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GA4: o que é e como funciona na prática

O GA4 é a mais nova propriedade do Google usada para fazer a coleta de dados de sites ou blogs que mostrem o comportamento do consumidor em relação a essa página analisada.
o que é GA4

Principais tópicos

O Google Analytics é uma ferramenta de análise e monitoramento de sites e aplicativos, amplamente utilizado por empresas no rastreamento e geração de relatórios sobre tráfego.

A análise de informações sobre o tráfego é crucial para o sucesso de qualquer negócio que marca presença online, ao fornecer uma visão abrangente do comportamento dos usuários e do desempenho do site.

Por meio dessa análise é possível compreender o público-alvo, avaliar o desempenho do site, otimizar o site, tomar decisões estratégicas e alcançar os melhores resultados.

Neste contexto, o Google Analytics, que está na versão GA4, é uma ferramenta do Google que permite a coleta de dados de acesso, comportamento e navegação dos usuários durante o contato com o seu site ou aplicativo.

Por meio desses dados é possível obter dados que contribuem para a tomada de decisão e planejamento de melhorias.

O GA4, ou Google Analytics 4, é a versão mais recente da ferramenta de análise de tráfego oferecida pela Google. Ela difere do Universal Analytics, o Google Analytics tradicional em diversos aspectos.

Neste artigo, montamos um guia definitivo com todas as informações necessárias para você começar a usar o GA4. Continue a leitura e confira!

O que é o Google Analytics 4 — GA4?

O GA4, ou Google Analytics 4, é a versão mais recente da ferramenta de análise de tráfego do Google.

A ferramenta é mais eficiente e flexível na análise de tráfego dos sites, oferecendo uma visão para profunda e completa do comportamento usuários, qualificando ainda mais o processo de tomada de decisão em negócios.

Desde julho de 2023, o Universal Analytics, antecessor do GA4, deixou de coletar dados na maioria dos sites.

Por esse motivo, é recomendado que você faça a migração para o GA4, a fim continuar recebendo dados sobre o seu tráfego. No decorrer deste guia, explicaremos como fazer isso.

Por que o Google atualizou o Universal Analytics para o GA4?

O Google decidiu atualizar o Universal Analytics por vários motivos, desde a mudança no comportamento do usuário, passando por questões de privacidade e o avanço das inteligência artificial.

A seguir, exploraremos cada um desses motivos já que eles ajudam a entender um pouco sobre o funcionamento da GA4. Confira!

Comportamento do usuário

As mudanças no comportamento dos usuários foram uma das razões para o desenvolvimento da ferramenta GA4.

Isso porque a maneira como os usuários navegam na internet mudou muito de 2012 (quando foi lançado o Universal Analytics) para os dias atuais.

O GA4 foi criado para acompanhar tais mudanças, fornecendo uma visão mais concreta e precisa do comportamento do usuário no contexto do comportamento atual.

Foco em eventos específicos em vez de sessões

O GA4 concentra a coleta de informações e análises em eventos específicos, em vez de sessões — como fazia o Universal Analytics.

Isso permite uma análise mais granular do comportamento do usuário, a medida que as sessões não refletem necessariamente a jornada completa do usuário em um site ou aplicativo, mas trazem elementos importantes para a avaliação de comportamento.

Plataforma completa e unificada

O GA4 permite analisar dados de sites e aplicativos em um único lugar, com isso, a empresa consegue ter uma visão mais ampla e completa de toda a jornada o usuário.

A unificação da plataforma é especialmente útil e interessante para empresas que possuem um site e um aplicativo, ao permitir que elas rastreiem como os usuários interagem em ambas as plataformas.

Privacidade do usuário e compliance

Ao desenvolver o GA4, a Google considerou as boas práticas de proteção de dados.

Hoje, com as mudanças na legislação envolvendo a coleta e tratamento de dados, as empresas precisam investir em boas práticas de compliance.

Neste contexto, o GA4 não coleta dados pessoais dos usuários, como, por exemplo, endereços de IP ou IDs de dispositivo, ampliando a segurança e contribuindo para o atendimento à legislação vigentes em muitos países, inclusive no Brasil.

