Pesquisar
Close this search box.

Como importar da China: um guia completo sobre como importar produtos e ter lucro

Principais tópicos

Saber como importar da China é abrir as portas para uma possibilidade muito promissora de fazer negócios.

Isso porque o mercado chinês oferece uma variedade muito grande de produtos e os brasileiros estão cada vez mais interessados nesse modelo de negócio.

Mas, por mais promissor que seja, importar produtos da China não é uma tarefa tão fácil.

Já que existem limitações e conhecimentos necessários para criar um negócio que esteja dentro das legislações aduaneiras.

E que garanta o sucesso na venda de produtos de qualidade.

É preciso entender que existem boas práticas para garantir uma boa relação comercial com os fornecedores chineses, encontrar os melhores produtos e muito mais.

Como importar da China?

Pesquise os fornecedores

Um passo muito importante é começar pesquisando para encontrar fornecedores de qualidade e confiáveis.

Além de garantir qualidade e confiabilidade, o ideal é encontrar um fornecedor que tenha os produtos desejados.

E que, acima de tudo ofereça um preço competitivo para que o seu negócio tenha uma boa margem de lucro.

Negocie com os fornecedores

Após identificar os fornecedores, é sempre interessante poder contar com mais de um, é o momento de iniciar as negociações.

Existem alguns fatores importantes que devem ser considerados no momento da negociação.

Como os preços praticados, os prazos de entrega, as condições de pagamento, entre outros.

Para uma boa negociação, é muito importante usar uma comunicação objetiva, transparente e honesta.

Para que a relação possa ser duradoura e próspera para ambas as partes.

Verifique a documentação e regulamentação

Como veremos mais adiante, a importação da China demanda diferentes documentações, como:

  • faturas comerciais;
  • lista de embalagem;
  • conhecimento de embarque;
  • certificados de origem;
  • documentos de desembaraço aduaneiro.

Além disso, você precisa conhecer e cumprir as regulamentações alfandegárias do Brasil ou do país de destino.

Calcule os custos

Existem muitos custos envolvidos na importação de produtos chineses.

Não se trata apenas do custo dos produtos, existem outros, como:

  • custo de transporte;
  • seguro;
  • impostos;
  • taxas alfandegárias;
  • despesas de desembaraço aduaneiro;
  • custos adicionais (inspeção de qualidade, entre outros).

Ter os valores exatos dos custos necessários para esse tipo de importação ajuda muito no planejamento, previsão de faturamento e a evitar imprevistos que possam comprometer um negócio.

Pense na logística de transporte

Uma vez que os fornecedores estejam estabelecidos e os produtos estejam prontos, é o momento de pensar na logística de transporte.

É possível criar uma logística para transporte aéreo e marítimo.

Cada modalidade tem suas próprias especificidades, como tempo de entrega, custo operacional e capacidade de carga.

O ideal é entender a necessidade e a demanda do seu negócio para definir a opção de transporte mais indicada.

Entenda o desembaraço aduaneiro

O desembaraço aduaneiro diz respeito ao cumprimento das formalidades e regulamentações alfandegárias do país de destino.

Isso inclui a apresentação de documentos, pagamento de impostos e taxas, bem como a inspeção de segurança e liberação dos produtos para entrada no mercado local.

Saber muito bem sobre o desembaraço aduaneiro de cada país ajuda a evitar atrasos ou prejuízos financeiros desnecessários.

Faça a inspeção dos produtos

Com o desembaraço aduaneiro resolvido, os produtos estão liberados para serem entregues no destino.

Portanto, é fundamental fazer a inspeção dos produtos recebidos para garantir que estejam cumprindo o que foi acordado com o fornecedor, como o padrão de qualidade estabelecido.

Caso não estejam em conformidade com o acordo firmado, o fornecedor deve ser informado o mais rápido possível para que as correções necessárias sejam realizadas com rapidez.

Pense no armazenamento e na distribuição

Com os produtos em mãos e dependendo da quantidade, será preciso fazer um gerenciamento eficiente de estoque, que inclui o armazenamento e a distribuição dos produtos.

