para todo o Brasil e oferece 15% OFF na primeira compra, além disso, oferece outros benefícios como devolução grátis e pagamento via PIX.

Algumas marcas presente no site são: ANIMALE, Farm, ALL´S, Armadillo, Fábula entre outras.

off premium

Babado Top

A Babado Top , conta com um outlet de marcas famosas como: Farm, Colcci, Lança Perfume, Animale Jeans, Malwee entre outros.

O desconto pode chegar até 70% e sua forma de pagamento varia entre boleto bancário, PIX e cartão de crédito. Ou seja bem facilitado para os clientes.

Em alguns casos, a compra poderá até mesmo ser parcelada em até 10x (mínimo de R$60,00 em peças vendidas e entregues por própria empresa).

Babado Top

O q vestir

O q vestir é uma outlet online que conta com diversas marcas para quem quer andar na moda e pagar barato.

As mais conhecidas são: Animale Jeans, Colcci, Farm, Hering, John John, Nike, Reserva são apenas alguns exemplos.

O q vestir

Dafiti

A Dafiti já é uma marca tradicional conhecida do público. Sua sessão outlet oferece produtos de diversas marcas como: Adidas, Forever 21, Lança Perfume, Colcci entre outros.

É possível encontrar peças com até 80% de desconto.

Dafiti

Vale a pena abrir uma loja outlet?

A resposta é depende. Depende do público que você vai trabalhar e quais produtos quer comercializar.

De qualquer forma, após a sua avaliação, acredite que esse é um negócio muito viável, e pode ser a sua aposta lucrativa.

Dados recentes da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), afirma que 17% dos shoppings do país já funcionam no modelo outlet.

Além disso, 58% dos empreendedores do ramo planejam expandir seus negócios.

Pronto para começar o seu negócio de outlet?

Abrir uma loja outlet é uma excelente maneira de começar um negócio online.

Oferecer produtos de qualidade, de marcas já conhecidas e com um bom preço é uma boa forma de garantir a adesão de clientes.

Agora que você já sabe o que é outlet, quais são as vantagens e os passos necessários para garantir maiores chances de sucesso, basta se inspirar e escolher qual a melhor opção para começar o seu negócio.

Se todo esse conteúdo te inspirou, que tal tirar seus planos do papel e montar sua loja online? Confira como montar um plano de negócios e comece agora mesmo.

Plano de negócios: o que é, importância e como criar o seu!

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