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Marketplaces são oportunidades para o varejo regional, diz pesquisa

Dados da GfK mostram que as vendas via marketplaces crescem de forma consecutiva. O maior impacto foi no ano de 2021, mas os anos seguintes, 2022 e 2023 também apresentaram um aumento significativo. Entenda os dados.
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Quais são os canais ideais para vender online? Segundo dados da GfK os marketplaces estão dominando as vendas digitais nos últimos anos.

Dessa forma, investir na estratégia é algo muito assertivo, a GfK afirma que as vendas via marketplace em 2021 tiveram um aumento expressivo de 211,9%. 

Em 2022 se manteve crescendo e aumentou 10,5%. Até fevereiro deste ano, o aumento foi de 1,4%.

Ou seja, há 3 anos consecutivos o canal vem performando bem e sendo uma oportunidade de vendas para o comércio regional.

Marketplaces são apostas do varejo regional

Para quem vende online, nem sempre é fácil ser reconhecido. Afinal, um bom branding de marca pode demorar anos para se estabelecer no mercado.

Porém, com o marketplace certo é possível faturar mesmo não tendo uma marca forte e reconhecida no mercado. E isso, tem sido uma coisa boa para os lojistas regionais.

Com diversas opções no mercado, é essencial entender seu público e saber onde eles buscam os produtos que você comercializa.

Os maiores marketplaces do Brasil atualmente são: Mercado Livre, Shopee, Amazon e Magazine Luiza, por exemplo.

Também há marketplaces de nicho que comercializam produtos: esportivos, usados, artísticos como artesanatos e muito mais.

Vale a pena se aprofundar e fazer uma pesquisa completa.

Marketplace de nicho: o que é e quais as vantagens desse modelo de negócio?

Características do varejo regional

O varejo regional é caracterizado por ser um estabelecimento físico. 

A verdade é que muitos empreendedores já perceberam que investir em cidades ou polos menores, muitas vezes, pode ser uma boa opção.

Afinal, existem diversas oportunidades nesses lugares, diz Fernando Baialuna, diretor de gfkconsult e varejo da GfK para América Latina.

“Fizemos alguns estudos de Inteligência de Geolocalização Espacial, especificamente para eletroeletrônicos. Entendemos que estar presente nessas áreas menores é uma necessidade para atender a novas jornadas do cliente, que busca melhor experiência figital ao comprar online e retirar na loja”. Afirma.

Como aplicar o figital no seu e-commerce?

Com uma oportunidade assim, fica difícil não investir em estratégias que atendam esse novo tipo de consumidor.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você que quer aplicar o figital em sua loja.

“Figital” nada mais é que a fusão das palavras física e digital. 

Na estratégia, a empresa deixa de oferecer apenas um produto e sim uma experiência de compra memorável ao cliente.

É possível, por exemplo, fazer um clique e retire na loja — ótima opção para clientes que não podem, ou não gostam de aguardar a entrega.

Além disso, o processo engloba toda estratégia omnichannel, portanto oferecer um chat de atendimento em tempo real também é uma maneira de engajá-lo.

Ter opções de experimentar o produto pessoalmente e realizar a compra online também pode ser uma experiência do tipo.

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