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Semana do consumidor: quais promoções oferecer para conquistar os clientes?

As melhores promoções para oferecer na semana do cliente são: descontos especiais, frete grátis, cupons de desconto, pague 1, leve 2, oferecer programas de fidelidade especiais e opções de cashback.
semana do consumidor

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Promoções sazonais são fundamentais para o planejamento de vendas em qualquer negócio, especialmente no varejo.

Para cada nicho de produto, há sempre uma época do ano em que as vendas ficam acima da média.

Porém, também existe um período no qual praticamente todas as lojas conseguem fechar mais vendas: a semana do consumidor.

Você certamente já ouviu falar dessa semana. Diversas lojas fazem promoções especiais nessa época do ano, várias das quais tendem a ser muito bem sucedidas.

Se você também trabalha no setor de varejo e quer maximizar a rentabilidade do seu negócio ao longo do ano, essa é uma das datas mais importantes para incluir no seu planejamento.

Para ajudar a se preparar, vamos falar um pouco mais sobre o que é a semana do consumidor, como ela surgiu, sua importância e algumas dicas para aproveitá-la ao máximo. Acompanhe.

O que é a semana do consumidor?

Em essência, a semana do consumidor é que ocorre o dia do consumidor, ou “dia oficial dos direitos do consumidor”.

É uma data dedicada às conquistas da população e à implementação de leis que protegem os compradores de práticas abusivas e garantem uma relação mais justa entre lojas e seus clientes.

Com o tempo, essa data também foi incorporada pelas empresas, que passaram a usá-la como época de promoção, oferecendo mais benefícios e descontos aos seus clientes.

Você já deve ter visto alguns anúncios e comerciais com promoções específicos para essa época.

A história dessa data começa nos Estados Unidos com o então presidente John F. Kennedy.

No dia 15 de março de 1962, ele fez um discurso em defesa dos direitos do consumidor, enviando essa pauta para Congresso Americano.

Esse movimento gerou um grande debate, o qual adquiriu proporções mundiais, levando outros países a considerar as mesmas questões.

O resultado final disso é que, em 1985, a Organização das Nações Unidas estabeleceu uma série de diretrizes para a elaboração de leis de proteção ao consumidor.

Desde então, o dia 15 de março se tornou oficialmente o Dia dos Direitos do Consumidor ao redor do mundo.

No Brasil, essa data começou a ganhar forma bem antes disso. Já em 1962 surgiu a primeira lei dedicada à circulação de produtos essenciais, para garantir o acesso da população a itens básicos.

A partir disso, também surgiram os órgãos de defesa do consumidor. E, seguindo a deixa da ONU, o Brasil também estipulou seu próprio Código de Defesa do Consumidor em 1991.

Desde então, aquilo que começou como um único dia de promoções deu origem à Semana do Consumidor.

Ela ocorre anualmente, sempre na mesma semana do dia 15 de março, então seus dias variam de um ano para o outro.

Por que é importante aproveitar essa data?

Como já mencionamos, as vendas sazonais representam uma boa parte da rentabilidade de qualquer negócio no varejo. E a semana do consumidor não é exceção.

Se você quer que a sua loja cresça mais ao longo dos anos, deve incluir essa data no seu planejamento de vendas.

Confira aqui alguns dos principais motivos para adotar essa prática.

Acompanhar as práticas do mercado

O dia do consumidor já é uma data bem estabelecida e reconhecida mundialmente.

Por isso que tantos negócios fazem uso dela em sua projeção anual de vendas. E você pode ter certeza que, se você deixa essa época passar, a maioria dos seus concorrentes estão aproveitando todas as vendas que você não conseguiu fechar naquela semana.

Vale a pena se preparar para aproveitar essa data, independentemente do seu nicho.

Se você não acompanha certas tendências e práticas comuns no mercado, há boas chances de perder alguns clientes.

Afinal, o público também tem suas próprias expectativas com relação às promoções nessa época do ano.

Consumidores se planejam para gastar mais

Quando você quer fazer alguma compra em particular, especialmente uma de maior valor, é bem provável que espere uma época de grandes promoções para poupar dinheiro.

Algo que já é bem comum em época de Natal, Ano Novo, Dia das Mães, das Crianças, na Black Friday e afins. E o mesmo princípio se aplica também à semana do consumidor.

Em vez de fazer a compra imediatamente, várias pessoas economizam para poder comprar produtos mais caros em promoção durante essa época.

Ou seja, suas promoções e vendas se alinham melhor com o melhor período possível para fechar mais vendas.

Oportunidade de escoar seu estoque mais rapidamente

A menos que você lide com produtos inteiramente digitais, sua loja deve ter um estoque mínimo a qualquer momento.

Ao menos o suficiente para dar conta de qualquer demanda esperada para o momento.

Porém, é quase impossível calcular esse número exato, até o ponto em que sempre ficam alguns produtos sobrando depois de sua época.

Se eles ainda estiverem em bom estado ou não forem perecíveis, a semana do consumidor é um bom momento para conseguir vendê-los mais rápido.

