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Produtos sazonais: como vender o ano todo independente da data

Produtos sazonais são aqueles que são buscados em uma época do específica do ano como enfeites de natal, ovos de páscoa, comidas e bebidas típicas de festa junina, ou fantasias de carnaval.
produtos sazonais

Principais tópicos

Não é novidade para ninguém que o mundo do e-commerce é extremamente competitivo e que, para sobreviver, essas lojas digitais precisam ser altamente competitivas e saber aproveitar as oportunidades.

Em meio a tanta concorrência, é preciso buscar diferenciais para se destacar no mercado, e um deles é saber usar a venda de produtos sazonais a seu favor.

Ao longo de um ano inteiro, existe um calendário comercial com datas especiais em que determinados tipos de produtos tendem a ter uma maior demanda.

Um bom comerciante deve saber identificar esses produtos e preparar seu e-commerce para lidar com essa demanda.

Além dessas datas especiais, existem ainda as variações climáticas devido à mudança de estações e outras culturas e costumes que fazem com que certos produtos sejam mais procurados.

Para que sua loja digital consiga ser competitiva, é crucial ter seu estoque preparado para essas mudanças de demanda ao longo do ano, aproveitando as oportunidades.

Você quer entender mais sobre tudo isso? Continue a leitura!

O que são produtos sazonais?

Antes de nos aprofundarmos mais no assunto, é importante definirmos de forma clara o que são os tais produtos sazonais, não é verdade?

De forma breve, podemos dizer que são todos aqueles itens que apresentam grande variação de demanda ao longo do ano, devido a algum evento, clima ou tradição local.

Não é difícil pensar nesse tipo de produto, não é verdade?

Logo de cara, um dos primeiros que vem à nossa mente é o panetone, ou então os ovos de Páscoa, que são praticamente impossíveis de serem comprados fora da época correta.

Esses exemplos são casos de produtos ligados a alguma festividade ou cultura local, mas é importante lembrar que outros fatores também influenciam nisso.

No mercado da moda, por exemplo, o clima do período influencia nos tipos de roupas que serão comercializadas e vendidas.

Afinal, dificilmente alguém vai comprar uma regata durante o inverno ou um casaco de lã no verão, não é verdade?

Mas calma, se esse tema é novo para você, é natural que o raciocínio ainda esteja um pouco lento e você não consiga se lembrar de muitos outros produtos.

Pensando nisso, decidimos separar alguns exemplos de produtos sazonais para te ajudar! Gostou da ideia? Então continue com a gente!

Exemplos de produtos sazonais

Desde roupas e acessórios até alimentos e outros tipos de itens, existem muitos produtos sazonais em qualquer cultura.

Para ajudar a organizar nossos exemplos, decidimos agrupá-los com base nos eventos que geram aumento na demanda por esses itens e falar um pouco sobre eles.

Itens de inverno

Começando pelo clima, o inverno é um dos principais impulsionadores da sazonalidade dos produtos, afinal, é quase impossível que esses itens não estejam relacionados ao clima.

Podemos começar falando sobre roupas mais quentes, que ganham destaque nessa época, assim como cobertores e meias.

Além disso, a alimentação também muda, com as pessoas preferindo comidas e bebidas mais quentes.

Dificilmente alguém terá vontade de tomar sorvete, mas comidas e bebidas quentes, como o caldo verde, por exemplo, tendem a ganhar mais destaque.

Itens de verão

Agora sim, o sorvete passa a ser um produto de destaque, mas não é o único.

Afinal, o verão é uma época de calor, quando todos estamos tentando nos refrescar de alguma forma. Bebidas geladas também têm grande destaque nesse período, na tentativa de aliviar o calor.

Além disso, roupas de banho, regatas, bermudas e calçados mais refrescantes têm um aumento na demanda.

Os eletrodomésticos também são influenciados pela estação, com as pessoas usando mais ar-condicionado e ventilador.

Itens de decoração

As comemorações culturais de cada país também têm grande influência nessa questão, e com tantas festas sazonais, os itens de decoração se destacam.

Basta pensar em quantas datas ao longo do ano não geram algum tipo de decoração, seja em casa, nas ruas ou nas escolas.

Páscoa, Natal, Halloween e festa junina são alguns exemplos, e a cada quatro anos podemos incluir os jogos da seleção na Copa do Mundo nessa lista.

Bandeirinhas, pegadas de coelho, luzes de Natal ou enfeites em formato de morcego são alguns dos exemplos clássicos de itens que não costumam ser comprados fora da época certa.

Sem mencionar o Carnaval, onde fantasias, confetes e muitas outras coisas também se enquadram nesse grupo.

Ainda existem outras datas festivas, como o Dia dos Namorados ou o Dia das Crianças, que, mesmo não envolvendo decorações, geralmente movimentam bastante o mercado devido à demanda por presentes.

Alimentos sazonais

Em meio a todas essas datas comemorativas, festas e presentes, uma das coisas que mais varia ao longo do ano são os alimentos.

