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O que é ESG? Aprenda o conceito e como aplicar o modelo ESG em sua empresa

A sigla ESG significa Ambiental, Social e Governança, e a adoção dessa cultura em uma empresa significa se comprometer com essas causas, definindo e estruturando ações conscientes, sustentáveis e corretamente gerenciadas a fim de tornar o mundo um lugar melhor.

Principais tópicos

Ano após ano, as pautas tanto ambientais quanto sociais têm conquistado mais espaço dentro do debate público e recebido mais atenção da maioria das pessoas.

Essa dinâmica é válida tanto para indivíduos quanto para países e até mesmo empresas espalhadas ao redor do mundo.

Um dos maiores exemplos disso é o surgimento e a ascensão da cultura ESG (Environmental, Social and Governance) dentro das empresas.

Esse movimento, que em português significa Ambiental, Social e Governança (ASG), tem se consolidado como uma forte tendência na gestão de empresas pelo mundo todo.

Independentemente de a sua empresa ser física ou digital, as práticas dessa cultura podem ser aplicadas e trazer muitos benefícios para a sua marca.

Não sabe o que é ESG? Quer conhecer melhor esse conceito?

Descobrir os seus benefícios?

Então continue com a gente que vamos te explicar tudo sobre esse assunto!

O que é ESG?

Antes de começarmos a falar mais sobre os benefícios e os meios de implementação dessa política, é necessário compreendermos bem o que é ESG.

Como já falamos, a tradução da sigla ESG significa Ambiental, Social e Governança, e a adoção dessa cultura em uma empresa significa se comprometer com essas causas.

O objetivo da ESG não está exclusivamente relacionado à preservação ambiental, por mais que isso seja de extrema importância.

Na verdade, o conceito dessa política está muito associado à crença de que a função de uma empresa não é meramente gerar lucros para os seus acionistas.

Mas que elas também podem ser importantes na busca por tornar o mundo um lugar melhor.

Estamos falando da incorporação de práticas corporativas que auxiliarão na execução de políticas sociais da empresa, alinhadas com uma gestão íntegra e transparente.

Tudo isso apenas é possível com um forte planejamento para a estruturação e incorporação de práticas que realmente se comprometam com esses três valores tão mencionados até aqui.

Como surgiu o conceito de ESG?

Para falarmos um pouco mais sobre a origem desse conceito, precisaremos retornar ao ano de 2004, quando um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) foi lançado.

O documento, intitulado “Who Cares Wins”, que em tradução livre significa algo como “Quem se importa ganha”, foi responsável por apresentar a sigla ao mundo.

Com o apoio de 20 instituições financeiras espalhadas por 9 países, o relatório foi criado visando direcionar o mercado financeiro sobre a importância das pautas ambientais, sociais e de governança.

O relatório constatou que, ao se preocuparem com esses valores, as empresas não apenas auxiliam a sociedade, mas também se tornam mais competitivas.

Grande parte disso ocorreria porque cada vez mais esses elementos serão considerados tanto por consumidores quanto por investidores.

Portanto, estar alinhado com essas práticas traria ainda mais investimentos para sua empresa.

Em 2015, o movimento ganhou ainda mais força, tanto pela agenda 2030 da ONU quanto pelo acordo de Paris.

Quais são os pilares do ESG?

O ESG é baseado em três valores fundamentais, que são o significado de sua sigla.

Esses valores – ambientais, sociais e de governança – são os pilares que servem como base para o desenvolvimento e aplicação desse conceito em diferentes empresas.

Independentemente de seu tamanho ou função, sejam elas presenciais ou e-commerces.

Portanto, é fundamental que qualquer pessoa que esteja interessada nessa cultura entenda muito bem cada um dos seus pilares principais, concorda?

Por isso, vamos nos aprofundar um pouco mais nos três princípios mais importantes da cultura ESG.

Está preparado?

Então continue com a gente para descobrir mais!

Ambiental

O primeiro pilar deste nosso tripé da ESG é justamente a causa ambiental, talvez aquela que esteja mais vinculada à imagem dessa cultura.

Nesse caso, o que importa são as ações da empresa voltadas para a preservação dos recursos naturais do nosso planeta, gestão de resíduos, eficiência energética, diminuição da emissão de gases poluentes, entre outras questões.

