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Como montar uma loja virtual de moda plus size: dicas para explorar esse nicho e ter sucesso

A moda Plus Size defende que as peças de roupas sejam adequadas para diferentes corpos. O segmento Plus Size vem ganhando espaço e visibilidade, uma vez que a moda deve ser algo democrático e acessível para os diferentes tipos de corpos.

Principais tópicos

As diferentes formas de corpos e estilos de ser devem ser a base para o desenvolvimento da moda.

Porém, você já deve saber que a indústria da moda é bastante voltada para um tipo muito específico de corpo. Que, muitas vezes não é nem um pouco realista.

O resultado disso é que faltam opções de qualidade para quem usa roupas com um número maior.

É nesse contexto que entra a moda Plus Size, um segmento da indústria voltado para este público, que vem ganhando espaço e visibilidade, uma vez que a moda deve ser algo democrático e acessível para os diferentes tipos de corpos.

Se você quer empreender no mundo digital, há bastante espaço hoje para montar a sua própria loja online para o público Plus Size.

Basta entender algumas particularidades desse nicho e como aproveitar melhor esse momento.

Conheça a moda Plus Size

Em vez de criar roupas que só ficam bem em um tipo de manequim, a moda Plus Size defende para que as peças sejam adequadas para diferentes corpos.

Hoje, esse é um dos mercados mais amplos dentro do mundo da moda, atendendo milhares de clientes.

Sua presença mais notável está justamente online, em que lojas digitais oferecem melhores opções para pessoas acima do peso.

Afinal, pessoas gordas também têm o direito de se sentirem bem com o que vestem.

A indústria da moda se adaptando aos novos tempos

Com o público Plus Size aumentando, também há maior incentivo para que a indústria como um todo mude seus métodos.

Hoje em dia, não é necessário ir a uma loja especializada nesse nicho para encontrar peças com números maiores. Lojas comuns já costumam oferecer algumas alternativas.

Ainda assim, para encontrar os produtos de maior qualidade para esse público, o ideal é buscar lojas e fabricantes exclusivos.

A importância da moda Plus Size

Do ponto de vista do público, a moda Plus Size marca uma série de mudanças de paradigma na indústria.

Seu impacto e sua importância podem ser notados mais claramente em dois pontos principais.

Representatividade de diferentes corpos

Como já mencionamos, o mundo da moda é dominado por tipos físicos bem específicos.

Corpos magros, músculos definidos e medidas estreitas.

O famoso “manequim 36”.

É verdade que existem pessoas que se encaixam nesses padrões, mas também existem muitas mais que vivem fora desse molde e são apagadas dentro da indústria.

Essa exclusão de certos tipos de corpos é um problema grave para muitas pessoas, pois afeta sua autoestima e bem-estar.

Mesmo nos casos em que sua saúde mental não é prejudicada, há toda a dificuldade prática em encontrar produtos que sejam adequados para seus corpos.

O crescimento expressivo do Plus Size é uma prova de que essa forma de pensar está mudando.

Ter corpos com formas e tamanhos diferentes representados na indústria da moda é importante tanto para ampliar os padrões sobre o que é produzido quanto para a aceitação e valorização de pessoas de diferentes biotipos.

Um nicho de mercado pouco explorado

Se você deseja empreender no ramo da moda, então o segmento do Plus Size é uma excelente opção.

O público Plus Size está sempre em busca de maior variedade de peças voltadas para seu tipo físico, uma demanda que ainda está longe de ser suprida pela indústria de moda regular.

Mesmo com o número de fabricantes voltadas para essas linhas crescendo ao longo dos anos, ainda há muitos espaço para novas lojas que oferecem esses produtos de forma mais conveniente e especializada.

A maior parte das compras de produtos Plus Size já é feita online.

Sendo a forma mais conveniente de alcançar esse público hoje.

Com a sua loja, você também pode ajudar a perpetuar a maior aceitação dos corpos em qualquer forma e tamanho.

Veja como montar loja Plus Size

Então você quer saber como abrir loja Plus Size?

De fato, é um ótimo nicho para se estabelecer, com ótimas oportunidades de crescimento.

Porém, como acontece em qualquer negócio, você tem que chegar com algum preparo se pretende alcançar suas metas.

Veja aqui os passos mais importantes na hora de montar sua loja Plus Size online.

Conheça a fundo esse mercado

Pode parecer uma observação bem óbvia, mas ainda é muito importante: conheça o mercado Plus Size, tanto do ponto de vista da indústria da moda quanto de seus clientes.

Só assim você vai poder entregar produtos de maior qualidade e que atendam às suas demandas.

Se você acredita que já entende seu público bem o suficiente, ainda é uma boa ideia fazer um estudo mais aprofundado.

Pode ser que o seu conhecimento seja baseado em pré concepções incorretas ou mesmo preconceitos contra pessoas gordas.

Para atuar nessa área, é importante eliminar esses erros.

Já do ponto de vista da indústria, você precisa saber:

  • quais produtos possuem mais demanda;
  • quais são as restrições gerais em sua produção e distribuição;
  • quem são seus concorrentes, etc.

Tudo isso impacta no potencial da sua loja a longo prazo.