Acompanhe o pós-venda

Após a realização de todas as etapas descritas acima, é o momento de fazer o acompanhamento do pós-venda.

Esse acompanhamento deve ser feito com os consumidores do seu e-commerce, mas também com os fornecedores.

Afinal, relatar a experiência que você teve com os fornecedores é uma forma eficiente de manter um bom relacionamento e criar uma relação comercial duradoura.

Essas são as etapas que devem ser consideradas por quem está se informando sobre como importar da China.

No entanto, existem etapas que podem variar de acordo com a natureza dos produtos, requisitos do país de destino, entre outros motivos.

Quais são as modalidades de importação da China?

Existem muitas modalidades para quem quer importar da China, que podem ser definidas de acordo com as características dos produtos que os empreendedores desejam trabalhar.

Vamos mostrar abaixo as principais modalidades, com especificações próprias, para que você defina qual é a mais indicada para as suas necessidades.

Acompanhe!

Importação direta

Uma das formas de importação da China mais utilizadas, a importação direta é feita com o estabelecimento de uma relação direta com um fornecedor do país.

Nesse modelo, o importador é o responsável por todo o processo de importação, desde as negociações até o momento do pós-venda.

É uma maneira de assumir um maior controle sobre a importação, já que o empreendedor será o responsável pelas negociações, burocracias, verificação dos produtos e venda.

Importação por meio de intermediários

Outra possibilidade é utilizar um intermediário ou os chamados agentes de importação para auxiliar em todas as etapas do processo.

Como intermediadores, podem ser definidos os agentes de compras, os agentes de comércio exterior ou os agentes aduaneiros.

Uma vantagem dessa modalidade é que esses agentes têm experiência e conhecimentos no processo de importação e podem facilitar as etapas, como a negociação com fornecedores, a agilidade na liberação de documentação e muito mais.

No entanto, como já é de se esperar, contar com um intermediário tende a elevar o custo da importação, já que envolve o pagamento do serviço prestado.

Importação por meio de plataformas de comércio eletrônico

Outra modalidade que já está em uso e cada vez conta com mais adeptos é a utilização de plataformas de comércio eletrônico.

Plataformas como o Alibaba ou AliExpress tornam as importações ainda mais ágeis e oferecem uma ampla variedade de produtos, bem como de fornecedores.

É uma metodologia bastante eficiente para MEI e pequenas empresas, já que além de facilitar o processo, ainda permite a compra em baixo volume, onde não é preciso adquirir uma grande quantidade de produtos.

Importação usando consolidação de cargas

Essa é uma modalidade para empresas que não têm um volume enorme de produtos importados e não conseguem preencher sozinhas um contêiner de transporte.

Logo, elas se juntam com uma ou mais empresas para compartilharem o contêiner, reduzindo os custos do transporte e diminuindo os gastos individuais.

Além disso, é possível contar com empresas de logística especializadas no gerenciamento e organização da consolidação de carga.

Dropshipping

O dropshipping também é uma forma já bastante utilizada e que conta com bastante adesão de empreendedores.

Nesse modelo, o importador atua como um intermediário.

Ou seja, ele não mantém um estoque físico dos produtos para realizar as vendas.

Na verdade, o responsável pelo dropshipping realiza uma parceria com os fornecedores chineses que se responsabilizam pelo envio dos produtos comprados.

É um intermediário entre o fornecedor chinês e o cliente final.

Quando um pedido é feito, o fornecedor chinês é quem embala e envia o produto, cabendo ao importador lidar com o atendimento ao cliente e toda a gestão do negócio.

O dropshipping é vantajoso porque elimina a necessidade de estoque e logística de transporte, o que diminui muito os custos operacionais iniciais.

Importação por meio de feiras e exposições

Existe também a modalidade de importação por meio de feiras de exposição, onde são reunidos diversos fornecedores chineses em um único local.

Para quem tem a possibilidade de participar dessas feiras, consegue encontrar e negociar com fornecedores de forma direta.

Esse tipo de importação pode ajudar a diminuir ruídos na comunicação, garantir a compra de produtos de maior qualidade e oferecer muitas outras vantagens para o negócio.