No mínimo você consegue oferecê-los a preço de custo, evitando que causem prejuízo e evitando aquelas sobras que apenas ocupam espaço e geram custos desnecessários.

Quando começar as promoções da semana do consumidor?

Dependendo do seu nicho, pode ser que as vendas em si aconteçam apenas nos dias da semana do consumidor.

É até uma boa forma de incentivar os clientes a comprarem mais rápido e com maior ticket médio, elevando sua produtividade. Porém, o seu trabalho começa bem antes dessa data.

Para que uma promoção seja bem sucedida, ela precisa de bastante antecipação.

O público deve ficar sabendo com bastante antecedência sobre os produtos disponíveis, quais serão as promoções e suas condições.

Se ninguém ficar sabendo, é bem provável que comprem com um dos seus concorrentes ou nem tenham separado o dinheiro para aproveitar suas promoções.

Quais promoções você deve usar para conquistar o consumidor?

Com a oferta certa, você pode fechar uma venda até com os clientes mais exigentes.

E como a essa é uma época em que todos os consumidores estão mais inclinados a abrir a carteira, tudo que você precisa é oferecer uma boa oportunidade.

Confira aqui algumas das principais promoções que você deve incluir em seus planos.

Descontos especiais

Não há forma mais tradicional e efetiva de fazer promoções do que cortando os preços.

Isso significa que o lucro por unidade vendida vai ser menor, mas o volume das vendas quase sempre compensa.

Especialmente se você conseguir liquidar alguns produtos que já estão no seu estoque há algum tempo.

Mesmo um desconto relativamente pequeno, algo entre 15% e 5%, pode fazer a diferença para seus clientes.

Frete grátis

Para quem faz vendas online, a melhor forma de entregar valor e comodidade aos seus clientes é entregando seu produto diretamente.

Porém, isso também vem com algumas dificuldades dependendo da situação. Por exemplo, o custo do frete pode ser muito alto para certos clientes, o que os faz desistir de algumas compras menores.

É comum que as lojas ofereçam a opção de frete grátis para clientes cadastrados ou para compras acima de determinado valor, mas isso também pode alienar clientes que procuram produtos com preço mais baixo.

Algo que já acontece normalmente nesse período de desconto.

Sendo assim, por que não remover essa barreira durante a semana do consumidor? Se o frete for grátis, sem condições, você pode ter certeza que vários clientes vão aproveitar a oportunidade.

Cupons de desconto

Os cupons são outra prática bastante comum em muitas lojas atualmente, especialmente no comércio virtual.

Sempre que um cliente entra em contato pela primeira vez, se cadastra em sua loja ou participa de uma campanha, ele recebe um cupom que pode usar para conseguir um desconto em sua próxima compra. Bem simples.

Você também pode aproveitar essa prática na semana do consumidor.

Antes de iniciar as promoções, distribua alguns cupons de desconto por aí especialmente para essa época.

Se você estabelecer um prazo de vencimento, então é ainda mais provável que consiga fechar negócio, pois você cria um senso de urgência no público.

Pague 1, leve 2

Muitos produtos são ótimos para serem comprados em maior quantidade, como roupas, produtos de beleza, doces gourmet, entre outros.

Por isso que muitas lojas oferecem a famosa promoção “pague 1, leve 2”, onde você ganha uma unidade a mais de um mesmo produto na compra da primeira. Simples e também muito eficaz para fechar mais vendas.

Se você oferece esses produtos que são comprados em pares, então é uma boa ideia adotar esse tipo de promoção.

Pode até ser uma forma de incentivar mais pessoas que não estariam interessadas normalmente a se juntar a uma compra, dividindo a o valor com amigos e familiares.

Programas de fidelidade especiais

A semana do consumidor é uma época de vendas sazonais. Sendo assim, não necessariamente esses clientes vão continuar comprando com você ao longo do ano.

Porém, ainda vale a pena tentar fazer com que alguns deles permaneçam na sua base por meio de programas de fidelidade especiais.

Se você já tiver algum programa de fidelidade bem estabelecido, isso facilita bastante o seu trabalho.

Tudo que você precisa fazer é melhorar ainda mais as condições para quem for comprar durante a semana do consumidor.

Por exemplo, deixar esses clientes entrarem alguns degraus acima, como se já tivessem fechado um número maior de compras. O benefício a longo prazo aqui compensa bastante.

Opções de cashback

Uma prática que tem crescido bastante nos últimos anos é o cashback.

Esses são aplicativos que os consumidores usam para receber parte do valor da compra de volta na forma de crédito na mesma loja ou em outras lojas parceiras.

É tanto uma forma de fidelização do público quanto um incentivo para aumentar as vendas.

Uma das opções aqui é estabelecer uma parceria entre a sua loja e um programa de cashback. Isso dá ao cliente mais flexibilidade, pois o crédito pode ser usado em outras lojas.

Alternativamente, você pode montar seu próprio sistema de cashback, mas isso pode levar mais tempo e exigir mais trabalho.

Produtos exclusivos

Esses períodos de alta demanda também são ótimos para introduzir um novo produto em seu catálogo.