Selecione bem seus fornecedores

Um dos principais desafios para pessoas gordas hoje é encontrar produtos que sejam adequados aos seus corpos e que sigam os mesmos padrões de qualidade de outros segmentos da moda.

Em muitos casos, as peças não têm a mesma durabilidade ou não são desenvolvidas pensando em suas necessidades.

Para garantir que seus clientes sempre fiquem satisfeitos com suas compras, o mais importante é encontrar os fornecedores certos para seu público.

Sempre prezando pela qualidade do material e da sua entrega.

Com esses fatores em mente, basta selecionar aqueles que oferecem as melhores ofertas e prazos de entrega.

Afinal, você não pode realizar suas vendas enquanto seu estoque está vazio.

Compare e defina quais possuem a melhor relação entre custo e benefício.

Também preste atenção na idoneidade da transportadora que escolher trabalhar.

Use linguagem inclusiva e sem estereótipos

Durante a elaboração da sua loja virtual, é fundamental que seu público-alvo se sinta muito bem-vindo.

E uma das primeiras camadas envolvidas nessa relação é a forma como você se dirige ao público.

Quais palavras você utiliza em seus anúncios e a impressão que elas causam nos visitantes.

É fundamental ter uma linguagem inclusiva e acolhedora em seus conteúdos, seja nos anúncios, na descrição de produtos ou em suas campanhas de marketing.

O alcance do e-commerce hoje é bem amplo e você deve usá-lo de forma responsável.

Use fotos dos produtos em diferentes tipos corporais

Digamos que você acessa a página de uma loja virtual de roupas e começa a explorar os produtos.

Há muitas fotos dos produtos, mas todos são usados apenas por pessoas que se encaixam no padrão manequim, sem nenhum grande desvio.

Não há como saber se o produto é adequado ou não para uma pessoa gorda.

Nas lojas de moda Plus Size, é importante que seus clientes possam identificar quando um produto pode ser positivo para seu corpo.

Para isso, o mais importante é utilizar fotos de cada peça sendo usada por pessoas com perfis corporais diferentes.

Afinal, há uma grande variedade dentro desse público.

Vale a pena investir em fotografias mais variadas.

Não só para mostrar maior variedade de corpos em seu site, mas também para explicitar como o mesmo produto pode se adequar a diferentes tipos de corpos.

Priorize a facilidade de acesso e uso

Uma regra geral no comércio online é que, quanto mais cliques um cliente precisa dar para conseguir fechar uma compra, maiores são as chances de que ele desista.

Algo bem fácil de entender, na verdade.

Se a compra for muito inconveniente, não há motivo para continuar, especialmente quanto há opções mais fáceis nos concorrentes.

Para evitar que isso aconteça, você precisa otimizar sua loja online para que a compra seja bem mais fácil e rápida.

Mantenha um layout organizado, que seja fácil de navegar e leve o cliente rapidamente até a página que busca.

Existem vários layouts gratuitos que possuem excelente usabilidade.

Vale a pena dar uma pesquisada.

Tenha uma política de troca e devolução clara

Um detalhe importante sobre a compra de roupas é que a única forma de saber como elas ficam é provando.

Algo bem mais difícil de fazer com uma compra pela internet.

Por isso é bem provável que você tenha que lidar com algumas trocas e devoluções no dia a dia.

Para evitar desentendimentos com o público, o mais importante aqui é criar uma política de devolução e troca.

Assim, antes mesmo do cliente fechar a compra, você pode explicar o que deve ser feito caso a peça tenha que ser trocada.

Alguns detalhes importantes não podem faltar. Por exemplo, em quais condições uma troca ou devolução é aceita, quem assume o custo do frete, quando houver, se a troca precisa ser pela mesma peça ou pode ser uma diferente, etc.

Tudo isso vai te poupar dor de cabeça no futuro.

Acompanhe as tendências da moda

Claro, não há como criar uma loja de moda Plus Size sem estar por dentro das novidades e tendências da moda de forma geral.

As passarelas não ditam o que vira ou não moda, mas é sempre importante acompanhar o que está em alta e ajustar seu estoque de acordo.

Se você já é uma pessoa ligada na moda, isso não deve ser nenhum problema.

Claro, a moda Plus Size tem suas particularidades.

A ideia é que mais pessoas possam acompanhar essas tendências, independente de seus corpos, mas o objetivo principal ainda é encontrar peças e modelos que valorizem sua forma.

Tenha uma boa estratégia de marketing online

Não há como vender online sem investir em marketing digital.

Mais do que isso, você deve investir de maneira eficiente, com uma estratégia bem elaborada para alcançar seu público-alvo e fechar negócio.

Uma loja não consegue vender se ninguém sabe que ela existe.

Um bom ponto de partida aqui é a criação de perfis em diferentes redes sociais, principalmente no Instagram, para divulgar seus produtos.

Junto com isso, crie anúncios direcionados para o seu público ideal, levando em conta sua linguagem e suas preferências.

Por fim, acompanhe os resultados e veja quais ações podem ser ajustadas para continuar aprimorando seu desempenho.

Como você pode ver, a moda Plus Size é um setor com muito potencial para quem deseja empreender online.

Tanto pela inclusão de diferentes corpos quanto pelo maior acesso a roupas de qualidade.

A única exigência é ter responsabilidade na hora de entregar resultados ao público.

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