Quais são as vantagens de importar da China?

Já é sabido que a importação da China é um negócio bastante procurado.

Isso porque existem diversos benefícios que vão além das vantagens competitivas que o país oferece. Veja, a seguir, algumas das principais.

Preços competitivos

A China é um país já reconhecido pela capacidade de oferecer produtos com preços muito abaixo dos praticados em outros comércios.

Esse fator se deve a motivos diversos, como mão de obra barata, economias de escala, infraestrutura robusta e uma cadeia de suprimentos bastante desenvolvida.

Com esses fatores, o importador consegue ter uma margem de lucro superior em comparação com a importação de outras economias, já que pode oferecer um preço menor para seus clientes.

Diversidade de produtos

Como a China é uma das maiores fabricantes de produtos do mundo, ela consegue oferecer uma diversidade de produtos muito grande para diferentes setores.

Dentre essa diversidade, é possível obter eletrônicos, brinquedos, utensílios domésticos, produtos de moda e muito mais.

Seja qual for o tipo de produto, é muito provável que você encontre um fornecedor chinês para abastecer o seu negócio.

Capacidade de produção

Como o país possui uma grande capacidade de produção em larga escala, ele consegue atender pedidos de grande volume.

Essa é uma vantagem para as empresas que precisam de grandes quantidades de produtos.

Outra vantagem é que para as empresas pequenas, quando importam da China, podem aumentar o pedido conforme o negócio se torna maior e demanda maiores quantidades.

Um país que tem uma capacidade de produção em larga escala costuma conseguir diminuir os prazos de entrega e ainda tornar as negociações e pagamentos muito mais flexíveis.

Desenvolvimento tecnológico

Um país que investe no desenvolvimento tecnológico realiza diversas pesquisas para aprimorar setores diversos.

Assim, existe a possibilidade de encontrar fornecedores eficientes, com inovações tecnológicas e preços competitivos ao mesmo tempo.

Essa é uma característica ainda mais marcante para os negócios de importação voltados para o mercado tecnológico, de eletrônicos, tecnologia da informação, energia renovável e muito mais.

E quais são as desvantagens de importar da China?

Como em todos os tipos de negócios, também existem desvantagens e desafios que podem surgir no modelo de importação da China.

Vamos ver alguns desafios que podem surgir:

Barreiras linguísticas e culturais

Para os importadores que não estão familiarizados, as questões linguísticas e culturais podem representar um desafio durante as negociações e ao manter a relação comercial com os fornecedores chineses.

É importante lembrar que existem diferentes termos, condições e questões burocráticas que precisam ser negociadas com os fornecedores e, em alguns casos, com as autoridades legais.

No entanto, para essas situações, existem agentes de importação e especialistas no idioma e cultura local que podem ajudar a contornar essas dificuldades.

Qualidade dos produtos

Devido à grande capacidade de produção e à variedade de produtos disponíveis, a qualidade nem sempre é garantida quando se trata de importação da China.

Embora não seja uma regra, é comum encontrar produtos de baixa qualidade, falsificações ou cópias piratas.

Portanto, é muito importante realizar uma pesquisa aprofundada dos fornecedores, solicitar amostras e inspecionar os produtos recebidos.

Escolher cuidadosamente os fornecedores, verificar suas credenciais e reputação no mercado, bem como estabelecer um sistema de controle de qualidade são ações que ajudam a mitigar os riscos.

Tempo de entrega e logística

Devido a questões geográficas e requisitos burocráticos, o tempo de entrega e a logística podem se tornar complicados para aqueles que desejam importar produtos da China.

Custos extras também podem surgir devido a questões aduaneiras, que exigem mais tempo para a liberação e legalidade das operações.

Riscos de propriedade intelectual

A proteção dos direitos de propriedade intelectual é uma preocupação importante ao selecionar um fornecedor chinês.

A violação de patentes, marcas registradas e direitos autorais pode ocorrer, embora não seja uma regra.

É essencial garantir que os produtos adquiridos não violem nenhuma propriedade intelectual.