Ovo de Páscoa, chocolate, paçoca, panetone e até mesmo sorvete são alguns exemplos de alimentos que costumam ser mais consumidos em determinadas épocas do ano do que em outras.

Como vender produtos sazonais fora de temporada?

Agora você já deve ter entendido bem o que são esses produtos sazonais e até ter alguns em mente, não é verdade?

Agora é hora de começar a se preocupar com o que precisa ser feito para que esse conhecimento possa ajudar o seu e-commerce fora da temporada, ou seja, como vender esses produtos!

Afinal, como já mencionamos, o mercado digital é muito disputado e o cliente está a poucos cliques de comprar o mesmo produto em outra loja.

Portanto, mesmo na época certa, é fundamental criar estratégias para levar o cliente a consumir esses itens na sua loja virtual, em vez do concorrente!

Agora, imagine a dificuldade de vender esses itens fora da temporada. Muito mais difícil, não é verdade?

Quer descobrir como fazer isso? Então continue conosco, que vamos te explicar!

Crie uma necessidade nos clientes

A primeira estratégia que podemos construir para ajudar a vender produtos sazonais fora da temporada é a criação de uma necessidade no seu público.

Ou seja, eles precisam acreditar que precisam comprar aquele item agora ou estarão perdendo uma grande oportunidade. Para isso, é importante tentar vender esse produto ao longo de todo o ano.

Dentro dessa estratégia, você pode oferecer vantagens exclusivas para quem decidir antecipar as compras de determinado item ou para quem quiser aproveitar as sobras de estoque.

Um bom exemplo disso é o uso de descontos progressivos em alguns produtos, como nos ovos de Páscoa, por exemplo.

Nesse caso, você oferece descontos para aqueles que desejarem comprar os ovos antes ou depois da data comemorativa, fazendo com que eles sintam que precisam aproveitar essa oportunidade.

As roupas de frio ou de calor também podem entrar nessa estratégia, com a sua loja oferecendo brindes ou frete grátis para quem comprar roupas de calor no inverno, e vice-versa.

Investir em formas de mostrar ao público que esses itens têm utilidades fora dessa época tradicional também é uma boa forma de incentivar essas compras.

Monte kits e combos de produtos

A criação de kits ou combos, aliada ao uso estratégico de descontos e promoções, é uma forma interessante de aumentar as vendas em qualquer período.

No caso de produtos que precisam ser vendidos fora de época, essa abordagem também pode ser extremamente eficiente se for construída da forma correta.

Uma boa combinação dessas estratégias faz com que o consumidor compre um número maior de produtos, ao mesmo tempo em que aumenta o seu ticket médio.

Frete grátis, kits de produtos complementares, descontos progressivos e brindes (compre um, leve outro) são alguns exemplos de práticas que podem ser adotadas.

Faça promoções irresistíveis

Seguindo a mesma linha do que estávamos dizendo, a criação de boas promoções, de forma estratégica e coordenada, é uma maneira eficaz de vender esses produtos.

Quando formuladas corretamente, elas podem se tornar verdadeiramente irresistíveis.

Parte fundamental dessa abordagem é planejar com antecedência e formular promoções com cuidado, fazendo todos os cálculos para não ter prejuízo.

Boas promoções podem fazer com que o cliente sinta que não pode deixar de aproveitar uma oportunidade como essa.

Antecipe ou estenda a temporada sazonal

Para aqueles que investem em estoques de itens sazonais, um bom planejamento estratégico é fundamental para manter a saúde do seu e-commerce.

É esse planejamento que permitirá que sua loja lucre com a venda desses produtos ao longo do ano todo.

É essencial ter claro quais são as datas ou períodos de maior procura pelos seus itens, assim como aqueles de baixa demanda. Com essas informações, você pode se antecipar a esses eventos e obter lucro.

Nos períodos de alta demanda, é importante se antecipar e planejar o estoque com antecedência.

Com uma boa negociação, é possível obter bons preços com os fornecedores, o que trará vantagem no mercado.

Ao unir isso a uma divulgação inteligente, há grandes chances de aproveitar bem as oportunidades de venda.

Também é importante estar preparado para os momentos de baixa temporada, planejando com antecedência a redução do estoque durante essa época.

Além disso, alinhar estratégias de atração de clientes, como boas promoções, descontos e kits essenciais, também será de grande utilidade.

Diversifique os canais de venda

Os canais de venda são uma das armas mais importantes que a modernidade nos trouxe, e definitivamente todo e-commerce precisa estar familiarizado com eles.

Cada vez mais, os canais digitais desempenham um papel fundamental nas vendas de uma marca, mesmo no caso de lojas que eram originalmente apenas físicas.

Quando se trata da venda de produtos sazonais, em qualquer época do ano, estar presente no meio digital também é crucial.

Afinal, as pessoas passam a maior parte do dia nas redes sociais, e é por isso que as campanhas de marketing tendem a alcançar mais pessoas quando são realizadas por esses meios.

Além disso, a maioria dessas plataformas oferece uma série de ferramentas e recursos que auxiliam na coleta de dados e no mapeamento do seu próprio público.