Vale destacar que ele é compatível com regulamentações mais rígidas como GDPR e CCPA, minimizando a coleta de dados pessoais e ampliando a segurança dos usuários e das empresas.

Avanço da Inteligência Artificial

O GA4 utiliza ferramentas de inteligência artificial para gerar insights preditivos, auxiliando as empresas que desejam tomar decisões mais acertadas.

Isso é importante porque as organizações precisam prever o comportamento do usuário para poderem se adaptar às mudanças do mercado.

Perceba haver uma série de razões pelas quais o Google decidiu atualizar o Universal Analytics para o GA4. Em geral, o foco está em acompanhar as mudanças no mercado, no comportamento do consumidor e na legislação associada ao uso de dados.

As empresas que recorrem à ferramenta devem aproveitar a oportunidade para apoiar parte do seu processo de tomada de decisão nos dados e informações gerados pelo GA4.

Como funciona o Google Analytics 4?

O Google Analytics funciona de maneira distinta do modelo de Analytics anterior por uma série de razões.

Destaca-se o fato do modelo ser focado em eventos individuais do usuário.

Isso significa, na prática, que ele rastreia ações específicas como cliques em botões, visualizações de páginas e compras finalizadas, por exemplo.

Tal abordagem permite uma análise mais detalhada com comportamento do usuário, a empresa a conhecer melhor os interesses e características individuais dos usuários que acessam o seu site.

A unificação da plataforma é outro ponto de destaque no funcionamento do GA4, já que essa versão analisa dados de sites e aplicativos móveis juntos.

Isso fornece uma visão completa da jornada do usuário, independentemente de qual plataforma ele usa para interagir com o seu negócio.

Por meio do machine learning, o Google Analytics 4 consegue identificar tendências e prever o comportamento do usuário, auxiliando na antecipação de necessidades e otimização de estratégias.

Para funcionar, o GA4 precisa ser configurado por meio de um código inserido no seu site e/ou aplicativo. Esse código coleta dados de eventos e os envia para o Google Analytics.

O GA4 também oferece a opção de enviar dados aprimorados sem necessidade de alteração de código, por meio de um recurso chamado “Medição Aprimorada”.

Como funciona a integração com outras plataformas no GA4?

O GA4 oferece integração nativa com diversas outras plataformas do Google, como, por exemplo, Google Ads, Google Tag Manager e BigQuery, além de outras ferramentas de marketing e análise.

Investir na integração é uma etapa importante já que facilita o fluxo de dados entre as plataformas integradas, ampliando as possibilidades em termos de coleta de dados, análise, otimização e tomada de decisão.

A seguir, explicamos como funciona a integração com algumas plataformas. Confira!

Integração GA4 e Google Ads

A integração do GA4 com o Google Ads permite a visualização de dados das campanhas do Ads nos relatórios do Analytics.

Isso facilita o aprimoramento do remarketing do Google Ads com dados do GA4. Confira, a seguir, um passo a passo de como fazer a integração:

  1. Acesse o Google Analytics e vá até a opção “Admin”;
  2. Na aba configurações da conta, clique na opção “Vinculações de produtos”;
  3. Depois, seleciona a opção “Vinculações do Google Ads”;
  4. Clique em “Vincular”;
  5. Depois, selecione as contas do Google Ads que você deseja vincular e clique na opção “Confirmar”;
  6. Clique em Próximo;
  7. Você será direcionado para a opção de ativação de marcação automática (indicada) e a de Personalização de anúncios. A segunda, opcional.

Ao concluir a seleção e seguir para a próxima etapa, você terá finalizado a integração entre o GA4 e o Google Ads.

Integração GA4 e Tag Manager

A integração do Google Analytics 4 com o Google Tag Manager permite que a empresa implemente o rastreamento do GA4 no seu site ou aplicativo sem precisar editar o código manualmente.

Isso facilita a gestão e atualização das tags de rastreamento.

Para realizar a integração você deve começar criando uma propriedade do tipo GA4, caso ainda não tenha. Assim, acesse o Google Analytics e crie uma propriedade do tipo GA4.

Não esqueça de anotar o ID de rastreio da propriedade.