Nesse sentido, pode ser interessante buscar aconselhamento legal para proteger os interesses do seu negócio.

Quantidade mínima de produtos

Como vimos, a China é uma produtora em larga escala e muitos fornecedores podem exigir uma quantidade mínima de produtos.

O que pode sobrecarregar a capacidade de uma pequena empresa ou de importadores que estão iniciando nesse tipo de negócio.

No entanto, existem fornecedores que não impõem essa exigência e é possível chegar a um bom acordo durante a etapa de negociação.

Incertezas políticas e regulatórias

Assim como em todas as negociações internacionais, a importação de produtos da China está sujeita às condições políticas e regulatórias.

Que podem afetar todo o processo de importação.

Mudanças que podem ocorrer, como alterações nas políticas comerciais, regulamentações alfandegárias e tarifárias.

Geralmente têm um impacto direto nas tarifas e nos custos, podendo inviabilizar todo o negócio.

Para minimizar essas incertezas, é importante se manter sempre informado e acompanhar as atualizações políticas que possam ocorrer ao longo do tempo.

Qual é o valor mínimo para importar da China?

Uma dúvida comum que pode surgir para aqueles que desejam importar da China é se existe um valor mínimo de importação.

No entanto, não há um valor mínimo estabelecido universalmente.

Isso ocorre porque existem fatores que devem ser considerados para chegar a uma resposta.

Veja abaixo alguns deles.

Custo do produto

Um fator relevante é que o valor mínimo está diretamente relacionado ao custo dos produtos que se deseja importar.

Portanto, não há um valor fixo, mas sim uma relação entre o preço dos produtos e os custos envolvidos nos processos de importação, como:

  • frete;
  • impostos;
  • taxas alfandegárias;
  • despesas administrativas.

Todos esses fatores devem ser considerados para calcular um valor mínimo viável para importar os produtos desejados.

Quantidade mínima de pedido

Outro fator limitante é a quantidade mínima estabelecida por cada fornecedor para a realização de um pedido.

Esse aspecto também depende do fornecedor e do produto adquirido.

É comum que alguns fornecedores exijam um valor mínimo de compra ou uma quantidade mínima de produtos.

Custo do frete e transporte

Como mencionamos anteriormente, existe todo um custo considerável para o transporte dos produtos vindos da China.

Afinal, um pedido muito pequeno pode se tornar caro, já que o transporte utilizado será realizado por meios aéreos ou marítimos.

Portanto, o ideal para determinar o mínimo viável é considerar as opções de transporte e calcular qual será o custo.

Com essa informação, será possível estabelecer um valor mínimo que seja capaz de cobrir os custos e ainda gerar uma boa receita.

Impostos e taxas alfandegárias

Os impostos e taxas alfandegárias também podem determinar um valor mínimo, pois variam de acordo com o país de destino e têm um impacto direto nos custos da operação.

Portanto, para evitar surpresas desagradáveis com impostos de importação, taxas alfandegárias e possíveis encargos adicionais.

É sempre importante estar atualizado em relação às políticas alfandegárias do país de destino.

Custos administrativos e despesas adicionais

Também é necessário levar em consideração os custos administrativos e todas as despesas adicionais relacionadas às importações.

Existem diversas despesas, como obtenção de determinada documentação, inspeção de qualidade, tradução.

Consultorias especializadas, agentes especializados, consultoria jurídica, seguros e outros serviços que garantem maior segurança e garantia no processo de importação.

Como é possível perceber, o valor mínimo depende de diferentes fatores que afetam a viabilidade geral da operação de importação.

Levando em consideração os aspectos mencionados acima, será possível determinar se é possível ou não importar a quantidade mínima desejada de acordo com cada produto.

Como importar da China com CPF?

A importação da China nem sempre é voltada para interesses comerciais de uma empresa.

Também é possível que pessoas físicas tenham interesse na importação para fins pessoais, mesmo que o uso do CPF não restrinja objetivos comerciais.

Aqui estão algumas informações importantes sobre como importar da China usando o CPF.