Lançamentos já costumam atrair novos compradores, especialmente quando combinados com as vendas sazonais. Por isso você vê tantos jogos e brinquedos sendo lançados próximo ao natal.

Se você souber aproveitar o lançamento de um novo produto para atrair mais clientes, também pode converter esse público em clientes fiéis.

Além disso, se esse produto levar mais tempo para ser reposto após a promoção, os clientes têm mais um incentivo para comprar agora em vez de esperar a próxima oportunidade.

Como se preparar para a semana do consumidor?

Com todas essas promoções em mãos, o que resta agora é preparar a sua loja para aproveitar ao máximo essas vendas.

Lembre-se, você deve começar o seu planejamento com bastante antecedência, ao menos alguns meses antes dessa semana.

Confira aqui algumas dicas que vão ajudar a se preparar.

Faça uma análise de mercado

O primeiro passo antes de começar qualquer promoção é analisar o mercado e a situação da economia atual.

Quais preços são mais praticados para os seus produtos? Por quais o público tem maior interesse nessa época? Quais promoções seus concorrentes costumam fazer?

Quais você já vem e qual foi o nível de sucesso de cada uma delas?

Há algum outro fator externo que deve afetar suas vendas? Essas e outras perguntas devem ser respondidas antes de decidir qual será o foco da sua campanha.

Deixe o estoque preparado

Não adianta de nada ter uma fila enorme de clientes querendo comprar na sua loja se você não tem produtos suficientes para atender à demanda.

Pode até parecer muito bom vender até não sobrar nada, mas pense que cada cliente que chega e não pode ser atendido é uma venda perdida.

Sendo assim, o próximo passo é fazer uma projeção de vendas e preencher seu estoque de acordo.

Quanto mais próximo o volume de vendas for do seu estoque, melhor. Assim você consegue otimizar o total de vendas.

Invista na melhor experiência de compra

Hoje em dia, os clientes não buscam apenas um produto ou nem mesmo uma solução, mas sim uma experiência de compra.

O próprio ato de buscar o produto, fazer o pedido e recebê-lo precisa ser gratificante. Ou, no mínimo, não causar nenhuma dor de cabeça.

Sendo assim, você precisa remover o máximo de barreiras entre o público e seu produto.

Por exemplo, pedir apenas a informação necessária, otimizar sua loja virtual para que carregue rapidamente e garantir que não haverá atrasos nas entregas.

Tenha uma boa estratégia de marketing

O plano de divulgação das suas promoções da semana do consumidor precisa começar bem antes do dia 15 de março.

Algumas empresas, inclusive, começam a pensar na campanha do ano seguinte assim que terminam de contabilizar os lucros atuais. E, para isso, você precisa de uma boa estratégia.

Saber o perfil do seu cliente e como alcançá-lo é o básico.

Para além disso, você deve traçar todo o caminho que ele faz, desde o primeiro contato até a venda, e otimizar sua jornada. Assim, você tem um retorno maior e mais consistente no final dessa semana.

Saiba onde divulgar com mais eficácia

Sua loja deve estar sempre presente no dia a dia dos consumidores, especialmente nas redes sociais.

Assim, você pode chamar a atenção do público ao longo do ano e direcionar todos esses olhares para suas promoções algum tempo antes da semana do consumidor, pelo menos um mês.

Tenha em mente também que diferentes canais serão mais efetivos para captar diferentes tipos de cliente. Algo que varia bastante de acordo com a faixa etária e localidade.

Garanta a segurança da informação dos seus compradores

Lojas online precisam de bastante informação sobre seus clientes para finalizar qualquer pedido.

Além de um endereço de e-mail, também é necessário um endereço físico para receber o produto, nomes, documentos, número para contato, entre outras coisas. Ou seja, muita informação sensível.

Sendo assim, é sua responsabilidade garantir que os dados do seu cliente estão sempre seguros.

Tudo, desde a segurança digital ao controle de acesso, deve ser levado em conta para minimizar esse risco.

Pense também no pós-venda

Se você já montou um plano para a semana do consumidor e parou na parte em que recebe seus lucros, então ainda falta mais um passo: o pós-venda.

Afinal, o objetivo não é só fazer mais vendas, mas também fazer com que sua loja cresça ainda mais quando as promoções se encerrarem.

Para isso, você precisa ter um plano de pós-venda. Isso inclui tanto incentivar a fidelização do cliente por meio de programas e cupons quanto manter contato, trazendo-o para suas redes sociais.

Tenha um prazo final

Um dos maiores erros de vários varejistas ao fazer uma promoção é começar a prorrogar e prorrogar, até o ponto em que o preço promocional se torne o normal.

Sempre haverá um ou outro cliente que perdeu o prazo, mas o ideal é que você se atenha ao planejamento inicial. Caso contrário, o efeito inicial da campanha se perde.

Com essas dicas, você já está bem encaminhado para aproveitar ao máximo a semana do consumidor.

E claro, não se esqueça que a qualidade do seu marketplace online também influencia diretamente no sucesso das vendas.

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