Depois, você precisa criar uma conta no Google Tag Manager para o seu site e aplicativo. Com as contas criadas, siga o passo a passo a seguir:

  • No Google Tag Manager, vá na opção “Tags” e crie uma nova tag. Escolha o tipo de tag “Google Analytics: GA4 Event”. Cole o ID de propriedade GA4 que você anotou anteriormente.
  • Defina quando a tag do GA4 deve disparar. Você pode usar acionadores padrão do Google Tag Manager, como carregamento de página, cliques em botões ou envio de formulários.
  • Após configurar a tag e acionadores, publique a versão de contêiner para as alterações começarem a funcionar o seu site ou aplicativo.

Integração GA4 e BigQuery

A integração do Google Analytics 4 com o Google BigQuery permite armazenar seus dados do GA4 por um período maior que os 14 meses padrão oferecidos pela plataforma.

Além disso, o BigQuery também possibilita análises mais complexas utilizando SQL. A seguir, explicamos um passo a passo de como fazer essa integração. Confira!

  • Comece configurando o seu projeto no Google Cloud Plataform, se você não tiver uma conta, crie a sua conta. Depois, dentro do Google Cloud Plataform, crie um novo projeto ou selecione um existente onde deseja armazenar os dados do GA4.
  • Ative o BigQuery no projeto Google Cloud Plataform, no projeto vá na opção “Serviços” e buque pela opção “BigQuery”.
  • Acesse o BigQuery e ative o serviço.
  • Vincule a propriedade do GA4 do BigQuery, isso deve ser feito acessando o Google Analytics, na opção “Admin”;
  • Em configurações de conta, clique na opção “Vinculações de produtos”;
  • Depois, clique em “Vinculações do BigQuery”;
  • Selecione a opção “Vincular” e selecione a propriedade GA4 com a qual você deseja realizar a integração;
  • Agora, você deve escolher o projeto Google Cloud Plataform no qual você ativo BigQuery e o dataset onde serão armazenados os dados (você pode criar um novo dataset).
  • Defina qual será a frequência de atualização dos dados, essa frequência pode se diária ou até em tempo real.
  • Por fim, basta clicar em salvar.

Após a configuração, você poderá consultar os dados do GA4 utilizando SQL no BigQuery. Vale destacar que a integração pode levar até 24 horas para começar a funcionar.

Integração GA4 com outras plataformas

O GA4 também se integra a outras plataformas de marketing e análise, como Facebook Ads, CRM, plataformas de e-commerce e ferramentas de SEO.

Neste caso, a integração pode ser feita realizando o passo a passo a seguir:

  • Acesse a opção “Admin” no Google Analytics 4;
  • Selecione a opção “Integrações”;
  • Escolha a plataforma que você deseja integrar; e,
  • Siga as instruções na tela para conectar as contas e configurar a integração.

O Google Analytics 4 é bastante intuitivo, por isso a sua usabilidade não demanda um grande conhecimento técnico.

Somado a isso, caso você tenha dúvidas ou dificuldades, poderá encontrar informações adicionais na própria página de orientações do GA4.

Os benefícios da integração do GA4

A integração do Google Analytics 4 é uma prática recomendada para empresas que desejam elevar a qualidade e eficiência no uso da ferramenta.

Essa integração traz uma visão mais completa do negócio, combinando dados de diferentes plataformas.

Somado a isso, a prática, especialmente a integração com o BigQuery, viabiliza análises mais complexas e personalizas com dados brutos.

Quais são as métricas exclusivas do Google Analytics 4?

O Google Analytics 4 oferece diversas métricas exclusivas que não eram disponibilizadas no seu antecessor, Universal Analytics.

Essas métricas fornecem insights mais detalhados sobre o comportamento do usuário e a desempenho do seu site ou aplicativo.

O GA4 tem métricas exclusivas sobre engajamento, conversão, aquisição, comportamento do usuário, entre outros. A seguir, explicamos melhor cada um deles. Confira!

Métricas de engajamento

A métrica “sessões engajadas” mede o número de sessões que atingiram um determinado nível de engajamento, como realização de uma conversão e visualização de várias páginas.

O “tempo médio de engajamento” mostra o tempo médio que os usuários gastam em sessões engajadas. Já a “taxa de engajamento” calcular a porcentagem de sessões engajadas.