Pessoa física como importadora

Quando a importação é feita com o CPF, o importador atua como pessoa física.

Isso significa que as regras e regulamentações serão diferentes das aplicadas às empresas.

Portanto, é importante entender essas regulamentações específicas para pessoas físicas em cada país de destino.

A fim de garantir que todo o processo ocorra dentro da legislação alfandegária vigente para essa modalidade.

Limite de valor para importação

Muitos países costumam estabelecer um limite de valor para as importações realizadas por pessoas físicas, onde a pessoa está isenta de impostos e taxas adicionais.

No entanto, esses países também estabelecem um valor limite para oferecer essas isenções, que pode variar de acordo com cada país de destino.

Porém, isso não significa que você não pode exceder o valor limite, mas quando isso acontece, será necessário arcar com esses impostos.

Documentação necessária

Para esse tipo de importação, é necessário fornecer a documentação específica exigida pelas autoridades aduaneiras do país.

De maneira geral, essa documentação inclui uma fatura comercial do fornecedor chinês, bem como outros documentos.

Esses outros documentos podem ser uma declaração de importação ou um formulário de desembaraço aduaneiro.

O ideal é entender as condições aduaneiras para pessoas físicas a fim de garantir que não ocorram imprevistos no processo de importação.

Pagamento de impostos e taxas

Também é necessário arcar com o pagamento de taxas e impostos aplicáveis, que variam de acordo com cada país.

Essas taxas e impostos podem incluir imposto de importação, taxas alfandegárias, imposto sobre valor agregado e outras cobranças relacionadas a importações.

8 nichos que valem a pena importar da China para revender?

A China oferece uma grande diversidade de produtos que podem ser importados para revenda e comercialização.

Essa diversidade, apesar de ser muito vantajosa, pode confundir quem ainda não tem o nicho de mercado definido.

Pensando nisso, preparamos este tópico com os principais tipos de produtos que valem a pena importar da China.

Eletrônicos

A China é reconhecida pela produção e comercialização de produtos eletrônicos, como smartphones, tablets, acessórios de computador, dispositivos eletrônicos inteligentes, entre outros.

Devido ao alto consumo desses produtos e às constantes inovações, essa é uma categoria de produtos que pode gerar resultados muito positivos para quem deseja entrar no mercado de importação.

Moda e acessórios

A moda e o mercado de acessórios também são setores em constante transformação e despertam o desejo dos consumidores de seguir as tendências em constante evolução.

Outro ponto positivo é que muitos desses produtos são necessários para uso cotidiano, como roupas, calçados, bolsas, entre outros.

Além disso, existe o sentimento de pertencimento ao adquirir acessórios diversos, como bijuterias, joias, colares, brincos, pulseiras e muito mais.

Portanto, essa é outra possibilidade interessante para importação.

Produtos para o lar

São muitas as possibilidades de venda de produtos voltados para o lar.

Como exemplo, podemos citar utensílios para cozinha, decoração e produtos de limpeza.

Encontrar um bom fornecedor chinês para esse tipo de produto pode gerar resultados de vendas muito positivos.

Brinquedos e jogos

O país também é um grande produtor de brinquedos e jogos, como jogos de tabuleiro e brinquedos educacionais, entre outras possibilidades para revenda.

Esse é um mercado interessante, pois consegue alcançar um grupo diverso de clientes de diferentes faixas etárias.

Produtos eletrônicos de consumo

Além dos eletrônicos citados acima, existem outros de consumo e também estão em constante transformação e inovação.

Mais acessíveis financeiramente, fones de ouvido, caixas de som, dispositivos inteligentes para casa, utensílios e acessórios também geram boas oportunidades de negócios.

Produtos de cuidado pessoal

Os produtos de beleza e cuidado pessoal nunca saem de moda e sempre é possível encontrar novidades com forte potencial de venda.

Produtos voltados para o cuidado da pele, cabelo e maquiagem são muito populares e oferecem chances de lucro bastante significativas.

Acessórios e peças de automóveis

Para quem tem familiaridade e interesse em artigos automotivos, é possível encontrar excelentes possibilidades na China.