Ou seja, é muito mais fácil identificar e segmentar o seu público-alvo, aprendendo sobre suas necessidades e preferências.

Com isso, você pode direcionar seu conteúdo para aqueles que têm mais chances de consumir seus produtos, aumentando significativamente suas chances de venda.

Tudo isso ajuda sua marca a vender muito mais seus produtos sazonais, tanto na alta temporada quanto durante o resto do ano.

Quais são as 5 melhores dicas para preparar seu estoque para as datas sazonais?

Quando se trata de qualquer tipo de comércio, não restam dúvidas sobre a importância de um bom planejamento para o sucesso da empresa.

É importante saber o que está sendo feito e, acima de tudo, ter um motivo e uma estratégia para as coisas serem daquela forma.

Isso vale para várias áreas dentro de um comércio, mas é especialmente importante quando falamos em gestão de estoque, ainda mais com produtos sazonais.

Afinal, todas as variáveis relacionadas à alta e à baixa demanda pelos itens em questão devem ser levadas em consideração no planejamento.

Além disso, falhas no planejamento de estoque podem levar sua empresa a ter grandes prejuízos, além de limitar as possibilidades de adquirir novas mercadorias.

Portanto, toda essa preparação deve ser feita com muito cuidado para que seu estoque não o deixe na mão na hora certa.

Já imaginou a frustração de ficar sem panetone no Natal? Ou sem ovos de Páscoa durante a temporada? Seria realmente frustrante!

Pensando nisso, separamos 5 dicas para ajudar você a preparar seu estoque para essas datas especiais! Quer conhecê-las? Então continue com a gente!

1. Conheça a demanda atual pelos produtos

Antes de tudo, para planejar o estoque para uma data importante no futuro, é necessário identificar tanto o estado atual do estoque quanto a demanda pelos itens.

Ou seja, é importante ter clareza e realizar pesquisas para entender a demanda atual pelos seus produtos e como montar o estoque para atender essa demanda.

Utilizando diversas ferramentas como o Google Trends ou o Google Analytics, é possível mapear e identificar a demanda pelos produtos comercializados pela sua loja.

Dessa forma, é possível projetar as condições ideais para o estoque nesse momento.

2. Identifique os períodos de baixa e alta demanda pelos itens

Após passar pelo primeiro item, é importante entender em qual momento você se encontra, ou seja, se a demanda pelos itens do estoque tende a aumentar ou diminuir em uma projeção de longo prazo.

Monitorar e mapear os períodos de alta e baixa demanda pelos seus produtos sazonais é fundamental para administrar o estoque adequadamente.

Utilizando números de anos anteriores, baseando-se em pesquisas, dados sobre as datas sazonais e o próprio histórico de vendas da sua marca, é possível projetar e estimar as vendas para o período em questão e, em seguida, iniciar o planejamento do estoque.

3. Monitore os indicadores de desempenho

Nos tempos atuais, em que há tanta tecnologia e informação disponíveis para ajudar na gestão dos negócios, desconhecer seu uso nos coloca em grande desvantagem.

Para gerenciar bem o estoque e prepará-lo para as datas especiais, é necessário estar familiarizado com os principais indicadores de desempenho relacionados ao estoque.

É importante focar nos KPIs corretos para extrair as informações necessárias e aprimorar constantemente o estoque. Taxa de venda, retorno sobre investimento, custo por unidade e tempo para receber são apenas alguns exemplos de indicadores que devem ser acompanhados durante todo o processo.

4. Negocie com os fornecedores

Em qualquer tipo de comércio, a negociação desempenha um papel fundamental na rotina com os fornecedores, não é verdade?

Nada melhor do que conseguir algo especial que possa ajudar a preparar o estoque, com custos mais baixos ou condições mais favoráveis.

É claro que, quanto mais próxima da data especial, maior será a demanda pelos produtos e, portanto, os fornecedores tendem a ser mais inflexíveis.

Por isso, busque sempre realizar as compras com antecedência, quando possível.

Mesmo nos casos em que ficar um pouco em cima da hora, não desista da negociação e tente obter algum benefício para a sua empresa.

Como encontrar bons fornecedores de produtos para uma loja virtual?

5. Crie um orçamento para o estoque

Sabendo quais são os produtos sazonais nos quais você pretende investir e quais são os períodos de maior demanda, é importante separar um orçamento dedicado à gestão do estoque.

Definir um orçamento anual para o estoque sazonal é uma maneira de manter o controle das finanças e garantir o sucesso do seu negócio.

Produtos sazonais são aqueles itens que possuem uma demanda variável ao longo do ano, sendo influenciados pelo clima, cultura e datas festivas.

Um bom e-commerce precisa saber aproveitar essas datas e ter seu estoque preparado para elas, além de saber como vender esses produtos quando não estiver na alta temporada.

Gostou do nosso texto? Continue no nosso blog para conhecer mais conteúdos como esse e continuar aprendendo sobre produtos sazonais!

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