Pesquisar
Close this search box.

A influência do mercado chinês para o fortalecimento do varejo brasileiro

Entenda a relevância do varejo brasileiro e a influência do mercado chinês como fonte de inspiração para o mercado nacional. Leia na íntegra!

Principais tópicos

Hoje, o mercado chinês é uma grande fonte de inspiração para o mercado brasileiro. Precisamos voltar nossos olhares para este modelo e, cada vez mais, ajudar nossos empreendedores a criar negócios e a prosperar através da tecnologia.

Ascensão de PMEs

O e-commerce brasileiro tem sido um dos temas mais discutidos nos últimos anos, principalmente após a pandemia, quando as compras online passaram a fazer parte da rotina do consumidor.

De acordo com a Jornada de Compra Digital nas Pequenas e Médias Empresas, pesquisa realizada pela Locaweb, 45% das pessoas compram mais de grandes empresas. Porém, essa realidade tem mudado cada vez mais, pois 41% dos consumidores começaram a comprar pela internet de pequenas e médias empresas neste último ano.

O fato é que ainda há muitas pessoas imaginando que a tecnologia é um aspecto automaticamente associado a grandes projetos e perspectivas de desenvolvimento, como a ideia do metaverso, por exemplo.

Exemplo chinês

Na realidade, o que parece ser novidade para o mercado brasileiro, já é uma realidade bem consolidada em outras partes do mundo, o que serve de inspiração e referência para o aprimoramento das plataformas e da relação de empreendedores com o ambiente digital.

Neste contexto, é fundamental entender que, cada vez mais, a inovação de verdade já está ao nosso alcance e, literalmente, na palma de nossas mãos por meio de celulares, tablets e computadores de uso cotidiano.

A China, por exemplo, iniciou a alavancagem de seu comércio eletrônico no início da década de 2000, motivada em grande parte pelo impacto do SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) na sociedade e na economia chinesa.

Quando a epidemia eclodiu, o e-commerce deu um grande salto, modificando hábitos de consumo de toda uma população. Em 2021, o país se tornou o primeiro a realizar mais vendas online que físicas, o que dá a dimensão de como o e-commerce foi amplamente assimilado e incorporado na cultura de seus habitantes.

Tecnologia e futuro do varejo

O uso massivo de alguns recursos tecnológicos, como o QR Code em diversas etapas da jornada de compra, permite que os chineses usufruam de muitos benefícios e proporcionam uma experiência de compra ainda mais eficiente, seja online ou presencial.

Além disso, a popularização de influenciadores digitais nas estratégias de Social Commerce e Live Commerce, incentivam cada vez mais que marcas apareçam nas mídias sociais e ganham relevância, de forma descontraída, carismática e potencialmente grandiosa.

Para o empreendedor brasileiro, a inspiração no sucesso do e-commerce chinês pode e deve ser combinada com as ferramentas e a cultura de consumo que encontramos em cada região, estado, cidade e bairro brasileiro.

Com a integração cada vez maior entre as estratégias de venda, não haverá, em um futuro próximo, a distinção entre varejo online e offline, e sim apenas um único conceito de varejo, capaz de contemplar o desejo por crescimento nas vendas de um lado e o desejo de boas experiências de compras do outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loja Virtual + Cursos por R$ 59!

Descubra como impulsionar suas vendas online com uma loja virtual + cursos por apenas R$ 59! Clique aqui para aproveitar esta oferta incrível.

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!

Ainda não conhece a E-comClass?

Tenha acesso a mais de 70 aulas exclusivas para acelerar sua loja virtual