Mesmo no caso de empresas que não estão diretamente ligadas a práticas tão poluentes, a adoção de políticas de reciclagem ou a redução do uso de papel já contribui para esse pilar.

O importante é não ignorar práticas poluentes, por menores que elas possam parecer, e buscar implementar o máximo de práticas verdes em sua empresa.

Social

As preocupações com as relações entre empresa e colaboradores, inclusão no ambiente de trabalho e diversidade têm recebido cada vez mais atenção, tornando esse pilar ainda mais importante.

O aspecto da preocupação social dentro da cultura ESG tem se tornado cada vez mais relevante, justamente pela notoriedade que esse tópico tem tomado em nossa sociedade.

É possível notar, tanto nas redes sociais quanto no dia a dia das pessoas, como a preocupação com esses aspectos mais humanos tem se tornado cada vez mais comum.

Isso chegou a um ponto em que até mesmo os investidores têm preferido direcionar seu dinheiro para empresas e marcas que demonstram boas práticas nessa área.

Até mesmo a preocupação com a saúde mental tem ganhado destaque, fazendo com que empresas que tenham políticas para lidar com isso estejam um passo à frente das demais.

Diversidade, inclusão, cuidados mentais e a construção de uma relação humanizada tanto com os colaboradores quanto com os clientes são alguns dos princípios que regem esse pilar.

Governança

O pilar da governança está diretamente relacionado à avaliação da administração e gestão da empresa em questão.

Pontos como independência do conselho, diversidade, política de remuneração para os cargos mais altos e até mesmo a transparência e a ética da empresa são alguns dos elementos observados e considerados.

Além disso, dentro desse pilar, a preocupação com a segurança e a privacidade dos dados dos colaboradores também é de grande relevância.

Em outras palavras, esse pilar busca atender às necessidades e proporcionar melhores condições para todas as esferas da empresa.

Desde os colaboradores até os acionistas e, por fim, os clientes.

O que são investimentos ESG?

Os investimentos que estão de alguma forma relacionados à cultura ESG têm como principal diferenciação a escolha dos critérios utilizados.

Em vez de priorizar exclusivamente aspectos econômicos e financeiros em sua tomada de decisão, eles também consideram outros indicadores relacionados aos pilares dessa cultura.

Em linhas gerais, quando um investidor opta por esse tipo de fundo, está priorizando o impulsionamento de novas práticas no mundo dos negócios.

No caso, aquelas que estão alinhadas com os princípios apresentados por essa cultura, como o cuidado e a preservação do meio ambiente, a inclusão social e a governança ética e transparente.

Quais são as vantagens de implementar o ESG nas empresas?

Após tudo isso, com certeza você já deve ter compreendido melhor como funciona e o que é essa tal cultura ESG, não é verdade?

Portanto, agora vem a parte que costuma levantar mais questionamentos entre as pessoas, que diz respeito justamente aos benefícios que essas práticas podem trazer para a sua empresa.

É bastante comum que a maioria das pessoas desconfie da eficácia dessa política em gerar benefícios reais para a sua marca.

Por isso, vamos apresentar agora algumas das principais vantagens que esse modelo de negócios pode oferecer para você e a sua empresa, independentemente de ser um e-commerce ou não.

Redução de custos

A primeira das vantagens geradas pela adoção do ESG na sua empresa é também uma das mais notórias.

Estamos falando do ganho de eficiência aliado à redução de custos da sua marca, gerada justamente pela adoção dessas práticas.

Em um primeiro momento, isso pode soar um tanto quanto estranho, mas a verdade é que, de forma geral, as empresas ESG são vistas como melhor administradas do que as convencionais.

Além disso, muitas práticas que estão vinculadas a uma melhor relação da sua empresa com a preservação do meio ambiente também estão relacionadas à redução de custos, como a adoção da cultura paperless, por exemplo.

Isso sem falar que, dentro da ótica mais da governança, a adoção de maior transparência e conselhos mais imparciais e capacitados ajuda na tomada de melhores decisões, colaborando para a redução de custos desnecessários e ganho de eficiência.

Melhoria da reputação

Outro ponto muito relevante é que as práticas adotadas por uma empresa ESG costumam ser extremamente bem-vistas pelo público em geral.