Essa combinação de métricas fornece insights relevantes para a estruturação das estratégias em seu site, impactando no marketing, na construção de conteúdos e na divulgação de anúncios.

Métricas de conversão

Nas métricas de conversão, temos o tipo “conversão” que mede o número de ações desejadas que os usuários realizaram, sejam eles compras, downloads ou inscrições.

No “valor de conversão” é possível avaliar o valor financeiro total gerado pelas conversões, já, na métrica “taxa de conversão”, ele calcula a porcentagem de usuários que realizaram uma conversão.

Métricas de aquisição

Nas métricas de aquisição temos a de novos usuários, de usuários ativos e de origem da sessão. Entenda as características de cada uma delas:

  • Métrica de aquisição de novos usuários — mede o número de usuários que visitaram o site ou aplicativo da empresa pela primeira vez.
  • Métrica de aquisição de usuários ativos — mostra a quantidade de usuários que realizaram uma ação no site ou aplicativo da empresa durante um período específico.
  • Métrica de aquisição de origem da sessão — aponta qual é a origem dos usuários que vieram para o seu site, podendo eles serem oriundos de pesquisa orgânica, redes sociais ou tráfego direto.

Métricas de comportamento do usuário

As métricas de comportamento de usuário fornecem informações e insights atrelados a ações dos usuários.

Na métrica “eventos” são medidas ações específicas que os usuários realizaram no site ou aplicativo, como, por exemplo, clicar em um botão de download ou visualização de uma página em particular.

Na métrica “parâmetros do evento” é possível acessar informações adicionais sobre os eventos, como o título da página visualizada ou o nome do botão que foi clicado.

Ainda, existem a opção de avaliar as características do usuário que acessou o seu site, incluindo dados como idade, localização, gênero e dispositivo utilizado. Tais informações estão disponíveis na métrica “dimensões do usuário”.

Além das métricas mencionadas até aqui, vale destacar ainda, a “Primeiro toque e última interação” que indica quais canais utilizados pela empresa foram mais eficazes na atração e conversão de usuários.

Já na “Análise de corte” é possível analisar o comportamento de grupos específicos de usuários ao longo de um determinado lapso de tempo.

Por fim, os “Funis de conversão” são interessantes ferramentas de análise a medida que auxiliam na identificação dos pontos de atrito no processo de conversão, criando um ambiente favorável para a sua otimização.

Quais os principais relatórios pré-criados no GA4?

O GA4 oferece uma ampla gama de relatórios e análises que permitem analisar o comportamento do usuário, identificando padrões de navegação e engajamento.

Além disso, os relatórios permitem que a empresa avalie o desempenho de suas campanhas em diferentes canais, medindo conversões e funis de venda.

Os documentos também trazem dados relevantes para melhorar a segmentação do

Público-alvo, permitindo criar campanhas de marketing mais direcionadas.

Sabendo usar os relatórios de forma estratégica e inteligente, as empresas conseguem prever o comportamento dos usuários, tomando decisões estratégicas baseadas em dados.

Esses relatórios do Google Analytics 4 são divididos em categorias que facilitam a navegação e a busca por informações específicas. Conheça!

Relatórios pré-criados de visão geral

Os relatórios de visão geral fornecem informações gerais sobre público, tráfego e conversões. Entenda as diferenças entre cada um deles:

  • Relatório de visão geral do público, fornece uma visão do seu público, incluindo dados de localização, demografia e dispositivos de acesso utilizados.
  • Relatório de visão geral do tráfego mostra o volume de tráfego no seu site ou aplicativo, incluindo fontes de tráfego e comportamento do usuário.
  • Relatório de visão geral das conversões, mede e aprender o número de conversões geradas durante um determinado lapso temporal.

Relatórios pré-criados de aquisição

São relatórios que permitem analisar dados de aquisição de usuários, análise de corte e caminhos de conversão.

Eles mostram, entre outras informações, como os usuários estão encontrando seu site ou aplicativo, incluindo canais de marketing e palavras-chave de pesquisa.

Permitem, ainda, como analisar o comportamento de grupos específicos de usuários ao longo de um determinado período.