Isso ocorre porque pneus, retrovisores, tapetes de carro, dispositivos, entre outros, são bastante procurados e costumam contar com um público que está sempre em busca das novidades do mercado.

Produtos esportivos de lazer

Não é novidade que cada vez mais as pessoas estão se preocupando com a saúde e o bem-estar.

Logo, a revenda de equipamentos de ginástica, roupas esportivas e acessórios diversos para práticas esportivas desponta como opções rentáveis de importação.

Nessa categoria, também podemos incluir os produtos voltados para práticas ao ar livre, como equipamentos de camping, ciclismo e muito mais.

Onde importar da China?

Agora que já falamos sobre como importar da China, é preciso saber onde fazer as importações.

É isso que você vai ver neste tópico.

AliExpress

Já bastante conhecido, justamente por ser o maior site de vendas da China, o AliExpress conta com uma grande diversidade de produtos que podem ser comercializados.

Outro ponto forte desse site é que ele já foi testado e amplamente utilizado pelos brasileiros, o que confere maior segurança na compra de produtos para revenda.

Nele, é possível encontrar muitos fornecedores, fazer compras em menores quantidades e avaliar os comentários para evitar possíveis golpes.

DealeXtreme

Nesse site, é possível encontrar uma plataforma robusta com produtos próprios.

Isso significa que não é preciso avaliar cada fornecedor, o que garante que os produtos comprados terão o mesmo padrão de qualidade.

Ele é reconhecido por oferecer a maior concorrência com o AliExpress, já que apresenta alguns diferenciais importantes, como o recebimento dos produtos em um único lote.

BangGood

Esse site é focado em vendas por atacado, o que permite que o importador tenha uma margem de lucro maior, já que as vendas no atacado costumam ter bons descontos.

Além de preços mais competitivos, o site também oferece maior diversidade de opções de frete, contando com algumas opções gratuitas, promoções diárias e muito mais.

GearBest

Esse é um marketplace com atuação em mais de 200 países, focado na área de eletrônicos.

Dentre as principais vantagens de fazer negócios com o site, a função que permite o reembolso integral para os casos de não recebimento do produto é uma das que mais chama a atenção de potenciais importadores.

Outra importante vantagem é o prazo de entrega, que costuma ser realizado em no máximo 20 dias, de acordo com cada distribuidor.

Alibaba

Outro poderoso do comércio eletrônico e bastante conhecido no mercado chinês, o Alibaba também oferece vantagens e benefícios.

Com foco no modelo de vendas B2B, é outra importante alternativa para compras no atacado.

Além de ser uma plataforma de vendas bem estruturada para eletrônicos, também é possível encontrar produtos de bijuteria, acessórios eletrônicos, maquiagem e muito mais.

Rakumart

Semelhante ao Alibaba, o Rakumart também é voltado para as vendas B2B, com o objetivo de conectar fornecedores chineses com potenciais importadores de todos os lugares do mundo.

Com uma página traduzida para o português, ele permite uma navegação facilitada para encontrar diversos produtos organizados por categorias, como ferramentas e ferragens, acessórios automotivos, motos, mercado pet e muito mais.

Outra vantagem é que toda a parte de negociação e compra é gerenciada pelo próprio site, o que facilita muito a vida de quem está dando os primeiros passos no universo da venda de produtos importados.

Importar produtos da China pode ser uma excelente oportunidade de negócios, já que é possível ter acesso a uma ampla gama de produtos com preços muito mais competitivos.

Contudo, é fundamental compreender que para ter sucesso nesse negócio, você precisa saber planejar, realizar uma boa pesquisa de mercado, escolher bons fornecedores e compreender as legislações.

Com as dicas e informações que apresentamos neste artigo, você estará muito mais preparado para aproveitar as oportunidades, contornar as adversidades e criar um negócio de sucesso.

Se você quer ter mais inspiração e encontrar os melhores produtos para começar a revender agora mesmo, não deixe de conferir este artigo que separamos para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Tray tem tudo que você precisa para escalar seu negócio!

Abra sua loja na Tray

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!