Ou seja, a reputação da sua empresa tende a melhorar, colaborando para que a sua marca alcance mais pessoas e chame de fato a atenção.

São muitas as vantagens que uma boa reputação pode trazer para uma empresa por si só, mas nos dias atuais, isso pode ser ainda mais valioso.

Isso porque, com as redes sociais, a mobilização online de grupos de pessoas que não gostam de determinada empresa por algum motivo ganha muito mais força.

Portanto, conquistar um certo nível de simpatia do público se torna muito mais importante.

Fidelização dos clientes

Uma das tarefas mais difíceis e também mais importantes que toda empresa precisa cumprir é a busca constante pela fidelização de clientes.

Afinal, é muito mais prático ter clientes que sempre retornam para consumir seus produtos ou serviços do que depender de um constante fluxo de novos consumidores.

Entretanto, isso não é uma tarefa fácil.

Mas e se nós dissermos que ser uma empresa ESG pode te ajudar consideravelmente nessa tarefa?

O motivo é bem-parecido com o do tópico anterior, para dizer a verdade.

Uma empresa que se preocupa constantemente com o bem-estar e a experiência tanto de seus funcionários quanto de seus clientes tende a cativar muito mais as pessoas.

Em tempos de redes sociais, esse efeito acaba sendo potencializado pela tendência das pessoas de simpatizarem com aquelas marcas que demonstram sua atenção e cuidado com as pessoas.

Como aplicar ESG ao seu negócio?

Após serem apresentados a todos esses benefícios, vocês devem estar bem ansiosos para implementar esse modelo em sua empresa.

Entretanto, vocês sabem o que deve ser feito para implementar o modelo ESG em sua empresa?

Pois é isso que explicaremos a seguir!

O primeiro passo é formular uma boa estratégia e planejamento para conseguir colocar em prática as ideias ESG.

É fundamental focar em desenvolver boas práticas para cada um dos três pilares do ESG, como o investimento em energias renováveis, a adoção de políticas de inclusão e diversidade, e atuação com ética e transparência em todas as relações.

Não basta apenas uma prática para cada pilar, é necessário formular diversas ações e alinhar isso com o monitoramento de dados para a realização de avaliações de resultados desses projetos.

Com isso, vocês poderão utilizar os dados coletados dessa análise para realizar o constante aperfeiçoamento das suas práticas.

Além disso, a criação de um conselho para a discussão de ideias alinhadas com o ESG também é uma ótima prática.

Apesar de não ser obrigatório, isso pode render ótimos frutos devido ao constante debate sobre quais seriam as melhores práticas.

Como saber se uma empresa é ESG?

A cultura ESG traz inúmeros benefícios para as empresas a médio prazo.

No entanto, para aqueles que não estão muito familiarizados, essa mudança repentina de rumo pode ser bastante trabalhosa.

Devido a isso, existem muitas empresas que adotam uma estratégia enganosa, conhecida como “greenwashing”, que consiste em se apresentar como uma empresa ESG sem realmente realizar as práticas necessárias para isso.

Em outras palavras, o discurso e as práticas não estão alinhados, com a empresa alegando adotar certas práticas enquanto continua realizando as mesmas ações de sempre.

Além de ser enganoso, pois busca enganar tanto os clientes quanto os investidores, essa abordagem também viola o princípio da transparência, tão defendido pela cultura ESG.

Portanto, é extremamente importante verificar se as práticas da empresa estão conforme o seu discurso, o que pode ser feito de algumas maneiras.

A primeira delas é verificar se a empresa é signatária do Pacto Global da ONU, que existe justamente para incentivar essas práticas nas empresas.

Além disso, você também pode verificar se a empresa está incluída em algum dos principais índices ESG, como o Índice de Sustentabilidade da B3.

Por fim, verificar o relatório anual da empresa em seu site é sempre uma ótima opção para ver se ela divulga informações sobre suas políticas de desempenho ESG.

A dúvida sobre o que é ESG é muito comum entre as pessoas, mas uma vez esclarecida, tende a gerar muita simpatia e apreço pela prática.

Essa cultura de administração de empresas tem o potencial de trazer benefícios não apenas para a sociedade como um todo, mas também para as próprias marcas que adotam essas práticas, como ganhos de produtividade e maior atratividade para investimentos.

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