Por meio desse tipo de relatório, você também consegue identificar as etapas que os usuários percorreram antes de realizar a conversão.

Relatórios pré-criados de comportamento

Os relatórios de comportamentos trazem dados sobre engajamento, eventos, páginas e telas. Por meio deles, a empresa consegue avaliar aspectos como:

  • Nível de engajamento dos usuários;
  • Ações realizadas no site ou aplicativo;
  • Desempenho de cada página ou tela do site, ou aplicativo.

Relatórios pré-criados de conversão

Nos relatórios de conversão a empresa consegue analisar o número de conversões e o valor total gerado por cada canal de marketing.

Essas informações podem ser combinadas com o relatório de funis de conversão, que ajudam a identificar os pontos de atrito no processo de conversão e otimizá-lo.

Ainda, merece destaque o relatório de análise de valor do cliente, neste documento você consegue identificar o valor que cada cliente, de forma individualizada, gera para o seu negócio ao longo do tempo.

Relatórios pré-criados de retenção

Os relatórios de retenção mostram, entre outras informações, quantos usuários retornam ao seu site ou aplicativo após a primeira visita, permitindo a análise da retenção de grupos específicos de usuários ao longo do tempo.

Além disso, o GA4 fornece relatórios de tecnologia, que trazem informações sobre os dispositivos e tipos de navegadores usados pelos usuários, relatórios de atribuição, que ajudam a determinar quais são os canais de marketing mais eficazes para gerar conversões.

Os relatórios de DebugView, despertam o interesse e são especialmente interessantes a medida que permitem testar e solucionar problemas com a implementação do GA4.

Como criar uma nova conta no Google Analytics 4?

Agora que você já conheceu as características e vantagens do Google Analytics 4, é hora de descobrir como criar a sua conta. Para criar uma nova conta você precisa o passo a passo a seguir:

  • Acesse o  site do Google Analytics e faça o login na sua conta Google;
  • Se você ainda não tiver uma conta Google, será necessário criá-la para dar andamento ao cadastro;
  • Após realizar o login, clique na opção “Criar propriedade”;
  • Em seguida, seleciona a opção “Site ou aplicativo para dispositivos móveis”;
  • Após, será necessário inserir as informações de sua propriedade, como no do site ou aplicativo, URL do site, nome da empresa, fuso horário, moeda e segmento de atuação;
  • Preenchidas as informações necessárias, você precisa ler com atenção os termos de serviços do Google Analytics;
  • Se estiver de acordo com os termos de serviços, selecione a opção de aceite para dar continuidade ao cadastro;
  • Clique na opção “Criar” e sua conta estará pronta!

Para começar a coletar dados, você precisa instalar o código de rastreamento no seu site ou aplicativo.

Você encontrará esse código de rastreamento na seção “Admin” da sua conta do Google Analytics.

Siga as instruções na tela para instalar o código de rastreamento no seu site ou aplicativo.

Após instalado, o Google Analytics começará a coletar dados sobre o seu site ou aplicativo. Você pode começar a visualizar seus dados na seção “Relatórios” da sua conta do Google Analytics.

Dicas importantes na criação da sua conta GA4

Ao criar uma nova conta no GA4 é importante que você fique atento ao inserir a URL do site ou aplicativo.

Caso os dados inseridos estejam incorretos, o Google Analytics não conseguirá coletar os dados.

A seleção do fuso horário correto também é importante, pois garantirá que os dados estão sendo exibidos no horário correto.

Outro ponto de atenção diz respeito ao código de rastreamento. Se você instalar o código de rastreamento incorretamente, o Google Analytics não poderá coletar dados.

Assim que iniciar a coleta de dados, você pode começar a analisá-lo na seção “Relatórios” da sua conta.

Como fazer a migração para o Google Analytics 4?

Segundo o Google, existem três formas de começar a usar o Google Analytics.

Na primeira opção, indicada para quem ainda não usa e quer coletar dados usando o GA4, você precisa criar a conta, criar uma nova propriedade e adicionar o fluxo de dados, como já explicamos.

Para os usuários de Universal Analytics é importante destacar que o Google Analytics não é retroativo, mas é possível migrar dados históricos para o GA4, já que ambas ferramentas são baseadas em modelos de dados distintos.

Neste caso em particular, é recomendado começar o processo realizando uma auditoria de Google Analytics na sua universal, assim, você poderá verificar se ela está 100% correta com dados confiáveis, o que facilitará a migração.

Ao realizar uma auditoria do UA, é fundamental documentar as configurações existentes para garantir uma migração precisa para o GA4.

Neste sentido, sugerimos que você siga o passo a passo:

  • Documente as configurações básicas, revisando questões como fuso horário e moeda. Certifique-se de que estas configurações estejam corretas e consistentes com as definições do seu negócio.
  • Revise a lista de exclusões de referência, identificando quais fontes de tráfego não devem ser contabilizadas nas suas análises. É crucial revisar essa lista e determinar quais referências indesejadas devem ser excluídas no GA4.
  • Documente outras configurações importantes como filtros e dimensões e métricas personalizadas.

O passo seguintes, consiste na identificação dos eventos que serão migrados. Como o modelo de eventos do GA4 é muito diferente do UA, é importante dar uma atenção especial a migração.

Liste os seus eventos de UA antes de recriá-los no Google Analytics 4. Avalie com atenção quais eventos são importantes e devem ser migrados para a nova plataforma.

As conversões também são um ponto de atenção durante a migração. Uma das grandes vantagens do GA4 é que ele viabiliza o aumento do número de conversões, na prática, que você pode configurar até 30 conversões por propriedade GA4.

Outros pontos de atenção, incluem:

  • No GA4, as visualizações não existem, o que significa que você precisa repensar como você organiza e avalia seus dados. Uma opção é criar relatórios personalizados no GA4 para replicar as funcionalidades das visualizações que você usava no UA.
  • As metas inteligentes do UA não estão disponíveis no GA4. No entanto, você pode recriar outros tipos de metas, como metas de destino, metas de tempo na página e metas de eventos.
  • Ao migrar do Universal Analytics (UA) para o Google Analytics 4 (GA4), é crucial adaptar o rastreamento de comércio eletrônico para garantir a precisão dos dados e aproveitar ao máximo os recursos do GA4.
  • Comece mapeando as ações de comércio eletrônico que você monitora no UA. Isso inclui visualizações de produtos, adições ao carrinho, compras e reembolsos.
  • Para aproveitar os benefícios do modelo de evento do GA4, é recomendável implementar o rastreamento de comércio eletrônico de forma nativa no GA4.
  • Certifique-se de usar os parâmetros de comércio eletrônico obrigatórios no GA4 para que seus eventos apareçam nos relatórios de comércio eletrônico.

O suporte do Google Analytics4 oferece um Guia de Migração para Iniciantes, nele, é possível consultar todo o passo a passo e orientações gerais e específicas para realizar o processo de migração.

Caso você tenha dúvidas pontuais, é interessante consultar a aba de perguntas e respostas.

Por fim, lembre-se de adicionar o GA4 a plataforma do criador de sites ou ao sistema de gerenciamento de conteúdo.

Isso deve ser feito se você usa um site hospedado em um CMS, como, por exemplo, WordPress, GoDaddy, Wix, Drupal, Hubspot, entre outros.

Como você pode ver, o Google Analytics 4 representa uma nova era na análise de dados, oferecendo recursos avançados e flexibilidade para atender às necessidades de empresas de diferentes portes e segmentos de mercado.

Ao dominar o GA4, a sua empresa estará pronta para tomar decisões mais inteligentes, otimizando campanhas e impulsionando o crescimento do seu negócio.

O Universal Analytics deixou de processar novos dados em 1º de julho de 2023, por isso, se você ainda não fez a migração, realize o processo o quanto antes a fim de garantir a continuidade da coleta de dados.

Aproveite o processo de migração para explorar os recursos do GA4, experimentando diferentes configurações e personalizando seus relatórios para obter os insights mais relevantes para o seu negócio.

Ao se familiarizar com as ferramentas e aprender como utilizá-las conforme as necessidades e estratégias do seu negócio, você terá em mãos a possibilidade de analisar dados com inteligência e rapidez, contribuindo para o aumento da competitividade e qualificação do seu processo de tomada de decisões estratégicas.

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